10 setembro 2009

Manchetes do Dia - 10-09-2009

Quinta, 10 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

"Não me vão calar!", 24 Horas de 10-09-2009
 

Uma juíza do Tribunal Cível de Lisboa aceitou uma providência cautelar do casal McCann. O ex-inspector da PJ está indignado e afirma que vai recorrer. Os McCann cantam vitória.



Ainda vivos, A Bola de 10-09-2009
 

Queiroz voltou a apostar no losango para começar a partida com a Hungria, tal como fez na Dinamarca. Liedson jogou no lugar de Simão, mas foi Pepe a facturar. Missão cumprida: Não sofrer golos e marcar. Portugal bateu a Hungria, selecção intrometida nos lugares cimeiros do grupo 1, conseguindo apenas a terceira vitória em oito jogos. É pouco, mas Portugal mantêm esperanças na qualificação graças à cabeça de Pepe e ao facto de a Dinamarca ter empatado na Albânia. O tão falado «favor» que a Dinamarca poderia fazer à Suécia na próxima jornada pode de repente não poder concretizar-se.



Três crianças violadas por dia, Correio Manhã de 10-09-2009
 

No primeiro semestre deste ano, a Polícia Judiciária investigou 982 crimes de natureza sexual. Muitas das vítimas de abusos sexuais foram crianças – 565 nos primeiros seis meses do ano, o que corresponde a três menores violados por dia.



Golo 'brasileiro' relança sonho, Correio Manhã de 10-09-2009
 

Como se estivesse em greve de zelo, com o serviço mínimo de apenas quatro remates à baliza da Hungria, Portugal alcançou em Budapeste a terceira vitória na qualificação para o Mundial, graças a mais um golo de bola parada, de Pepe. Numa das mais pobres exibições de que há memória, salvou-se o essencial e a possibilidade de chegar ao 2º lugar do grupo.



Mil quilómetros de auto-estrada adiados para a próxima legislatura, Diário Económico de 10-09-2009
 

Metade da extensão do programa de concessões rodoviárias lançado pelo actual Governo - 1.280 em 2.446 quilómetros - está em risco e ameaça enredar-se em reclamações, recursos e processos dos privados em tribunal a reclamar indemnizações ao Estado. À concessão da Auto-estradas do Centro, que a Estradas de Portugal (EP) decidiu não adjudicar, mais a do Alto Alentejo, que nunca chegou a ser lançada, junta-se a concessão do Pinhal Interior, em que o júri também detectou problemas nas propostas dos concorrentes.



Aulas começam com 125 escolas em obras de remodelação, Diário Económico de 10-09-2009
 

Muitos dos mais de um milhão e meio de alunos que começam hoje o ano lectivo terão aulas em escolas em obras. São os efeitos do investimento de 1,5 mil milhões que está a ser feito na renovação do parque escolar. Apesar da manifestação de professores já marcada para dia 19, a ministra garante que "não há nenhum stress".



"Nova lei vai tornar indemnizações dos gestores ainda mais caras", Diário Económico de 10-09-2009
 

Populista, ineficaz, moralista, eleitoralista e penalizadora da competitividade são algumas das críticas feitas pelos empresários e fiscalistas à nova taxa sobre as indemnizações pagas pelas empresas a administradores, gerentes e gestores. Na passada segunda-feira foi publicada uma lei, aprovada pelo Governo em Maio, que implica um agravamento da carga fiscal sobre altos cargos e também sobre as empresas no que se refere às indemnizações recebidas pelos primeiros e pagas pelos segundos quando há lugar à cessação do contrato de trabalho.



Só golo de Pepe mantém Portugal na corrida, Diário Notícias de 10-09-2009
 

Com apenas seis pontos em disputa, a Dinamarca (empatou 1-1 na Albânia) lidera com 18 pontos, seguida da Suécia (venceu 1-0 em Malta) com 15 e Portugal e Hungria com 13. Apesar de ter estado longe de deslumbrar, o triunfo luso foi justo frente a uma formação muito lutadora, mas claramente menos dotada tecnicamente, pouco objectiva e algo ingénua. Sábado, na Dinamarca (1-1), Portugal precisou de mais de 30 remates para fazer um golo, mas hoje, logo no primeiro, Pepe (09 minutos) cabeceou para o fundo das redes, após livre de Deco na esquerda, estilo canto mais curto.



Professores recusam faltas por gripe A que penalizem avaliação, Diário Notícias de 10-09-2009
 

Os professores querem que as faltas que forem dadas por prevenção da gripe A não sejam justificadas como doença. Isto porque este regime os prejudica na avaliação, por lhes retirar dias à assiduidade, adianta João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE). Em vez disso, a classe propõe as faltas por evicção escolar, um regime exclusivo da função pública, e que não tem efeitos na assiduidade. Os docentes levantam também dúvidas quanto ao encerramento das escolas e ao financiamento dos planos de contingência.



O que os portugueses querem de Ferreira Leite, I de 10-09-2009
 

"O que quero pedir a Manuela Ferreira Leite? Hum... [hesitação] Quero que ela tenha um novo look!" Foi o pedido mais hilariante e bizarro que o i ouviu nas ruas de Lisboa. O pedido não aparece nas fotografias porque foi autocensurado. Na altura de segurar a ardósia em punho com o pedido especial a Manuela Ferreira Leite, a mulher de 40 anos ainda se inclinou e sorriu mas acabou por fugir, empurrada pelo marido. Como fugiu muita gente. "Ser fotografado? Ai isso não, isso não posso." O i percorreu Lisboa e seguiu até Leiria, Aveiro, Coimbra e Porto. 20 pessoas fotografadas à distância de 300 abordagens e 10 horas de tentativas, algumas frustradas.



"Governo PS interveio e deu luz verde política" no assalto ao BCP, Jornal Negócios de 10-09-2009
 

"O Governo deu 'luz verde' política" à tomada de poder no BCP", afirma Filipe Pinhal, em entrevista ao Negócios. Sem aquele apoio, "era impossível este processo pôr-se em marcha", acusa o ex-presidente do Millennium." "Quando falo em Governo, falo obviamente do partido que suporta o Governo." Pinhal, que lança, em breve, um livro sobre a "instrumentalização das autoridades" no "caso BCP", aponta o dedo aos concorrentes por terem ajudado a derrubar a gestão que liderou. Filipe Pinhal esteve no BCP desde a fundação até ao fim da "guerra" de accionistas que acabou em 2008. Tal como outros quatro gestores, está acusado de irregularidades pelos supervisores e pelo Ministério Público. Filipe Pinhal escreve em "O Dever do Bom Nome", livro a lançar dia 15, que tudo fez parte do assalto ao poder no BCP.



Seguranças da noite ameaçados de morte, Jornal Notícias de 10-09-2009
 

Dois irmãos e um amigo de Ilídio Correia, cujo assassinato está a ser julgado no Porto, apresentaram queixa às autoridades depois de terem recebido, ontem, quarta-feira, ameaças de morte por telefone. São testemunhas cruciais da morte. O julgamento começou anteontem, sob fortes medidas de segurança. No banco dos réus estão Bruno ("Pidá") Pinto, Mauro Santos, Fernando ("Beckham") Martins, Ângelo ("Tiné") Ferreira, Fábio ("Suca") Barbosa e José Silva ("Leitinhos"). Respondem pela morte de Ilídio Ferreira, atingido com um tiro na cabeça, na madrugada de 29 de Novembro de 2007, junto à sua casa, na Rua de Miragaia, no Porto.



O sonho continua, Jornal Notícias de 10-09-2009
 

A selecção venceu a Hungria, mercê de uma exibição pragmática e continua a sonhar com o Mundial. Se a Dinamarca não perder com a Suécia e Portugal voltar a vencer os magiares, a África do Sul deixa de ser miragem. Carlos Queiroz queria, antes do jogo, marcar golos e não sofrer. O objectivo foi atingido, fruto de um cabeceamento certeiro de Pepe, na fase inicial do jogo. A exibição não deslumbrou, nem perto disso, mas também não era o que mais interessava aos portugueses, felizes com os últimos desempenhos, mas tristes com os resultados. Desta vez, houve poucos remates à baliza do opositor, bem menos do que os registados em Copenhaga, mas Portugal foi eficaz e soube resguarda-se. Nem que para isso tenha sido obrigado a terminar o encontro com três centrais, face à entrada de Rolando nos instantes finais.



Pepe rápido, sonho vivo, O Jogo de 10-09-2009
 

A chamada de jogadores naturalizados tem fomentado enorme discussão ao longo dos tempos, mas é com a contribuição de jogadores como Pepe, Deco e Liedson que Portugal continua a alimentar o sonho de estar no Mundial'2010. Foram quatro pontos conseguidos nos últimos dois jogos fora. Na Dinamarca, apareceu o Levezinho a marcar o golo do empate, quando a derrota parecia iminente; ontem surgiram mais dois salvadores, Deco a marcar o livre, Pepe a cabecear vitoriosamente. Agora restam mais dois jogos para ganhar, ambos em casa, contra Hungria e Malta, e esperar que a Suécia não vença na Dinamarca.



Metade dos portugueses tem acesso à TDT, OJE de 10-09-2009
 

Mais de metade da população portuguesa já pode aceder gratuitamente à Televisão Digital Terrestre, uma nova tecnologia que permite receber melhor qualidade de imagem e som, disse ontem uma fonte da Portugal Telecom (PT) à Lusa. De acordo com a operadora, foram colocados em funcionamento 24 novos emissores que, juntamente com os 16 que já estavam instalados, permitem cobrir 60% da população portuguesa, ou seja, seis milhões de habitantes. Estes números "superam amplamente" as previsões iniciais e reflectem a aposta da PT em levar a cabo o processo de instalação de TDT o mais rápido possível, acrescenta o comunicado da operadora liderada por Zeinal Bava.



EP vai abrir novo concurso na AE Centro, OJE de 10-09-2009
 

A Estradas de Portugal (EP) vai abrir um novo concurso para a adjudicação da concessão rodoviária da Auto-Estrada do Centro, disse Almerindo Marques, o presidente daquele organismo público. O anterior concurso, cujos finalistas foram os consórcios liderados pela Mota-Engil e pela Edifer, foi encerrado sem adjudicação. Os concorrentes tiveram conhecimento da decisão a 13 de Agosto passado por carta da EP onde esta refere que o júri tinha recomendado a não adjudicação, revelou fonte do Ministério das Obras Públicas citada pela Lusa.



Telescópio Hubble com nova câmara, OJE de 10-09-2009
 

Esta fotografia tirada pelo câmara nova do telescópio espacial Hubble, instalada em Maio por astronautas, permite ver uma estrela a morrer, libertando núvens de gases a uma temperatura de 36 mil graus na chamada nébula borboleta, a 3.800 anos-luz da Terra.



A selecção também sabe ganhar bem, jogando mal, Público de 10-09-2009
 

Não se pode ter tudo. Ou Portugal joga muito e bem, mas perde pontos, ou joga pouco e mal, e sai vitorioso. Ontem, em Budapeste, traiu-se a memória do goleador Ferenc Puskás, o "major galopante" da selecção húngara dos anos de 1950, com um jogo em que o futebol foi fraco e os avançados ficaram em branco. Teve de ser um defesa, Pepe, a resolver a partida, para benefício da selecção portuguesa. Carlos Queiroz somou os três pontos, subiu ao terceiro posto do grupo, mas continua a depender de terceiros.



Governo garante que planos de contingência para a gripe A estão prontos em todas as escolas, Público de 10-09-2009
 

Os cerca de 1,5 milhões de alunos que, entre hoje e a próxima quinta-feira, iniciam as aulas vão ter um dia de apresentação diferente: uma aula para aprenderem a evitar o contágio do vírus da gripe A. Aos pais serão distribuídos folhetos para os sensibilizar a tomar novas atitudes – como o não levar uma criança doente para a escola. Estes passos fazem parte dos planos de contingência aprovados em todas as escolas do país, de acordo com a garantia do Ministério da Educação.



Talvez nos safemos, Record de 10-09-2009
 

A Seleção Nacional cumpriu o objetivo de somar os três pontos frente à Hungria, no Estádio Ferenc Puskas, continuando na corrida rumo ao Mundial'2010 da África do Sul. O tento que garantiu o sucesso dos pupilos de Carlos Queiroz foi apontado pelo central Pepe, aos 9', após livre batido por Deco.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream