11 setembro 2009

Manchetes do Dia - 11-09-2009

Sexta, 11 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Força António!, 24 Horas de 11-09-2009
 

António Feio recebeu ontem o apoio de amigos e família no dia em que velou a irmã, vítima de cancro no pâncreas. A manhã do actor foi passada no hospital a fazer exames, na luta contra a mesma doença.



Benfica segura 'jóias', A Bola de 11-09-2009
 

Novo contrato com melhor salário à espera do argentino até final do mês. Ao mesmo tempo, a SAD aumenta a cláusula que estava, em Agosto, nos 30 milhões. DI MARÍA vai passar a ter uma cláusula de rescisão no valor de 50 milhões de euros. Este será um dos resultados decorrentes do novo contrato que espera o argentino: depois de várias conversações as partes chegaram a um entendimento há algumas semanas, visando a melhoria salarial do internacional argentino, cujo salário passa agora para um dos patamares mais elevados do plantel.



Impostos dividem Manuela e Sócrates, Correio Manhã de 11-09-2009
 

A conferência era sobre política fiscal e a questão de subir ou descer os impostos depois das eleições foi o ponto mais polémico entre os líderes partidários. José Sócrates, acusou o PSD de prometer baixar impostos durante a campanha eleitoral, recordando que quando os sociais-democratas estiveram no Governo, subiram a carga fiscal. "Vejo alguns que, quando estavam no Governo, agravaram o Pagamento Especial por Conta (PEC), mas que agora o transformam no seu principal inimigo", afirmou o secretário-geral do PS, no fórum 'Perspectivas Fiscais', promovido pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas e pela rádio TSF, referindo que "não se pode ter uma política fiscal no Governo e outra quando se passa a oposição".



Escolas gastam seis milhões contra a gripe, Correio Manhã de 11-09-2009
 

As medidas de prevenção e o combate ao vírus H1N1 nas escolas portuguesas vão custar ao Ministério da Educação, este ano lectivo, cerca de seis milhões de euros. Fonte do Gabinete de Gestão Financeira do Ministério disse ao CM que as previsões apontam para um gasto médio de 4 mil euros por cada um dos cerca de 1200 agrupamentos de escolas. Aos 4,8 milhões gastos em kits de prevenção para as salas de aula, gel antibacteriano, desinfectante, pulverizadores, máscaras e luvas, deve somar-se 1,2 milhões em obras de adaptação, acções de formação e trabalho suplementar. É que, além de as casas de banho das escolas terem de passar a ser limpas pelo menos quatro vezes por dia, em todos os intervalos terão de ser desinfectados os corrimões e os puxadores das portas.



Rendas das casas vão ficar congeladas no próximo ano, Diário Económico de 11-09-2009
 

As rendas de casa de mais de 300 mil pessoas vão ficar estagnadas durante o próximo ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) prepara-se para publicar no Diário da República, ainda este mês, um aviso que determina que as rendas posteriores a 1980 ficarão inalteradas. As rendas posteriores a 1980 são actualizadas de acordo com a variação do índice de preços no consumidor, sem habitação, relativo aos últimos 12 meses. Segundo confirmou ao Diário Económico fonte oficial do INE, o mês de referência é o de Agosto. Esta taxa de variação de 0% foi ontem divulgada pelo organismo oficial de estatística, integrado na informação sobre o Índice de Preços no Consumidor.



Saiba quanto tem de poupar para ter uma reforma dourada, Diário Económico de 11-09-2009
 

O antigo colunista do Wall Street Journal, Jonathan Clements, escreveu em 1999 uma das mais pitorescas definições sobre a velhice. Para ele, a "reforma é como umas longas férias em Las Vegas: o objectivo é viver esses anos da forma mais intensa possível, mas não demasiado intensa para evitar que fiquemos sem dinheiro". O dinheiro é aliás uma das principiais fontes de preocupação para quem está à beira da reforma. E os portugueses têm hoje mais razões para estarem preocupados com este tema do que há 20 anos: o aumento da esperança média de vida colocou sob pressão os sistemas de segurança social a nível global. E Portugal não escapou também a este fenómeno. Para evitar a ruptura do sistema de pensões, foram feitas em 2007 alterações à forma de cálculo das pensões.



PS e PSD não se comprometem com a descida dos impostos, Diário Económico de 11-09-2009
 

O que as empresas e as famílias querem saber é se, afinal, o próximo Governo vai ou não baixar os impostos. Mas nenhum partido arriscou ontem prometer claramente uma descida da carga fiscal. Bem mais nítida ficou a necessidade de cada um dos cinco candidatos a primeiro-ministro esgrimir argumentos para conquistar votos no próximo dia 27. Uma vez mais, o confronto aqueceu entre José Sócrates e Francisco Louçã.



PS e PSD empatados, Diário Notícias de 11-09-2009
 

A pouco mais de duas semanas das eleições legislativas, o PS continua a liderar as intenções de voto, com 37%, mas o PSD fica apenas a dois pontos percentuais dos socialistas, com 35%, segundo a sondagem realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1. O que representa um empate técnico entre as duas principais forças políticas e lança a incerteza sobre quem vencerá as eleições de 27 deste mês. Uma coisa parece quase certa: nem José Sócrates nem Manuela Ferreira Leite parecem ter condições para obter uma maioria absoluta.



Rendas não vão aumentar em 2010, Diário Notícias de 11-09-2009
 

O valor das rendas não deverá sofrer alterações no próximo ano, se for ser seguido o que define a actual lei. A culpa é da evolução inédita da inflação. Os proprietários lembram que o Governo pode sempre alterar a legislação, mas o Ministério do Ambiente afirma que não há qualquer decisão nesse sentido. Os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a inflação média dos últimos 12 meses, sem a componente de habitação, se situou nos 0,0% até Agosto. É este valor que deve ser tido em conta quando se estabelece o coeficiente de actualização anual da rendas, confirma o Ministério do Ambiente, com base no que estabelece a lei.



O que os portugueses querem de José Sócrates, I de 11-09-2009
 

"O que se passa? É um bandido? Criminoso? Prisioneiro?", pergunta um vendedor da revista "Cais" ao olhar para um homem a ser fotografado, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa. Depois de Manuela Ferreira Leite, José Sócrates. O i voltou à rua para ouvir o que os portugueses querem do secretário-geral do PS e candidato a novo mandato como primeiro-ministro. O vendedor, com sotaque ucraniano, não fica satisfeito com a justificação. Não encontra outra razão para um homem estar a segurar uma ardósia com letras desenhadas a giz que não seja ter cadastro criminal. Ou ser presidiário.



Bancos voltam a apostar nos "super-depósitos", Jornal Negócios de 11-09-2009
 

Os "super depósitos" estão de volta. Mas diferentes. Os bancos já não publicitam "super" taxas de juro, que chegavam a ser de 10%, para aplicações de muito curto prazo. Optam, agora, por premiar a fidelidade dos clientes, actuais e novos, com juros elevados mas para depósitos de mais longo prazo. Há instituições que chegam a pagar quase 4% ao ano, em investimentos de três a cinco anos. O Negócios analisou ofertas de 16 instituições financeiras a operar em Portugal e revela-lhe quais as cinco melhores propostas para rentabilizar as suas poupanças.



Cartazes políticos: como deixámos de olhar para eles, Jornal Negócios de 11-09-2009
 

Às duas da tarde, na Praça de Espanha, em Lisboa, são poucas as pessoas que passam. E quem passa está com pressa. Foge do calor insuportável que envolve a cidade e marca os últimos dias do Verão. O sítio não foi escolhido ao acaso. Depois de uma rápida passagem pelo Marquês de Pombal, foi aqui que encontrámos os cartazes de todos os partidos políticos com assento parlamentar. À nossa frente, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite disputam um pequeno espaço. A "determinação" do secretário-geral do PS lado a lado com a "política de verdade" da líder do PSD. Do outro lado da rua, Francisco Louçã, Paulo Portas e Jerónimo de Sousa dividem as atenções e o espaço com um pequeno partido. Mas quem passa, passa depressa e nem repara que eles ali estão.



Rendas não aumentam em 2010, Jornal Notícias de 11-09-2009
 

Com a inflação em mínimos históricos, no próximo ano, contratos de arrendamento vão ter actualização zero. As rendas não vão aumentar em 2010. O valor que determina o coeficiente para actualização das rendas - a variação anual da inflação, excluída da habitação, em Agosto - fixou-se nos 0,0%. Falta agora o aviso em "Diário da República". A divulgação, ontem, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), do Índice de Preços no Consumidor em Agosto trouxe uma boa notícia para os inquilinos, indicando que a actualização das rendas em 2010 deverá ser de zero.



Ombro a ombro, Jornal Notícias de 11-09-2009
 

PS e PSD estão praticamente empatados quando faltam pouco mais de duas semanas para as eleições legislativas. Há apenas dois pontos percentuais de diferença: 37% para 35%. O Bloco solidifica o terceiro lugar, com 11%. A sondagem da Universidade Católica para o JN, DN, Antena 1 e RTP permite antever uma campanha eleitoral decisiva. Os socialistas e os sociais-democratas estão muito próximos nas intenções de voto. De tal maneira que a diferença (dois pontos percentuais) é inferior à margem de erro da amostra (2,7%). Ou seja, regista-se o que normalmente se designa como um "empate técnico".



"Já? Quero mais!", O Jogo de 11-09-2009
 

Lideson vai efectuar no domingo, ante o Paços de Ferreira, o seu 250º jogo com a camisola do Sporting, marca sempre relevante, mas que, neste caso, assume especial importância, uma vez que o avançado luso-brasileiro está prestes a entrar na lista dos 25 jogadores com mais jogos efectuados de leão ao peito.



8,5 milhões em imóveis a leiloar no SIP, OJE de 11-09-2009
 

O Salão Imobiliário de Portugal, ex-SIL, que irá decorrer na FIL de 17 a 20 de Setembro, terá leilões de imóveis avaliados em 8,5 milhões de euros e ainda uma bolsa de arrendamento. Paulo Sousa, o presidente da comissão organizadora disse, citado pela Lusa, que o Salão deste ano, que mudou e nome, estará focado no cliente e na venda de imóveis, contrastando com edições anteriores em que a aposta foi a mostra de grandes projectos. Na maior feira do imobiliário nacional são esperadas 40 mil visitantes e estarão 330 expositores, incluindo promotores e organismos oficiais de diversos países lusófonos.



GM vende 55% da Opel à Magna, OJE de 11-09-2009
 

A General Motors concordou ontem em ceder o controlo da Opel à Magna International, candidata preferencial do governo alemão para liderar a fabricante de automóveis europeia. A chanceler alemã Angela Merkel saudou a decisão da GM de vender os 55% da Opel ao consórcio que integra ainda o banco russo Sberbank e a fabricante OAO Gaz, depois de o grupo norte-americano ter manifestado a sua preferência pelo fundo belga RHJ e, inclusive, considerado a hipótese de manter a empresa. "Alegro-me com a decisão, em linha com o que o governo desejava, mas também do que desejavam os trabalhadores da Opel", afirmou a chanceler em comunicado.



Moda: Semana de Nova Iorque já arrancou, OJE de 11-09-2009
 

Modelos ensaiando ontem nos bastidores, no primeiro dia da semana de moda de Nova Iorque, o desfile da colecção de Primavera-Verão 2009/2010 de BCBG Max Azria, o estilista norte-americano nascido na Tunísia.



Portugal estuda megacentral solar para exportar energia eléctrica, Público de 11-09-2009
 

Um consórcio português, a Luz.On, está a estudar a construção de uma central solar gigante no Alentejo, de dois mil megawatts, destinada à exportação de electricidade verde para a Europa do Norte, e a criação de uma nova fileira industrial no país. O investimento poderá rondar os seis mil milhões de euros. É a geração dos projectos de megacentrais solares que americanos, europeus e chineses discutem. Ontem, o director-geral da Agência Internacional de Energia disse que o país precisa de mais produtores e mais concorrência no sector eléctrico.



Um milhão de portugueses segue os debates dos líderes, Público de 11-09-2009
 

No debate que disputou o voto do eleitorado de centro-direita, a presidente do PSD e o presidente do CDS não excluíram a possibilidade de se virem a coligar com o objectivo de viabilizarem um governo após as eleições de 27 de Setembro. A única hipótese categoricamente excluída por Ferreira Leite foi a do bloco central. Questionada, na RTP, sobre uma eventual coligação, a presidente do PSD afirmou que "é evidente que entre o CDS e o PSD existem semelhanças importantes" e que tem sido defensora de "determinados valores" que acredita que o CDS também defende. E passou a questionar Portas sobre se as semelhanças que ele no início do debate tinha dito existirem entre o PSD e o PS era sinal de que o CDS se ia coligar com o PS.



Jesus não lhes dá descanso, Record de 11-09-2009
 

A máxima de que o futebol vive-se 24 horas por dia é seguida à risca. O trabalho no Seixal não acaba após cada treino. Muitas vezes, os futebolistas ficam recolhidos ou a ver vídeos dos adversário, ou a fomentar o espírito de grupo ou, até, a descansar. Toda a história na edição impressa de Record



Crescimento do BE pode levar PS a reconsiderar coligação à esquerda, Semanário de 11-09-2009
 

A pouco mais de duas semanas das eleições legislativas há uma coisa que parece quase certa: o PSD de Manuela Ferreira Leite só poderá ser Governo através do Bloco Central. E por uma razão simples, ainda ontem sublinhada pelo PCP: se o PSD vencer as eleições legislativas, a esquerda (que tudo indica que terá a maioria dos deputados no hemiciclo) chumbará qualquer programa de Governo da direita, preferindo fazer uma coligação com o sucessor de José Sócrates na liderança do PS. Se o PS ganhar as eleições legislativas, Sócrates ficará refém do Bloco de Esquerda e do PCP, partidos que estão com um crescimento eleitoral exponencial.



Alegre afinal faz campanha, SOL de 11-09-2009
 

Manuel Alegre, que tinha admitido não fazer campanha, vai afinal dar publicamente apoio ao PS. As incursões são escolhidas a dedo: em Braga, Porto ou Aveiro. E o que têm estes círculos eleitorais em comum? São encabeçados por socialistas próximos de Alegre – António José Seguro, Alberto Martins e Maria de Belém Roseira.



Coelho 'convida' angolanos a entrar na Mota-Engil, SOL de 11-09-2009
 

Jorge Coelho vê com bons olhos a entrada da Sonangol no capital da Mota-Engil e não se coíbe de o dizer. A construtora liderada pelo ex-dirigente socialista já tem parcerias em Angola com capitais locais, onde aposta fortemente, avança a edição do SOL desta sexta-feira.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream