09 setembro 2009

Manchetes do Dia - 09-09-2009

Quarta, 9 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Scolari volta a rezar por Portugal, 24 Horas de 09-09-2009
 

Portugal precisa de ganhar à Hungria. E precisa de sorte e fé. Scolari vai dar uma mão. Ou duas, unidas em oração. Quem o diz é o seu mentor, o padre Pedro Cunha.



"Espero que 2010 seja o ano do Brasil e do Benfica", A Bola de 09-09-2009
 

Ramires é o primeiro jogador a actuar em Portugal que volta com 'passaporte' para a prova na África do Sul, em 2010. Médio regressou ontem do 'escrete'. Que Portugal siga o exemplo!



Polícias escutados por ligações à Noite, Correio Manhã de 09-09-2009
 

A equipa chefiada pela magistrada Helena Fazenda, responsável pelas investigações à vaga de homicídios na noite do Porto, manteve sob vigilância e escutas telefónicas alguns elementos da própria Polícia Judiciária. Não deverão ser formalizadas acusações, mas alguns inspectores chegaram a ser investigados por supostas ligações a arguidos e a testemunhas, o que causou mal-estar no seio da PJ. Entretanto, um dos crimes de homicídio começou ontem a ser julgado, sob fortes medidas de segurança.



Queiroz promete emoções fortes, Correio Manhã de 09-09-2009
 

Carlos Queiroz diz, sobre o encontro desta noite frente à Hungria, que quem não gostar de "emoções fortes pode fixar-se noutras coisas. Mas quem gosta, verá um grande jogo".



Jardim Gonçalves escapa a caução de três milhões, Diário Económico de 09-09-2009
 

O juiz do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) rejeitou as medidas de coacção propostas pelo Ministério Público para os cinco arguidos que foram administradores do BCP - Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues e António Castro Henriques. Desta forma, os cinco arguidos ficam a aguardar as decisões judiciais com a medida de coacção mínima e que é inerente ao estatuto de arguido: o termo de identidade e residência.



"Greve na TAP é uma clara interferência política no período eleitoral", Diário Económico de 09-09-2009
 

Os pilotos da TAP vão mesmo avançar para a greve a 25 e 25 de Setembro, poucos dias antes das eleições legislativas, que ocorrem a 27 de Setembro. O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) justifica a decisão, tomada em plenário de trabalhadores, com "o actual contexto de impasse negocial" do Acordo de Empresa e ainda "o descontentamento manifestado pelos pilotos da TAP" com a gestão de Fernando Pinto, presidente da TAP. Em cima da mesa estará também a revisão salarial, para o nível de outras companhias aéreas nacionais. Os pilotos SATA, por exemplo, tiveram um aumento de 15% e na PGA o Acordo de Empresa foi revisto em Agosto.



Cirurgias cardíacas em Portugal são metade da média da UE, Diário Notícias de 09-09-2009
 

Apesar de Portugal ser um dos países europeus com mais mortes por doenças do coração, continua a ter uma das mais baixas taxas de cirurgias cardíacas por milhão de habitantes da União Europeia (UE), revela um estudo realizado pela Antares, uma empresa de consultoria internacional na área da saúde. A média europeia é de cerca de mil cirurgias cardíacas anuais por milhão de habitantes. E em 2008, de acordo com as estimativas da Antares, a taxa em Portugal foi de 605 operações por milhão, tendo em conta o total de intervenções nos hospitais públicos e privados com protocolo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). O número de cirurgias cardíacas nacionais corresponde assim a apenas 60% da média comunitária.



Sócrates cola Louçã à esquerda radical, Diário Notícias de 09-09-2009
 

Francisco Louçã tinha vários "casos" na manga. José Sócrates só tinha um. Mas o que tinha era de peso e o líder do Bloco de Esquerda teve dificuldades em explicar-se. Os líderes do PS e do Bloco de Esquerda confrontaram-se ontem na RTP1, com moderação de Judite Sousa. Louçã passou grande parte do frente- -a-frente de ontem à defesa e isso ainda não lhe tinha acontecido. O "caso" que Sócrates levou ao debate foi o programa eleitoral do Bloco de Esquerda. Segundo disse, este propõe não só a eliminação dos benefícios fiscais para os PPR (Planos de Poupança-Reforma) como também a eliminação de todas as deduções fiscais sobre gastos na educação ou na saúde. "Isto conduziria a um aumento brutal da carga fiscal sobre a classe média", disse o líder socialista. "Isto não é [Américo] Amorim nenhum, é a classe média!", acrescentou, dizendo que as medidas bloquistas obrigariam a mais mil milhões de euros em impostos.



Juiz diz que provas contra Jardim são "sólidas", Diário Notícias de 09-09-2009
 

Não há perigo de fuga, mas as provas recolhidas pelo Ministério Público contra cinco antigos gestores do BCP - acusados de manipulação de mercado, falsificação e burla qualificada - são fortes. Este é, em síntese, o teor do despacho de um juiz de instrução, que não confirmou as cauções pedidas pelo Ministério Público para Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues e Castro Henriques. De acordo com o documento do juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC), a que o DN teve acesso, "é indesmentível que o acervo probatório carreado para o processo sustenta indiciariamente de modo sólido" os factos descritos na acusação da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).



80% das empresas só têm 4 trabalhadores, I de 09-09-2009
 

Um país de terceiro mundo tem taxas de mortalidade e natalidade muito altas. Quando se olha para a demografia das empresas na Europa, a economia portuguesa cumpre esse perfil: é o país com a maior taxa de mortalidade de negócios e tem o terceiro rácio mais elevado de nascimentos. Segundo o Eurostat, a morte bateu à porta de 15% das empresas activas em Portugal; a taxa de natalidade empresarial rondou os 14% em 2005/2006. A mortalidade média na Europa é quase metade; o rácio de novas empresas está próximo de 10%. E Espanha está em linha com a média.



Acções da Brisa, Altri e Semapa fazem xeque-mate à crise, Jornal Negócios de 09-09-2009
 

Num estudo divulgado ontem, os analistas do BPI subiram os preços-alvo de 21 das 25 pequenas e médias empresas cotadas na praça lisboeta. Feito o balanço entre subidas e descidas, em média, o aumento do "target" para o conjunto das empresas analisadas é de 20,7%, de acordo com os cálculos do Negócios, com base nos anteriores preços-alvo do BPI, divulgados pela Bloomberg. Só a Martifer e a Sonae Indústria irão, na avaliação dos analistas do BPI, ter um preço-alvo no final de 2010 inferior ao estimado até aqui. O preço-alvo para a Martifer sofre um corte de 25,89%, passando agora para 4,15 euros. Por seu lado, a Sonae Indústria vê agora o seu preço-alvo reduzido em 6,25%, para os actuais 3 euros. Já a Teixeira Duarte e a Sonaecom não registam qualquer alteração nos "targets" estimadas para o próximo ano.



Bancos voltam a dar mais crédito às empresas, Jornal Negócios de 09-09-2009
 

Os empréstimos concedidos às empresas aumentaram, em Julho, um sinal de estabilização do sistema financeiro e do alívio das restrição ao crédito. Ainda assim, nem tudo são boas notícias. O crédito malparado continua a aumentar, o que reflecte as dificuldades das empresas, e também das famílias, num cenário económico frágil. Os bancos emprestaram um total de 4,58 mil milhões de euros às empresas, em Julho. Este número corresponde a um aumento de 23,79% quando comparado com o mês de Junho, mas ainda está longe dos níveis verificados antes do rebentar da crise financeira. Em Julho do ano passado, as instituições financeiras emprestaram 6,3 mil milhões de euros às empresas, segundo dados do Banco de Portugal.



Onze clubes em risco de perder meio milhão, Jornal Notícias de 09-09-2009
 

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu, ontem, quarta-feira, a favor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contra a Bwin, que pretendia operar em Portugal. A próxima pode ser a Betclick, que investiu meio milhão em 11 clubes da Liga. Está em marcha mais uma machada nos depauperados cofres dos clubes profissionais. A decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que, na prática, impede a Bwin de operar em Portugal, poderá servir de plataforma para a análise a uma providência cautelar interposta pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que pretende impedir a BetClick de exibir publicidade nas camisolas de Nacional, Académica, Braga, Guimarães, Naval, Rio Ave, Paços de Ferreira, Olhanense, Belenenses, Setúbal e União de Leiria. O rombo ultrapassa, seguramente, meio milhão de euros.



Pidá em silêncio, Jornal Notícias de 09-09-2009
 

Bruno "Pidá" e os outros acusados da morte do segurança Ilídio Correia optaram pelo silêncio, ontem, terça-feira, no início do julgamento. A sessão decorreu sob segurança máxima, com um cerco policial nunca visto no Palácio da Justiça, no Porto. "Para já, não" foi a resposta da generalidade dos arguidos quando questionados pela presidente do colectivo de juízes, Manuela Paupério, se pretendiam prestar depoimento. Por enquanto, a estratégia de defesa de Bruno "Pidá" - que manteve sempre em tribunal um comportamento sereno - foi comum à de Mauro Santos, Fernando "Beckham", Ângelo "Tiné" e Fábio Barbosa ("Suca), os outros cinco suspeitos de envolvimento directo no homicídio de Ilídio Correia, membro do grupo de Miragaia, em 29 de Novembro de 2007.



Agora é que são eles, O Jogo de 09-09-2009
 

Para Portugal, o jogo desta noite no Puskas Stadion, em Budapeste, é facílimo de abordar: ou ganha à Hungria ou despede-se de todas as possibilidades, já de si ténues, de chegar ao segundo lugar do grupo e disputar o play-off de acesso ao Mundial. É um mata-mata, diria Scolari. E a maneira mais fácil de conseguir os três pontos, frente a um conjunto que também joga o tudo ou nada, é a que certamente mais assusta os portugueses: repetir a exibição de sábado passado, em Copenhaga.



Portugal mantém-se 43º mais competitivo, OJE de 09-09-2009
 

Portugal manteve a 43ª posição no índice global de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Económico Mundial, depois da subida de duas posições no pilar da Inovação ter compensado a quebra registada nos pilares de Requerimentos Básicos e Indicadores de Eficiência. De acordo com o Ranking de 2009/2010, que analisou 133 economias mundiais, o país recuou dois lugares no pilar dos Requerimentos Básicos, para o 39º posto, e nove posições nos Indicadores de Eficiência (43º), enquanto subiu para a 33ª posição em termos de Inovação. Entre as 27 economias da União Europeia, tendo em conta os 12 pilares analisados, Portugal manteve a 17ª posição, atrás de Espanha, que recuou do 12º para o 13º lugar, e ocupa o 12º posto entre os 16 países da Zona Euro.



Galp retoma testes do Tupi no Brasil, OJE de 09-09-2009
 

O consórcio do Tupi, no Brasil, dominado pela Petrobrás e onde a Galp detém 10%, reiniciou os testes no bloco BM-SD- 11 de Tupi depois de dois meses de paragem por questões técnicas. O Tupi é a maior descoberta de petróleo do mundo dos últimos anos com reservas recuperáveis entre os 5 e os 8 mil milhões de barris de petróleo e gás natural, o que compara com a recente descoberta da BP no Golfo do México e que a empresa considerou "gigante", mas cujas reservas recuperáveis não vão além dos 500 milhões de barris, de acordo com dados do Financial Times que cita o Wood Mackenzie.



George Clooney e Ewan McGregor em Veneza, OJE de 09-09-2009
 

George Clooney e Ewan McGregor desembarcaram ontem no festival de Veneza para a projecção, fora de competição, da comédia de Grant Heslov sobre a guerra do Iraque, "Os Homens que olham para Cabras", ainda com Jeff Bridges e Kevin Spacey.



Menos burocracia não chega para criar melhor ambiente empresarial, Público de 09-09-2009
 

Estar entre os países que mais medidas de simplificação administrativa tomaram não chegou para Portugal, nos últimos quatro anos, melhorar a sua posição no ranking do Banco Mundial que mede as condições oferecidas por cada país ao funcionamento das empresas. De acordo com o relatório Doing Business 2010 publicado hoje, Portugal está classificado como o 48.º país, entre 183 analisados em todo o mundo, com um melhor ambiente para os negócios, a mesma posição registada no ano passado e abaixo do 42.º lugar do relatório de 2006.



Justiça: Responsáveis máximos reuniram ontem à procura de entendimentos para os problemas do sector, Público de 09-09-2009
 

O poder político e o poder judicial estão empenhados em resolver os problemas da Justiça, independentemente do partido que venha a formar Governo após as eleições do próximo dia 27. Esta é a principal conclusão retirada de uma reunião, a quarta realizada nos últimos três meses, entre o ministro da Justiça, o procurador-geral da República, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o bastonário da Ordem dos Advogados (OA).



SOS Liedson, Record de 09-09-2009
 

Se este é, como diz Queiroz, um jogo para ganhar, mas "em primeiro lugar não sofrer golos", parece lógico apostar num quarteto com Meireles mais pela esquerda e Simão pela direita, com Ronaldo solto nas costas de Liedson e Deco com liberdade total, como em Copenhaga.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream