02 setembro 2010

Manchetes do Dia - 02-09-2010

Quinta, 2 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

"No futebol sou catedrático", A Bola de 02-09-2010
 

No discurso de Jorge Jesus, pela primeira vez no Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA, sempre a palavra Benfica. «É por ter sido campeão nacional na época passada que estou aqui, pois vamos disputar a Liga dos Campeões. É uma experiência nova que muito me está a agradar. Que discutimos hoje [ontem]? Questões técnico-tácticas da Champions e Mundial. Houve uma discussão interessante na qual se revelaram ideias diferentes», disse o técnico encarnado, sorridente, como se a presença na sede da UEFA, onde decorreu o encontro de alguns dos mais mediáticos treinadores do futebol europeu, fosse o reconhecimento máximo de uma carreira já com duas décadas.



Caos em Maputo apanha portugueses, Correio Manhã de 02-09-2010
 

Quatro mortos, 140 detidos, 32 estabelecimentos vandalizados. Um balanço oficial da polícia moçambicana após um longo dia de violentas manifestações em Maputo convocadas por SMS contra os aumentos da água, da electricidade, do pão e dos combustíveis. Um balanço que contraria outras fontes que apontam para seis a dez mortos, incluindo duas crianças, e uma centena de feridos.



Protecção total a juízes da Casa Pia, Correio Manhã de 02-09-2010
 

Álvaro de Carvalho, o psiquiatra que prestou apoio psicológico a vários jovens vítimas de abusos sexuais na Casa Pia, faz questão de estar amanhã presente no tribunal para apoiar os cinco rapazes que vão estar na sala de audiências a ouvir a decisão final do processo de pedofilia.



"Com a privatização, a TAP passaria a ser uma empresa normal", Diário Económico de 02-09-2010
 

Em declarações à Etv, o gestor admite que desde que entrou na empresa se preocupa com a necessidade de capitalização da TAP. "A empresa voa normal mas faz um esforço enorme por causa disso", admite, não deixando de frisar que a TAP é "a mais eficiente na Europa". "Imagina essa empresa capitalizar? Então nós ficávamos muito bem", disse, acrescentando que, com a privatização, a TAP "passaria a ser uma empresa normal". Questionado sobre se o processo seria desejável, Fernando Pinto responde: "Eu acho que sim, preservando o que essa empresa tem de importante para o povo português". O presidente da TAP, que termina o mandato no final de 2011, diz que "gostaria muito de até lá [ter o problema da capitalização resolvido]. Até porque desde o início antevi isso. A empresa precisa de capital de alguma forma", sublinhou.



Lista de credores do Estado ficou novamente vazia, Diário Económico de 02-09-2010
 

A lista de credores do Estado volta a estar vazia este ano. A ausência de empresas a publicar os seus créditos contrasta com a onda crescente de entidades que afirmam estar a ser penalizadas pelos atrasos de pagamentos pelas entidades públicas. É o caso das empresas de construção civil e obras públicas, farmácias e indústria farmacêutica, onde são reclamadas dívidas de 2,26 mil milhões de euros, que representam 1,4% do PIB.



Estado burlado em 10 milhões com remédios para pensionistas, Diário Notícias de 02-09-2010
 

Os casos de fraude e abusos com a prescrição de medicamentos estão a custar milhões de euros ao Estado. O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, avançou ao DN que só os abusos com medicamentos comparticipados a 100% terão lesado o Ministério da Saúde em "mais de dez milhões de euros". A maior parte dos casos está relacionada com pedidos de receitas dos próprios doentes aos médicos, provavelmente em benefício de outros, explicou.



Violência em Maputo fez 10 mortos e 90 feridos, Diário Notícias de 02-09-2010
 

A capital moçambicana, Maputo, foi ontem abalada por tumultos populares com origem no aumento do preço do pão e dos combustíveis. Ao longo da manhã, estalaram motins nos subúrbios da cidade e a população ergueu barricadas e interrompeu a circulação dos transportes públicos. Na prática, o centro de Maputo ficou isolado das zonas limítrofes e durante horas foi quase impossível chegar ao aeroporto, cuja operação esteve condicionada. Há também registo de pilhagens e de ataques a motoristas. O balanço dos incidentes, ainda provisório, é de 10 mortos e 90 feridos, incluindo duas crianças.



Máfias internacionais do cibercrime actuam em Portugal para branquear dinheiro, I de 02-09-2010
 

Os casos de phishing (obtenção de dados através de fraude informática) em Portugal são cada vez mais frequentes, e são sobretudo organizações oriundas do Brasil e da Rússia que mais actuam no nosso país, designadamente no que diz respeito a alguns operacionais no terreno. Da totalidade dos casos de cibercrime em Portugal, 75% dizem respeito ao phishing. Seguem-se, por ordem, os casos de acesso ilegítimo, dano informático, pornografia de crianças, software ilegal e sabotagem.



Banca teme derrapagem do défice e juros altos, Jornal Negócios de 02-09-2010
 

O risco de Portugal não cumprir a meta de défice público para este ano e a previsível subida das taxas de juro pagas pelos depósitos de clientes são dois dos principais riscos que podem condicionar o desempenho da banca portuguesa durante o segundo semestre deste ano. Estas ameaças, cuja principal consequência será o agravamento das condições de financiamento do sector financeiro e o aumento das restrições à concessão de crédito, são referidas pela generalidade dos grandes grupos bancários nos relatórios e contas do primeiro semestre de 2010.



Credores do Estado evitam aparecer em público, com medo de represálias, Jornal Negócios de 02-09-2010
 

"Vazia por inexistência de credores que preencham as condições previstas na Lei." Foi esta a única indicação que surgiu na lista anual de credores do Estado, ontem publicada pelo Ministério das Finanças no seu site da Internet. Uma nota lacónica, que aparece numa altura em que construtoras e laboratórios farmacêuticos, os grandes credores do Estado, ameaçam não olhar a meios para recuperar os seus créditos.



Saiba quem é o 6º mais poderoso, Jornal Negócios de 02-09-2010
 

Só 15 podiam subir à varanda. A mítica varanda. Aquele era o "Portuguese Day" em Wall Street, que recebia uma comitiva de dezenas de portugueses. Mas só 15 podiam subir a varanda, para abrir a sessão da bolsa mais importante do mundo. Muitos dos CEO portugueses empurravam-se para estarem entre os 15. Mas não um deles. Quando percebeu a disputa pelo protagonismo. Vasco de Mello "saltou", nem apareceu. Mesmo sendo grande amigo de José Maria Ricciardi, o organizador. Porque detesta mediatismos. E porque não precisa.



Onda de violência e morte nas ruas de Maputo, Jornal Notícias de 02-09-2010
 

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, dirigiu-se ao país para apelar à calma da população e reconhecer que as medidas que já foram tomadas "são poucas para as necessidades do povo". Num discurso à nação, ontem, quarta-feira, à noite, Armando Guebuza disse que os "compatriotas que são usados nesta agitação estão exactamente a contribuir para trazer luto e dor ao seio da família moçambicana e para o agravamento das condições de vida dos nossos concidadãos".



Medicamentos fazem crescer custos na saúde, Jornal Notícias de 02-09-2010
 

Os medicamentos, sobretudo os ministrados em hospitais, foram o factor que mais contribuiu para o aumento da despesa do Ministério da Saúde, no primeiro semestre do ano. O Governo admite já negociar os fármacos hospitalares para todas as unidades do país. A despesa geral em saúde nos primeiros seis meses do ano registou uma subida de 3% por comparação ao mesmo período de 2009. Entre todas as rubricas de gastos com o Serviço Nacional de Saúde, os maiores disparos ocorreram com a farmácia hospitalar (7,4%) e sobretudo com a farmácia em ambulatório, a de aquisição directa pelos utentes por comparticipação (11,9%).



Hildebrand já está. Franco é a seguir, O Jogo de 02-09-2010
 

O período regular de transferências de Verão chegou ao fim, mas o Sporting continua em campo a batalhar pelo reforço do plantel para a época 2010/11, valendo-se do regulamento da FIFA que lhe permite apontar a jogadores que ainda estejam sem vínculo.



Polícia dispara a matar no dia em que Maputo se revoltou, Público de 02-09-2010
 

A cidade de Maputo "acordou tímida, receando uma greve convocada via SMS", escreveu no seu blogue o sociólogo Carlos Serra, citando um jornalista. Eram 5h00. Às 6h30, Camilo de Sousa comprovou isso mesmo, quando guiou do centro até ao aeroporto com a mulher, que tinha voo para Joanesburgo. O pior foi depois, quando já "estava tudo a arder". As notícias foram-se sucedendo e os incidentes também, como um rastilho que deu a volta por todas as entradas de Maputo, sem chegar à Baixa nem à baía. A meio da manhã ouviam-se tiros em muitas zonas e ninguém sabia se as balas disparadas eram reais ou de borracha. Grupos de pessoas, na maioria jovens, assaltaram e incendiaram armazéns, pilharam lojas, queimaram carros e deitaram abaixo tudo o que podiam. O motivo para a greve é o aumento dos preços, do combustível, da água e, a partir da próxima segunda-feira, também do pão.



Inércia do Estado leva à prescrição de quase 65 mil execuções fiscais, Público de 02-09-2010
 

Uma auditoria realizada pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em 2009 concluiu que 129 mil processos de execução fiscal, relativos a uma dívida global superior a mil milhões de euros, prescreveram nos serviços das Finanças de Lisboa e do Porto, os dois maiores do país, entre os anos de 2006 e de 2008. A IGF concluiu que metade destas prescrições se deveu à "inércia dos serviços". Apesar de elogiar os esforços de informatização, a IGF critica o facto de "uma parcela maioritária dos serviços de Finanças, especialmente de maior dimensão, continua a registar a acumulação de elevados saldos de processos e de dívida exequenda". Lisboa e Porto acumulavam 15 por cento dos processos de execução fiscal (633 mil num total de quatro milhões em todo o país) e 28 por cento da dívida em causa (4,8 mil milhões num total de 17,1 mil milhões). A IGF aponta a falta de recursos humanos como o principal constrangimento.



Hildebrand desafia Patrício, Record de 02-09-2010
 

«O Sporting é o clube certo para mim. Esperei por algumas propostas, pois estava sem clube desde final da última temporada, e fiquei feliz com o interesse do Sporting.» Estas foram as primeiras declarações de Timo Hildebrand, o guarda-redes alemão, de 31 anos, contratado para pressionar Rui Patrício, titular quase absoluto dos leões nas últimas três temporadas.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream