03 setembro 2010

Manchetes do Dia - 03-09-2010

Sexta, 3 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

Destino 2012, A Bola de 03-09-2010
 

Sem Ronaldo, sem Simão, sem Deco e com Carlos Queiroz castigado. Que estranho e novo Portugal é este, afinal? Ninguém ousaria equacionar que, menos de dois meses a seguir ao jogo com a Espanha no Mundial da África do Sul, Portugal iniciasse a fase de qualificação para o Europeu de 2012 órfã de alguns dos nomes mais cintilantes da última década. Simão abdicou, Deco também, Paulo Ferreira pediu para não voltar a ser chamado e Cristiano Ronaldo não entra no jogo com os cipriotas, devido a problemas físicos.



Matou-lhe a filha com duas marretadas, Correio Manhã de 03-09-2010
 

A premeditação do crime é dos poucos aspectos da acusação que o assassino contesta. "Só queria assustá-la com a marreta, mas na altura estava muito nervoso e explodi para cima dela'', explicou ontem no Tribunal de Viseu David Saldanha, 23 anos, que está a ser julgado pela morte da namorada à marretada, em Novembro de 2009.



"Falta alguém no banco dos réus", Correio Manhã de 03-09-2010
 

Miguel Matias reconhece a importância do dia de hoje e revela até plena confiança no tribunal. Mas, independentemente da decisão que venha a ser tomada pelos juízes, há um facto que não esquece: "Falta alguém no banco dos réus." O advogado das vítimas é lacónico e recusa falar em nomes. "Mais não digo" repete, convicto, o advogado que, mesmo questionado sobre se se refere a Paulo Pedroso ou Herman José (arguidos que foram acusados mas não chegaram a julgamento), não diz mais nada.



Selos raros avaliados em 600 mil euros roubados à ANACOM, Diário Económico de 03-09-2010
 

A Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) foi alvo de um dos maiores furtos de que há registo em Portugal nos últimos anos. A entidade reguladora das telecomunicações viu desaparecer um conjunto de selos raros avaliados em 571 mil euros, estando agora o caso nas mãos da Polícia Judiciária (PJ), apurou o Diário Económico. "A ocorrência a que se refere foi detectada em Maio de 2009, foi participada à Polícia Judiciária e está ainda em fase de investigação, pelo que não é oportuna a quebra de reserva", confirmou ao Diário Económico fonte oficial da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), entidade à qual está entregue a guarda do enorme arquivo filatélico da ANACOM, avaliado em cerca de seis milhões de euros.



Saiba como poupar nas compras para o regresso às aulas, Diário Económico de 03-09-2010
 

No sétimo piso do El Corte Inglês (ECI), em Lisboa, há crianças vestidas de igual: pólos cor-de-rosa, calções de ganga e ténis azuis, sem atacadores. Mas quando chega a hora de escolher o material, não há mãe que meta a mão no gosto dos mais pequenos. "Mãe, ele quer tudo", refila o mais velho sobre o mais novo. "Não vou levar essa que é muito cara", esclarece a mãe. Tudo frases que poderiam entrar em qualquer guião dos milhares de filmes diários a que se assistem no regresso às aulas.



"PSD pagará um preço caro pela instabilidade política", Diário Económico de 03-09-2010
 

O Governo quer negociar o Orçamento de Estado para 2011 com o PSD antes mesmo de o apresentar no Parlamento mas impõe duas condições: "Sem chantagens, ultimatos ou condições prévias" e sem "desvirtuar" a proposta que sairá do Ministério das Finanças. Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, lembra que foi o PSD que viabilizou o PEC, que viabilizou o pacto de austeridade e deve ser o PSD a viabilizar este Orçamento, que "será muito exigente".



Israelitas e palestianos sentam-se à mesa de 15 em 15 dias, Diário Notícias de 03-09-2010
 

Um primeiro acordo foi alcançado em Washington: o chefe do Governo israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vão voltar a reunir-se nos próximos dias 14 e 15. A decisão foi tomada pelos dois responsáveis, uma hora após terem iniciado uma reunião a sós no Departamento de Estado americano.



Juíza terminou acórdão da Casa Pia na véspera da leitura da sentença, Diário Notícias de 03-09-2010
 

Era uma juíza com um semblante extremamente cansado que ontem andava nos corredores da 8.ª Vara Criminal do Campus da Justiça, em Lisboa. Ana Peres, que preside ao colectivo do processo da Casa Pia, vai hoje comunicar a decisão aos sete arguidos que, desde 2004, estão em julgamento. Ontem, segundo apurou o DN, a magistrada deu os últimos retoques no documento, mas este não será entregue hoje aos advogados. A juíza irá apenas fazer uma súmula das mais de mil páginas do documento, deixando para o fim da leitura a comunicação sobre quem é condenado e quem é absolvido.



Ministério Público sem meios para fiscalizar corrupção, Diário Notícias de 03-09-2010
 

São os últimos dados conhecidos: as empresas municipais têm cerca de dois mil administradores, número que o secretário de Estado da Administração Local dizia, em Abril, ser excessivo. Agora, todos estes gestores estão obrigados a apresentar uma declaração dos seus rendimentos, bem como do seu património e dos cargos sociais desempenhados. A somar a estes administradores há mais umas largas centenas de outros "titulares de cargos públicos" - além dos detentores de cargos políticos que já estavam a isso obrigados -, que têm, até 2 de Fevereiro de 2011, de entregar junto do Tribunal Constitucional essa declaração.



O dia do juízo final, I de 03-09-2010
 

Carlos Cruz foi avô e vive com 3 mil euros mensais. Manuel Abrantes fundou uma empresa de rent-a-car. Ferreira Diniz garante que foi recusado pelos bancos. Hugo Marçal viveu na miséria. Em oito anos, a vida dos acusados no processo Casa Pia mudou. Ana Peres dita hoje a sentença e 5 dos 32 ex-alunos vão ouvir o acórdão. Seja qual for a decisão, haverá recursos.



O futebol está falido?, Jornal Negócios de 03-09-2010
 

Os encargos salariais da Primeira Liga inglesa atingiram, pela primeira vez na época passada, mais 1,5 mil milhões de euros e estão a deixar muitos clubes à beira da bancarrota. A UEFA está alerta e já anunciou que irá realizar testes de stress às finanças dos clubes europeus. Será que num futuro próximo vamos assistir à "desgraça" de clubes como o Manchester City ou o Liverpool? Ou serão estes demasiado populares para falirem ("too big to fail"...)?



Acções defensivas têm os dividendos mais atractivos, Jornal Negócios de 03-09-2010
 

E se lhe disserem que para obter os dividendos mais rentáveis não precisa de investir nas empresas mais arriscadas. Não acredita? Mas é isso mesmo que se verifica na bolsa de Lisboa. As acções classificadas como mais defensivas, como a EDP, a REN e a Brisa são, actualmente, das cotadas com os dividendos mais atractivos entre as companhias do PSI-20.



Ricardo Salgado eleito o mais poderoso pelos leitores, Jornal Negócios de 03-09-2010
 

O presidente do BES é a personalidade mais poderosa da economia portuguesa, de acordo com a opinião dos leitores do "Negócios". Ricardo Salgado foi quem mais pontos somou nesta votação, sendo também o protagonista a quem mais leitores atribuíram a primeira posição do "ranking". Em segundo lugar surge José Sócrates.



"Explodi de ciúme e dei-lhe com a marreta na cabeça", Jornal Notícias de 03-09-2010
 

O rapaz acusado de matar a namorada e de atirar o carro com o corpo para a barragem de Fagilde (Mangualde), em Novembro de 2009, confessou, ontem, no Tribunal de Viseu, ter atingido a jovem na cabeça com uma marreta. E simulado um assalto e sequestro. "Ela dizia que não queria saber de mim, que o plano de termos filhos juntos já não lhe interessava. Virou-me as costas e cruzou os braços como se tivesse razão. Explodi de ciúme e dei-lhe com a marreta na cabeça". David S., de 22 anos, confessou, ontem, perante o colectivo de juizes do Tribunal de Viseu, a autoria do crime de homicídio qualificado pelo qual está acusado pelo Ministério Público.



Processo Casa Pia andará mais três anos no tribunal, Jornal Notícias de 03-09-2010
 

Quando hoje a juíza Ana Peres começar a ler o acórdão do processo Casa Pia iniciará apenas o fim de uma fase do caso e abrirá a porta a mais uma catadupa de recursos. O processo poderá durar pelo menos mais três anos. É uma questão incómoda, esta, que se coloca, e nem a "vergonha" das vítimas, nem todas as implicações que o processo trouxe aos arguidos, nem os danos dificilmente reparáveis que o caso Casa Pia já causou à imagem da Justiça vão alterar a realidade de que hoje, oito anos depois do início, o processo está longe de concluído. Rogério Alves, antigo bastonário da Ordem dos Advogados, reconhece, em declarações ao JN, esta realidade. "Sim, é verdade, em termos académicos, o processo pode durar, pelo menos, mais dois ou três anos. E é de esperar que haja recursos".



"Não importa como começa mas sim como acaba". David Luiz, O Jogo de 03-09-2010
 

David Luiz chegou descontraído a Barcelona, onde vai passar os próximos dias a viver o "sonho" da selecção brasileira. Para trás, mas por pouco tempo, diz ter deixado outro "amor", o Benfica, que, como o próprio admitiu, arrancou mal a temporada, com três derrotas em quatro jogos. Coisa rara, reconhece o defesa. "É verdade que este início de época não correu bem, mas só podemos tirar conclusões no final do campeonato".



BCE prolonga empréstimos de emergência, OJE de 03-09-2010
 

O Banco Central Europeu (BCE) prolongou os empréstimos de emergência à banca até 2011, permanecendo em alerta face ao risco de uma nova recessão nos EUA. A instituição liderada por Jean-Claude Trichet vai continuar a oferecer aos bancos empréstimos ilimitados a uma semana e a um mês pelo menos até 18 de Janeiro. Acresce que o BCE vai também disponibilizar empréstimos a três meses em Outubro, Novembro e Dezembro a taxas de juro subordinadas à taxa directora média ao longo da maturidade do empréstimo.



TAP bate recorde de passageiros, OJE de 03-09-2010
 

A TAP transportou 998.544 passageiros em Agosto com uma taxa de ocupação de 81,1%, números que batem "todos os anteriores recordes alcançados pela companhia num único mês". Em termos de passageiros transportados, este número representa "um crescimento de 6,3% relativamente ao mesmo mês do ano passado. Já na comparação da taxa de ocupação para iguais períodos, o aumento foi de 7,3 pontos percentuais", indicou a transportadora em comunicado citado pela agência Lusa.



Hotel da comida na Alemanha, OJE de 03-09-2010
 

A escola hoteleira de Neuwied, na Alemanha, abriu um hotel único no Mundo, ou não pertencesse à associação federal do comércio alimentar: tem quartos temáticos associados à comida, onde tudo pode ter a forma de bolachas ou outras iguarias.



Bruscamente neste Verão. Alexandra Lencastre volta ao teatro, Público de 03-09-2010
 

Bruscamente neste Verão. Alexandra Lencastre volta ao teatro, 12 anos, uma vida inteira depois. A partir de dia 9, vamos vê-la em "Um Eléctrico Chamado Desejo", encenação de Diogo Infante no D. Maria, em Lisboa, vamos vê-la em Blanche DuBois, "femme fatale" voraz, retirada de cena, caçadora transformada em presa. Alexandra não está a fazer de si própria, embora descubra sinais em tudo. Como Blanche, é uma mulher em perigo: "Tenho medo de não passar. Isto é tudo um grande sofrimento".



Casa Pia. O princípio do fim, Público de 03-09-2010
 

É o princípio do fim do chamado processo da Casa Pia. Depois de quase seis anos de julgamento, os juízes começam a ler hoje, no Campus da Justiça, em Lisboa, o acórdão que dita o destino dos sete arguidos do caso. Mas, seja qual for o veredicto, este nunca será definitivo. A seguir, uma "inundação" de recursos, tanto da defesa dos arguidos, como do Ministério Público, vão seguramente "subir" aos tribunais superiores, prolongar o processo e adiar a decisão final. Já a prever este cenário e de forma a preparar uma estratégia de actuação, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, convocou uma reunião com o representante do Ministério Público no julgamento, João Aibéo, na próxima segunda-feira.



Paulo Sérgio fica a arder, Record de 03-09-2010
 

Costinha fecha porta a mais reforços e não há "pinheiro" para ninguém.



Os 7 arguidos esperam condenação... mas com penas suspensas, SOL de 03-09-2010
 

Ninguém o assume, mas a maioria dos arguidos do processo Casa Pia está a contar com uma condenação. No entanto, ninguém (nem sequer do lado da acusação) espera que as penas sejam efectivas: somente penas cuja aplicação ficará suspensa, por o tribunal assim o determinar ou por via de recurso.



Passos não cede a Sócrates nas deduções fiscais, SOL de 03-09-2010
 

O PSD não está disponível para negociar com o Governo o Orçamento do Estado para 2011. Quem o garante é Passos Coelho, que, ao SOL, sublinha que o partido deixou desde o início bem claras «duas condições minimalistas: não haver aumento de impostos em nenhum escalão e haver redução na despesa» para que o documento possa contar com a viabilização pelos sociais-democratas.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream