16 julho 2010

Manchetes do Dia - 16-07-2010

Sexta, 16 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Giovani dos Santos. Desejo caro do Sporting, A Bola de 16-07-2010
 

Jovem mexicano é seguido com grande interesse em Alvalade. Não entra nas contas do Tottenham e deve ser novamente emprestado. Salário elevado é sério obstáculo. O Sporting continua no mercado em busca dos desejados reforços, procurando atletas com características muito específicas: um guarda-redes, um defesa-central, um médio defensivo, um ala e um avançado. Nesse sentido, tem vários nomes referenciados, sendo que um deles é o do jovem mexicano Giovani dos Santos, que, apesar de ter contrato com o Tottenham, parece não voltar a entrar nos planos do emblema inglês, que pode optar por um novo empréstimo - refira-se que o jogador vestiu as cores dos turcos do Galatasaray nos últimos seis meses de 2010/11, precisamente a título de empréstimo.



Portas pede demissão de Sócrates, Correio Manhã de 16-07-2010
 

O primeiro-ministro não foi comparado ontem com o seleccionador nacional, Carlos Queiroz. Mas, durante o debate do Estado da Nação, José Sócrates parecia estar a jogar para o empate, pedindo "sentido de responsabilidade" à oposição e apelando à estabilidade política em nome do interesse de Portugal e dos portugueses.



Calotes de 17 mil milhões na banca, Correio Manhã de 16-07-2010
 

Um relatório do Barclays Capital, divulgado ontem, aponta para calotes irrecuperáveis na ordem dos 17 mil milhões de euros nos quatro maiores bancos portugueses (Caixa Geral de Depósitos, Millennium /BCP, Banco Espírito Santo e Banco Português de Investimento). Aquele documento tomou por base os relatórios e contas divulgados no final de 2009 e sobre eles aplicou uma série de testes de resistência, que tiveram como resultado final a necessidade de aumentar o capital daquelas instituições financeiras em 5,9 mil milhões de euros.



Banca comprou mais dívida pública para ajudar o Estado, Diário Económico de 16-07-2010
 

Os bancos nacionais nunca estiveram tão expostos à dívida nacional. Em Maio o montante detido em obrigações portuguesas no balanço dos bancos ultrapassou os 16 mil milhões de euros, de acordo com os dados do Banco de Portugal, o que representa o valor mais alto de sempre. Só em Abril e Maio, no auge da turbulência nos mercados de dívida pública, os bancos portugueses adquiriram cerca de 4,4 mil milhões de euros em obrigações da República, ou seja, 67% do total colocado nesse período (6.575 mil milhões).



Empresários recusam eleições e pedem a PS e PSD que se entendam, Diário Económico de 16-07-2010
 

Eleições, sondagens, crise política e económica. Os vértices deste quadrado marcaram ontem parte do debate do Estado da Nação, com trocas de acusações entre os principais partidos do arco do poder e com Paulo Portas a pedir directamente a Sócrates que se demita do cargo de primeiro-ministro: "Ponha a mão na consciência, tenha um gesto de humildade e saia". Mas os empresários, ouvidos pelo Diário Económico, não querem saber de argumentos políticos, nem tão pouco ouvir falar de eleições antecipadas.



Governo autoriza aumento salarial de 1% no Banco de Portugal, Diário Económico de 16-07-2010
 

Os trabalhadores do Banco de Portugal vão ser aumentados em 1% este ano, apesar de o Ministério das Finanças ter recomendado o congelamento de salários no sector empresarial do Estado e estendido a orientação às entidades reguladoras. O vice-secretário-geral da Federação do Sector Financeiro (Febase), Delmiro Carreira, confirmou que o processo negocial já está encerrado, culminando com a decisão de conceder aos trabalhadores do Banco de Portugal o mesmo aumento praticado na generalidade do sector bancário. Para Delmiro Carreira, esta era a decisão que se impunha já que - e apesar das orientações do Governo - o acordo de empresa (celebrado com a Febase) prevê que os colaboradores do banco central sejam aumentados ao nível da generalidade do sector.



CDS-PP propõe coligação a três... PSD só aceita novas eleições... Sócrates não sai e ataca oposição, Diário Notícias de 16-07-2010
 

A crise política instalou-se de vez no discurso político. Paulo Portas aproveitou o debate do Estado da nação para radicalizar, dirigindo-se a José Sócrates: "Ponha a mão na consciência, perceba o mal que está a fazer ao País e tenha um gesto de humildade: saia, senhor primeiro-ministro!" O debate já durava há cerca de três horas. É certo que os cenários de crise política de curto prazo tinham sobrevoado todo o debate até esta altura; mas a partir daqui tudo afunilou. Portas não se ficou por um apelo à demissão do primeiro-ministro. Sugeriu ao PS que indique um substituto "moderado" e "com os pés assentes na terra". E que, sob essa nova liderança socialista, se celebre uma coligação a três (PS+PSD+CDS) para, nos três anos que restam até ao final da legislatura (2013), "tirar Portugal deste atoleiro". Sócrates fez o seu melhor sorriso amarelo.



Ter dois filhos agrava pobreza em Portugal, I de 16-07-2010
 

Ter filhos faz toda a diferença. As famílias com crianças a cargo são muito mais atingidas pela pobreza do que as que não têm prole, mostra um estudo ontem publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que analisou os rendimentos de 2008. Por outro lado, a taxa de pobreza geral nacional recuou para 17,9% do total. Vários observadores dizem que tudo isto vai piorar pois o inquérito do INE ainda não conta com a recessão de 2009, nem com as sombras recentes que voltaram a pairar sobre a economia e o mercado de trabalho. A desigualdade extrema também está a aumentar.



Telefónica tenta acordo final com PT para o Brasil, Jornal Negócios de 16-07-2010
 

Até à última hora, Portugal Telecom (PT) e Telefónica mantêm-se em negociações avançadas. Depois do conselho de administração da PT de ontem, as negociações continuaram para se tentar fechar o acordo hoje, apurou o Negócios. O órgão social da PT, liderado por Henrique Granadeiro, optou por marcar novo encontro para hoje, a partir das 17 horas, altura em que pretende decidir sobre o futuro da PT na Vivo.



Sócrates avança com corte nos benefícios fiscais, Jornal Negócios de 16-07-2010
 

A limitação de benefícios fiscais é mesmo para avançar em 2011. A garantia foi dada ontem por José Sócrates no Parlamento, que fez assim "vista grossa" à ameaça do PSD de não aprovar o Orçamento do próximo ano caso os cortes sejam contemplados. Para o primeiro-ministro, a situação é simples: "A medida está no PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) e por isso não abdicamos dela". Apesar de a afirmação ter sido feita após a intervenção de Paulo Portas, o líder social-democrata também terá sido um dos destinatários. Isto porque a limitação das deduções recebeu o "sim" do PSD na Assembleia da República, mas numa altura em que a liderança ainda pertencia a Manuela Ferreira Leite.



Estado corta apoios a refeições nos ATL, Jornal Notícias de 16-07-2010
 

Alguns centros distritais da Segurança Social estão a avisar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que, a partir de 1 de Setembro, deixarão de comparticipar o almoço dos Ateliés de Tempos Livres (ATL), o que pode pôr em causa a alimentação de muitas crianças.



"Saia, sr. primeiro ministro!"... "Só pensam no poder", Jornal Notícias de 16-07-2010
 

Paulo Portas ofereceu os préstimos do CDS para se aliar ao PS e ao PSD no Governo, na condição de Sócrates se afastar - "Tenha um gesto de humildade: saia!" Mas nenhum dos partidos o aceita como companhia. Foi o momento que marcou o "Estado da Nação". Tratou-se de um debate típico na forma e atípico na essência, o que se travou ontem na Assembleia da República.



Moutinho maestro, O Jogo de 16-07-2010
 

Um excelente golo de Hulk na primeira parte bastou para o FC Porto vencer o Trabzonspor. Depois do confrangedor empate com os alemães do Preussen, da IV Divisão, a equipa de André Villas-Boas apresentou-se bem melhor em Witten e bateu com relativa facilidade um adversário turco sem grandes argumentos qualitativos.



EDP distribuiu mais 5,1% na Ibéria, OJE de 16-07-2010
 

A electricidade distribuída pela EDP-Energias de Portugal na Península Ibérica subiu 5,1% para 30.443 gigawatts/hora no primeiro semestre de 2010, a beneficiar da recuperação da procura do segmento industrial, anunciou a EDP, citada pela agência Reuters. O grupo referiu em comunicado que a electricidade distribuída em Portugal cresceu 5% para 25.639 GWh no primeiro semestre, "reflectindo alguma recuperação da procura industrial e uma fraca base de comparação".



Sonae avança nos EUA com seguradora, OJE de 16-07-2010
 

A MDS, consultora de seguros detida em 50,01% pela Sonae, anunciou a fusão da sua participada Cooper Gay com a Sweet & Crawford, criando o maior corretor de seguros independente do mundo. Nasce, assim, a Cooper Gay Sweet & Crawford, holding que passa a deter 100% da Cooper Gay, corretor de seguros sediado em Londres, e da Sweet & Crawford, o mais antigo corretor grossista independente dos EUA. Além da MDS, que assume a posição maioritária (27%), a nova holding tem entre os restantes accionistas a HM Capital e alguns colaboradores das duas empresas fusionadas.



Memorial de Verão, OJE de 16-07-2010
 

Todos os anos, dezenas de milhares de lanternas são colocadas no templo Yasukuni, Tóquio, em memória dos soldados mortos, no âmbito do que é chamado Mitama-Matsuri. Mais de 300 mil pessoas visitam o local nesta ocasião.



Desempregados e crianças são os grupos mais expostos ao risco de pobreza, Público de 16-07-2010
 

A população em risco de pobreza em Portugal diminuiu ligeiramente para 17,9 por cento entre 2007 e 2008, mas continua a ser particularmente incisiva nos caso das famílias com mais crianças e entre os desempregados não pára de aumentar desde 2005. Nos últimos anos, a vulnerabilidade da população desempregada tem crescido de uma forma sustentada, sem dar sinais de qualquer recuo. Em 2008, 37 por cento dos desempregados viviam com menos de 414 euros por mês. Em 2007, essa percentagem era de 34,6 por cento e em 2005 de 31,1 por cento. E a inversão desta tendência deverá tardar, pois os dados ontem revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) não espelham ainda os efeitos da crise e o aumento do desemprego para níveis recorde (chegará aos 10,1 por cento em 2011, segundo as estimativas do Governo).



Sócrates e PSD ignoram coligação proposta por Portas, Público de 16-07-2010
 

Estava o debate do estado da Nação posto em sossego, cada partido no seu habitual reduto argumentativo, quando, ao fim de duas horas de discussão morna, Paulo Portas lançou a provocação que tem agitado os corredores políticos e económicos: pediu ao primeiro-ministro para sair e avançou com uma solução de estabilidade. Uma coligação de governo tripartida, composta por PS, PSD e CDS-PP, sem eleições antecipadas e até ao fim da legislatura. "Saia, senhor primeiro-ministro. Permita que o seu partido escolha outro primeiro-ministro, alguém moderado, credível, com os pés na terra", desafiou o líder do CDS-PP, gelando o Parlamento e a bancada do Governo. José Sócrates esboçou um sorriso nervoso. E ainda que as respostas do PSD e da maioria governamental tenham sido curtas e peremptoriamente negativas, Portas tinha conseguido colocar o dedo na ferida da governabilidade.



Leão quer Manuel Fernandes, Record de 16-07-2010
 

Manuel Fernandes é um dos nomes referenciados para o reforço do meio-campo leonino na próxima temporada e Costinha já fez chegar ao internacional português o interesse verde e branco. Pouco utilizado 2009/10, o médio já esteve na rota do leão na reabertura do mercado em janeiro, mas a transferência gorou-se.



Professor de Sócrates põe Arquitectura em pé-de-guerra, SOL de 16-07-2010
 

António Morais – o professor de quatro das cinco cadeiras que permitiram a José Sócrates terminar o curso de Engenharia na Universidade Independente em 1996 – foi, na semana passada, nomeado definitivamente como professor associado dos quadros do Estado da Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Com o voto favorável dos catedráticos desta escola. Mas não sem polémica. Há três anos, o primeiro pedido de nomeação definitiva feito por Morais foi chumbado, tendo os catedráticos que o analisaram arrasado o percurso académico e científico do engenheiro.



Só se não puder, SOL de 16-07-2010
 

O Tribunal da Relação de Lisboa deu esta semana uma 'vitória de Pirro' a Isaltino Morais no caso das contas bancárias da Suíça, que ocultou durante 13 anos - ao mandar repetir o julgamento relativo ao crime de corrupção por causa de uma irregularidade formal. Segundo o acórdão, a que o Sol teve acesso, a Relação dá como provados os factos que levaram os juízes de Sintra a condenar o autarca por corrupção. Além de terem anulado a perda de mandato, os desembargadores absolveram o autarca do crime de abuso de poder. Mas condenaram-no a uma pena de dois anos de prisão efectiva, por fraude fiscal e branqueamento de capitais. E, pior que isso, declaram não acreditar na regeneração de Isaltino Morais: «A ideia que fica é que o arguido só não continuará a fazer o mesmo se não puder», lê-se no acórdão a que o Sol teve acesso.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream