15 julho 2010

Manchetes do Dia - 15-07-2010

Quinta, 15 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Jesus pede mais dois extremos, A Bola de 15-07-2010
 

Tal como Jorge Jesus afirmou após o jogo com o Aris, o Benfica está no mercado para tentar ser «mais forte e equilibrado». Segundo o nosso jornal apurou, o treinador encarnado gostaria de reforçar sobretudo as alas, onde salta à vista que faltam jogadores com características específicas, próximas às de Di María, em especial na esquerda. Nicolás Gaitán não só é a única opção clara como tem mostrado, apesar da sua inequívoca qualidade, que está longe de ser um clone de Angelito, um extremo puro. Tirando o argentino, Jesus teria de recorrer aos laterais César Peixoto ou Fábio Coentrão. Na direita o panorama é idêntico, pois Ramires, Amorim ou Martins são de uma utilidade indiscutível e dão à equipa o equilíbrio defensivo necessário, mas nem sempre o desequilíbrio ofensivo desejável.



Saúde corta exames médicos, Correio Manhã de 15-07-2010
 

A contenção do défice na Saúde aponta para a restrição dos meios de diagnóstico, incluindo aos doentes com cancro. Tutela e hospitais negam medida.



Ronaldo solidário com Jorge Mendes, Correio Manhã de 15-07-2010
 

A calma e a serenidade da cidade de Viana do Castelo foram ontem à tarde perturbadas pela presença de inúmeras figuras do futebol português, que quiseram prestar o seu apoio ao empresário Jorge Mendes. Nove meses depois de o irmão ter morrido num acidente de bicicleta, a mãe do agente, Maria Agostinha, de 86 anos, foi vítima de um ataque cardíaco.



PSD quer adiar novas portagens nas SCUT para depois do Verão, Diário Económico de 15-07-2010
 

O PSD quer adiar para depois do Verão a entrada em vigor do pagamento de portagens nas três SCUT que o Governo pretendia portajar já a 1 de Agosto. A aplicação de taxas nas SCUT da Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral já chegou a estar prevista para o passado dia 1 de Julho, mas o Executivo acabou por prorrogar o prazo por mais um mês.



Separação entre Passos e Sócrates e crise marcam Estado da Nação, Diário Económico de 15-07-2010
 

Salários congelados. Financiamento difícil. Crescimento económico estagnado. Dívida a subir. Défice elevado. Desemprego. Preços e impostos mais altos. E, no topo do bolo, a cereja de uma minoria parlamentar que precisa de negociar medida a medida para conseguir governar. É este o Estado da Nação um ano depois de Manuel Pinho abandonar o último Governo de Sócrates com um gesto insultuoso que correu mundo.



Paulinho: "Ganhar etapa do Tour é melhor do que a prata olímpica", Diário Notícias de 15-07-2010
 

Após a vitória ao sprint por uma escasso quarto de roda na 10.ª etapa da Volta à França, à frente do bielorrusso Vasil Kiryienka, Sérgio Paulinho não teve dúvidas em afirmar: "Esta é a mais importante vitória da minha carreira, mesmo comparando com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos [Atenas 2004]." O português assegurou a 10.ª vitória portuguesa no Tour depois dos triunfos de Joaquim Agostinho, Paulo Ferreira e Acácio da Silva. O filho do antigo ciclista Jacinto Paulinho aproveitou bem a oportunidade criada pela liberdade dada pela sua equipa, a RadioShack, após o seu líder Lance Armstrong ter "atirado a toalha ao chão" na luta pela vitória no Tour.



Doentes entram na gestão dos hospitais e vão avaliar médicos, Diário Notícias de 15-07-2010
 

A opinião dos cidadãos vai contar para a avaliação dos hospitais, serviços e profissionais do sector da saúde, e a nota vai pesar na compensação financeira de quem presta cuidados. Mas o papel do utente não fica por aqui. Os conselhos de administração dos hospitais vão ter de reservar cadeiras para que os cidadãos participem nas suas reuniões semanais. Estas são algumas das propostas feitas pelo Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais, que foi designado pelo Ministério da Saúde, em Janeiro, para dar início a uma das reformas mais esperadas no Serviço Nacional de Saúde.



Combate ao défice divide PS. PSD não quer negociar OE, I de 15-07-2010
 

Teixeira dos Santos quer alcançar um défice melhor que o da Alemanha em 2013. No relatório de política orçamental, o ministro das Finanças fixou 2%, enquanto a "terrível" Merkel se limita a apontar 3%. As opções do Ministério das Finanças e da Europa estão a aterrorizar a ala esquerda do PS, que prevê um 2011 catastrófico, com profundos cortes nas políticas sociais, para cumprir o objectivo de passar o défice de 7,3% para 4,6%. Pedro Adão e Silva, politólogo, ex-dirigente do PS, aponta o relatório da política orçamental, discutido na última sexta-feira no Parlamento, como um sinal dos "vários níveis de esquizofrenia" de um país em que "os burocratas das Finanças fazem política contra aquilo que o primeiro-ministro diz e contra o que o governo diz". Adão e Silva chega ao ponto de sugerir que para apontar um défice de 2% em 2013 haverá "alguém a fazer política nos bastidores contra a vontade do governo". "A ditadura que existe é dos burocratas das Finanças, que não têm qualquer controlo político", afirma ao i.



Esponja na Operação Furacão. Bancos podem pagar e ficar livres, I de 15-07-2010
 

O Ministério Público poderá vir a admitir acordos com os bancos envolvidos na Operação Furacão que paguem as quantias devidas pelos seus clientes que não tenham querido, ou não tenham podido, liquidar as dívidas apuradas pelo fisco no âmbito dos crimes investigados. A solução está a ser pensada e teria de obter o acordo do juiz de instrução, Carlos Alexandre. Mas pouparia anos de desgaste ao sistema financeiro e à Justiça.



Novas estradas custam mais do que as Scut, Jornal Negócios de 15-07-2010
 

O valor foi ontem adiantado pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, no Parlamento, em audição na Comissão de Obras Públicas. Recorde-se que estas concessões têm estado à espera de receber o visto do Tribunal de Contas (TC), sendo que esta entidade já deu "luz verde" a duas delas, a Douro Interior e a Baixo Tejo. Estas sete concessões (Transmontana, Douro Interior, Algarve Litoral, Baixo Alentejo, Litoral Oeste, Pinhal Interior e Baixo Tejo) foram lançadas em regime de disponibilidade, ou seja, a Estradas de Portugal recebe as receitas de portagem, mas tem que pagar uma taxa às concessionárias. Essa taxa inclui a disponibilidade da infra-estrutura e o serviço.



Cavaco Silva promulga tributação das mais-valias mobiliárias, Jornal Negócios de 15-07-2010
 

Contrariando as pretensões e a pressão exercida pelo mercado da consultoria fiscal e dos partidos à direita do hemiciclo, Cavaco Silva promulgou o polémico diploma, aceitando a sua legitimidade política, assim como a sua conformidade com os princípios constitucionais. Assim, o novo regime avança, pondo fim a 20 anos de isenção fiscal.



Crianças em perigo nos autocarros, Jornal Notícias de 15-07-2010
 

Dos cerca de 30 veículos de transporte colectivo de crianças que ontem, quarta-feira, a PSP fiscalizou no âmbito da operação Verão Seguro 2010, apenas um cumpria todas as normas de segurança, tendo sido registadas 462 infracções em duas horas. No âmbito da operação Verão Seguro 2010, a PSP do Porto tem levado a cabo acções de fiscalização rodoviária do transporte colectivo de crianças para as praias, tendo a de ontem, quarta-feira, decorrido junto à praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos.



Patrões no desemprego quase duplicaram, Jornal Notícias de 15-07-2010
 

Liderar uma empresa não torna a pessoa imune ao desemprego; mas os gerentes de micro e pequenas empresas continuam sem direito a receber subsídio de desemprego. Em Junho, havia 1377 gerentes e directores de PME desempregados, diz o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), muito mais do que os 865 de há dois anos. Mas se os directores recebem subsídio de desemprego, já os gerentes não têm qualquer protecção financeira, já que a lei especifica que o subsídio só pode ser dado a um trabalhador por conta de outrem.



Leão ainda sem defesa, O Jogo de 15-07-2010
 

Ao primeiro adversário de renome que o Sporting apanhou pela frente na pré-temporada, um Paris Saint-Germain em construção, que foi 13º da liga - e vêm aí Lyon, Celtic, Tottenham e Manchester City antes dos jogos oficiais... -, a equipa leonina sofreu uma goleada que podia ser mais humilhante, não fossem as duas ofertas do guarda-redes Apoula, logo aos 2' e 4', que até faziam prever uma vitória tranquila. As fragilidades defensivas, embora ao ataque também tenha faltado eficácia, nem sequer permitiram ao Sporting aguentar uma vantagem conseguida muito cedo levando o treinador, Paulo Sérgio, a afirmar que o mais importante era ganhar ritmo e não o resultado... ao contrário do que tinha dito após o triunfo sobre o fraco Young Boys.



EDP compra mais 25% da Naturgas, OJE de 15-07-2010
 

A EDP está perto de fechar um acordo com o governo do País Basco para a compra de uma participação adicional de 25% na Naturgas. Esta operação, em conjunto com a aquisição paralela de uma fatia de 4,1% do capital detida pela autarquia de San Sebastián, conferirá à energética portuguesa a propriedade de 95% da gasista a partir do próximo dia 31 de Julho. Acresce que o exercício da opção de venda (put option) das autoridades bascas na Naturgas, através da Ente Vasco de la Energía (EVE), vai implicar o investimento de 400 milhões de euros por parte da EDP, numa empresa de que já detém o controlo accionista.



Retrospectiva em Barcelona, OJE de 15-07-2010
 

O artista espanhol Miquel Barcelo está a ser alvo de uma exposição retrospectiva entitulada "Barcelo antes de Barcelo, 1973-1982". As suas obras iniciais estão patentes até 26 de Setembro no centro Santa Monica, em Barcelona.



Moody's corta rating de oito bancos, OJE de 15-07-2010
 

A Moody's cortou ontem o rating de oito bancos portugueses, com cinco instituições a descerem um nível e outras três, dois níveis, uma redução que surge na sequência do corte do rating da dívida pública. A agência de notação financeira concretiza que os ratings da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander Totta, Banco Espírito Santo (BES), Banco BPI e Espírito Santo Financial Group foram revistos em baixa em um nível. Por sua vez, Millennium bcp (BCP), Montepio Geral e Banif sofreram um corte de dois níveis.



Impasse nas negociações entre PS e PSD põe em risco portagens nas Scut a 1 de Agosto, Público de 15-07-2010
 

As conturbadas negociações entre o Governo e o PSD podem comprometer a data de 1 de Agosto fixada para o início da cobrança de portagens em três Scut. Tanto o PS como o PSD admitem essa possibilidade, mas hoje há uma última oportunidade para se entenderam, graças ao adiamento pedido pelos socialistas na Comissão parlamentar de Obras Públicas. Foi o culminar de um dia de tensão entre o Governo e o PSD em que um e outro esticaram a corda. Sem sinais de acordo. A ponto de o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, ter telefonado ao líder parlamentar social-democrata, Miguel Macedo, a propor, por duas vezes, negociações a dois. Em vão. Da parte dos sociais-democratas, está, segundo um dirigente nacional, posta em causa a confiança no executivo nesta matéria.



Volta à França. 21 anos depois, um português volta a ganhar uma etapa, Público de 15-07-2010
 

Há ciclistas que foram feitos para estar na sombra. Chamam-lhes gregários. Alguns têm até a honra de ser considerados de "luxo", tal é a sua importância para os seus líderes, a sua qualidade e eficácia do seu trabalho. Ninguém os conhece, só mesmo os outros ciclistas, os adeptos mais conhecedores e os chefes das equipas. Mas, às vezes, esses anónimos passam a ter rosto, porque se revelam capazes de proezas ao alcance de poucos. Ontem, Sérgio Paulinho teve esse dia (o seu dia), no Tour, a prova de ciclismo mais importante do mundo. O ciclista português é o exemplo máximo de um gregário de luxo no panorama velocipédico, que, de quando em quando, revela as suas qualidades ocultas pelo trabalho em prol de um líder (primeiro foi a Liberty Würth, depois a Discovery, a Astana, agora a RadioShack).



Sinal de alarme, Record de 15-07-2010
 

Paulo Sérgio, que fez um balanço positivo do estágio em França, garantiu que na digressão aos Estados Unidos já irá alinhar com a equipa que entrará em campo na Liga Europa. O técnico leonino disse, ainda, desconhecer a gravidade da lesão de Daniel Carriço. "Perdemos o Marat [Izmailov] e agora aconteceu este azar com o Carriço. Temos de aguardar pelos exames médicos".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream