24 junho 2010

Manchetes do Dia - 24-06-2010

Quinta, 24 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Como Manuela quer tramar Sócrates em Portugal, 24 Horas de 24-06-2010
 

A queixa que Manuela Moura Guedes apresentou em Outubro do ano passado, por alegada difamação, injúria e calúnia por parte de José Sócrates, pode valer ao primeiro-ministro pena de prisão até dois anos ou multa superior a 120 dias. Isto caso José Sócrates seja condenado em Tribunal por esse mesmo crime.



Diamantes para Jesus , A Bola de 24-06-2010
 

O director desportivo do Benfica considera que Franco Jara e Nicolás Gaitán são «mais-valias» para o plantel "encarnado" e assegura que o clube vai continuar à procura dos melhores reforços que estão disponíveis no mercado.«Essa a expectativa de todos nós. Saímos de uma época onde fomos campeões nacionais e onde fizemos uma excelente temporada, mas já no decorrer da mesma procurámos reforçar a equipa para o próximo ano. São dois jovens jogadores argentinos, internacionais, que despertaram o nosso interesse. Consideramos que vão ser uma mais-valia para o próximo ano. Sempre dentro do modelo que ganhámos e pretendemos voltar a ganhar. Continuamos a tentar escolher os melhores que estão no mercado», disse Rui Costa durante a apresentação dos mais recentes reforços do Benfica.Se pesou na decisão de os contratar a pressão e exigência do campeonato argentino? «É relevante a exigência que têm no campeonato do país deles, a qualidade deles e sobretudo, também, a fácil adaptação dos jogadores argentinos à Europa. Mas o principal é a qualidade!»



Queiroz leva 680 mil euros se for campeão , Correio Manhã de 24-06-2010
 

Carlos Queiroz tem um prémio na ordem dos 680 mil euros, o dobro do dos jogadores, se Portugal ganhar o campeonato do Mundo de Futebol, que está a decorrer na África do Sul. Caso chegue ao derradeiro jogo, o seleccionador embolsa logo 500 mil euros, enquanto a presença nas meias-finais lhe garante um bolo de 300 mil. Os 'quartos' rendem-lhe 200 mil e os 'oitavos' 100 mil.



Atraída na net e violada em grupo, Correio Manhã de 24-06-2010
 

Conheceram-se ao acaso na rede social hi5, conquistaram a atenção e confiança um do outro. Rapidamente passaram à troca na internet de fotografias e mensagens íntimas. Foi assim semanas a fio, no mundo virtual em que cada um cria a sua personagem - pode até inventar o nome. E foi o que fez 'João'', 17 anos, até que 'Marta, um ano mais nova, cedeu à tentação de o conhecer - aceitou um encontro às cegas num bairro de Loures. Não contava com uma armadilha, à luz do dia, em que acabou violada por cinco a seis homens. Entre eles o amigo da internet. A Polícia Judiciária já apanhou três, sendo que um, menor de 16 anos, ficou logo à solta. E os outros foram ontem libertados por uma juizado Tribunal de Loures. Entendeu a magistrada que os dois são ainda muito novos - um de 17 anos e o outro com 18, sendo que o primeiro é responsável pela armadilha - e que não há perturbação de inquérito com eles à solta. Apesar de viverem no mesmo bairro, não podem contactar entre si. Até ao julgamento têm de se apresentar à PSP uma vez por semana. O pesadelo da jovem estudante, aos 16 anos, durou duas a três horas, na tarde de 6 de Janeiro. Depois de se encontrar com o amigo virtual, foi atraída a uma zona isolada onde chegaram cúmplices do primeiro, que a mantiveram sequestrada. Sem hipótese de pedir socorro. Foi primeiro violada por três a quatro elementos, todos entre os 15 e 18 anos; depois por mais um ou dois que lá apareceram, sem que a vítima saiba precisar quantos.



Oferta da telefónica pela Vivo em risco de ser anulada, Diário Económico de 24-06-2010
 

A batalha entre a PT e a Telefónica pelo controlo da Vivo arrisca transformar-se num pântano jurídico, após a venda, pelos espanhóis, de 8% do capital da operadora liderada por Zeinal Bava. A estratégia da Telefónica está debaixo da mira da CMVM e, ao que o Diário Económico apurou, no limite, a própria proposta de 6,5 mil milhões de euros da Telefónica para compra da Vivo corre o risco de ser anulada pelo presidente da mesa da assembleia geral, uma vez que a venda de 8% do capital poderá ter alterado os termos da oferta que será levada à própria assembleia.



Acordo entre Governo e PSD coloca portagens em todas as SCUT, Diário Económico de 24-06-2010
 

Dois dias depois de Rui Rio ter falado num clima de pré-revolta entre a população do grande Porto, Governo e PSD acordaram a introdução de portagens em todas as SCUT e não apenas em três como previa, inicialmente, o Ministério das Obras Públicas.



Férias judiciais podem adiar sentença da casa Pia, Diário Notícias de 24-06-2010
 

A sentença do processo Casa Pia dealegados abusos sexuais a exalunos da instituição - pode ser adiada mais dois meses, para Setembro, devido à última alteração das férias judiciais de 15 de Julho até 31 de Agosto. Ao que o DN apurou, a juíza Ana Peres já demonstrou essa preocupação junto de alguns dos advogados do processo e já manteve conversas informais relativamente a essa hipótese. Possibilidade que não choca as defesas de alguns dos arguidos, já que assim o recurso não terá de ser preparado durante o Verão. "Isso seria muito complicado até porque muitos já estão extenuados com esta recta final", diz fonte ligada ao processo.



Michael Jackson 'vendeu' 24 milhões de discos num ano , Diário Notícias de 24-06-2010
 

Desde que Michael Jackson que o mercado tem sido "invadido" por um mar de novos discos, livros e DVD relacionados com a vida e carreira do cantor. Em matéria de discos foi com bastante rapidez que logo após a moret de Jackson foi lançada a caixa The colection, que contém os cinco discos mais célebres do cantor.



Processo contra José Sócrates esteve oito meses parado no sítio errado, I de 24-06-2010
 

A simplicidade da linguagem popular assenta na perfeição ao caso Manuela Moura Guedes contra José Sócrates: a montanha pariu um rato. Ou, no caso, uma sucessão de aparentes falhas judiciais deu uma dimensão exagerada a um processo que está, afinal, na estaca zero. A Procuradoria-Geral da República anunciou ter remetido a queixa por difamação, apresentada pela jornalista em Outubro, ao procurador-geral-adjunto no Supremo Tribunal de Justiça. O processo esteve erradamente oito meses no DIAP de Lisboa e neste período não foi feita qualquer diligência. Não há, conclui o gabinete de Pinto Monteiro, "qualquer constituição de arguido".O dia começou, ontem, com agitação à volta da Comissão de Ética, onde foi apreciado um pedido do Tribunal de Instrução Criminal para que o primeiro-ministro fosse ouvido "na qualidade de arguido". Um pedido que surgiu na sequência de uma queixa de difamação, injúria e calúnia, apresentada por Moura Guedes depois de, em Abril de 2009, Sócrates ter dito que o telejornal da TVI era "um jornal travestido".A Comissão de Ética considerou não ter competência para decidir sobre o pedido, já que Sócrates tem o mandato suspenso (ver pormenores à direita), e constitucionalistas como Jorge Miranda pronunciaram-se a favor deste entendimento. Mas só ao final da tarde se perceberia, num comunicado com algumas críticas nas entrelinhas, a confusão jurídica que o caso provocou.



Brisa sai do Brasil com 1,2 mil milhões e Mota prepara entrada na construção, Jornal Negócios de 24-06-2010
 

Brisa tenciona sair, até ao final do próximo mês de Julho, do mercado brasileiro, com a venda integral da sua participação de 16,35% na Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR). O encaixe financeiro desta operação, que a empresa estima em 1,2 mil milhões de euros, será usado na amortização de dívida e no financiamento do crescimento futuro noutras geografias, como a Índia ou a Turquia.Ontem, a concessionária liderada por Vasco de Mello anunciou ter assinado um acordo com os outros accionistas da CCR - os grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido - para a venda de 6% das suas acções por 990 milhões de reais (451 milhões de euros). Quanto aos restantes 10,35%, serão alienados nas próximas semanas através de colocação privada, para a qual a empresa mandatou o Banco Santander.



Xeque á PT, Jornal Negócios de 24-06-2010
 

A Telefónica fez xeque à PT, anunciando a venda da maior parte da posição que tinha na operadora. Dos 10% que lhes eram imputados, a Telefónica vendeu 8%, que podem ser decisivos na contagem de votos na assembleia-geral. A informação foi recebida com surpresa no quartel-general da PT. Tal como o Negócios noticiou em primeira mão, a Telefónica vendeu 8% da PT e ficou com "apenas" 2,02% dos direitos de voto. No mesmo dia, o UBS, que, tal como o Crédit Suisse, assessora a Telefónica na operação, anunciou ter reforçado para 5,84% dos direitos de voto da PT e apareceu a "outsider" TPG Axon com 4,24% dos direitos de voto. E a Société Général revelou ter ficado com 1,96% de acções da PT. A Telefónica não confirma que a venda da sua posição tenha sido feita a estas entidades. Aliás, a operadora diz, oficialmente, que vendeu a sua participação no mercado. A UBS não faz comentários e a TPG Axon diz que não comprou a posição directamente à Telefónica, mas recusa-se a dizer a quem o fez e com que intenção devoto na assembleiageral. Ao Negócios, fonte oficial da TPG Axon limitou-se a dizer que tem o direito de participar na assembleia de 30 de Junho. Ao vender a sua posição, a Telefónica contorna a possível inibição de votar na assembleia-geral. O presidente da mesa ainda não se tinha pronunciado sobre se a Telefónica poderia ou não votar, mas era uma forte possibilidade. Assim, a Telefónica contorna essa inibição. E a espanhola recusa a ideia de estas entidades estarem a votar, indirectamente, por ela É que, diz, vendeu as acções no mercado.



Telefónica vende acções na PT para ganhar votos ou mais-valias, Jornal Notícias de 24-06-2010
 

A uma semana da assembleia-geral que vai decidir se a Portugal Telecom vende, ou não, a sua parte na operadora móvel Vivo, a Telefónica alienou 8%, dos 10% de capital que detém na operadora nacional. Uma operação que surpreendeu o mercada A operadora espanhola confirmou a operação ao final da tarde de ontem. Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portugal Telecom adiantou que o grupo suíço UBS AG passou a deter uma participação superior a 5% dos direitos de voto e que a sociedade gestora TPG-Axon, com sede em Nova Iorque, controla agora uma posição superior a 2% dos direitos de voto, em operações realizadas na Euronext Iisbon no dia 21 de Junho. No total, as duas entidades detêm 10,08% da PT.



Portagens em todas as SCUT com isenções para residentes, Jornal Notícias de 24-06-2010
 

José Sócrates deu a notícia: as portagens avançam nas sete SCUT, tal como foi exigido pelo PSD, mas com isenções para empresas e particulares residentes. Governo e sociais-democratas negociaram ontem, mas ainda sem qualquer resultado concreta.



Kieszek quase Dragão, O Jogo de 24-06-2010
 

Na semana em que Nuno rescindiu o contrato que o ligava ao FC Porto por mais uma época, a SAD alinhavou a contratação do polaco Kieszek ao Braga. O vínculo do guarda-redes ao FC Porto ainda não está totalmente definido, faltando esclarecer a duração do contrato, por exemplo, mas sabe-se que o negócio entre os dois clubes está muito bem encaminhado.



Amorim quer facturar 20% na China, OJE de 24-06-2010
 

O grupo Amorim vai construir uma fábrica na China, país que pode vir a representar 20% da facturação anual com cortiça em vez dos actuais 2%, disse à agência Lusa fonte do grupo. "A obra vai arrancar em Outubro na região de Xian e a fábrica deverá estar pronta em seis meses", disse Mário Costa, delegado do Grupo Amorim na China. O investimento é de 3,5 milhões de euros e vai empregar 70 pessoas.



Leilões: Retratos inéditos de Michael Jackson em Paris, OJE de 24-06-2010
 

Esta fotografia inédita de Michael Jackson foi tirada em Julho de 1999 pelo fotógrafo francês Arno Bani, e nunca foi mostrada em público desde então. Pertence a um lote de doze retratos que vão ser leiloados em Dezembro pela casa Pierre Bergé, em Paris.



Malparado dispara nas famílias e empresas, OJE de 24-06-2010
 

O crédito malparado voltou a disparar em Maio, sinalizando que tanto as famílias como empresas estão a sentir cada vez mais dificuldades em cumprir as suas responsabilidades perante a banca que está, por seu lado, a apertar as condições de financiamento e a restringir o acesso ao crédito.



Prémios e progressões em risco no Estado, Público de 24-06-2010
 

O Governo, através do ministro das Finanças, admitiu hoje que nos próximos anos não haverá condições para pagar prémios e progressões na carreira aos funcionários públicos"Temos que ter presentes as condições orçamentais. Este ano tivemos que cativar 40 por cento das verbas para prémios e progressões gestionárias e não vejo que haja aqui margem de manobra nos próximos anos", disse o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.O ministro alertou ainda: "Temos que ser cautelosos e prudentes no uso desse poder discricionário", garantindo que só as progressões obrigatórias estarão asseguradas."Teixeira dos Santos falava numa audição na Comissão Parlamentar de Trabalho e Assuntos Sociais, onde já tinha dito que mais importante do que flexibilizar a legislação laboral é evitar que os salários cresçam acima da produtividade.



Governo e PSD muito próximos de acordo sobre as Scut e os chips, Público de 24-06-2010
 

O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje que um acordo global com o PSD em torno da política de cobrança de portagens requer que os sociais-democratas abdiquem do seu diploma para revogar os chips de matrícula.



Benfica ataca James Rodríguez , Record de 24-06-2010
 

Depois de consumadas as contratações de Franco Jara e Nicolas Gaitán, o Benfica pode voltar às compras na Argentina nos próximos dias. O alvo dos encarnados é James Rodríguez, jovem prodígio colombiano que atualmente representa o Banfield, emblema da primeira divisão argentina. Rodríguez, de 18 anos, atua preferencialmente como médio-esquerdo, apesar de poder alinhar noutros lugares do ataque e é visto como o substituto ideal de Di María, que deverá assinar brevemente pelo Real Madrid.O nome do atleta tem sido associado ao emblema da Luz nos últimos dias e o presidente do clube dos arredores de Buenos Aires, Carlos Portell, confirmou a Record que as águias já fizeram uma proposta pelo jogador."Temos uma oferta do Benfica pelo James Rodríguez mas não posso revelar o valor. Neste momento estamos a estudar todas as possibilidades, mas posso adiantar que dificilmente o jogador vai permanecer no clube. É muito difícil segurá-lo", revelou. Os encarnados têm o atleta referenciado e pretendem adquiri-lo por um valor a rondar os 5 milhões de euros. No entanto, as águias não estão sozinhas na corrida pelo jogador, que também é muito pretendido em Espanha, Itália e Rússia. "Até há pouco tempo a melhor proposta era do Benfica. Havia também uma oferta de Espanha. Mas nestes últimos dias chegou uma oferta muito vantajosa do CSKA de Moscovo. Vamos analisar e na próxima semana devem surgir novidades", adiantou.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream