21 junho 2010

Manchetes do Dia - 21-06-2010

Segunda, 21 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

João Nabais e a mulher não pagam dívidas ao banco, 24 Horas de 21-06-2010
 

Em causa estão 61 mil euros pedidos para abrir um restaurante. Nabais defende-se e diz que os sogros denunciaram a situação "por vingança"



Hora de ser Líder , A Bola de 21-06-2010
 

É hora de Ronaldo assumir rédeas na Selecção. Não ganhar à Coreia do Norte pode ser o fim. É agora ou nunca! Não há volta a dar. Aos 25 anos, chegou a hora de Cristiano Ronaldo ser o comandante da Selecção, dando brilho ao estatuto que, há ano e meio, o levou ao título de melhor jogador do Mundo. O desafio da Coreia do Norte, hoje à hora de almoço, apresenta-se como um dos maiores da carreira do nosso 7, do nosso novo menino de ouro, do nosso líder da actualidade, depois de Eusébio nos anos 60 e de Figo nos anos 90 e no novo milénio. Chegou a tua vez, Ronaldo! Não vencer hoje a Coreia do Norte pode ser o fim. Pode significar o princípio do adeus de Portugal ao sonho sul-africano. E pode, por acréscimo, implicar que o jogador mais caro de sempre (o Real Madrid pagou, há um ano, perto de 100 milhões de euros ao Man. United) fique fora do Mundial no final da primeira fase, restando-lhe esperar pelos 29 anos para, no Brasil, em 2014, ter nova e, provavelmente, derradeira tentativa de sagrar-se campeão mundial, um sonho tantas vezes confessado. Inspiração lusitana não lhe faltará. Desde logo porque o jogo se realiza numa das cidades mais marcantes da nossa história, a Cidade do Cabo, o da Boa Esperança que deixou de ser das Tormentas quando o navegador Bartolomeu Dias, em 1488, o dobrou e deu novos mundos ao Mundo.



"Barão" declara 15 mil euros ao fisco, Correio Manhã de 21-06-2010
 

Alexandre Alves, presidente da RPP Solar, disse às Finanças que apenas ganha 15 400 euros por ano de uma empresa de recursos humanos.



Lesão de Deco está mal explicada, Correio Manhã de 21-06-2010
 

Eram 14h12 na Cidade do Cabo, menos uma hora em Portugal, quando o comunicado da assessoria de Deco chegou às redacções dos jornais de todo o Mundo. Alguns sites, como o da Globo, falavam de notícias desencontradas, mostrando-se expectantes em relação à conferência de imprensa do seleccionador nacional. De facto, em comunicado emitido no sábado, 19 de Junho, a Federação falava em lesão na anca esquerda, enquanto a assessoria do jogador dizia ontem tratar-se de uma lesão na face posterior da coxa direita. O nº 20 ficou fora de combate no treino de sexta-feira, razão pela qual falhou os dois últimos aprontos. Segundo Queiroz, ontem foi submetido a um derradeiro teste, que afastou a possibilidade de participar no jogo de hoje.Deco tem sofrido este tipo de lesão desde os tempos em que representava o Barcelona. Uma lesão relativamente comum no futebol e que tem a ver com a morfologia do jogador. Ao serviço do Barcelona e Chelsea, sabe o CM que foram várias as vezes em que Deco solicitou os serviços do fisioterapeuta António Gaspar para o recuperar.



Segurança Social detecta risco de corrupção nos subsídios e pensões, Diário Económico de 21-06-2010
 

O Instituto de Segurança Social (ISS) considera que existe um risco "elevado" de os próprios serviços processarem subsídios indevidos ou mesmo de avançarem com o pagamento em contas bancárias que não as indicadas. Isto além do risco "moderado" que existe na atribuição de apoios.



"Seria importante que a PT ficasse no Brasil", Diário Económico de 21-06-2010
 

Dilma Rousseff, nascida em 1947, pode tornar-se na primeira 'presidenta' do Brasil após as eleições de 3 de Outubro. As sondagens mostram um empate técnico, de 37%, com o principal rival, José Serra. Enérgica, de olhar frontal, a favorita de Lula da Silva terminou em Lisboa uma ronda por quatro capitais europeias, para reassegurar, se for eleita, a continuidade das actuais políticas brasileiras. A ex-ministra da Energia diz que a Galp está muito próxima da petrolífera Petrobras e reafirma as palavras de Lula, quando disse que seria do interesse brasileiro que a Portugal Telecom permanecesse no Brasil.



Principais entradas do País sem postos SOS até 2011, Diário Notícias de 21-06-2010
 

Os 304 postos de SOS dos itinerários principais e complementares (vulgo IP e IC) estão fora de serviço. Foram ensacados e apertados com fita adesiva. Estão todos desactivados e ninguém pode usá-los para pedir ajuda em caso de emergência nas principais estradas da rede rodoviária nacional. Isso mesmo confirma a Estradas de Portugal (EP), empresa concessionária: os postos SOS foram "calados" para remodelar toda a rede e, pelo menos até 2011, os automobilistas não podem contar com eles. Os representantes das comissões de utentes do IP3 e do IP4 estão indignados.



Nobel não queria Panteão e ficará num jardim, Diário Notícias de 21-06-2010
 

Falta agora encontrar na geografia da sua Lisboa um jardim onde se possa enterrar as cinzas e sobre elas colocar uma pedra com o nome do homem que ali está, para que as pessoas, que o queiram fazer, possam cumprir um terceiro desejo seu: o de lá irem pôr uma flor de vez em quando. Era esse o breve conjunto de vontades do Prémio Nobel para quando morresse e que agora a mulher, Pilar del Rio, e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, tentam satisfazer. Já foram pensados alguns jardins para executar a vontade do escritor, mas a decisão final só se verificará após os passos da despedida que ontem terminaram com a cremação.



Don José de Lanzarote parou todos os relógios às quatro da tarde, I de 21-06-2010
 

Dizem-me que ao lado da oliveira que José Saramago trouxe de Portugal está uma cadeira em que ele se sentava a ver o mar. Ao olhar para a direita, além do mar, via um quadro de João Hogan. Não sei se alguma vez ele o viu, mas é o que lá está. Aquelas montanhas que parecem, ao longe, ser de uma areia escura, outras vezes mais clara, conforme embate o sol, ou as nuvens que vão passando. Nem sei se se conheceram. E até se se gostavam. Mas a vista da casa do único Nobel de língua portuguesa é assim. Mar, mar, mar e terra, cor de terra umas vezes, outras terra negra, preta mesmo. As casas são sempre brancas, algumas caiadas. E com muros. Os de A CASA de Saramago (assim se chama, em português) são baixos. Um salto ágil, mas fácil, e podemos estar no jardim de cactos, palmeiras, pinheiros macerados pelo vento e algumas flores rasteiras de cor. N'A CASA não está ninguém. Pelo menos ninguém responde quando se toca na campainha que diz Pilar del Río e, em baixo, José Saramago. Ou melhor, já não estava ninguém. Todos os próximos de José Saramago (até a dona da livraria Libertad de que José Saramago e Pilar eram clientes assíduos e que está fechada em honra de Saramago, com fotografias dele e de Pilar e os livros mais recentes na montra, a par de um jogo para miúdos do Real Madrid) foram para Lisboa. Cruzei-me com dois próximos que não foram. Um deles, Xavier Muñoz, 33 anos, é o responsável pela Biblioteca José Saramago em Tías, ao lado da casa onde viveu os últimos vinte anos, a dez minutos de carro do aeroporto de Arrecife. Chegou a Saramago porque é informático: "José precisava de um informático e chamou-me. Assim. Simples... e depois disso, 'mira' um montão de anos." Xavier, uma espécie de homem duplicado para o escritor. Foi por causa do romance, em 2001, que Xavier se encontrou com José, como lhe chama, e que "te posso dizer, como informático, José era muito adiantado no computador. Muito mais do que Pilar. Até ia à net quando tinha dúvidas sobre o acordo ortográfico."



PSD dividido: Comissão discute apagar "república" da Constituição, I de 21-06-2010
 

O PSD está a discutir uma alteração à Constituição que, a ser aprovada, permitiria que Portugal se tornasse uma monarquia. A proposta de alteração da alínea b do artigo 288 da Constituição Portuguesa, que impõe a forma republicana de governo, já foi posta a discussão na comissão de revisão constitucional do PSD, sabe o i. A iniciativa passa por substituir o artigo constitucional que limita a natureza do regime português a uma republica por um outro que apenas imponha uma natureza democrática de governo. Com esta alteração, passaria a poder existir em Portugal qualquer regime político, desde que seja democrático. A iniciativa está, à partida, condenada à falta de unanimidade. "Sou contra", diz Bacelar Gouveia.O constitucionalista e membro da comissão defende que "esta não é uma questão de primeira linha e que não foi por isto que foi criada a comissão e, como tal, não se deve criar polémica sobre o tema". Mas admite que "a alteração do artigo já foi pedida, o que levantou algumas discordâncias".



Mundial 2010, I de 21-06-2010
 

O ombro foi-se, com Nani.E agora a anca(ou será a coxa?) de Deco. Que portugal tenha tanta cabeça como José Augusto mostrou em 1966, naquele incrível 5-3.



Calendário fiscal. Saiba quando entram em vigor as alterações dos impostos que vão afectar o seu..., I de 21-06-2010
 

As dúvidas permanecem sobre quando serão afinal aplicadas algumas das novas alterações fiscais, introduzidas pela Lei do orçamento de Estado, e que vão afectar a carteira de muitas famílias portuguesas. No dia 28 de Abril de 2010 foi publicado a Lei do Orçamento de Estado(OE) para 2010.



Descontos para a Segurança Social aumentam em 2011?, Jornal Negócios de 21-06-2010
 

Governo insiste que sim, mas partidos da oposição já levantam reservas.



Estado apoia empresa dias antes da falência, Jornal Negócios de 21-06-2010
 

Lugar Senhor dos Perdões, Ribeirão, Vila Nova de Famalicão. Aqui mora uma empresa que, no final de Novembro passado, recebeu do LAPMEI dois milhões de euros. Duas semanas após o Estado ter tomado 40% do capital da Facontrofa, a fábrica deixou praticamente de produzir, por falta de encomendas, e entrou em "lay off" pouco tempo depois. Com salários e subsídios por pagar, a empresa viria a ser decretada insolvente, em Maio último, arrastando neste processo as 25 lojas da marca Cheyenne e um total de 300 trabalhadores. O administrador judicial precisou apenas de dois dias para mandar fechar a fábrica e toda a rede comercial.Contactado pelo Negócios, o IAPMEI desculpa-se com a crise mundial para explicar o desfecho da aposta no Senhor dos Perdões. "Todos sabemos que este tipo de operações em empresas que se encontram em situação difícil são sempre de alto risco, havendo necessariamente probabilidades de insucesso", alegou, em resposta enviada por "email". Probabilidades "que se ampliam em períodos de grave crise económica como a que se registou, e que afectou decisivamente as condições de sucesso do projecto de reestruturação da empresa", justificou o instituto presidido por Luís Filipe Costa. A entrada do IAPMEI na estrutura accionista da Facontrofa, numa operação que aumentou o capital social da empresa de um milhão (após redução para cobertura de prejuízos) para cinco milhões de euros, foi efectuada através do FRME - Fundo para a Revitalização e Modernização Empresarial, que visa precisamente apoiar operações de reestruturação e de restabelecimento das condições de competitividade das empresas.



Manutenção militar à espera da extinção, Jornal Notícias de 21-06-2010
 

Cerca de 1400 trabalhadores da Manutenção Milhar e das Oficinas Gerais de Fardamento do Exército vivem num sobressalto permanente, por falta de decisão governamental quanto ao futuro. As duas empresas, ameaçadas de extinção, estão atoladas em dívidas.



Sem Deco mas cheios de fé, Jornal Notícias de 21-06-2010
 

Deco não recuperou e fica reservado para o jogo com o Brasil de sexta-feira. E pronto não há maneira de Deco deixar de ser notícia na Àfrica do Sul. O jogador fica mesmo de fora da partida de hoje, com a Coreia do Norte, por ter acusado um problema antigo, na coxa direita, no treino da última sexta-feira - explicou Crlos Queiroz -, e realizou exames compelmentares que permitiram concluir que não seria aconselhável utilizá-lo neste encontro.



Sem desculpas, O Jogo de 21-06-2010
 

A ausência de Deco, devido a lesão, será colmatada hoje com a entrada de Tiago, um jogador muito apreciado pela equipa técnica nacional. Uma opção natural e que já aconteceu na Bósnia, no dia em que Portugal carimbou o passaporte para o Mundial. Nessa altura, e devido ao mau estado do relvado, o Mágico ficou no banco, jogando de início o médio que começou a época na Juventus e terminou no Atlético de Madrid.



Malo procura parceiro estratégico, OJE de 21-06-2010
 

O Malo Group procura um parceiro que lhe permita consolidar o processo de internacionalização iniciado em 2007 com a aposta numa estratégia de abertura de clínicas nas principais capitais do mundo, revelou ao OJE o CEO e Presidente do Malo Group, Paulo Malo.



Confiança das famílias volta a cair em Maio, OJE de 21-06-2010
 

A actividade económica melhorou em Portugal no mês de Maio, mas a economia continua a dar sinais mistos com a queda da confiança dos consumidores e dos indicadores de sentimento económico e consumo privado, que reflectem os efeitos do plano de austeridade lançado pelo Governo.



Patrões anunciam hoje organismo único, OJE de 21-06-2010
 

A crianção de uma estrutura patronal de "cúpula" vai ser anunciada hoje. Depois de vários anos, com as associações patronais a tentarem a fusão em circunstâncias de igual representatividade numa estrutura única, o projecto será materializado esta segunda-feira.



Diminuição de donativos ameaça acção das associações privadas de apoio a doentes, Público de 21-06-2010
 

Os responsáveis pelas associações que se dedicam às pessoas que são afectadas pela doença, de uma forma directa ou indirecta, dizem que "a corda na garganta" está cada vez mais apertada e há projectos e actividades que podem ser adiados ou cortados. Desde as conhecidas, como a Sol, a Abraço ou a Acreditar, às mais pequenas, como a Associação Nacional de Esclerose Múltipla, passando por maiores como a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, todas sofrem com o mesmo mal: menos dinheiro. No território sem fins lucrativos e de quem depende dos outros, há quem pense em novas formas de ir buscar verbas, desde a venda de artigos em supermercados até fundos europeus, mas há também quem olhe para o plano de actividades a pensar no que se pode cortar.Na Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Margarida Cruz não esconde as dificuldades em gerir um projecto que apenas tem dez por cento do orçamento garantido pela Segurança Social. Porém, como se exige a uma optimista, destaca primeiro um lado positivo. É que se, nas contas totais, os donativos sofreram uma quebra preocupante, houve quem - consciente dos tempos difíceis - até aumentasse a sua contribuição solidária com a instituição. Essa generosidade partiu, explica, "de um grupo pequeno de empresas que são parceiros da Acreditar há já muitos anos". De resto, nos contributos de particulares, Margarida Cruz sente "uma alteração muito grande". "Em Abril tínhamos um défice de 60 mil euros. Isto não é habitual", refere a responsável que está nesta instituição desde 2002.Em resumo, nota, as coisas já estavam mal mas agora estão pior. Exemplos: todos os anos por esta altura a Acreditar já tem apoio para 10 dos 12 quartos da casa de Lisboa. São 12 mil euros cada quarto. Este ano, só seis estão financiados. O que está em risco? "Queríamos lançar este ano o projecto de arquitectura para construir uma casa no Porto. É de não conseguir isso que temos mais medo", responde. Este ano, a Acreditar vai apoiar-se numa "almofadinha reservada para cenários de tempestade", mas está também a preparar candidaturas a fundos internacionais.



"Sei que os golos vão aparecer", Record de 21-06-2010
 

Vencer ou... vencer. Cristiano Ronaldo sabe que, depois do empate no jogo frente à Costa do Marfim, Portugal só tem uma opção na partida de segunda-feira, com a Coreia do Norte."O importante é ganhar para sonhar com a qualificação [para os oitavos-de-final]. Não interessa quam marca os golos. Se conseguirmos vencer a Coreia do Norte com muitos golos, melhor, mas a prioridade é ganhar", disse o internacional português, este domingo, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de amanhã. O encontro será uma reedição do duelo do Mundial de 1966, em que Portugal recuperou de desvantagem de 0-3 com 4 golos de Eusébio. "Marcar 4 golos num jogo de um Mundial é um feito histórico. Mas Eusébio, perdão, o senhor Eusébio, não é qualquer um. De qualquer maneira, neste jogo só pensamos em vencer. Não importa quem marca", voltou a frisar o avançado do Real Madrid.



Queiroz aposta em Miguel, Tiago e Simão, Record de 21-06-2010
 

Portugal defronta hoje a Coreia do Norte, à hora do almoço (12.30), no segundo jogo do Grupo G deste Mundial sul-africano com o objetivo de repetir a vitória conseguida em 1966, no épico embate de Liverpool. Desta vez o palco é a bela Cidade do Cabo, e o Estádio Green Point poderá assumir o papel do velhinho Goodison Park onde Eusébio da Silva Ferreira destroçou os norte-coreanos com 4 golos no espaço de 32 minutos, que ainda hoje constituem um marco histórico na competição. Agora, o selecionador Carlos Queiroz vai depositar toda a sua confiança num ataque liderado por Cristiano Ronaldo, que contará com Simão no flanco oposto para seu parceiro na missão de servir Liedson na busca dos primeiros golos de Portugal no Campeonato do Mundo. E como estamos a precisar deles...


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream