22 junho 2010

Manchetes do Dia - 22-06-2010

Terça, 22 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Foi a Timor para sustentar os filhos e acabou morto, 24 Horas de 22-06-2010
 

À hora a que a tragédia aconteceu, 6h00 da manhã de segunda-feira em Timor, 22h00 de domingo em Portugal o fuso horário determinava duas realidades diferentes para um pai e um filho. O pai, sargentoajudante da GNR Hermenegildo Marques, 46 anos, perito em explosivos, morria numa ravina em Timor, após o despiste do carro de serviço em que seguia, sentado no chamado "lugar do morto". Ia desactivar uma bomba encontrada numa aldeia timorense mas ficou pelo caminho. O filho do militar, de 18 anos, estava em casa, em Évora, a preparar-se para o exame de Matemática, de acesso à universidade. O jovem só viria a saber da morte do pai três horas depois do acidente.



Perfeito, A Bola de 22-06-2010
 

Cristiano Ronaldo recebeu o prémio de Homem do Jogo votado pelos utilizadores do site da FIFA, mas acabou por oferecer a distinção a Tiago.«Para mim foi ainda melhor receber o prémio das mãos dele do que da FIFA, está assinado por ele.. é um grande orgulho», disse Tiago. Ronaldo justificou a entrega do prémio: «Muitos companheiros meus jogaram bem, mas ele fez dois golos, uma assistência, jogou bem, melhor do que eu. Mereceu. Agradeço aos meus fãs, que são sempre leais e sinceros.»



Tragédia no mar, Correio Manhã de 22-06-2010
 

As imagens do naufrágio do barco 'Super Águia 2' "sucedem-se na cabeça de Paulo Teixeira a todo o instante. O homem, 37 anos, não consegue esquecer o momento em que perdeu os quatro colegas, após um naufrágio, às 09h30 de anteontem, na zona do Pesqueiro da Galega, a 18 km da costa do Furadouro, em Ovar. Paulo, que passou cerca de 19 horas à deriva no mar, será o único sobrevivente da tragédia. Ao início da noite de ontem, António Carrancho, de 51 anos, proprietário da embarcação e residente em Oliveira do Bairro; Pedro Neves, de 50 anos, morador na Mealhada; e ainda Arlindo Monteiro, de 48 anos, e o filho André, de 21, ambos de Anadia, continuavam desaparecidos."Ajuda-nos, por favor, estamos a ir ao fundo" disse Arlindo a Paulo antes de largar a bóia, agarrada à qual ele e o filho ainda lutaram pela vidadurante quatro horas.O sobrevivente foi encontrado seguro também a uma bóia, por volta das 04h30 de ontem, por um grupo de pescadores, a 13 milhas do local do naufrágio. Estava em choque. "Ele contou-nos que estavam a pescar e que o barco começou a meter água. Quando deram por ela já estavam a afundar-se, nem tempo tiveram para colocar os coletes salva-vidas. Apenas recorda o momento em que viu pai e filho afundarem-se" contou ontem, ao CM, um pescador que ajudou a resgatar Paulo Teixeira do mar.



Goleada histórica, Correio Manhã de 22-06-2010
 

Carlos Queiroz destaca exibição de Tiago, com dois golos, e revela que o próprio Cristiano Ronaldo lhe deu o troféu de homem do jogo, atribuído pela FIFA.



Funcionários públicos forçados a aceitar mudança de serviço, Diário Económico de 22-06-2010
 

O Governo prepara-se para alterar as regras da mobilidade interna no Estado, com o objectivo de forçar os funcionários públicos a aceitar serem transferidos para outros órgãos ou serviços, apurou o Diário Económico. A proposta de alteração será entregue aos sindicatos da função pública dentro de três a quatro semanas.



Sócrates e Passos Coelho negoceiam solução para portagens nas SCUT, Diário Económico de 22-06-2010
 

Governo e PSD estão em conversações para permitir que sejam cobradas portagens nas SCUT já a partir de 1 de Julho, mas sem que para isso seja obrigatório todos os veículos estarem equipados com o dispositivo electrónico de matrícula. Na quinta-feira, a oposição prepara-se para revogar os decretos que regulam estes dispositivos. No entanto, as duas bancadas deverão entender-se de forma a que as portagens nas SCUT possam ser cobradas na mesma, ainda que através de outras modalidades de pagamento.



Nem era preciso tanto!, Diário Notícias de 22-06-2010
 

Sete golos, duas bolas nos postes (Ricardo Carvalho 6, e Cristiano Ronaldo 7)! Não era preciso tanto! Só era necessário ganhar, jogando bem, á equipa n.º105 do rakingFIFA.



Governo e PSD ultimam acordo para avançar com "chips", Diário Notícias de 22-06-2010
 

O Governo está a negociar com a bancada do PSD uma solução para para que os sociais-democratas não inviabilizem os chips nos automóveis, apurou o DN de fonte governamental. Sem esse acordo político, o Governo teria em mãos um grave problema - é que sem esses chips (semelhantes, na última versão do Governo, aos identificadores da Via Verde) não há como cobrar portagens nas antigas Scut já a partir de dia 1 de Julho umamedida, aliás, aprovada no PEC2, com o apoio do PSD.



Portugal aniquila Coreia do Norte. Sete a zero e está quase nos oitavos, I de 22-06-2010
 

Não houve remontada como em 1966 nem um goleador como Eusébio, sobrou a atitude de 11 jogadores ao nível dos Magriços. No Cabo, onde ninguém tinha passado do empate em partidas do Mundial, Portugal cilindrou a Coreia do Norte (7-0) com uma segunda parte de sonho e quase conseguiu dobrar a maior diferença de golos de sempre em fases finais (4-0 à Polónia, em 2002). Meireles pintou um aviso na muralha asiática, Simão abriu um túnel e depois foi marcar, marcar, marcar, marcar e marcar. Até Ronaldo quebrou o jejum. Agora só uma catástrofe (Costa do Marfim recuperar nove golos) impedirá a passagem aos oitavos-de-final. Mas há esperança de passar em primeiro, caso se consiga vencer o Brasil.



Benfica acerta com SportTV novo contrato milionário, I de 22-06-2010
 

A Olivedesportos pode estar prestes a garantir a renovação dos direitos de emissão dos jogos do Benfica na Liga portuguesa de futebol. O actual contrato entre a empresa de Joaquim Oliveira e o clube encarnado termina no final da época 2012/13 e o i sabe que as duas partes estão em negociações avançadas para a prorrogação do contrato. A base para o acordo estará no meio termo entre os cerca de 25 milhões de euros anuais exigidos pelo Benfica para a renovação e os 9 milhões por época que a SportTV - detida a 50% pela Olivedesportos e pela Zon - paga actualmente aos encarnados.O esboço de entendimento surge dois meses depois de o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ter ameaçado procurar um novo parceiro no sector audiovisual se a SportTV não aumentasse consideravelmente os valores pagos anualmente ao clube. A direcção encarnada chegou mesmo a ponderar o lançamento de um concurso internacional para a venda dos seus direitos de emissão, no caso de não conseguir chegar a acordo com Joaquim Oliveira. Mas agora o discurso muda de tom. "Sempre dissemos que daríamos preferência ao nosso parceiro dos últimos anos, mas não podemos comentar o ponto actual das conversações", explicou ao i uma fonte próxima da direcção encarnada. Com uma ressalva: "O Benfica mantém tudo o que disse em relação aos valores desejados", assegura a mesma fonte.



Garcia de Orta iliba médica mas assume troca de medicamento, I de 22-06-2010
 

Nem a médica nem o farmacêutico. O erro ocorrido no Garcia de Orta, que levou duas crianças a serem tratadas com o medicamento errado, terá acontecido no circuito de distribuição do hospital de Almada, entre a farmácia e o serviço de otorrino. A directora clínica do Hospital, Ana França, garantiu ontem que o ácido saiu da farmácia hospitalar na embalagem certa, "e com as indicações certas" para ser armazenado no local apropriado. Contudo, por razões ainda a apurar, acabou guardado num frigorífico onde devia estar um sedativo. "A probabilidade de se juntarem os dois medicamentos [muito semelhantes na aparência mas que não deviam ser guardados juntos] é de uma para um milhão", acrescentou a médica. "Como é que estas coisas podem acontecer mesmo cumprindo as normas? É isso que estamos a tentar apurar." Os responsáveis pelo hospital garantiram que, mesmo sem estar identificada a causa da troca, redobraram a atenção à distribuição interna de medicamentos, para impedir "que se repita" o erro.



''Há 15 a 20 tribunais que não deveriam existir'', Jornal Negócios de 22-06-2010
 

A Justiça foi sujeita a uma "massificação monumental" desde o 25 de Abril. Tanto no caso dos seguros dos acidentes de viação, como nos créditos e dívidas de consumo - grande parte do problema -, a Justiça depara-se entre duas barricadas: de um lado estão as empresas, do outro os consumidores.E, para Noronha do Nascimento, estes últimos são o elo mais fraco, que cumpre proteger mais e melhor. Proteger da publicidade enganosa e dos contratos abusivos, que, no fundo, redundam em incumprimentos massivos e, mais tarde, no entupimento dos tribunais. No fundo, a morosidade resulta, sobretudo, da economia. - Justiça está hoje melhor do que estava há 35 anos?- Não diria que está melhor nem pior; diria antes que está muito diferente. O 25 de Abril alterou completamente a concepção da Justiça. Antes disso, os tribunais limitavamse a julgar [Direito] cível, crime e comercial. Mais nada. O sistema tirava dos tribunais uma série de questões que o sistema judiciário não julgava, como forma de evitar conflitos. O Ministério Público ganhou autonomia para fazer a investigação; bem ou mal, ganhou-a. Criouse o Conselho Superior da Magistratura (CSM) com a composição democrática que tem hoje. Isso significa que o sistema mudou em termos de democraticidade. Em termos de abrangência e de independência mudou completamente.



Famílias numerosas mais penalizadas com corte nos apoios sociais, Jornal Negócios de 22-06-2010
 

As famílias com mais adultos e crianças serão as mais afectadas no acesso a prestações sociais. Esta é uma das consequências da nova lei da condição de recursos, que a partir de Agosto uniformizará os critérios de acesso a uma série de prestações não contributivas. Apenas os beneficiários que vivam isolados (e que não apresentem novos rendimentos) escaparão a este corte, mantendo as condições de acesso a prestações como o rendimento social de inserção ou o subsídio social de desemprego.As novas regras não se limitam a uniformizar o tipo de rendimentos considerados, como os de capitais ou prediais. Alteram também o conceito de agregado familiar e a ponderação do rendimento de cada um dos elementos.A nova fórmula, que se baseia na metodologia da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), já usada parcialmente em algumas prestações sociais, assenta no argumento de que nas famílias, como nas empresas, existem economias de escala. Por isso, num agregado com mais do que um elemento, o rendimento será sobreavaliado. Por exemplo: numa família composta por dois adultos, com um rendimento global de dois mil euros, o rendimento "real" por pessoa é de mil euros. A nova fórmula determina, no entanto, que para efeitos de acesso a prestações seja considerado um rendimento por pessoa de 1.176 euros.



7 um número perfeito, Jornal Notícias de 22-06-2010
 

A selecção nacional de futebol passou do 8 para o 80 - afinal, uma característica que os portugueses teimam em evidenciar em tantas actividades... No jogo com a Costa do Marfim, fomos receosos, defensivos, pouco inventivos, incapazes de tirar proveito das qualidades dos nossos craques. E empatámos. Ontem, a equipa nacional foi arrojada, atacante, inventiva, capaz de usar em benefício do colectivo os trunfos individuais. E ganhámos.



Milhares na corrida aos aparelhos para pagar as portagens nas SCUT, Jornal Notícias de 22-06-2010
 

Às 8.30 horas já havia gente à porta da loja da Via Verde no Porto, na Avenida de Fernão de Magalhães. Duas horas mais tarde, havia quase 200 pessoas à espera, quer para obter informações, quer para fazer o pré-registo dos dispositivos electrónicos de matrícula (DEM) que, a partir do próximo dia 1, são obrigatórios para quem quiser circular nas SCUT. "Já estava à espera de encontrar tanta gente, mas como a minha mulher se desloca, diariamente, entre Arcozelo e Ovar, para trabalhar, tinha mesmo de vir.



Do outro mundo, O Jogo de 22-06-2010
 

Sete golos, duas bolas no poste e mais uma mão-cheia de oportunidades de ouro premiaram a mudança de atitude e de estratégia da selecção portuguesa no jogo com a Coreia do Norte. A maior goleada da equipa nacional numa fase final (7-0) deixa-a em excelente posição para garantir a qualificação para os oitavos-de-final do Mundial.



Clima económico sobe pelo terceiro mês, OJE de 22-06-2010
 

O indicador de clima económico português melhorou em Maio, completando três meses consecutivos de subidas, segundo a Síntese Económica de Conjuntura, publicada ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A síntese económica de conjuntura do INE aglomera as principais estatísticas já divulgadas ao longo do mês relativos à economia portuguesa.



Liscont prevê crescer 25% em 2010, OJE de 22-06-2010
 

Liscont, do grupo Tertir, que tem como único objecto a operação na área de contentores do Porto de Lisboa, prevê crescer entre 20% a 25% no final deste ano, afirmou o administrador Morais Rocha num encontro com jornalistas.



Moda: Desfile da D&G em Milão, OJE de 22-06-2010
 

A semana de Moda Masculina de Milão, que termina hoje, assistiu ontem aos desfiles das etiquetas prêt-a-porter como a D&G, da casa italiana Dolce & Gabbana.



Estudantes têm cada vez mais dificuldades de base a Matemática, Público de 22-06-2010
 

Um meio mais um meio? 27 % dos alunos do Técnico falharam. Professores alertam que as lacunas que os "caloiros" trazem afectam as licenciaturas. E temem não recuperá-los.



Goleada no mundial portugal atómico derreteu coreia do norte , Público de 22-06-2010
 

Norte-coreanos assustaram na primeira parte e foram destroçados na segunda. Portugal obtém maior goleada de sempre em Mundiais e está quase nos "oitavos".Há 44 anos, Liverpool presenciou uma tarde histórica. A tarde de Eusébio e de uma selecção portuguesa capaz de transformar um 0-3 num 5-3 frente à Coreia do Norte. O treinador Otto Glória teve então de recorrer aos palavrões para espicaçar uma equipa que perdia por 2-3 ao intervalo e no fim daquela gesta mítica os jogadores ficaram tão eufóricos que até se esqueceram do técnico no estádio. As histórias que se viveram esta segunda-feira no balneário português, na Cidade do Cabo, ainda estão por contar, mas a selecção portuguesa voltou a viver um momento histórico em Mundiais frente à mesma Coreia do Norte. Menos épico, menos importante e sem a exibição de uma vida, como a de Eusébio, mas com Raul Meireles e Tiago a brilharem numa goleada (7-0) que será lembrada por muito tempo e que abre caminho para os oitavos-de-final do Mundial 2010.



Foi á king, Record de 22-06-2010
 

Portugal venceu coreia do Norte por 7-0, garantindo a maior goleada da sua história em fases finais do campeonato do Mundo, alcançando um lugar entre os top dez dos resultados mais volumosos das 19 edições da prova, mas sobretudo dando um passo gigante rumo aos 1/8 de final do mundial' 2010 (tem uma vantagem de 9 golos sobre a Costa do Marfim).


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream