20 maio 2010

Manchetes do Dia - 20-05-2010

Quinta, 20 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Bocas de Mourinho erritam selecção, 24 Horas de 20-05-2010
 

José Mourinho disse o que muitos portugueses pensam e falam em surdina, mas que quase nenhuns têm coragem de assumir com a frontalidade que o técnico do Inter - e a caminho de se tornar líder do Real Madrid - fez numa entrevista ao diário des+prtivo espanhol "Marca". "È difícil estar a definir favoritos". A Espanha joga muito bem e está ao nível que a Argentina, Inglaterra e Brasil. Portugal tem uma boa equipa com o Cristiana Ronaldo, mas nao têm hipoteses de ganhar o mundial." Nem com Cristiano a mil há hora teria possibilidades"



Acordo total por Petrovic, A Bola de 20-05-2010
 

O Sporting quer garantir o concurso do médio Radosav Petrovic, 21 anos, para as próximas três épocas.O director para o futebol dos leões, Costinha, conseguiu chegar a acordo com o jogador para um contrato válido até 2013 e nesta altura são as garantias bancárias a pagar ao Partizan que emperram o negócio.



PJ admite que Carina foi morta, Correio Manhã de 20-05-2010
 

O rosto está cansado das noites mal dormidas e os olhos enchem-se de lágrimas cada vez que Isabel pronuncia o nome da filha Carina. A jovem, de 21 anos, está desaparecida há 20 dias de Lamego e a possibilidade de ter sido morta é um cenário que ganha cada vez mais força para a Judiciaria. A hipótese de fuga está já afastada e as autoridades tentam agora despistar a probabilidade de se tratar de um acidente através de buscas no rio Douro e afluentes. "Não quero acreditar que ela está naquele rio. Tenho esperança de que a minha filha esteja viva, ela está em algum sítio a sofrer. Só quero que a encontrem e que este pesadelo termine de uma vez", contou ao CM Isabel, mãe da jovem, visivelmente transtornada. Desde anteontem, altura em que os Bombeiros de Lamego receberam a sonda subaquática que permite ver a grande profundidade, mergulhadores começaram a percorrer o leito dos rios que correm ao longo da A24 numa tentativa de perceber se o Peugeot 106 vermelho que a jovem conduzia caiu à água. O facto de não haver sinais de acidente na auto-estrada e dos railes estarem intactos torna a hipótese remota.



Governo ataca subsídio de férias, Correio Manhã de 20-05-2010
 

O Governo decidiu aplicar a sobretaxa de 1 ou 1,5 por cento, consoante os rendimentos, ao subsídio de férias, o que lhe deverá render perto de 64 milhões de euros em sede de IRS. Ao contrário do que estava previsto, o Executivo vai aplicar o imposto extraordinário já em Junho e não em Julho. Mesmo assim, o efeito em sede de IRS deverá ser retroactivo a Janeiro, segundo o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (TOC). Sócrates recusou ontem que a sobretaxa tenha retroactividade a 1 de Janeiro, como tinha avançado o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, mas garantiu que o imposto extraordinário vai aplicar-se "a partir de 1 de Junho" Com esta antecipação, o Governo arrecada mais 63,8 milhões de euros, graças ao subsídio de férias. A decisão vai afectar 6,6 milhões de portugueses, inclusive reformados, muitos dos quais já tinham pedido para receber o subsídio mais cedo, no sentido de evitar o imposto, que o Governo tinha previsto aplicar só em Julho. "Aplicando-se esta medida nos rendimentos das pessoas, só faz sentido aplicá-la para a frente" afirmou ontem o primeiroministro. Contudo, segundo o CM apurou junto de especialistas, todo o rendimento de Janeiro a Dezembro acabará por ser afectado.



Sócrates diz que subido IRS só sera aplicada apartir de Junho, Diário Económico de 20-05-2010
 

O primeiro-ministro foi obrigado a esclarecer a aplicação das novas taxas de IRS. Fiscalistas têm dúvidas sobre a forma de cálculo do imposto a pagar. O agravamento do IRS vai ser aplicado a partir de Junho, um mês antes do que o Governo tinha anunciado anteriormente, mas sem retroactividade, isto é, sem efeitos desde Janeiro deste ano.



Interesse do La Caixa em reforçar no BPI faz disparar acções , Diário Económico de 20-05-2010
 

Numa sessão marcada pelas quedas generalizadas , os títulos do BPI conseguiram viver o seu melhor dia desde Novembro de 2008. As acções dispararam 10,48% para os 1,719 euros e, aparentemente, a razão da escalada prende-se com as declarações do vice-presidente da Criteria, a 'holding' do La Caixa, que admitiu um aumento da participação no BPI. "É o melhor 'franchising' bancário português" e com potencial de crescimento, defendeu o responsável de grupo catalão que detém 30,1% do banco liderado por Fernando Ulrich, citado pela Europa Press.



Bancos vão cortar no crédito para as familias e empresa, Diário Económico de 20-05-2010
 

Preparem-se. O cinto vai apertar e é para todos. Bancos, Estado, empresas e famílias. O crédito fácil acabou e será seguramente mais escasso e mais caro nos próximos tempos. Com maior ou menor ênfase, foi este o ponto central do discurso dos líderes dos cinco principais bancos nacionais, que ontem participaram no Fórum Banca e Mercado de Capitais organizado pelo Diário Económico.



Finanças travam aumentos na PSP, Diário Notícias de 20-05-2010
 

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ordenou o congelamento das promoções na PSP, medida que está a causar revolta nos elementos da força de segurança. Prometidos há mais de um ano, os aumentos iriam beneficiar um universo de mil polícias. Oliveira Pereira, director nacional da PSP, está ainda a tentar convencer o Governo a aprovar as promoções para evitar um maior descontentamento no seio da força policial. Para dia 27 está já marcada uma manifestação de polícias, convocada pelo maior sindicato, a Associação Sócio-Profissional dos Profissionais da Polícia, cujos fundamentos ficam reforçados com este congelamento. A agravar a situação, e fruto do novo estatuto em vigor, cerca de cem oficiais vão ser aumentados entre 300 e 500 euros por mês porque foram recrutados para ocupar cargos dirigentes.



"PSD está no limite do que pode para ajudar o País", Diário Notícias de 20-05-2010
 

Pedro Passos Coelho garantiu ontem, em entrevista à TVI, que o plano de austeridade acordado com o Governo só dura até ao fim de 2011 e não até 2013, como José Sócrates e Teixeira dos Santos têm dito. O líder do PSD assegurou que não tem qualquer acordo de governo com Sócrates e diz que o PSD está no "limite do que pode fazer pelo País". Os banqueiros já pedem uma mudança de vida.



O "reencontro" de Portugal e Brasil, Diário Notícias de 20-05-2010
 

"Estou feliz porque finalmente Portugal e Brasil se reencontraram." Foi com estas palavras que Lula da Silva anunciou ontem uma nova era nas relações entre os dois países irmãos. "Não é mais aquela coisa só sentimental. É compreender a posição que Portugal representa para o Brasil e o potencial que o Brasil tem para ajudar a alavancar a economia portuguesa", disse o Presidente brasileiro, ao lado de José Sócrates.



Governo emenda. Nova taxa de IRS em Junho caça 13.º mês da função pública, I de 20-05-2010
 

Não é um ano, mas são sete meses - a taxa agravada do IRS entrará em vigor um mês mais cedo do que o previsto, a 1 de Junho, o suficiente para apanhar a maior parte dos subsídios de férias no sector privado e a totalidade do subsídio pago aos cerca de 675 mil funcionários das Administrações Públicas, recebidos em Junho. Depois do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, ter dito há dois dias ao i que as novas taxas - que aumentam o imposto em 1% e 1,5% - se aplicariam a todo o rendimento anual de 2010, o primeiro-ministro passou ontem por cima das Finanças e corrigiu a mão. O desmentido da retroactividade da aplicação da nova taxa de IRS foi feito à hora de almoço pelo primeiro-ministro, José Sócrates, depois das reacções negativas - incluindo do PSD, parceiro no acordo - durante toda a manhã. Só à tarde chegou o esclarecimento do Ministério das Finanças: "As novas taxas de IRS, integrantes do pacote de medidas adicionais, tendo embora aplicação na liquidação de IRS respeitante a todo o ano de 2010, apenas incidirão sobre a parcela do rendimento angariada a partir de 1 de Junho, tal como sucederá com as novas tabelas de retenções na fonte".



Luto nacional, I de 20-05-2010
 

Movimento no Facebook quer protestar contra o governo e decretou dois dias de contestação, para sábado e domingo.



Empresas têm uma semana para evitar aumento de IRS no subsídio de férias, Jornal Negócios de 20-05-2010
 

Depois de ter falado a várias vozes e de ter apresentado diferentes versões sobre a subida das taxas de IRS, o Ministério das Finanças clarificou ontem a data definitiva para a entrada em vigor da Lei. As novas taxas aplicam-se aos rendimentos auferidos a partir de 1 de Junho de 2010, o que significa que as empresas têm uma semana para apressarem o pagamento do subsídio de férias aos seus trabalhadores, se os quiserem ajudar a pagar menos IRS.Desde que anunciou o aumento das taxas de IRS, o Governo falou em três datas diferentes: José Sócrates começou por sugerir que elas se aplicariam a partir de 1 de Julho, o que foi confirmado, logo a seguir, pelas Finanças; o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em declarações ao "i", garantiu que vigorariam desde Janeiro; ontem, José Sócrates desmentiu o membro da sua equipa, reafirmando a data de 1 de Julho; e, por fim, o Ministério das Finanças, fixou 1 de Junho no calendário.



Presidente da República reúne-se com 40 empresários do Norte, Jornal Negócios de 20-05-2010
 

Com o País em estado de crise profunda, o Presidente da República dirige-se ao Norte à procura de soluções. O Negócios sabe que Cavaco vai reunir-se, no próximo sábado, na Exponor, em Matosinhos, com cerca de quatro dezenas de empresários, na sua esmagadora maioria do Norte.



Lula quer ajudar Portugal, Jornal Notícias de 20-05-2010
 

O presidente da República do Brasil, Lula da Silva, mostrou-se ontem, quarta-feira, confiante que o "potencial" económico do seu país vai "ajudar a alavancar a economia portuguesa". Da parte do Governo português, José Sócrates manifestou todo o "empenho" nessa cooperação. Apesar do "cansaço" da "correria" de uma viagem que, na última semana, o levou a cinco países de diferentes latitudes - Rússia, Quatar, Irão, Espanha e, durante umas horas de ontem, Portugal -, Luiz Inácio Lula da Silva ainda teve inspiração para um discurso motivador no final curta X Cimeira Luso-Brasileira que decorreu no Palácio das Necessidades, em Lisboa.



Mais de um milhão de armas ilegais, Jornal Notícias de 20-05-2010
 

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra apresenta hoje, quinta-feira, um estudo que estima existirem em Portugal 1,2 milhões de armas de fogo ilegais e 1,4 milhões legais, sem contar com aquelas que pertencem a forças de segurança e militares.



Um sedutor, O Jogo de 20-05-2010
 

O FC Porto já definiu o perfil do sucessor de Jesualdo Ferreira e muito dos seus traços mais vincados têm precisamente que ver com a necessidade de rectificar a imagem deixada pelos dragões durante a temporada que terminou no último domingo.



Horácio Roque (1944-2010), OJE de 20-05-2010
 

O fundador do Banif, Horácio Roque, faleceu ontem das sequelas de um AVC sofrido em Março. Nas condolências enviadas à família, o Presidente da República destacou o "exemplo da vontade de triunfar" e elogiou o seu "espírito empreendedor".



Portugal emite 500 milhões em dívida, OJE de 20-05-2010
 

Portugal colocou ontem no mercado 500 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) com um prazo de 9 meses, com a procura a ser mais do dobro da oferta, apesar de o juro ter sido duas vezes o pago em Abril.



Lucro da EDPR vai crescer 30% ao ano, OJE de 20-05-2010
 

A EDP Renováveis (EDPR) estima que o seu lucro cresça a uma média anual superior a 30% entre 2009 e 2012, disse ontem o administrador financeiro do braço para as renováveis da EDP, Rui Teixeira.



Governo antecipa para junho cobrança da nova taxa sobre IRS, Público de 20-05-2010
 

As Finanças quiseram aplicar a taxa de IRS à totalidade dos rendimentos de 2010.O PSD reagiu e José Sócrates mudou de opinião.Os portugueses vão pagar mais um mês de taxa adicional de IRS. Ontem, o primeiro-ministro decidiu antecipar a sua aplicação para 1 de Junho, quando fora anunciada apenas para o segundo semestre. A antecipação surge após as declarações do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, citadas pelo jornal i, de que a taxa adicional iria incidir, sim, sobre a totalidade dos rendimentos de 2010. Essa foi a resposta à questão da jornalista sobre o que aconteceria aos subsídios de férias pagos em Junho pelas empresas. Ou seja, se as retenções na fonte se iniciavam no segundo semestre de 2010, logo após a aprovação da medida, os contribuintes iriam ser confrontados com uma liquidação adicional após a entrega, em 2011, da declaração de IRS, relativa aos meses não abrangidos pela retenção na fonte.



A''cidade vermelha'' foi derrubada e Banguecoque ficou em chamas..., Público de 20-05-2010
 

Quatro líderes da contestação renderam-se, mas a paz esteve ontem muito longe das ruas de Banguecoque. Houve mais violência, mais mortos e a cidade ficou em chamas. As autoridades tailandesas afirmaram que a situação está sob controlo, mas pela primeira vez em quinze anos declararam o recolher obrigatório.Dispersar os manifestantes da sua "cidade vermelha", uma área de três quilómetros quadrados que ocupavam há mais de seis semanas, obteve um efeito provavelmente inesperado: os opositores deixaram a zona - depois de uma investida que terminou com pelo menos seis mortos, incluindo um fotojornalista italiano -, mas o caos espalhou-se pela capital e chegou a outras cidades do país. Já os líderes da contestação estavam nas mãos da polícia quando duas dezenas de edifícios foram tomados e incendiados pelos "camisas vermelhas. A Bolsa ficou a arder, tal como alguns bancos e o principal centro comercial da Tailândia, e um dos maiores da Ásia, o Central World. Outro dos alvos dos manifestantes foi um canal de televisão, horas depois de as autoridades terem informado que os conteúdos televisivos teriam de ser previamente analisados antes de irem para o ar.



Campeão não brinca, Record de 20-05-2010
 

Para Filipe Menezes, autor do primeiro golo benfiquista no 4-0 ao New England Revolution, "o mais importante foi a festa". "Acho que foi importante para nos aproximarmos dos adeptos", afirmou o jogador. A titularidade foi também "uma oportunidade para mostrar o que eu quero e posso fazer", afirmou. Menezes afirma-se ambientado ao clube e à cidade e sublinha a sua preferência por jogar de vermelho e branco na próxima época, quando confrontado com a possibilidade de empréstimo a outro clube. Capitaneado por Ruben Amorim alinhou inicialmente com Júlio César, Airton, Luis Filipe, Felipe Menezes, César Peixoto, Sidnei, Saviola, Alan Kardec, Éder e o estreante Fábio Faria. Ainda houve tempo para a entrada de David Luiz e Weldon, na segunda parte, e dos jovens David Simão e Leandro Pimenta.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream