19 maio 2010

Manchetes do Dia - 19-05-2010

Quarta, 19 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Estrela da música agride polícia com ferro de engomar, 24 Horas de 19-05-2010
 

Pongo Love passou a noite na esquadra da polícia de Rio de Mouro e foi ontem a tribunal. A cantora diz que agressão foi sem querer e que queria atingir o namorado.



Leão avança por Petrovic, A Bola de 19-05-2010
 

O médio defensivo Radosav Petrovic, do Partizan Belgrado, é apontado como possibilidade para reforçar o Sporting. O passe estará avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros.



"Vamos continuar a ganhar", A Bola de 19-05-2010
 

Vi 40 a 50 mil pessoas em Buenos Aires quando fui campeão pelo River Plate, mas nada como o que aconteceu no centro de Lisboa. Falou-se em 200 mil e acredito, pois olhava para longe e continuava a ver gente. Incrível!», descreve, com um notório brilho no olhar. «Desde que cheguei ao Benfica comecei a perceber o benfiquista em si: a ansiedade que havia em festejar no fim. Foram maravilhosos ao longo da época e a equipa foi acompanhando esse enorme desejo de conquista. Andámos de mãos dadas com os adeptos na maneira de pensar», diz.



Escutas desmentem sócrates, Correio Manhã de 19-05-2010
 

As escutas do processo 'Face Oculta' revelam contradições entre as respostas que o primeiro-ministro enviou ao Parlamento e as conversas mantidas entre Rui Pedro Soares e Paulo Penedos (ver caixas). À comissão de inquérito sobre o negócio PT-TVI, José Sócrates diz, por exemplo, não se recordar de ter jantado em Junho com Rui Pedro Soares, nem de ter estado, no dia 25 desse mês, com o então administrador da PT na sede do PS. Afirmações que a leitura das escutas desmentem Pacheco Pereira, deputado do PSD que viu a documentação enviada pela comarca do Baixo Vouga, disse ontem que "em alguns casos as escutas contrariam a informação pública prestada pelo primeiro-ministro" afirmando mesmo que o "conteúdo das escutas tem um carácter avassalador".



Construtor rapta filha da senhoria no Estoril, Correio Manhã de 19-05-2010
 

Devia já dezenas de milhares de euros em rendas, o que lhe valeu a acção de despejo em tribunal. E sábado de manhã prometeu à senhoria saldar a dívida. Atraiu-a até à garagem do apartamento no Estoril - só que era afinal uma armadilha montada para a extorquir. António agrediu violentamente a mulher e a filha, inclusive com a coronha de uma arma, e com a ajuda de cúmplices enfiou a mais nova, de 38 anos, numa carrinha. Levaram a vítima para uma casa, em Cascais, já preparada para o rapto. Havia algemas, cadeados e correntes, além de uma câmara de vídeo para a vigiar. O objectivo era exigir mais de 80 mil euros de resgate à mãe - mas, em contra-relógio, a unidade de elite da Judiciária soltou a vítima terça-feira de manhã. António, com mais de 40 anos, é construtor civil. Arrendou o apartamento à mãe da vítima há mais de um ano - era ali que vivia e agredia a sua própria família (ver caixa). Não pagava a renda e, ao aperceber-se de que a senhoria teria fortuna pessoal, preparou o golpe com a ajuda de dois amigos. Comprou telemóveis para usar no rapto e, na casa utilizada para manter a mulher em cativeiro, além do sofisticado sistema de videovigilância, tinha gorros passa-montanhas e a arma de fogo - a Judiciária acredita que iria matar a vítima a tiro.



EDP dispota nova barragem de 670 milhões no Brasil, Diário Económico de 19-05-2010
 

O próximo alvo, identificado pela participada do grupo EDP para o mercado brasileiro, está localizado em Colíder, no Estado do Mato Grosso do Sul, e contempla a construção de uma central hidroeléctrica, cujo investimento previsto ronda 1.500 milhões de reais (671 milhões de euros). Este valor poderá ser ampliado para 2.500 milhões de reais (1.120 milhões de reais), de acordo com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.



Mais de metade do desemprego é de longa duração , Diário Económico de 19-05-2010
 

Mais de metade dos desempregados no país já estão à procura de trabalho há pelo menos um ano. Esta é apenas uma das consequências da escalada do desemprego, que atingiu no primeiro trimestre deste ano o valor mais elevado da história: 10,6%. Os dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que para quem perde o emprego é cada vez mais difícil regressar ao activo.



''Não peço desculpa por cumprir o meu dever, cada uma fala por si'', Diário Notícias de 19-05-2010
 

A moção de censura ao Governo terá sempre "efeitos práticos", mesmo que seja chumbada no Parlamento na próxima sexta-feira, garantiu ontem o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares. Depois de entregar o texto da moção de censura ao presidente da AR, Jaime Gama, o líder dos deputados comunistas criticou a posição tomada pelo executivo e pelo PS. "Esta moção tem sido por uns classificada como inútil porque pode não ser aprovada, e por outros como irresponsável porque pode ser aprovada", disse Bernardino Soares.A moção foi considerada por José Sócrates como "lamentável e condenável, adiantando tratar-se de uma situação de "irresponsabilidade total do PCP".



Cortes na saúde deixam várias urgências em risco de fechar, Diário Notícias de 19-05-2010
 

Os hospitais portugueses temem que a proibição das contratações de médicos possa pôr em risco o funcionamento dos serviços e até condicionar a abertura de alguns serviços de urgência. Uma preocupação que é também partilhada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes: "Sem recursos só temos uma de duas soluções: ou os serviços fecham ou os critérios de qualidade vão ter de baixar", alerta. A medida de contenção orçamental preocupa os administradores hospitalares, que aguardam ansiosamente a recepção de directivas mais precisas. Uma delas, e que ainda não foi clarificada, é se os hospitais-empresa vão ficar de fora destas restrições, o que ainda não foi referido até ao momento.



Nova taxa de IRS vai apanhar os salários desde janeiro de 2010, I de 19-05-2010
 

O agravamento da taxa de IRS, previsto no pacote de medidas de austeridade, mas que ainda não está em vigor, será aplicado a todo o rendimento anual. O esclarecimento foi feito ontem ao i pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, à margem da conferência do jornal "Água & Ambiente". Questionado sobre se os subsídios de férias pagos antes da aplicação da nova taxa seriam afectados, Sérgio Vasques respondeu que a taxa será aplicada "ao rendimento anual", o que à partida incluirá os montantes auferidos antes da entrada em vigor deste agravamento fiscal. Não foi contudo possível obter mais esclarecimentos por parte do Ministério das Finanças até ao fecho desta edição.



BPI abandona TGV, Jornal Negócios de 19-05-2010
 

O BPI já não pertence ao conjunto de bancos que estão a financiar o troço Poceirão-Caia (o primeiro troço de Alta Velocidade a ser assinado), que vai ser construído e explorado pelo consórcio Elos, liderado pela Brisa e Soares da Costa. O banco integrava, em conjunto com o Santander, o BNP Paribas e os portuguess CGD, BCP e BES o conjunto de bancos que estavam a financiar o projecto. Mas, segundo soube o Negócios, neste momento, a instituição liderada por Fernando Ulrich não tem interesse em financiar projectos a longo prazo e decidiu sair do sindicato de financiadores. O BPI, contactado, não quis fazer comentários.



730 000 portugueses desempregados, Jornal Notícias de 19-05-2010
 

Os dados oficiais atiram para 592 mil o número de pessoas sem trabalho, um recorde de várias décadas. Mas o desemprego real, que abrange os a tempo parcial à força e quem já desistiu de encontrar trabalho, é mais negro:730 mil, mais cem mil no espaço de um ano.



"Só não ve bem quem é estúpido", O Jogo de 19-05-2010
 

Em grande forma. José foi igual a Mourinho ao falar da final da Liga dos Campeões do próximo sábado, na qual irá defrontar o Bayern de Munique, em Madrid. Num contra-ataque de peito feito aos críticos, o treinador português considerou que a sua equipa foi a melhor da temporada na Liga dos Campeões, assumindo orgulhosamente o rótulo de ultradefensivo que ganhou depois do jogo em Barcelona.



Inter dá 18 milhões por Veloso, O Jogo de 19-05-2010
 

O Inter de Milão está na frente pela contratação de Miguel Veloso, processo que poderá ser concluído a troco de 18 milhões de euros ainda antes no início do Campeonato do Mundo. O JOGO oportunamente deu conta do desejo dos responsáveis do bicampeão de Itália, que têm vindo a seguir o percurso do médio-defensivo com particular atenção, e nem a iminente saída do técnico português José Mourinho - o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, será, ao que tudo indica, o destino do Lo Speciale - parece ser entrave para que a vontade dos nerazzurri de contar com o camisola 24 dos leões se concretize.



Desemprego sobe até 10,6% no 1º trimestre, OJE de 19-05-2010
 

A taxa de desemprego subiu para 10,6% no primeiro trimestre deste ano, mas em Abril o número de desempregados inscritos nos centros de emprego desceu pela primeira vez nos últimos 11 meses, segundo dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com os números do INE, a taxa de desemprego em Portugal subiu 1,7 pontos percentuais, para 10,6%, no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2009. Face ao último trimestre do ano passado, o desemprego aumentou 0,5 p.p.Os dados do IEFP mostram, por outro lado, que no mês seguinte - Abril - o número de inscritos nos centros de emprego desceu 0,2%, o que acontece, de acordo com o executivo, pela primeira vez em 11 meses. O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu 0,2% em Abril face ao mês anterior, para 570.768, e aumentou 16,1% face a Abril do ano passado.



SIBS acelera expansão internacional, OJE de 19-05-2010
 

A SIBS, líder dos sistemas electrónicos de pagamento em Portugal, vai acelerar a expansão externa para aumentar o volume de negócios e o retorno dos accionistas, visando selar em breve contratos na Argélia e Moçambique, disse o director-geral da SIBS Internacional em entrevista à agência Reuters.Pedro Hipólito realçou que o novo foco estratégico privilegia um forte retorno accionista e contrasta com a lógica que vigorou até agora no mercado nacional, em que o lucro gerado é reinvestido e não distribuído aos seus accionistas, os bancos nacionais."Queremos que a SIBS Internacional funcione com uma agressividade, uma dinâmica e objectivos de retomo completamente diferentes da SIBS em Portugal", frisou Pedro Hipólito à Reuters."É natural que a SIBS Internacional, nesta óptica de retorno puro, venha a significar uma fatia muito grande do lucro do grupo e uma fatia significativa da facturação",acrescentou.



Sócrates admite manter impostos agravados depois de 2011, Público de 19-05-2010
 

O primeiro-ministro e o ministro das Finanças afirmaram ontem que, ao contrário do anunciado, as medidas de austeridade podem prolongarse para além de 2011. Uma previsão que economistas ouvidos pelo PÚBLICO validam. Em entrevista à RTP, José Sócrates explicou o agravamento das medidas inscritas no PEC com o facto de o mundo ter "mudado" na sequência do "ataque" à dívida pública da Grécia.



Hospitais públicos obrigados a pagar operação, Público de 19-05-2010
 

É uma decisão que vai fazer história. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) intimou dois hospitais públicos a pagarem a meias uma operação a um descolamento da retina que uma doente fez no hospital privado Cuf Descobertas (Lisboa), depois de esta não ter sido atendida de imediato nas duas unidades, por ser véspera de fim-de-ano. A ERS conclui que houve violação grosseira do direito de acesso ao SNS. Os Hospitais da Universidade de Coimbra aceitaram pagar a sua parte (metade de 7.526,33 euros, custo da operação), mas o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) recusou, por discordar das conclusões da ERS e considerar que não há indícios de má prática clínica.



Sporting ataca Petrovic, Record de 19-05-2010
 

O interesse do Sporting é real e a possibilidade de o negócio se concretizar por valores a rondar os 2,5 milhões de euros é igualmente forte. Petrovic, inclusive, já terá sido alvo de mais do que uma observação, nomeadamente por Alberto Cabral, um dos elementos da nova equipa técnica liderada por Paulo Sérgio.



Vitor custa 4 milhões, Record de 19-05-2010
 

O Benfica vai deparar-se com uma verba de 4 milhões de euros se avançar para a contratação de Vitor, guarda-redes do Grémio, que está referenciado pelos responsáveis encarnados para reforçar a baliza na próxima época.È este o montante que o clube de Porto Alegre quer pelo jogador,de 27 anos, e uma das coisas que poderá dificultar um eventual negócio passa pelo facto de o Grémio apenas deter 50 por cento do passe do jogador, coma outra metade a pertencer o Paulista de Jundai.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream