08 março 2010

Manchetes do Dia - 08-03-2010

Segunda, 8 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Vencedora foi assobiada pelo público, 24 Horas de 08-03-2010
 

"Não ligo, cada um tem o seu favorito", disse Filipa Azevedo, cuja música é da autoria de Augusto Madureira, jornalista da SIC. "Há dias assim"... em que a música vencedora do Festival da Canção não agrada a todos. No sábado à noite, na final do concurso da RTP, a plateia do Campo Pequeno, em Lisboa, insurgiu-se e, durante minutos, apupou a canção interpretada por Filipa Azevedo - ex-concorrente do concurso da SIC "Família Superstar" - e escrita pelo jornalista de Cranaxide Augusto Madureira.



Ana Jorge é a mulher mais poderosa de Portugal, 24 Horas de 08-03-2010
 

Tem a seu cargo a saúde de 10 milhões de portugueses e vai gerir um orçamento de 8,7 milhões de euros. "A minha mãe achava que eu devia ter uma profissão mais feminina", diz ao 24 Horas. Não sonhava entrar no mundo da política, mas hoje veste a pele de ministra da saúde. Não é errado dizer que é a mulher mais poderosa de Portugal. Pelas mãos de Ana Jorge passa a saúde de todos nós e um orçamento de 8,7 mil milhões de euros. O maior entre as cinco mulheres que se sentam à mesa com o primeiro-ministro na hora de decidir os destinos do país.



Passadeira vermelha, A Bola de 08-03-2010
 

O Benfica recebeu e venceu o P. Ferreira por 3-1 em jogo da 22.ª jornada da Liga. Entrada fulminante do Benfica frente ao Paços Ferreira, com Jorge Jesus a poupar Aimar e Ramires em semana de Liga Europa com o Marselha. Assim, foi ver Rúben Amorim a marcar aos 12 e Saviola aos 16. Nas bancadas adivinhava-se goleada, mas antes do intervalo o entusiasmo esmoreceu, com o Paços a reduzir por William. Mas o Benfica voltou em maior força para a segunda parte, e Cardozo marcou um golo feliz aos 57, com a bola a tabelar num defesa pacense. Assim, o Benfica soma 55 pontos, mais três que o Sp. Braga e mais 11 que o FC Porto.



Vantagem das águias na corrida ao título, Correio Manhã de 08-03-2010
 

Mais uma vitória indiscutível, por 3-1, a um Paços de Ferreira que vinha sendo a segunda melhor equipa na segunda volta da Liga. Com velocidade, criatividade, mais de 20 remates e situações de golo, o Benfica mostrou-se cheio de pressa para confirmar a maior vantagem pontual da temporada sobre o segundo classificado.



Godinho compra segurança na prisão, Correio Manhã de 08-03-2010
 

Dá roupa, paga multas e arranja trabalho para familiares de reclusos. Família diz que é o seu lado de benfeitor.



Lista negra dos cheques tem a maior subida de sempre, Diário Económico de 08-03-2010
 

Utilizadores que oferecem risco. É desta forma que o Banco de Portugal apelida os portugueses (particulares e empresas) inscritos na "lista negra" dos cheques. Em 2009, essa lista registou o maior aumento dos últimos 10 anos, apesar do volume de devoluções pela banca ter diminuído. Os especialistas são unânimes em afirmar que a tendência está a mudar: "Antes poucos portugueses eram grandes infractores, agora são muitos os pequenos infractores".



"Quando Cavaco fala sentimos um mau hálito político", Diário Económico de 08-03-2010
 

Nuno Morais Sarmento diz que José Sócrates está em fim de ciclo e que será o seu "carácter" que o afastará do cargo de primeiro-ministro porque "não tem pára-choques" e os ministros "esfumaram-se". O ex-ministro da Presidência social-democrata diz que o PSD não pode assinar o primeiro Orçamento da crise (o de 2011), porque corre o risco de ser responsabilizado por ela e que Cavaco é lido pelos portugueses como cúmplice da reacção socialista à crise económica: "Cada vez que o Presidente da República fala sentimos um mau hálito político do lado de cá da televisão".



Patrões esperam que PEC dê sinais de moralização à economia, Diário Económico de 08-03-2010
 

Os patrões da indústria esperam que o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) dê sinais claros de partilha de responsabilidades entre sectores da sociedade, até para evitar a escalada de contestação social. Para o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), esta devia ser uma das linhas do documento que o primeiro-ministro apresenta hoje aos partidos e aos parceiros sociais.



Advogadas e solicitadoras sem licença pós-parto, Diário Notícias de 08-03-2010
 

Cerca de 14 mil advogadas portuguesas, a que se juntam pelo menos 1500 solicitadoras, não têm direito a licença de maternidade e aquelas que são mães suspendem, em média, apenas durante um mês, a sua actividade profissional sem direito a remuneração, segundo fonte da Caixa de Previdência dos Solicitadores e Advogados (CPAS). "As advogadas não dispõem de licença de maternidade legal, sendo que o gozo da mesma está sujeita às condições estruturais da profissão, assim como às económicas", explica Rita Leote, da Associação de Mulheres Juristas.



Iraque: eleições muito participadas garantem 82 mulheres no Parlamento, Diário Notícias de 08-03-2010
 

Abid e todos os outros eleitores que não hesitaram em ir votar, apesar da ameaça da Al-Qaeda - quem fosse às umas enfrentaria a fúria de "Alá e as armas dos mujaedines" -, foram, ontem, objecto de um louvor por parte do Presidente dos EUA, Barack Obama, e da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton. Para esta responsável de Bruxelas, a taxa de participação do eleitorado, "apesar dos atentados violentos durante a campanha eleitoral e no dia do escrutínio, confirma o empenhamento do povo iraquiano num país democrático. Eles merecem o respeito de todos".



Passos Coelho pede prudência a Ferreira Leite na negociação do PEC, I de 08-03-2010
 

Manuela Ferreira Leite convidou António Borges a acompanhá-la hoje à reunião com o primeiro-ministro para conhecer o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) que o governo tem que enviar para Bruxelas proximamente e que vai marcar o rumo económico até 2013. Ontem, ao fim da tarde, não estava previsto que José Pedro Aguiar-Branco participasse na reunião, à semelhança do que aconteceu nas rondas do Orçamento. Por uma razão simples: agora, José Pedro Aguiar-Branco também é candidato à liderança do PSD e a sua presença nos encontros formais pode ser vista pelos outros dois concorrentes à liderança como um "privilégio" em plena campanha interna pela disputa do partido.



Défice desce à custa de mais impostos, menos salários e apoios sociais, Jornal Negócios de 08-03-2010
 

Limites a tudo o que é despesa social com subsídios de desemprego, doença e abonos é uma das receitas do Governo para baixar o défice até 2013. Os funcionários públicos vão pagar a crise com congelamento salarial. E os contribuintes vão pagar impostos que sobem acima do crescimento económico, mostra o PEC que hoje é apresentado.



As pessoas da PT têm de aprender a ser monopolistas, Jornal Negócios de 08-03-2010
 

"As pessoas têm de aprender a ser monopolistas". Rodrigo Costa refere-se à PT, empresa que acusa de abusar da sua posição dominante, com algumas práticas que ferem a boa relação de concorrência. Numa entrevista longa e ampla, o presidente executivo da Zon recusa comentar o caso PT/TVI mas acede em falar das relações entre política e empresas, tão diferentes das que viveu como administrador na Microsoft, nos Estados Unidos.



Benfica aumenta vantagem, Jornal Notícias de 08-03-2010
 

O Benfica derrotou, ontem à noite, o Paços de Ferreira, por 3-1, e alargou a vantagem para o Braga, consolidando o estatuto de líder. Os encarnados respiram saúde, pois aliaram novamente a vitória a uma boa exibição. Triunfo poderia ter sido mais gordo. A última vez que as águias ficaram em branco no campeonato foi a 28 de Novembro, em Alvalade, frente ao Sporting, já lá vão onze jornadas.



PSP denuncia mais casos de violência em Mirandela, Jornal Notícias de 08-03-2010
 

A Comissão de Protecção de Crianças e jovens (CPCJ) do concelho de Mirandela só tem conhecimento de três casos de violência física na escola Luciano Cordeira No entanto, todos eles foram comunicados pela PSP e não pela Direcção do agrupamento. Apesar dos diversos relatos de episódios de violência física denunciados na última semana pelos pais de alunos da escola Luciano Cordeiro, garantindo que as ocorrências foram comunicadas à direcção do agrupamento, fonte da CPCJ de Mirandela assegura que, dos cerca de 150 casos sinalizados naquela comissão, "apenas 12 pertencem à escola em causa e desses, nove são casos relacionados com problemas familiares e sociais e apenas três dizem respeito a episódios de violência no recinto da escola".



Ciclone dos diabos!, O Jogo de 08-03-2010
 

O Benfica proporcionou mais uma alegria aos seus adeptos, conquistando uma vitória de extrema importância, tendo em conta os resultados obtidos pelos principais rivais nesta jornada. Ao bater o Paços de Ferreira com inteira justiça, os encarnados afastaram-se ainda mais dos seus perseguidores na corrida pelo título e começam a ver mais claro o caminho que pode levar ao primeiro campeonato desde 2004/05.



PEC: despesa com cortes drásticos, OJE de 08-03-2010
 

A consolidação das contas públicas portuguesas vai implicar um corte drástico na despesa e perdas relevantes ao nível dos benefícios fiscais, nomeadamente em sede de IRS. As medidas inscritas no Programa de Estabilidade e Crescimento, PEC, para o período de 2010 a 2013 foram aprovadas este sábado em Conselho de Ministros e serão apresentadas hoje aos partidos com assento parlamentar e aos parceiros sociais. Declarações deste sábado do secretário de Estado da Presidência, João Tiago Silveira logo após a aprovação do PEC, e citadas pela Lusa, vão no sentido de "estabilidade fiscal" e aposta na "redução da despesa".



Comércio online com forte subida, OJE de 08-03-2010
 

"Canal privilegiado de venda e em franca expansão". É desta forma que a ACEPI, Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva qualifica os resultados do quarto trimestre de 2009 relativos ao "Comércio Electrónico em Portugal". O Barómetro ACEPI/Netsonda revela que naquele trimestre se registou um crescimento no número de sites com volumes de vendas superiores a um milhão de euros. Indicou ainda que mais de metade dos inquiridos revelou um crescimento de cerca de 20% do número de clientes que fez compras no seu site. Por sectores de vendas online, a liderança é a da electrónica/telemóveis, casa, arte, decoração e informática. Cerca de 56% dos inquiridos revelam ter aumentado o nível de investimentos nos seus sites, o que compara com 41% de respostas positivas no período homólogo. Cerca de um quinto dos sites afirma ter tido mais de 50 mil clientes no período em análise, e 39% das entidades inquiridas afirma ter mais de 10 mil clientes. Também estes 20% dos sites inquiridos afirmam ter registado um aumento substancial no número de clientes durante aquele período.



Espírito Santo. Viagem ao interior do império que está em 400 empresas e vale mais de 5% do PIB, Público de 08-03-2010
 

Onde acaba o poder do Grupo Espírito Santo (GES)? Presente em 20 países e no capital de mais de 400 empresas, o GES teve uma palavra a dizer em todos os grandes negócios do país na última década. Ao ponto de se poder dizer que a sua esfera de influência é hoje maior do que no tempo do Estado Novo. Marcado pela dinâmica de Ricardo Salgado, o BES tornou-se, após os problemas que afectaram o BCP, o maior empório financeiro do país. Algumas das suas operações estiveram envolvidas em problemas com a Justiça.



Falha no prazo para avaliação de imóveis prolonga injustiça fiscal, Público de 08-03-2010
 

As Finanças não vão conseguir cumprir a meta de dez anos, prevista na reforma da tributação do património imobiliário de 2003, para reavaliar o valor patrimonial de todos os imóveis urbanos. Esse atraso vai prolongar a desigualdade histórica entre contribuintes. Os proprietários de imóveis adquiridos depois de 2003 pagarão um imposto sobre o património imobiliário (IMI) mais elevado do que os proprietários de imóveis nunca vendidos antes dessa data. Tudo porque os valores patrimoniais não transaccionados, inscritos nas matrizes prediais (sobre as quais incide o IMI), mantêm valores irrisórios face aos de mercado.



Saiam da frente, Record de 08-03-2010
 

O Benfica voltou a exibir-se a nível elevado e conseguiu importante vitória, que lhe permite ficar em situação mais confortável na liderança, com 3 pontos de vantagem sobre o Sp. Braga e 11 em relação ao FC Porto. A equipa entrou muito forte, marcou 2 golos em 17 minutos, mas terminou a 1.ª parte sob ameaça da reação pacense, que reduziu antes do intervalo. O terceiro golo acabou com o jogo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream