05 março 2010

Manchetes do Dia - 05-03-2010

Sexta, 5 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Luciana Abreu está grávida, 24 Horas de 05-03-2010
 

Lucy está mais radiante do que nunca e o 24horas pode garantir que ela está mesmo à espera de um bebé do craque do Sporting. No programa "5 para A Meia-Noite", apesar de não admitir publicamente que vai ser mãe, deixou algumas pistas.



«Vamos jogar 9 finais», A Bola de 05-03-2010
 

A atravessar a melhor forma de sempre, Angelito lembra que o Benfica «ainda não ganhou nada». Mas promete «dar tudo pelo título» e deseja que o apoio dos adeptos nunca falte... Angel Di María anda nas bocas do Mundo pelas melhores razões. Está em grande forma, marca e dá a marcar, enche os relvados que pisa de um futebol exuberante e vê-se cobiçado por alguns dos emblemas mais ricos da Europa. Além de tudo isto, faz parte das primeiras contas de Diego Maradona, acompanhando Messi e Higuaín no ataque da selecção da Argentina e é primeira figura de um Benfica que lidera a Liga Sagres.



Filmes pedófilos caçam professor, Correio Manhã de 05-03-2010
 

Investigação aos crimes de membro da Comissão de Protecção de Menores terminou. Judiciária indicia suspeito por abuso de menor dependente.



Morte de Leandro dá processo contra a escola, Correio Manhã de 05-03-2010
 

Família de Leandro, de 12 anos, vai processar a instituição. Agressores, um casal de namorados, já foram identificados e continuam a ir às aulas. Corpo ainda não foi resgatado.



EDP lucra mil milhões e reforça dividendos, Diário Económico de 05-03-2010
 

A EDP continua a ser uma das grandes fontes de rendimento do Estado, pelo menos no que toca a dividendos: só para este ano, o encaixe previsto deverá ultrapassar os 100 milhões de euros. Uma fatia a extrair de um bolo de 550 milhões de euros que a eléctrica nacional se propõe entregar aos accionistas, relativos a 2009, período em que gerou um resultado líquido recorrente superior a mil milhões de euros. O maior de sempre da história da companhia, realçou ontem o presidente da EDP, António Mexia, em conferência de imprensa - isto em termos recorrentes, dado que os lucros caíram 6% face ao ano anterior, de 1.212 milhões para 1.168 milhões de euros.



Função Pública espera pelo PEC para reforçar protestos, Diário Económico de 05-03-2010
 

Mais uma vez, Governo e sindicatos apresentaram dados completamente diferentes sobre a adesão à greve geral da Função Pública realizada ontem. Números à parte, a verdade é que muitas escolas encerraram, houve hospitais e centros de saúde a funcionar com serviços mínimos e várias repartições públicas afectadas pela paralisação. Os protestos não vão ficar por aqui, com os sindicatos a prometer elevar o tom, já que antevêem medidas "mais gravosas" tanto para o público como para o privado inscritas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que será aprovado amanhã pelo Governo. Para já, ficou marcada uma jornada de luta para Abril em todas as capitais de distrito e, para Maio, está prometida "a maior manifestação nacional de sempre" da Função Pública.



Pais querem retirar apoios sociais a alunos violentos, Diário Notícias de 05-03-2010
 

Os pais querem que as famílias sejam responsabilizadas pelos actos violentos dos seus filhos na escola e possam, em última instância, perder direito a apoios sociais ou ser penalizadas com multas. A proposta da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) já foi entregue no Ministério da Educação e pretende contribuir para a discussão da revisão do Estatuto do Aluno que deverá estar pronta no final do mês. "Admitimos que, nas situações em que são apuradas as responsabilidades dos alunos em actos de violência, os pais sejam obrigados a ressarcir a escola pelos danos causados", avançou ao DN Albino Almeida.



Funcionários aderem à greve temendo novos cortes, Diário Notícias de 05-03-2010
 

A greve dos funcionários públicos voltou ontem a paralisar escolas, centros de saúde, repartições de finanças, consulados, serviços municipalizados e a segurança social apesar do Governo falar de uma adesão de apenas 13%, em contraponto às estimativas de 80% dos sindicatos. Um abismo que o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho, não explicou cabalmente, dizendo que aquela percentagem corresponde aos "dados carregados por cada um dos serviços" da administração central, correspondendo a um total de 54 mil trabalhadores. A greve estendeu-se às autarquias, onde teve, aliás, grande expressão.



Leya destrói toneladas de livros, I de 05-03-2010
 

A destruição de milhares de livros pelas editoras portuguesas é "um massacre" que deve ser resolvido a curto prazo. Esta é a reacção de Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, que explicou ao i a sua posição perante as notícias de que o Grupo Leya destruíu dezenas de milhares de livros antigos de autores como Jorge de Sena, Vasco Graça Moura ou Eugénio de Andrade.



PSD viabiliza corte nas reformas antecipadas, Jornal Negócios de 05-03-2010
 

Os sindicatos da Função Pública dirigiram ontem as expectativas para a resposta do Parlamento à greve que paralisou vários serviços. Mas depois da abstenção à alteração do Governo à fórmula de cálculo das pensões, o PSD prepara-se agora para viabilizar o agravamento das penalizações antecipadas. O secretário de Estado da Administração Pública remeteu ontem qualquer alteração à proposta que prevê o agravamento das penalizações antecipadas de 4,5% para 6% por cada ano de antecipação para o Parlamento.



Face Oculta foi apenas um "pequeno" abalo na reputação da PT, Jornal Negócios de 05-03-2010
 

Machucada mas não muito. A reputação da PT não está ameaçada. O português tolera a mentira e tem memória curta. Os accionistas nada dizem. Não, a reputação da PT parece não estar ameaçada. Dentro de cinco meses, um ano no máximo, já ninguém se lembra de nada. A marca institucional é forte e não é monolítica. Aí está a tão anunciada TV 3D, que acaba de chegar ao mercado com mais uma mediática campanha protagonizada pelos "Gato Fedorento", a exemplificá-lo.



Vinte mil pedidos de reforma antecipada, Jornal Notícias de 05-03-2010
 

Só em Fevereiro poderão ter entrado na Caixa Geral de Aposentações (CGA) 20 mil pedidos de reforma, muitos dos quais com penalização. A questão das reformas foi um dos motivos que estiveram na origem da greve de ontem da Função Pública. A antecipação já para este ano de algumas regras de convergência na aposentação da CGA cora a Segurança Social estará a provocar uma verdadeira "corrida" às reformas entre os funcionários públicos. Em declarações ao JN, o líder da CGTP, Carvalho da Silva, referiu que os contactos e estimativas de vários sindicatos apontam para que o número de pedidos tenha superado os 20 mil.



Chocolates de Óbidos atraem 200 mil, Jornal Notícias de 05-03-2010
 

Vestido em tons de castanho, mas também de rosa, verde, laranja, branco e até azul, o chocolate espalha-se por cada recanto da cerca do Castelo de Óbidos. Ali, durante 11 "deliciosos" dias, decorre o Festival Internacional do Chocolate. Está na sua oitava edição e apresenta "o maior nível de criatividade alguma vez realizado". José Parreira, administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, que organiza o festival assegura o sucesso do evento onde até ao dia 14 são esperados cerca de 200 mil visitantes.



O que quer Jesus, O Jogo de 05-03-2010
 

Jorge Jesus tem contrato com o Benfica até 2011, e o bom desempenho do treinador já levou Luís Filipe Vieira a pensar no prolongamento do casamento e respectivo acerto salarial, aliás previsto no acto da assinatura. No entanto, este dossiê não será aberto no imediato. Tudo porque, para Jorge Jesus, mais do que engordar a sua conta bancária ou garantir o futuro de águia ao peito, importa mesmo é dar luz a um grande projecto que visa ganhar regularmente títulos. Afinal, a ambição de Vieira desde o dia em que se sentou na cadeira do poder.



PT disponível para reforçar na Vivo, OJE de 05-03-2010
 

ZEINAL Bava disse ontem que a Portugal Telecom está disponível para reforçar a sua posição no capital da operadora móvel brasileira Vivo, que divide com a espanhola Telefónica e que tem sido o principal motor de crescimento da empresa. "Não só não estamos vendedores da nossa participação na Vivo, como de preferência, estaríamos compradores de qualquer participação que viesse a ficar à venda", disse o presidente da companhia, à margem da apresentação de resultados de 2009, onde anunciou que, pela primeira vez, mais metade das receitas da PT foram feitas no estrangeiro e que pretende chegar aos 100 milhões de clientes.



EDP investe 3 mil milhões este ano, OJE de 05-03-2010
 

A EDP irá manter um nível de investimento global para 2010 semelhante ao ano passado, ou seja, cerca de três mil milhões de euros. Dois terços deste valor será canalizado para as energias renováveis e o restante será aplicado nas hídricas, Brasil e na manutenção dos equipamentos, disse Nuno Alves, o chief finantial officer da eléctrica, na apresentação de resultados. António Mexia, o chief executive officer da empresa frisou o facto de no ano passado a empresa ter sido o maior investidor em Portugal, com um valor superior a mil milhões de euros. Sublinhou ainda o facto do resultado do negócio ter sido superior a mil milhões de euros.



Aaron Curry em Hanover, OJE de 05-03-2010
 

Uma visitante da Kestnergesellschaft de Hanover (Alemanha) observa a obra "Collage" (2010) do norte-americano Aaron Curry (1972), também autor da escultura "Eye C U". É a primeira exposição individual de Curry na Alemanha.



Sondagem, Público de 05-03-2010
 

O primeiro-ministro mentiu no Parlamento quando disse que não sabia que a Portugal Telecom queria comprar a TVI e essa mentira é injustificável. É esta a convicção da maioria dos portugueses, de acordo com uma sondagem da Intercampus feita para o PÚBLICO. Mas nem essa "mentira" nem a alegada ligação de José Sócrates a escândalos recentes lhe retiram condições para governar. Aliás, se as eleições fossem hoje, o PS voltava a ganhar e reforçava mesmo a sua votação, ficando à beira da maioria absoluta. Um paradoxo com diferentes explicações, na análise dos politólogos.



Benfica quer blindar Jesus, Record de 05-03-2010
 

A campanha que o Benfica está a realizar esta época despertou a cobiça não só nos principais jogadores da equipa mas também em Jorge Jesus que começa a ver o nome referenciado entre alguns clubes de topo na Europa. Para blindar o técnico, a SAD pretende incluir uma cláusula milionária num novo contrato a negociar apenas quando se confirmar a conquista do título.



Complô no Governo, SOL de 05-03-2010
 

Escutas do processo Face Oculta revelam que Ana Paula Vitorino era um obstáculo a remover para favorecer negócios nebulosos.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream