19 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 19-02-2010

Sexta, 19 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Feio já gastou mais de 50 mil euros para tentar curar o cancro, 24 Horas de 19-02-2010
 

Para combater o cancro no pâncreas pagou 30 mil euros por três sessões de radioterapia em Londres, em Janeiro, e agora já gastou 3400 euros por duas sessões de quimioterapia em Espanha. Isto sem somar os medicamentos e viagens de avião. António Feio continua a fazer tudo por tudo para combater o cancro no pâncreas que o atormenta há quase um ano e, como já tinha anunciado, começou, há uma semana, a fazer um novo tratamento de quimioterapia em Madrid. Nesse sentido, o actor deslocou-se na quarta-feira, pela segunda vez, até à capital espanhola e revelou ao 24horas que paga 1700 euros por cada uma destas sessões de quimioterapia. "É tudo muito caro e estes tratamentos em Espanha estão a ser custeados, na totalidade, por mim", disse Feio, revelando que, contas feitas, já pagou 3400 euros. "Ainda vou voltar a Madrid mais duas vezes, para fazer uma terceira sessão de quimio e para realizar exames. Depois, logo se vê se volto para mais três sessões", esclarece.



Sócrates não se demite... e diz-se farto de "mentiras", 24 Horas de 19-02-2010
 

O primeiro-ministro falou durante quatro minutos e repetiu aquilo que tem dito desde que a polémica estalou: não houve indicações à PT para comprar a TVI e o Governo não tem um plano para controlar a comunicação social. José Sócrates afirmou ontem que o País está a assistir a "uma tentativa de substituição do debate político pelo ataque pessoal, pela insinuação e pela mentira pura e simples" nas notícias que têm saído nos últimos tempos. Apesar disso, o primeiro-ministro garantiu que não se irá demitir. "Não será agora, como não foi no passado, que uma qualquer sucessão de insultos, de rumores e de mentiras me fará desviar da responsabilidade que o povo me confiou", afirmou. No comunicado feito às 20h00, mesmo em cima da abertura dos telejornais, Sócrates entendeu por bem explicar aos portugueses "três verdades claras" e "fáceis de compreender". "Nunca", frisou, "demos qualquer orientação à PT" para adquirir a TVI ou qualquer outra empresa de comunicação social. "Isso, pura e simplesmente, não passa de uma falsidade", referiu, explicando ainda que, quando falou pela primeira vez na Assembleia da República sobre o tema, não tinha sido informado "pela PT sobre as suas intenções".



Benfica de Gelo, A Bola de 19-02-2010
 

Entrou muito bem o Benfica no jogo, com Di Maria a cumprir a tradição de marcar na Alemanha. Foi logo aos três minutos que o jovem jogador argentino aproveitou excelente passe de Carlos Martins e, livre de marcação, fuzilou a baliza de Drobny. A ganhar por 1-0, o Benfica controlou a partida nos 30 minutos seguintes, período após o qual começou a perder fulgor. O Hertha, último classificado da liga alemã chegou ao empate aos 32 minutos, graças a lance infeliz de Javi Garcia que meteu o pé a um cruzamento da direita e acabou por trair Júlio César. Empatado ao intervalo, esperava-se que o Benfica renascesse na segunda-parte. As águias, no entanto, não arriscaram. Com algumas desconcentrações defensivas, a equipa portuguesa viu-se na iminência de sofrer um segundo golo.Nicu desperdiçou o mais grave dos erros defensivos e, livre de marcação, não conseguiu melhor do que rematar à base do poste da baliza benfiquista. Até final as melhores oportunidades pertenceram ao Hertha, tendo o Benfica reagido apenas timidamente depois das três substituições efectuadas por Jorge Jesus.



Águia gelada empata, Correio Manhã de 19-02-2010
 

O Benfica voltou a desperdiçar ontem em Berlim a oportunidade de alcançar a primeira vitória em solo germânico, contentando-se com um empate a um golo frente a um Hertha de segunda categoria, talvez a mais fraca equipa alemã na história das provas da UEFA, mas que obrigou o treinador Jorge Jesus a reforçar a defesa no final, para preservar o resultado.



Negócio PT-Figo pago a offshore, Correio Manhã de 19-02-2010
 

O contrato de Luís Figo com o Taguspark, cuja administração foi alvo de buscas da PJ na segunda-feira, foi celebrado com a firma Lunarstar, Limited. Esta é uma sociedade offshore sediada em Londres que assegura há cerca de 15 anos a gestão dos direitos de imagem do ex-internacional português. Ao que o CM apurou, até agora, o Taguspark, parque tecnológico controlado pela PT localizado em Oeiras, emitiu, em meados de Dezembro de 2009, uma factura no montante de 175 mil euros, metade do valor total contratado, que foi paga à Lunarstar um mês depois, em meados de Janeiro deste ano.



Sócrates diz que não se demite por causa do caso TVI, Diário Económico de 19-02-2010
 

Antes da reunião com os deputados socialistas, Sócrates convocou os jornalistas para, a partir de São Bento e à hora dos telejornais, contar "três verdades" que, no seu entendimento, são "claras" e "fáceis de perceber". Primeiro: "Nunca, nem eu próprio nem o Governo, demos orientações à PT ou a qualquer dos seus administradores para adquirir a TVI ou para adquirir qualquer outra empresa de comunicação social". Para Sócrates "isso não passa de uma falsidade". Segundo: "Nem o Governo nem eu próprio temos ou tivemos um plano para controlar ou condicionar os órgãos de comunicação social em Portugal". Isso é "uma ideia infundada e delirante", classificou o primeiro-ministro. Terceiro: "A terceira verdade é que todos os portuguesas são testemunhas que temos em Portugal uma comunicação livre".



Fernando Pinto compra paz social na TAP com aumento salarial, Diário Económico de 19-02-2010
 

É este o resultado do processo negocial que se arrasta desde Novembro. O acordo já foi celebrado com os cinco sindicatos representados na TAP. A nova grelha salarial da transportadora aérea entre em vigor já no próximo dia 1 de Março.



"Atentado ao Estado de direito", Diário Notícias de 19-02-2010
 

São duas visões sobre os mesmos factos: para João Marques Vidal, procurador do DIAP de Aveiro, algumas escutas telefónicas do processo "Face Oculta" indiciavam a prática do crime de atentado contra o Estado de direito, alegadamente cometido pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e um plano do Governo para controlar a comunicação social. O procurador-geral não concordou. Pinto Monteiro, porém, admitiu que pode estar em causa uma relação "pouco transparente", mas não lhe compete investigar questões do domínio político.



Face Oculta: PT foi a única empresa que o governo não quis inspeccionar, I de 19-02-2010
 

A Portugal Telecom (PT) foi a única empresa da esfera pública com relações ao caso Face Oculta que não foi objecto de auditoria por parte da Inspecção-Geral das Finanças (IGF). O governo anunciou uma auditoria extraordinária a todas as empresas com capitais públicos, mesmo aquelas com participação pública minoritária, que estavam envolvidas em negócios sob a investigação Face Oculta. Esta acção abrangeu a REN, e a EDP e a Galp, duas empresas em que o Estado tem uma participação inferior a 50%, mas onde dois funcionários estavam sob suspeita de terem favorecido o grupo de Manuel Godinho em negócios das empresas onde trabalhavam. Estes quadros foram constituídos arguidos e suspensos das respectivas funções. O governo não vê agora razão para a abertura de uma auditoria da IGF à operadora.



Aos 12 anos as crianças já conseguem escolher uma carreira?, I de 19-02-2010
 

Um ensino profissional misto que começa a preparar os alunos logo aos 12 anos para o mercado de trabalho é a solução que Paulo Rangel, candidato à liderança do PSD, defende como instrumento de combate ao insucesso nas escolas públicas portuguesas. É a "ruptura" nas políticas de educação que o eurodeputado defendeu em entrevista concedida ontem ao i, desencadeando as censuras mais acesas de especialistas, pais e associações de professores, que rejeitaram a sua proposta de uma assentada. Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), tutelada pelo Ministério da Educação, acusa Paulo Rangel de promover o "regresso ao passado". Albino Almeida, Confederação Nacional das Associações de Pais, não quer que o ensino profissional seja encarado como um "castigo" para os alunos que não têm rendimento escolar e Jaime Pinho, do Movimento Escola Pública, defende que a alternativa apresentada pelo candidato à presidência do PSD retira o "direito básico que todas as crianças têm a um ensino universal".



Segurança Social vai exigir dívida de 500 milhões de euros a 40 mil empresas, Jornal Negócios de 19-02-2010
 

Durante o mês de Março, a Segurança Social vai bater à porta das empresas faltosas para lhes exigir o pagamento de 500 milhões de euros de dívida. Trata-se de um montante elevado que poderá repetir-se em Junho, caso as empresas continuem a atrasar-se no pagamento das contribuições sociais. A informação foi avançada ao Negócios pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, no final de uma conferência de imprensa destinada a apresentar o plano de combate à fraude e evasão da Previdência para 2010.



"Vinha preparado para tudo", Jornal Negócios de 19-02-2010
 

"Um académico que está a ter uma experiência interessante. Nunca me arrependi de ter aceite." É assim que António Mendonça cataloga as funções que agora exerce como ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Militante do PC na juventude, este professor de Economia já sabia o que esperar quando aceitou o convite de José Sócrates. "Parti para este cargo com a ideia de que teria de trabalhar muito, estar sujeito a muita pressão".



Entidade das Contas faz auditoria a dinheiros das eleições, Jornal Negócios de 19-02-2010
 

Em entrevista ao Negócios, a presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, Margarida Salema, diz que o organismo que controla as contas dos partidos e das campanhas eleitorais está a acompanhar atentamente as notícias sobre a participação de Luís Figo na campanha eleitoral. Isto depois das escutas telefónicas do processo "Face Oculta" indicarem que parte do valor envolvido num contrato entre o ex-futebolista e o 'Taguspark' terá sido usado para pagar o apoio a José Sócrates na véspera das legislativas.



Resultado foi melhor que exibição, Jornal Notícias de 19-02-2010
 

Ainda não foi desta que o Benfica venceu na Alemanha. Contudo, o empate (1-1) ontem, quinta-feira, arrancado, em Berlim, frente ao Hertha, permite encarar com esperança a segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. As águias confirmaram que não estão em forma.



Procurador ilibou todos os suspeitos, Jornal Notícias de 19-02-2010
 

Os argumentos que levaram Pinto Monteiro a não investigar José Sócrates deixam fora da alçada da Justiça Armando Vara, Rui Pedro Soares, Paulo Penedos e todos os outros intervenientes em 146 escutas relativas a um "plano" de controlo da comunicação social. Esta constatação consta no despacho do procurador-geral da República (PGR), em que Pinto Monteiro dá conta da decisão de não abrir processo-crime contra o chefe de Governo, envolvendo, em especial, a compra da TVI pela PT e o afastamento de José Eduardo Moniz e da jornalista Manuela Moura Guedes.



Soube a pouco, O Jogo de 19-02-2010
 

O Benfica desperdiçou na noite de ontem uma soberana ocasião de vencer pela primeira vez no "maldito" solo germânico. Não só defrontou um adversário perfeitamente acessível, como logo aos quatro minutos se colocou em vantagem por intermédio de Di María - terceiro golo em outros tantos jogos disputados na Alemanha -, após passe soberbo de Carlos Martins. Um autogolo de Javi García acabou, no entanto, por manter vivo o borrego, à 18ª tentativa.



Vai-se o ouro.. Ficam os anéis?, OJE de 19-02-2010
 

Os Jogos Olímpicos exercem um poder de atracção cada vez menor junto dos patrocinadores, como se comprova pelo caso emblemático da Eastman Kodak, parceira das Olimpíadas desde 1896, que se retirou de cena para apostar nas redes sociais online.A Kodak juntou-se ao rol de patrocinadores que trocaram os tradicionais anéis dos Jogos Olímpicos por alternativas de marketing emergentes mais adaptadas à revolução digital e que garantem a exposição contínua ao seu target. Este êxodo de grandes multinacionais já provocou um rombo na tesouraria do COI, com efeitos práticos nas dificuldades de financiamento sentidas pelas Olimpíadas de Vancouver.



Clientes de serviço móvel sobem 6,5%, OJE de 19-02-2010
 

O número de assinantes de telecomunicações móveis aumentou 6,5% no quarto trimestre de 2009, face igual período de 2008, e subiu 2,4% face ao trimestre anterior, para 15.929 milhões, anunciou a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). Assim, no final do ano passado a penetração do serviço móvel era de 149,9%. Neste período, o peso dos cartões pós-pagos, ou seja, de assinatura, era de 27,2% do total de assinantes (4.341 milhões), o que representa um aumento de mais de 4 pontos percentuais nos últimos dois anos. "Esta evolução estará associada, entre outros factores, à adesão dos assinantes aos serviços de dados baseados no UMTS que, maioritariamente, implicam o pagamento de uma mensalidade", explica a Anacom em comunicado. De acordo com o último inquérito sobre consumo das comunicações electrónicas promovido pela Anacom, cerca de 10% dos clientes do serviço telefónico dispõem de mais do que um cartão activo. Em relação aos serviços de terceira geração móvel (UMTS), o número de utilizadores com acesso ultrapassou os 5,9 milhões. O número de utilizadores de UMTS activos duplicou no último trimestre em relação a igual período de 2008, para 2,5 milhões, e mais 8,7% face aos três meses anteriores.



CGD vai reforçar internacionalização em 2010, OJE de 19-02-2010
 

A Caixa Geral de Depósitos vai apresentar, até ao final do primeiro semestre, o seu novo modelo corporativo que irá deslocar para quatro holdings as áreas não bancárias do banco público, disse ontem Fernando Faria de Oliveira, presidente executivo da instituição. Será criada uma holding para gerir a área dos seguros, outra para a saúde e as restantes duas para o imobiliário e participações financeiras, respectivamente, adiantou Faria de Oliveira durante a apresentação de resultados de 2009. Este acrescentou que o capital de qualquer uma destas holdings poderá ser disperso em bolsa. O responsável da CGD referiu que não prevê "grandes melhorias" nos resultados para este ano, uma vez que o contexto económico "é ainda incerto e difícil para a banca". "O actual crescimento económico em Portugal não é suficiente para criar volume para a CGD", referiu. A aposta nos mercados externos, que já representam 27% dos lucros do banco, será assim o eixo de crescimento do banco em 2010, que é o último do mandato da equipa de Faria de Oliveira. A instituição pretende realizar um aumento de capital no seu banco do Brasil (Banco Caixa Geral Brasil), um mercado que oferece "grandes oportunidades", segundo Faria de Oliveira, e lançar dois bancos de investimento em Angola e Moçambique. Em Espanha, a CGD quer crescer e admite estar disponível para fazer aquisições ou criar uma aliança estratégica.



Sócrates passa ao ataque e diz que acusações sobre os media são "delirantes", Público de 19-02-2010
 

O primeiro-ministro reagiu ontem às alegações sobre um plano do Governo para controlar os media com uma intervenção à hora dos telejornais, em que voltou a dizer estar a ser alvo de um ataque pessoal e considerou essa acusação "delirante". A intervenção de Sócrates aconteceu no mesmo dia em que o procurador-geral da República disse à Visão não ter encontrado indícios de atentado contra o Estado de direito no caso das escutas, que considerou "meramente político".



"Pode haver um novo governo sem eleições antecipadas", Público de 19-02-2010
 

Na véspera de anunciar a sua candidatura à liderança do PSD, José Pedro Aguiar-Branco põe a tónica na responsabilidade: a do Governo em governar, a da oposição em aprovar o Orçamento do Estado perante a situação do país. Na entrevista ao PÚBLICO, o líder parlamentar dos sociais-democratas nunca fala em eleições antecipadas, admitindo um novo governo sem recorrer a um sufrágio eleitoral. Mostra-se ainda disponível para trabalhar com Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho, os seus rivais na conquista da presidência do PSD.



Candidatura de Fernando Nobre inquieta PS e pressiona Alegre, Público de 19-02-2010
 

O anúncio da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República, que hoje será formalizada em Lisboa, no Padrão dos Descobrimentos, deixou os socialistas nervosos e Manuel Alegre sob pressão. À mesma hora em que o presidente da AMI (Assistência Médica Internacional) fará "a sua declaração ao povo português", Manuel Alegre estará em Coimbra num jantar com apoiantes, organizado pelo MIC (Movimento de Intervenção e Cidadania). Ontem, Alegre não quis fazer qualquer comentário.



Di María: caça-alemães, Record de 19-02-2010
 

Di María, autor do golo do Benfica no reduto do Hertha de Berlim (1-1), na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, prometeu melhor para o jogo da Luz. "Graças a Deus voltei a marcar na Alemanha. Queríamos ganhar, não conseguimos, mas vamos agora tratar de ganhar em casa", afirmou o argentino no "flash-interview" da Sport TV. De acordo com o extremo, o Benfica poderia ter resolvido o encontro "na primeira parte", mas, reconheceu: "As coisas complicaram-se depois de novo autogolo. São coisas que acontecem, mas vamos fazer melhor na segunda mão."



Assim falam os boys, SOL de 19-02-2010
 

A PT e a Tagusparque foram utilizadas pelo seu administrador Rui Pedro Soares para obter o apoio de Luís Figo à campanha de José Sócrates para um segundo mandato de primeiro-ministro. Nas escutas telefónicas realizadas no âmbito do inquérito Face Oculta, que decorre em Aveiro, percebe-se como Soares contou com a ajuda de Américo Thomati e João Carlos Silva (presidente executivo e administrador da Tagusparque) para alegadamente pôr ao serviço dos interesses do PS funcionários, meios e fundos financeiros daquelas duas empresas com capitais públicos.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream