18 fevereiro 2010

Manchetes do Dia - 18-02-2010

Quinta, 18 de Fevereiro de 2010  
Manchetes do Dia

Tens 3 hipóteses: demites-te, demites-te ou demites-te, 24 Horas de 18-02-2010
 

Henrique Granadeiro disse a Rui Pedro Soares que o seu envolvimento nas escutas publicadas pelo "Sol" tornava a sua permanência na PT um incómodo para a empresa, pelo que teria de sair. Soares Carneiro também deverá renunciar ao cargo. A renúncia de Rui Pedro Soares ao cargo de administrador executivo da Portugal Telecom (PT) resultou de uma imposição do presidente da empresa. Segundo o 24horas apurou junto de fonte próxima do Conselho de Administração da empresa, a decisão da saída do gestor nomeado para representar o Governo na PT foi tomada após uma série de reuniões com Henrique Granadeiro, que terá considerado inaceitável a permanência de Rui Pedro Soares na empresa após a publicação no semanário "Sol" das escutas que dão conta do alegado envolvimento do gestor num plano do Governo para controlar a comunicação social.



Fogo contra Gelo, A Bola de 18-02-2010
 

Máxima força, em Berlim, para garantir, desde já, vantagem na eliminatória e procurar a primeira e há muito ambicionada vitória na Alemanha, num acerto de contas com a história que não pode esperar. Técnica e tacticamente, o Benfica é claramente favorito e assume essa condição, neste reencontro com o Hertha de Berlim - igualdade a um golo, a 23 de Outubro de 2007, neste mesmo palco, então com o espanhol Quique Sanchez Flores no comando dos encarnados. «Pela minha cabeça e pela cabeça dos jogadores é claro que passa a ideia de que este jogo é para ganhar», assume, sem rodeios, Jorge Jesus, mesmo que reconheça que, globalmente, estes alemães valem mais que o actual último lugar na Bundesliga pode fazer crer.



PJ busca facturas do negócio com Figo, Correio Manhã de 18-02-2010
 

A PJ esteve segunda-feira a fazer buscas na Portugal Telecom (PT) e no Tagus- Park. As fontes contactadas pelo CMadmitiram que investigadores da PJ de Aveiro e magistrados da 9ª secção do DIAP de liderados por Teresa Almeida, estiveram também na Fundação Luís Figo. O contrato apreendido no âmbito do processo 'Face Oculta' - e que indicia que Luís Figo negociou a sua participação na campanha eleitoral do PS a troco do pagamento de elevadas quantias - dá conta de que a empresa do jogador devia receber 250 mil euros por ano. As escutas feitas a Paulo Penedos e Rui Pedro Soares, por outro lado, indiciam esse negócio e que seria concretizado em três pagamentos, para totalizar os 750 mil.



Dragões eficazes levam vantagem, Correio Manhã de 18-02-2010
 

Só a 9 de Março, após a segunda mão no Emirates, se poderá avaliar quanto vale a vantagem tangencial do FC Porto no terceiro reencontro com o Arsenal em três anos e meio. Para já, a vitória (2-1) do dragão mantém a chama acesa e é saldo razoável para um duelo repleto de momentos surreais, jogado quase sempre em excesso de velocidade.



Desemprego vai continuar a subir pelo menos até ao Verão, Diário Económico de 18-02-2010
 

Os registos do Instituto Nacional de Estatística - que se iniciam em 1974 em matéria de mercado de trabalho - não têm memória de uma taxa de desemprego tão elevada como a que se verificou em 2009. No ano passado, 9,5% da população disponível para trabalhar estava sem emprego. A expectativa é de que este ano o resultado seja ainda pior. Em apenas um ano, a economia portuguesa destruiu 143,7 mil postos de trabalho - quase tantos como os empregos líquidos que José Sócrates tinha prometido criar na sua primeira legislatura, uma meta não alcançada. Em 2009, eram já 528,6 mil os desempregados.



Rui Pedro Soares demite-se após buscas na PT da Judiciária, Diário Económico de 18-02-2010
 

Após quase duas semanas de polémica, devido ao seu envolvimento numa alegada conspiração para controlar a TVI através da Portugal Telecom, Rui Pedro Soares cedeu à pressão vinda de todos os quadrantes e resignou ao cargo de administrador executivo do grupo. Além disso, a demissão do gestor teve lugar dois dias depois de a Polícia Judiciária e o DIAP de Lisboa terem realizado buscas no seu gabinete na PT, devido ao seu papel enquanto administrador do Tagus Park.



Buscas da Polícia Judiciária fazem cair administrador da PT, Diário Notícias de 18-02-2010
 

Rui Pedro Soares, um dos administradores executivos da PT, envolvido nas escutas divulgadas pelo semanário So há duas semanas, demitiu-se ontem do cargo. As buscas da Polícia Judiciária ao seu gabinete, na sede da empresa na última segunda-feira, deram um empurrão para a decisão e resolveram, ao mesmo tempo, um problema à administração da Portugal Telecom, liderada por Henrique Granadeiro.



PS quer que bancos avisem Fisco sempre que se abra ou feche uma conta, I de 18-02-2010
 

O grupo de trabalho do PS para as questões da corrupção já tem prontas duas propostas sobre o sigilo bancário. Ao que apurou o i junto de deputados do PS, a suspensão do segredo está prevista sempre que os depositantes tenham dívidas à Segurança Social. E sempre que qualquer cidadão abra ou feche uma conta bancária, a operação será comunicada ao fisco. A justificação é que o facto de existirem dívidas à Segurança Social é um motivo suficiente para que o fisco considere existirem indícios de práticas menos abonatórias e peça o levantamento do sigilo.



563 300 É o número de desempregados no final de 2009, I de 18-02-2010
 

Os números do desemprego nacional nunca estiveram tão mal, os jovens até aos 24 anos voltam a ser altamente fustigados pela falta de trabalho, a precariedade voltou a crescer, o desemprego dura cada vez mais tempo, os salários líquidos estão a cair de forma pronunciada, sobretudo na região de Lisboa e há cada vez mais pessoas consideradas activas (empregados e desempregados) que têm nos apoios sociais a sua principal fonte de rendimento - 578 mil nos últimos três meses de 2009.



Buscas na PT: Judiciária suspeita de financiamento partidário, I de 18-02-2010
 

É mais um dano colateral do processo Face Oculta que atinge o Partido Socialista. O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão a investigar suspeitas de financiamento partidário, através da Portugal Telecom (PT) e de outras entidades públicas, na campanha para as últimas legislativas. Indícios colhidos durante as escutas telefónicas de que foi alvo Paulo Penedos, advogado do grupo do empresário Manuel Godinho e assessor jurídico da PT, originaram uma investigação a todos os apoios concedidos pela empresa nos meses que antecederam as eleições.



Presidentes da PT avançam com auditoria interna aos seus gestores, Jornal Negócios de 18-02-2010
 

Os presidentes da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro (não executivo) e Zeinal Bava (executivo), preparam-se para solicitar a intervenção da Comissão de Auditoria da Portugal Telecom, órgão que tem autonomia de decisão sobre a administração. A Comissão avaliará se os administradores da empresa têm cumprido o código de ética.



O que levou o PGR a não incriminar José Sócrates, Jornal Notícias de 18-02-2010
 

Tentar alterar a linha editorial de órgãos de comunicação para não serem hostis ao Governo não é crime de atentado ao Estado de Direito. Este é o principal argumento usado pelo procurador-geral da República nos despachos que arquivaram o caso que envolve José Sócrates. De acordo com informações recolhidas pelo JN, Pinto Monteiro, após analisar as escutas telefónicas efectuadas no caso "Face Oculta", chegou à conclusão de que pressões e interferências visando imprensa e restantes órgãos de comunicação social favoráveis ao primeiro-ministro não são, por si só, comportamentos puníveis no plano criminal. E deixou tudo escrito nos despachos de arquivamento, cujo conteúdo era, até ao momento, desconhecido.



Rúben tem pés e cabeça, O Jogo de 18-02-2010
 

O FC Porto tem um pé nos quartos-de-final da Liga dos Campeões depois de ter vencido o Arsenal no Estádio do Dragão por 2-1. Para ser completamente honesto, não foi tanto o FC Porto quem venceu o Arsenal, foi mais o Arsenal que perdeu o jogo com o FC Porto. E começou a perdê-lo quando Almunia se lesionou, forçando Arsène Wenger a usar o jovem Fabianski na baliza.



Votorantim reforça na Cimpor, OJE de 18-02-2010
 

Os brasileiros da Votorantim reforçaram a posição na Cimpor, de forma directa e indirecta, para os 30,76%, depois de concluírem a compra da posição detida pelo Coronel Luís Silva, na Cinveste. O anúnio do negócio foi feito ontem e a transacção envolveu 154,45 milhões de euros, o que corresponde a 5,85 euros por acção. Este valor é inferior ao registado nas transacções da Camargo Corrêa, que tem sido de 6,5 euros por acção e inferior aos 6,18 euros por acção e que é o valor oferecido pelos brasileiros da CSN na OPA que está a correr. Entretanto, a administração da Cimpor voltou a rejeitar a OPA da CSN, mesmo com as novas condições, considerando que o preço "não reflecte o valor da empresa".



Economia portuguesa estagna no 4º trimestre, OJE de 18-02-2010
 

A economia portuguesa estagnou no último trimestre de 2009 face ao trimestre anterior, depois de seis meses consecutivos a crescer, indicou ontem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Os dados avançados pela OCDE apontam para que a economia se tenha ficado por uma variação zero nos últimos três meses de 2009, comparando com o terceiro trimestre desse ano. A economia portuguesa fica assim ligeiramente abaixo do desempenho da média estimada para a Zona Euro e da União Europeia que cresceram ambas 0,1%. A estimativa para Portugal, na variação em cadeia, é igual aos valores divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Eurostat.



CMVM aperta regras em produtos complexos, OJE de 18-02-2010
 

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) quer apertar as regras de divulgação de produtos financeiros complexos, impondo que sejam explícitas as probabilidades de maior ou menor rentabilidade dos investimentos, disse Carlos Tavares, presidente da CMVM. "A CMVM pretende vir a emitir regulamentação no sentido de ser proporcionada aos investidores informação que, designadamente, lhes proporcione uma adequada percepção da probabilidade de ocorrência dos diferentes cenários de que dependa a rentabilidade do investimento", referiu o regulador. Esta é uma das medidas propostas pela CMVM e que decorrem de um estudo apresentado ontem sobre os produtos financeiros complexos do mercado português. Este estudo vai entrar num período de consulta pública até 19 de Março, antes de o regulador emitir nova regulamentação.



"Novo primeiro-ministro e novo governo só com outras eleições", Público de 18-02-2010
 

Pedro Passos Coelho parte para a disputa à liderança do PSD com uma certeza: o Governo está muito fragilizado e é ele próprio "o principal foco de instabilidade". Mas, se cair, só novas eleições deverão legitimar outra solução governativa. O candidato à sucessão de Ferreira Leite – juntamente com Paulo Rangel e José Pedro Aguiar-Branco – diz ainda que "mais vale uma crise política que viver todos os dias em crise".



Rui Pedro Soares deixou cargo na PT após buscas da PJ e do DIAP, Público de 18-02-2010
 

Rui Pedro Soares renunciou ontem ao seu cargo na comissão executiva da Portugal Telecom (PT), na sequência das buscas ao seu gabinete de trabalho realizadas na passada segunda-feira por procuradores do DIAP de Lisboa e investigadores da Judiciária de Aveiro. Idêntica diligência teve como alvos o antigo espaço ocupado na PT por Paulo Penedos e os gabinetes de gestores da Taguspark, em Oeiras. No Parlamento, começou ontem a maratona de audições na Comissão de Ética.



Porta Abhertha, Record de 18-02-2010
 

Vencer hoje no Estádio Olímpico de Berlim, o Hertha, permitirá ao Benfica bater um recorde: alcançar a primeira vitória na Alemanha, depois de 16 jogos, nos quais o melhor que conseguiu foram 5 empates. E as condições dificilmente terão sido tão favoráveis para alcançar esse triunfo. Os encarnados defrontam o último classificado da Bundesliga, desacresitado por uma serie de maus resultados. Jesus, que não quer facilitar, deixou no ar a apossibilidade de utilizar aquela que é a equipa-tipo, sem margem para realizar rotações, para além daquela que acontecerá na baliza, com a entrada de Júlio César.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream