14 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 14-01-2010

Quinta, 14 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

"Senti tudo a tremer e a cair", 24 Horas de 14-01-2010
 

"Mãe, não te preocupes comigo porque eu estou viva e está tudo bem". A voz que ecoava por entre as interrupções da ligação de satélite era de Mariana Palavra, uma jornalista portuguesa de 31 anos, natural de Ovar, que se encontrava nas instalações das Nações Unidas em Port-au-Prince, Haiti, quando ao final da tarde de terça-feira um sismo com magnitude de 7,3 na escala de Richter abalou a ilha. Do outro lado da linha estava Estela Palavra. mãe da jornalista, para quem ouvir a voz da filha ao fim de mais de oito horas de sofrimento foi recebida como "a coisa mais maravilhosa do mundo".



Leões em festa, A Bola de 14-01-2010
 

O Sporting venceu o União de Leiria por 2-1 e ficou a um passo de garantir o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. João Pereira estreou-se a marcar de leão ao peito, Miguel Veloso dilatou a vantagem. Carlão reduziu para os da casa.Boa primeira parte para as duas equipas, a tentarem praticar futebol directo num relvado muito mal tratado pelas condições atmosféricas e que foi piorando com o desenrolar do encontro. O Sporting adaptou-se melhor a essa adversidade e, por isso, saiu para o intervalo a vencer por 2-0, com golos de João Pereira (15m) e Miguel Veloso (36m). O primeiro aproveitou uma defesa incompleta de Hélder Godinho após remate de Izmailov e cabeceou para o golo; o segundo, de livre directo, forte e colocado, a beneficiar de um desvio de Pedro Cervantes para dilatar a vantagem.



PJ sem rasto de predador sexual, Correio Manhã de 14-01-2010
 

Ataca raparigas menores dentro de prédios, em Telheiras, há um ano, sempre às terças-feiras. Ameaça-as com faca e força-as a fazer sexo oral.



"Há morte por todo o lado", Correio Manhã de 14-01-2010
 

"Sobrevivi, não sei bem como. Há morte por toda a parte." Foi assim que Mariana Palavra, jornalista portuguesa no Haiti, tranquilizou ontem os amigos através da internet, horas após ter escapado miraculosamente ao devastador sismo que arrasou a capital do país, Port-au-Prince, e que poderá ter feito mais de 500 mil mortos.



Desempregados sem subsídio vão ter direito a estágios pagos, Diário Económico de 14-01-2010
 

O Estado vai apoiar estágios para desempregados com mais de 35 anos que não estejam a receber subsídios e apoiar as empresas que, no final desse período, fechem um contrato com aquela pessoa. Esta é uma das novas medidas de apoio ao emprego que vão ser hoje aprovadas em Conselho de Ministros dirigida aos cerca de 170 mil desempregados sem subsídio, apurou o Diário Económico. Assim, o Estado vai comparticipar bolsas de formação para desempregados com mais de 35 anos, que tenham concluído o ensino básico ou secundário através do programa Novas Oportunidades ou que contem com uma licenciatura. No caso de entidades com fins lucrativos, o apoio público é maior: corresponde a 75% da bolsa (840 euros com subsídio de alimentação e transporte). Caso contrário, a comparticipação fica em 60%.



Brasileiros da Camargo já garantiram entrada no capital da Cimpor, Diário Económico de 14-01-2010
 

A Camargo Corrêa chegou a acordo com os franceses da Lafarge para comprar os 17% que detém na Cimpor, apurou o Diário Económico junto de fonte ligada ao processo. Esse foi o principal trunfo para a Camargo ter avançado com a proposta de fusão que ontem foi conhecida e que é, na prática, uma operação concorrente à da CSN. Confrontada com esta informação, fonte oficial do grupo francês não desmentiu, limitando-se a não comentar o assunto. Na proposta de fusão por integração de activos das duas empresas, a Camargo define algumas das condições para concretizar a operação, hoje ainda de carácter não vinculativo, isto é, passível de ser retirada antes dos accionistas se pronunciarem sobre ela.



Novo imposto de 50% sobre bónus dos banqueiros, Diário Económico de 14-01-2010
 

Os prémios dos banqueiros vão ser tributados a uma taxa de 50%. A aplicação desta taxa está a ser estudada pelo Governo e a medida será incluída no Orçamento do Estado para este ano. Sócrates inspirou-se na medida introduzida no Reino Unido e em França, países que aplicam uma taxa de 50% sobre os bónus dos gestores da banca superiores a 27,5 mil euros. A este coro, junta-se ainda a voz da Alemanha, que alinha no consenso. A chanceler Angela Merkel apoia a medida e defende que pode ter um efeito "pedagógico", mas não adiantou se poderá vir a ser introduzida na maior economia da União Europeia.



Estado deve 340 milhões aos maiores hospitais, Diário Notícias de 14-01-2010
 

Só até Outubro, o Estado devia a oito dos maiores hospitais públicos do País mais de 340 milhões de euros. O que agrava as dificuldades de financiamento e cumprimento dos prazos de pagamento das unidades hospitalares aos seus fornecedores. Também por esta razão, os Hospitais do Serviço Nacional de Saúde continuam a aumentar as suas dívidas e prejuízos. Além disso, segundo os gestores hospitalares, o Estado ultrapassa largamente o prazo de 90 dias que ele próprio exige aos seus hospitais para pagar aos credores. Os prazos de pagamento das dívidas praticados por algumas das suas instituições, como é o caso das Regiões Autónomas, chegam aos cinco anos, apurou o DN junto dos gestores responsáveis pelos pelouros financeiros destas unidades hospitalares.



Sismo no Haiti faz cem mil mortos e fere um português, Diário Notícias de 14-01-2010
 

As Nações Unidas preparam já uma operação maciça de auxílio internacional. Em Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibilizou dois números de atendimento permanente aos portugueses que pretendam obter informações sobre familiares ou amigos que se encontrem no Haiti. A informação foi divulgada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, que aconselha as pessoas a entrar em contacto com o Gabinete de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros através dos números 707202000 ou 961706472, para "obter informações sobre familiares e amigos". Apesar de o Jornal de Notícias reportar que um português de 55 anos que terá partido uma perna na sequência do sismo, o MNE, em declarações ao DN, afirma não ter registo de vítimas portuguesas.



Haiti. 60 segundos de terramoto. O impacto de 30 bombas atómicas, I de 14-01-2010
 

Há 3 milhões de pessoas atingidas. O primeiro-ministro haitiano garante que há mais de 100 mil mortos. O número pode atingir o meio milhão. Dos 15 portugueses que estão na ilha, cinco ainda não deram notícia.



Chefias da Função Pública só vão progredir com avaliação, Jornal Negócios de 14-01-2010
 

A progressão na carreira dos dirigentes públicos vai passar a depender da avaliação do seu desempenho, ao contrário do que acontece agora. O Governo está a preparar uma alteração legislativa que vai enviar "em breve" aos sindicatos e que deverá ser incluída no Orçamento do Estado para 2010. O secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos disse ontem que a progressão dos dirigentes públicos deixará de ser automática e garantiu que o Governo irá também regulamentar a atribuição de prémios de desempenho aos dirigentes.



PS abre porta a PSD no Orçamento de 2010, Jornal Negócios de 14-01-2010
 

A apenas 24 horas do início das reuniões que o Governo terá esta tarde com toda a oposição, para avaliar a possibilidade de negociação do Orçamento do Estado para 2010, Vera Jardim, um destacado deputado socialista, veio ontem defender que o PSD é um "parceiro preferencial" para um acordo. Vera Jardim disse ainda que o consenso deveria ser o mais alargado possível", referindo que "o CDS também poderá dar o seu contributo".



Governo prefere PSD para aprovar contas, Jornal Notícias de 14-01-2010
 

O PSD é preferido pelo Governo como parceiro para viabilizar o Orçamento do Estado, mas o CDS-PP também quer incluir bandeiras suas. As reuniões com a Oposição começam hoje sob tutela de Teixeira dos Santos, mas a negociação a sério ainda não tem calendário. São conhecidas as áreas em que o PSD tem sido mais insistente e, por isso, o Governo parte para a primeira ronda de encontros com os partidos da Oposição, ciente de qual o parceiro de negociação para o Orçamento do Estado (OE) que mais lhe interessa.



Morte tomou conta do Haiti, Jornal Notícias de 14-01-2010
 

Um sismo de 7.0 rasgou o coração do país mais pobre do hemisfério ocidental e a ajuda humanitária terá de ser massiva. Informação oficial das baixas: "Bastante mais de 100 mil mortos". Entre os portugueses há pelo menos um ferido, com uma perna fracturada. "Andar na rua é caminhar sobre cadáveres. O meu país deixou de existir" - e Elisabeth calou-se. René, o marido, socorreu-a: "O Parlamento ruiu, o hospital central ruiu, prisões ruíram, escolas ficaram reduzidas a restos de pó. Há escolas cheias de cadáveres..." - e depois também René emudeceu.



Com joão Pereira é outra coisa, O Jogo de 14-01-2010
 

Foi uma agradável surpresa, o jogo em noite de temporal em Leiria. A chuva não parava, o jogo - a contar para uma prova em que muitas equipas aproveitam para poupar algumas das peças mais influentes (e utilizadas) e para ver em competição o comportamento, a atitude e o rendimento de jogadores menos rodados - a meio da semana, às 21h15, não convidava a ir à bola, e o resultado era o aspecto desolador das bancadas do Dr. Magalhães Pessoa: despidas, apesar da camuflagem das cadeiras coloridas



Camargo Corrêa quer Cimpor, OJE de 14-01-2010
 

Os brasileiros da Camargo Corrêa entraram na corrida à Cimpor, mas através de uma proposta de fusão com a sua divisão de cimentos e ainda a inclusão de um dividendo extraordinário de 350 milhões de euros. Outro grupo brasileiro, a CSN, manteve as condições da oferta ao longo das últimas semanas, com a oferta de 5,75 euros por acção, mas os investidores não aceitam e têm mantido o título próximo dos 6,48 euros. A operação proposta pela Camargo Corrêa teve o impacto imediato de reavivar o interesse especulativo sobre as acções da Cimpor.



Portugal corre sério risco de, OJE de 14-01-2010
 

A agência de rating Moody´s alertou ontem que a economia portuguesa sofre o risco de uma "morte lenta" devido à necessidade do país de reservar uma maior parcela da riqueza para pagar a sua dívida e ao prémio que os investidores estão a pedir para manter as obrigações nacionais. Numa nota divulgada ontem, destinada a Portugal e Grécia, a Moody´s referiu que os dois países não correm o perigo de uma "morte súbita", mas que um cenário de "morte lenta" é de probabilidade elevada se não houver um equilíbrio das contas públicas, aumento da competitividade e subida de impostos. Segundo dados da Comissão Europeia, o rácio da dívida pública em Portugal é de 85% do PIB (o limite imposto por Bruxelas é de 60%). Já a Grécia detém o défice orçamental mais alto da Europa com 12,3% do PIB, quatro vezes o considerado sustentável pela Comissão Europeia. A Moody´s refere que Portugal "tem mais tempo para inverter a situação", enquanto a Grécia dispõe de "significativamente menos tempo".



Banco público de células estaminais conseguiu 1400 doações de sangue num ano, Público de 14-01-2010
 

Um ano depois de ser lançado por José Sócrates, o centro de histocompatibilidade do Norte(CHN) já recebeu 1400 doações de sangue do cordão umbilical, de onde se podem extrair as células estaminais dedicadas a transplantes em pacientes que sofrem de doenças como a leucemia e à investigação. As dádivas superaram as expectativas iniciais e as amostras recolhidas poderão tornar-se acessíveis no início do ano.



Haiti enfrenta cenário de devastação inimaginável, Público de 14-01-2010
 

Mortos podem ultrapassar os 100 mil. ONU atingida. AMI parte hoje. Restemunhos, crónica de Adelino Gomes e análise da investigadora Madalena Moita. Estimativas fazem temer uma das maiores tragédias de sempre provocadas por uma catástrofe natural. E o castigado é o país do costume.



Pereira dá frutos, Record de 14-01-2010
 

O Sporting foi a Leiria bater a União por 2-1, ficando em excelente posição para se apurar para as meias-finais da Taça da Liga. João Pereira estreou-se a marcar pelos leões ao segundo jogo e Miguel Veloso ampliou a vantagem de livre directo. Na segunda parte, os locais ainda assustaram com o golo de Carlão mas a vitória já não fugiria à equipa de Carvalhal.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream