13 janeiro 2010

Manchetes do Dia - 13-01-2010

Quarta, 13 de Janeiro de 2010  
Manchetes do Dia

Novo avançado do Sporting vive susto com namorada grávida, 24 Horas de 13-01-2010
 

Florent Sinama-Pongolle viveu horas de enorme ansiedade no passado dia 7, quando teve de deslocar-se à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, durante a madrugada, com a sua namorada. Nuria Menarques Sánchez, grávida de oito meses de um rapaz, queixava-se de contracções fortes, indício claro de que podia estar na iminência de dar à luz prematuramente. Segundo o 24horas apurou, Nuria Sánchez, de nacionalidade espanhola e que completa 34 anos dia 4 de Fevereiro, deu entrada no serviço de urgência daquela unidade hospitalar às 2h52 da manhã, na companhia do avançado do Sporting, tendo sido objecto de uma primeira observação médica às 4h00.



Éder Luís. Estreia à vista, A Bola de 13-01-2010
 

Menos de dois meses após o V. Guimarães ter ido à Luz eliminar o Benfica da Taça de Portugal, é uma águia com retoques no onze mas sem abdicar das principais figuras que estará no D. Afonso Henriques para um jogo que ficará, ao que tudo indica, a marcar a estreia do avançado brasileiro Éder Luís (ex-Atlético Mineiro).



Descarga histórica no Alqueva, Correio Manhã de 13-01-2010
 

As enxurradas não só fizeram a albufeira atingir a cota máxima como a ultrapassaram em oito centímetros.



Judiciária caça violador de Benfica, Correio Manhã de 13-01-2010
 

Suspeito de ter atacado três jovens em seis dias, sob ameaça de faca, foi ontem apanhado.



Orçamento vai permitir a casados apresentarem IRS em separado, Diário Económico de 13-01-2010
 

As pessoas casadas poderão vir a apresentar a declaração de IRS em separado. O Governo está a estudar avançar com esta medida no Orçamento do Estado para 2010, a par de outras como as alterações ao pagamento especial por conta. A medida já tinha sido sugerida pelo grupo nomeado pelo ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, no relatório de política fiscal, apresentado em Outubro passado. "É aconselhável a introdução, com a maior urgência, do regime de tributação separada dos casados", dizia então o documento de 853 páginas. A alteração "é urgente", defende o grupo coordenado pelos especialistas António Carlos dos Santos e António Martins.



Economia cresce mas continua a destruir empregos, Diário Económico de 13-01-2010
 

A economia portuguesa vai continuar a destruir emprego durante pelo menos mais um ano. De acordo com o Boletim de Inverno do Banco de Portugal, divulgado ontem, será preciso esperar por 2011 para que a criação de emprego comece lentamente a retomar. Este ano haverá menos postos de trabalho, mais desempregados a desistir de procurar emprego e mais pessoas que, por mais diligências que façam, não vão conseguir encontrar nova ocupação antes de atingir a idade da reforma. Segundo os dados divulgados ontem, a revisão em alta do crescimento da economia para este ano - o Produto Interno Bruto (PIB) deverá aumentar 0,7%, em vez de contrair 0,6% - não será o suficiente para abreviar a crise no mercado de trabalho.



Aluno que disparou volta hoje às aulas, Diário Notícias de 13-01-2010
 

O aluno que ontem baleou um colega no Externato Carvalho Araújo, em Braga, vai voltar hoje à escola depois de ontem ter sido ouvido pela Polícia Judiciária, saindo em liberdade por as autoridades entenderem que "neste momento, não se justificava mais nenhuma acção". Não foi presente ao Ministério Público nem a juiz de instrução, mas ficou com termo de identidade e residência e voltará a ser ouvido no âmbito do inquérito judicial. O aluno, de 17 anos, a frequentar o 12.º ano, poderá vir a ser indiciado pelos crimes de ofensas corporais e uso ilegal de arma, com uma moldura penal que pode levar a uma pena máxima de três anos de prisão ou multas pecuniárias. A pistola, uma 6,35 milímetros trouxe-a de casa, retirando-a a familiares.



PS admite adopção se TC chumbar casamento 'gay', Diário Notícias de 13-01-2010
 

O articulado, proposto pelo Governo, legaliza o direito de duas pessoas do mesmo sexo se casarem pelo civil. Contudo, impede-os expressamente de se candidatarem à adopção, discriminando estes casais face aos casais heterossexuais (e até perante os homossexuais solteiros, que podem adoptar). A possibilidade foi admitida ao DN por Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada parlamentar socialista, quando colocado perante um cenário de chumbo da lei no TC precisamente por causa da adopção. "Actuaremos em função dessa eventual nova realidade", afirmou o deputado ao DN.



Violador de Benfica. Suspeito já foi detido pela PJ, I de 13-01-2010
 

A Polícia Judiciária já deteve o suspeito de crimes de violação em Benfica, Lisboa. O alegado responsável, de cerca de 30 anos, estava em liberdade condicional desde meados de Dezembro. Segundo apurou o i, entre as vítimas há mulheres que se dedicavam à prostituição, o que levantou inicialmente dúvidas quanto ao enquadramento criminoso da totalidade dos actos participados. Das três queixas de violação apresentadas à PSP por moradoras naquela freguesia, duas estarão ligadas a episódios de prostituição. Apenas uma das violações terá ocorrido no descampado da Rua Cláudio Nunes, perto da Igreja de Benfica, em Lisboa, no seguimento de uma perseguição a partir da paragem de autocarro. As outras duas terão acontecido em casas particulares, depois de ter sido feito "um contrato de pagamento de serviços", explicou fonte da PSP.



Défice externo vai disparar com subida de juros, Jornal Negócios de 13-01-2010
 

O aumento de juros aliado ao alto endividamento externo ditará um forte aumento, em 2010, dos rendimentos pagos ao exterior que ascenderão a 6% do PIB em 2011. Depois de uma redução em 2009, o défice externo da economia portuguesa vai voltar a subir em 2010, ultrapassando no ano seguinte os 11% do PIB, um valor nunca visto desde 1982, ano em que o FMI foi chamado a intervir em Portugal. A explicar esta previsão do Banco de Portugal (BdP) divulgada ontem está essencialmente um forte aumento dos rendimentos pagos ao exterior, que vão subir para 6% do PIB em 2011, em resultado do esperado aumento das taxas de juro num contexto de elevado endividamento externo.



Acordo com professores irrita sindicatos, Jornal Negócios de 13-01-2010
 

O acordo assinado entre o Ministério da Educação e os sindicatos do sector promete abrir uma nova frente de guerra na Função Pública. As organizações sindicais da UGT e da CGTP vão aproveitar as cedências na educação para tentarem flexibilizar a avaliação e a progressão da generalidade dos funcionários públicos. O tema estará hoje em cima da mesa na reunião entre os sindicatos e o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos. O acordo assinado na semana passada no Ministério da Educação, e que abrange cerca de 150 mil profissionais, permite que mais professores progridam na carreira e de forma mais rápida, ficando numa situação mais vantajosa face à generalidade dos funcionários públicos.



Preço dos bens aumenta e emprego só sobe em 2011, Jornal Notícias de 13-01-2010
 

Banco de Portugal prevê um crescimento da economia, mais consumo mas menos poupança. A economia deverá crescer já este ano. As perspectivas são optimistas, mas o emprego não acompanhará. Só em 2011 é que o número de postos de trabalho deverá aumentar. Preços mais altos, mais consumo mas menos poupança é o cenário traçado para 2010. O Banco de Portugal está mais optimista e reviu em alta as previsões para o crescimento do PIB. De acordo com o Boletim de Inverno, a economia nacional deverá crescer 0,7% já este ano, contrariando a anterior previsão que apontava para uma contracção de 0,6%. Este ano, o crescimento será ligeiro, mas deverá acelerar para 1,4% em 2011, sustentado pelo consumo privado e pelas exportações, que deverão subir 1,7% crescendo para 3,2% em 2011.



Irmãos sequestrados e torturados em curral, Jornal Notícias de 13-01-2010
 

Dois irmãos foram sequestrados por cinco indivíduos que os mantiveram em cativeiro, acusando-os do furto de objectos agrícolas. A Polícia Judiciária de Leiria libertou-os e deteve os suspeitos. Um deles, o alegado mandante, fica em prisão preventiva. "Vi a morte à minha frente". É desta forma emocionada que Dinis Matos, de 55 anos, descreve as horas de "terror" vividas no último domingo. O seu desaparecimento permitiu descobrir que também um irmão, que vive sozinho, em Papagouvas, Lourinhã, também fora sequestrado pelos mesmo homens, na manhã da passada sexta-feira.



Túnel da luz + 5 processos, O Jogo de 13-01-2010
 

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga, reunida ontem, decidiu instaurar cinco novos processos disciplinares a Benfica, FC Porto, Hulk, Sapunaru e ainda ao árbitro Lucílio Baptista, tudo no seguimento das averiguações aos incidentes verificados no túnel da Luz por ocasião do clássico entre portistas e benfiquistas, realizado no dia 20 de Dezembro, e que já tinham dado origem a outros processos disciplinares aos dois jogadores e também ao Benfica, ainda por concluir.



TAP regista 2º melhor ano de sempre, OJE de 13-01-2010
 

A TAP anunciou ontem ter registado, em 2009, o segundo melhor ano de sempre no número de passageiros transportados, com a transportadora aérea a referir que existem sinais de retoma no tráfego aéreo. No ano passado, a companhia transportou 8,440 milhões de passageiros, uma redução de 3,4% face ao registado em 2008, o melhor ano de sempre da TAP em termos de clientes. Fonte oficial da empresa refere que a quebra verificada se deveu à recessão económica.



Economia vai crescer 0,7% em 2010, OJE de 13-01-2010
 

O consumo privado e as exportações vão ser os principais motores da recuperação da economia nos próximos dois anos e irão sustentar um crescimento do PIB de 0,7% e 1,4% em 2010 e 2011, disse o Banco de Portugal. Apesar da revisão em alta anunciada ontem no Boletim Económico de Inverno (o banco central previa uma contracção de 0,6% para este ano), a instituição alerta que o emprego só irá recuperar em 2011 e que as empresas estão excessivamente endividadas.



Economia com retoma moderada este ano mas com salários e emprego ainda a cair, Público de 13-01-2010
 

Portugal vai voltar a crescer este ano, confirmou ontem o Banco de Portugal, mas isso não significa que, para muitos portugueses, as dificuldades tenham acabado. A retoma moderada prevista para a economia nacional vai surgir acompanhada, durante 2010, de uma nova quebra no número de empregos e de uma redução real do rendimento disponível, algo a que as famílias portuguesas até tinham escapado em 2009.No boletim económico de Inverno ontem divulgado, o Banco de Portugal reviu em forte alta a sua previsão de crescimento económico que já tinha sido feita há seis meses atrás, ou seja, numa altura em que ainda não tinham começado a surgir os actuais sinais de recuperação da actividade e da confiança dos agentes económicos. Por isso, em vez da contracção de 0,6 por cento prevista no Verão, o PIB português vai crescer 0,7 por cento em 2010, conseguindo mais uma aceleração para 1,4 por cento em 2011, diz o Banco de Portugal.



Violência nas escolas a descer, Público de 13-01-2010
 

Aluno fez disparo acidental e atingiu colega em Braga, numa escola das mais seguras do país. Desde há três anos, os actos de violência nas escolas vêm a diminuir.



Mourinho de olho no Benfica, Record de 13-01-2010
 

Uma das prioridades de José Mourinho para reforçar o Inter Milão na próxima época é Di María. Ontem, a maioria dos meios de comunicação social transalpinos voltou a insistir no interesse do técnico português no internacional argentino de 21 anos. As boas indicações que o treinador já possuía foram reforçadas pelas observações que o olheiro do clube italiano, Luís Suarez, realizou em Portugal. O emissário milanês viu o jovem em ação nos jogos com Sp. Braga, FC Porto e Rio Ave, e nos relatórios enviados aconselhou a contratação do extremo que tem presença garantida no próximo Mundial


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream