11 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 11-12-2009

Sexta, 11 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

"Apontaram-me uma pistola às costas", 24 Horas de 11-12-2009
 

Ia sozinha na rua quando foi abordada por dois jovens de 20 e poucos anos. Apontaram-lhe uma pistola e levaram-lhe todo o dinheiro que tinha. A apresentadora ficou tão abalada com o sucedido que só lhe deu para chorar quando chegou a casa.



Estou a viver um grande momento, A Bola de 11-12-2009
 

Argentino projectou 28º aniversário com a Bola. Tudo lhe corre de feição na Luz. É o rei dos golos e das assistências. Espera o título como prenda.



Investigadores defendem morte de Maddie, Correio Manhã de 11-12-2009
 

Kate e Gerry McCann chegaram ontem, pelas 22h42, ao Aeroporto da Portela, em Lisboa. Esta sexta-feira vão estar frente-a-frente com Gonçalo Amaral, no âmbito do processo que os opõe ao ex-coordenador da PJ e que está relacionado com o livro 'A Verdade da Mentira', que relata uma versão dos factos que aconteceram na noite do desaparecimento de Madeleine, a 03 de Maio de 2007.



Mulher de Moreira sofre acidente, Correio Manhã de 11-12-2009
 

Condutor passou vermelho e abalroou carro de Maria João, mulher de Moreira.



Autarquias juntam-se à Madeira e exigem verbas do Orçamento, Diário Económico de 11-12-2009
 

Com a expectativa de mais endividamento para financiar despesas, já não é só a Madeira a exigir o seu quinhão do Orçamento rectificativo. As autarquias também entregaram um parecer com uma proposta de alteração à lei na expectativa de reforçar as verbas a que têm direito. Hoje é o dia em que ficará aprovado o terceiro Orçamento do ano. A exigência é bem mais pequena, mas deve ser vista à escala: a Associação Nacional de Municípios (ANMP) garante que a verba que está actualmente aprovada no Orçamento do Estado (3,1 milhões de euros) é insuficiente para cumprir o financiamento estabelecido para as associações de municípios e para as áreas metropolitanas. É "necessário um reforço que a ANMP estima em cerca de 2,7 milhões de euros" - ou seja, um aumento para quase o dobro.



Saiba o que o ano de 2010 vai trazer ao seu bolso e aos seus investimentos, Diário Económico de 11-12-2009
 

Recessão, desemprego acima dos 10%, défice galopante, falta de acesso a financiamento, aumento do crédito malparado, biliões injectados nas economias. Toda esta "galeria de horrores" esteve em cartaz durante 2009. Por incrível que pareça, houve quem saísse beneficiado desta conjuntura. Por mais incrível ainda que possa parecer, foram os consumidores que acabaram por ganhar com o descalabro dos mercados financeiros e a consequente recessão - pelo menos, os trabalhadores por conta de outrem e aqueles que não tiveram de enfrentar situações de desemprego. E, pelo menos, para já.



Clientes do BPP conhecem hoje solução para as poupanças, Diário Económico de 11-12-2009
 

Boa parte dos clientes do Banco Privado Português (BPP) que investiram em produtos de retorno absoluto tem mais de 100 mil euros de poupanças aplicadas nestes activos. Segundo soube o Diário Económico, dos cerca de 1700 clientes, a que correspondem cerca de duas mil contas, menos de 300 têm até 100 mil euros aplicados nos produtos de "investimento indirecto com garantia de capital". A maioria dos clientes (mais de 800 clientes) tem entre 100 e 400 mil euros investidos. Têm poupanças acima de 400 mil euros cerca de 620 clientes.



Enriquecimento ilícito avança com negociação PSD/CDS, Diário Notícias de 11-12-2009
 

A Assembleia da República aprovou ontem, na generalidade, um projecto do PSD criando o crime de enriquecimento ilícito, aprovação na qual o CDS-PP foi decisivo: o PS votou contra o projecto; o PSD, PCP, BE e PEV a favor. E o CDS-PP absteve-se. Ao abster-se, o partido de Paulo Portas viabilizou o articulado 'laranja' (apesar de grandes confusões na votação). Destino oposto (ou seja, o chumbo) tiveram outros dois projectos sobre a mesma matéria, do BE e do PCP. Aqui o CDS-PP juntou-se ao PS no voto contra e isso fez a maioria que reprovou aqueles projectos. A novidade do debate foi o facto de, face ao viabilizado projecto do PSD, o CDS-PP admitir viabilizá-lo novamente, quando chegar a vez votação final global.



Obama faz discurso de guerra como Nobel da Paz, Diário Notícias de 11-12-2009
 

Foi um Obama sorridente que entrou na Câmara Municipal de Oslo para receber o Nobel da Paz. Apesar do passo firme, o Presidente dos EUA sabia que entre os milhões de pessoas que assistiam à cerimónia em todo o mundo através da televisão havia muitos cépticos. A começar pelos americanos - afinal dois em cada três acham que Obama não merece este prémio, que se revelou quase como um embaraço para um presidente cuja popularidade baixou para perto dos 50%. Talvez por isso, o chefe do Estado americano não tenha hesitado em enfrentar a controvérsia e em começar o discurso a explicar que a polémica em torno da escolha do Comité Nobel se deve ao facto de estar "a começar e não no fim" da sua tarefa.



"A culpa é dele!", Diário Notícias de 11-12-2009
 

A viabilização, hoje na Assembleia da República, do Orçamento Rectificativo, em nada vai condicionar o voto do PSD no cada vez mais explosivo Orçamento de Estado para 2010, previsto para Janeiro. O aviso é da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, em declarações ao DN, em Bona, à margem do Congresso do Partido Popular Europeu. A acusação vai directa para José Sócrates, a quem, diz Ferreira Leite, faltou "seriedade" e "transparência" para reconhecer logo em Maio "um engano"- o inchar do défice."O governo só não o assumiu porque havia eleições", diz. O PSD, desta vez, vai abster-se na votação, mas a sua líder recusa já que a votação de hoje possa prendê-la a um novo voto ao OE para 2010. "Este não é um orçamento, não é uma orientação política, não tem nada a ver com o Orçamento de Estado", argumenta Ferreira Leite, num aviso claro de que, em Fevereiro - quando o OE2010 for discutido na generalidade - o seu partido pode não ter a mesma abertura.



Vara quer voltar ao BCP. Accionistas aprovam, I de 11-12-2009
 

Armando Vara deverá regressar como consultor de "projectos especiais". O assunto será discutido na próxima terça-feira pelo Conselho Geral de Supervisão do banco. Os accionistas não vêem problema neste regresso."Porque não?", diz Joe Berardo.



TAP fecha ano com prejuízos próximos dos 30 milhões, I de 11-12-2009
 

No conjunto dos vários negócios que compõem o grupo TAP, os resultados finais do ano deverão apontar para um prejuízo de 30 milhões de euros. O orçamento para 2009 da transportadora previa um lucro de 8,1 milhões de euros, com base num aumento de passageiros que não se verificou.



100 presentes que brilham por menos de €10, Jornal Negócios de 11-12-2009
 

O Negócios tem para si um presente especial. Ou melhor: tem cem. Amanhã nas bancas, mostramos-lhe presentes surpreendentes que custam até 10 euros. Fomos a lojas gourmet, museus, livrarias, lojas de design, bazares solidários e encontrámos coisas boas de dar - e de receber.



Bancos lucram 350 milhões com vendas em Angola, Jornal Negócios de 11-12-2009
 

Os quatro grandes grupos financeiros portugueses de capital privado realizaram mais-valias superiores a 350 milhões de euros com a redução da sua exposição à banca angolana. Estes ganhos, que têm reflexos nos resultados das quatro instituições - BPI (nas contas de 2008), BES, BCP e Santander Totta (2009) -, foram conseguidos graças ao investimento de quase 900 milhões de euros que diversos investidores angolanos fizeram na tomada de participações nos bancos que aqueles grupos portugueses têm em Angola. Foi este o custo do processo de "angolanização" da banca do país africano, que começou há um ano.



Grandes empresas precisam de menos crédito em 2010, Jornal Negócios de 11-12-2009
 

As principais cotadas portuguesas têm de emitir 14,6 mil milhões de euros em dívida para fazer face aos empréstimos que vão chegar ao fim no próximo ano. Com as agências de "rating" a elevarem o nível de alerta para Portugal e outros países do Sul da Europa, os custos dos novos financiamentos prometem subir. Os bancos são, naturalmente, os que estão mais expostos. BCP, BPI e BES têm, em conjunto, de emitir um total de 13,48 mil milhões de euros durante o próximo ano, segundo dados compilados pela Bloomberg. O banco liderado por Ricardo Salgado, por exemplo, já está a emitir nova dívida para pagar a que matura em 2010. E o mesmo acontece com outras empresas do PSI-20, sendo que algumas já cumpriram com as necessidades totais para o próximo ano.



Nem a crise travou gastos com férias de fim de ano, Jornal Notícias de 11-12-2009
 

A procura está em alta, mas ainda é cedo para tirar conclusões sobre as vendas efectivamente realizadas. Uma coisa, porém, parece certa: este ano, não convém esperar pelas promoções de última hora para comprar as viagens de fim de ano. Alguns destinos já estão esgotadíssimos há meses e outros poucas vagas têm. A explicação também é simples: à espera da crise, os operadores colocaram menos oferta no mercado. De acordo com António Loureiro, director-geral da Galileo, empresa do sistema de reservas utilizado por uma grande parte dos operadores de viagens em todo o Mundo, as notícias começam a ser animadoras: "Em termos de reservas aéreas e bilhetes vendidos, o mercado global está a crescer acima de três dígitos face à mesma altura do ano passado", revelou, ao JN.



Paz e guerra, Jornal Notícias de 11-12-2009
 

Presidente dos Estados Unidos, distinguido com um Nobel da Paz que muitos consideraram prematuro, afirmou em Oslo que outros candidatos talvez fossem "mais merecedores". Numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, antes da cerimónia de entrega do Prémio Nobel, Barack Obama afirmou que a retirada militar do Afeganistão vai começar em Julho de 2011, ainda que o seu ritmo e os pormenores do movimento dependam das condições na altura.



Ex-presidente dos CTT acusado de sete crimes, Jornal Notícias de 11-12-2009
 

Ministério Público considerou insuficientes os indícios de corrupção contra administradores. O Ministério Público acaba de acusar os ex-administradores dos CTT Carlos Horta e Costa, Manuel Baptista e Leónidas da Rocha de 15 crimes. Mais 13 arguidos são visados, e outros serão acusados num despacho autónomo. A investigação visou actos de gestão praticados pela administração dos CTT em funções entre 2002 e 2005, sendo que a maioria dos crimes detectados relaciona-se com a alienação de um edifício de Coimbra, por 15 milhões de euros, que a empresa Demagre, do grupo TCN, revenderia no mesmo dia, por 20 milhões, ao Grupo Espírito Santo. Os CTT, uma empresa de capitais exclusivamente públicos, terão perdido cerca de 13 milhões de euros nos negócios investigados.



Sá Pinto até dorme com os jogadores, O Jogo de 11-12-2009
 

Sá Pinto trouxe um novo estilo para a direcção de futebol do Sporting. Dedicando-se de corpo e alma às competências assumidas após as mudanças verificadas nas estruturas dirigente e técnica da empresa verde e branca, o antigo dono da camisola 10 leonina marcou já a diferença e a sua atitude colheu adeptos. Ao que O JOGO apurou, Sá Pinto integra-se nos estágios, ganhou rapidamente cumplicidade com o grupo principal, segue atentamente os jogadores da formação que rodam fora do clube e vê os treinos na íntegra.



BES encaixa 254 milhões com BES Angola, OJE de 11-12-2009
 

O Banco Espírito Santo (BES) anunciou ontem a venda à angolana Portmill, Investimentos e Telecomunicações, de 24% do BES Angola, numa operação que permitiu um encaixe de 254,2 milhões de euros ao banco liderado por Ricardo Salgado.Após esta operação, cujos montantes avaliam a instituição angolana acima dos mil milhões de euros, o BES passou a deter uma participação de 51,94% do capital social do BES Angola.



Nobel: Obama fala de guerra com prémio da Paz, OJE de 11-12-2009
 

O Presidente dos EUA, Barack Obama, reconheceu ontem em Oslo, ao receber o prémio Nobel da Paz, que tal envolve alguma polémica por ele ser neste momento "o comandante-chefe de uma nação envolvida em duas guerras".



Gestão danosa nos CTT custou 13,5 milhões de euros à empresa, Público de 11-12-2009
 

O Ministério Público decidiu acusar 16 arguidos do processo que investigou a gestão dos CTT entre 2002 e 2005. Três ex-administradores, entre eles o antigo presidente Horta e Costa, são acusados de crimes de gestão danosa e participação económica em negócio, que geraram perdas de 13,5 milhões de euros para os Correios.Os magistrados arquivaram os crimes de prevaricação em que estavam indiciados autarcas de Coimbra, entre eles o presidente da câmara, Carlos Encarnação. O processo abrange vários actos, entre os quais a venda do edifício dos CTT em Coimbra e a a contratação de empresas de consultadoria.



PS quer casamento gay antes do Orçamento, Público de 11-12-2009
 

O Governo prepara-se para aprovar em Conselho de Ministros já na próxima quinta-feira o diploma que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apurou o PÚBLICO. Elaborado no gabinete da secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, a proposta está praticamente pronta e em fase de apreciação interna. A ser aprovado pelo executivo antes do fim do ano, o diploma poderá ser discutido no Parlamento em Janeiro, ainda antes do Orçamento de Estado para 2010.



Caicedo faz as malas, Record de 11-12-2009
 

Caicedo está determinado em deixar o Sporting e pretende fazê-lo o mais rapidamente possível. Consciente que o seu espaço de manobra em Alvalade é bastante reduzido(soma apenas 11 minutos sob o comando de Carvalhal e 3 jogos a titular num total de 9 em que foi utilizado com Paulo Bento), o ponta de lança equatoriano já fez saber junto dos responsáveis leoninos que pretende deixar Lisboa ainda antes do interregno das férias de Natal.



Acusação contra CTT refere 'luvas' de 1,6 milhões de euros, SOL de 11-12-2009
 

Carlos Horta e Costa, ex-presidente dos CTT, Manuel Baptista, ex-vice-presidente, e Gonçalo Leónidas da Rocha, ex-administrador, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de administração danosa e participação económica em negócio. «Os arguidos praticaram os factos que lhe são imputados com flagrante e grave abuso da função, em benefício de terceiros e em prejuízo dos CTT (...), pondo em causa a confiança da comunidade na boa administração do sector empresarial do Estado e dos dinheiros públicos» – afirma o MP.



Cavaco Silva não vai responder ao PS, SOL de 11-12-2009
 

Ao que o SOL apurou, do Palácio de Belém não sairá uma única palavra sobre o assunto. Sendo que Cavaco se limitará a dar seguimento, dentro do seu timing e no âmbito das suas competências, ao normal processo legislativo – ou seja, a analisar os diplomas quando estes chegarem à Presidência da República. O mote foi dado por António Vitorino, no seu programa semanal Notas Soltas na RTP1, que no início da semana lançou críticas ao PR e tentou puxá-lo para o centro da polémica entre o Governo e os partidos da oposição, tendo sido imediatamente secundado por outros socialistas.



Governo e Medicina Legal têm números muito diferentes, SOL de 11-12-2009
 

Segundo dados do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), a que o SOL teve acesso, foram autopsiadas, até Outubro deste ano, 969 pessoas que morreram na sequência de acidentes de viação. No mesmo período, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) tinha contabilizado apenas 622 mortos, menos 347 vítimas do que a realidade. Recorde-se que Portugal é um dos poucos países da União Europeia que só contabiliza como vítimas mortais as pessoas que perderam a vida no local do desastre ou a caminho do hospital, limitando-se a aplicar depois um coeficiente de agravamento de 14% (usado desde 2001) para calcular o número de feridos graves que sucumbiram no hospital.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream