10 dezembro 2009

Manchetes do Dia - 10-12-2009

Quinta, 10 de Dezembro de 2009  
Manchetes do Dia

"Fiquei surpreendida por não terem sido divulgados os resultados da votação", 24 Horas de 10-12-2009
 

Diz não estar chateada com ninguém, mas triste por não estar nos 10 finalistas. Espera que o concurso da SIC seja um trampolim para singrar na música.



Crise grega já custa 130 milhões a Portugal, Correio Manhã de 10-12-2009
 

Subida da taxa de juro das obrigações faz disparar encargos do Estado com o preço do dinheiro.



Escândalos sexuais tramam campeão de golfe, Correio Manhã de 10-12-2009
 

Em poucos dias o desportista mais bem pago do Mundo passou do céu ao inferno. Dez mulheres vieram a público garantir que são amantes do golfista.



Técnicos do Parlamento arrasam novo Orçamento, Diário Económico de 10-12-2009
 

O parecer da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) arrasa com a proposta de alteração ao Orçamento do Estado apresentada pelo Governo. Faltas de informação e discrepâncias são as críticas mais fortes e que inviabilizaram uma análise técnica aprofundada, lê-se no relatório. Segundo o relatório da UTAO, o valor do défice do subsector Estado não é coerente ao longo de toda a proposta de rectificativo do Governo. No quadro onde o Governo inscreve as necessidades de financiamento do Estado o valor é de 13.785 milhões de euros, mas se as contas forem feitas a partir da informação prestada no quadro anterior, o défice atinge os 14.107 milhões de euros - mais 322 milhões de euros.



Paulo Azevedo reforça poder na Sonae com entrada de Luís Reis, Diário Económico de 10-12-2009
 

A comissão executiva da Sonae SGPS poderá passar a contar com um novo elemento, Luís Reis, um dos homens fortes da Sonaecom durante a OPA sobre a Portugal Telecom. Luís Reis passará a trabalhar directamente com o líder do grupo, naquilo que as fontes contactadas pelo Diário Económico explicam como um reforço do poder de Paulo Azevedo na cúpula da Sonae. Apesar de a decisão ainda não ter sido oficialmente tomada, estará hoje em cima da mesa na reunião da comissão executiva da Sonaecom, que, ao que tudo indica, deverá dar luz verde à saída de Luís Reis.



Crédito vai ficar mais caro em Portugal com nova vaga da crise, Diário Económico de 10-12-2009
 

A degradação das opiniões das agências internacionais sobre as contas públicas da Espanha, Grécia e Portugal levou ontem os investidores a exigir mais antes de comprar dívida emitida pelo Estado português. A consequência chegará mais cedo ou mais tarde aos bolsos das famílias e das empresas que terão de pagar mais pelo crédito. Entre o dia de segunda-feira e ontem, a Standard & Poor's reviu em baixa a perspectiva sobre as dívidas portuguesa, grega e espanhola e a Fitch cortou mesmo o rating da Grécia. Na base dos cortes está a deterioração das contas públicas destes três países.



15 concelhos vão ter limite de velocidade de 30 km/hora, Diário Notícias de 10-12-2009
 

O aumento dos atropelamentos nas zonas urbanas e o congestionamento do tráfego já levou 15 cidades e vilas portuguesas a começar a implementar um limite de velocidade máximo de 30 km/hora em algumas vias ou bairros. A par de Lisboa, que há cerca de um mês criou uma "zona 30" no Bairro Azul, o DN apurou junto de fonte da Agência Portuguesa do Ambiente(APA) e de planos de mobilidade das autarquias que Coimbra, Faro, Beja, Amarante, Portimão, Arganil, Chaves, Loulé, Mirandela, Vendas Novas, Quarteira, Golegã, Silves e Figueiró dos Vinhos vão seguir os passos da capital.



Insultos entre deputados retrata alta tensão no Parlamento, Diário Notícias de 10-12-2009
 

A primeira audição da Comissão Parlamentar de Saúde ficou ontem marcada por uma troca de ofensas entre a deputada social-democrata Maria José Nogueira Pinto e o deputado socialista Ricardo Gonçalves que levou o presidente a ameaçar suspender os trabalhos. A troca de "galhardetes" ocorreu quando Maria José Nogueira Pinto intervinha nesta Comissão, onde esteve presente a ministra da Saúde e os seus dois secretários de Estado. Uma observação do deputado Ricardo Gonçalves terá motivado a irritação de Maria José Nogueira Pinto, que o apelidou de "palhaço". "Não sabia que tinham contratado um palhaço" para a Comissão Parlamentar de Saúde, disse a deputada. Em resposta, Ricardo Gonçalves teceu comentários sobre a troca de cor política por parte de Maria José Nogueira Pinto.



Gripe A, I de 10-12-2009
 

Dados da direcção-geral da saúde mostram que o número de novos casos está abrandar.Primeira vaga deve terminar "até ao final do ano", garante o coordenador da DGS. Zonas como Lisboa começam a ficar livres do H1N1.



Crise na Grécia cria alta pressão sobre Portugal, Jornal Negócios de 10-12-2009
 

A colocação do "outlook" para a dívida soberana espanhola em "negativo", por parte da Standard & Poor's, e a descida do "rating" da grega pela Fitch, devolveram ontem o nervosismo aos mercados. Portugal, que já na segunda-feira tinha sido alvo de uma medida idêntica à espanhola, foi dos países mais afectados ontem, tornando-se notório o agravamento do custo de financiamento. As notícias dos últimos três dias ditaram o regresso do receio de incumprimento por parte da Grécia e deixaram os investidores em estado de alerta para os países com situações orçamentais delicadas, caso da Irlanda, Portugal e Espanha. Os custos das obrigações do Tesouro (OT) e de cobertura do risco de "default" voltaram ontem a subir.



Entrevista: Maria José Morgado, Jornal Negócios de 10-12-2009
 

A responsável do DIAP de Lisboa, por onde passa a investigação de muitos dos grandes crimes económicos, defende, em entrevista por "e-mail", que o combate à corrupção passa por "seguir as recomendações da Convenção da ONU contra a corrupção", de que Portugal é signatário e onde se defende a criminalização do enriquecimento ilícito. "A manter-se este modelo [do segredo de Justiça], qualquer investigação mais complexa corre sério risco de inviabilização, ou de conclusão sem êxito", diz Maria José Morgado.



Deficiente escravizado 25 anos por familiares, Jornal Notícias de 10-12-2009
 

O Ministério Público de Vila Verde acusa quatro membros de uma família do crime de escravidão, por terem mantido nessa situação e sujeito a maus-tratos, durante 25 anos, um jovem com deficiência moderada. O casal e os seus dois filhos, residentes em Coucieiro, Vila Verde, são acusados de, durante aqueles anos, terem obrigado um jovem com deficiência moderada a desempenhar trabalhos pesados, sem direito a qualquer recompensa, sob maus-tratos, agressões violentas e condições de vida sub-humanas. Rui Manuel Machado, hoje com 35 anos, está sob a vigilância da Segurança Social e entregue aos cuidados de uma família de acolhimento de Travassós.



170 empresas de calçado fechadas desde 2001, Jornal Notícias de 10-12-2009
 

O número de empresas de calçado a fechar em Portugal não pára de aumentar. Em oito anos, cerca de 170 fecharam portas. A Investvar estava à beira da falência, mas o Governo encontrou a solução que garante o seu futuro. Segundo dados da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, no ano passado existiam 1381 empresas do ramo, menos 169 do que em 2001, altura marcada pelo encerramento da multinacional C&J Clarks. Os dados facultados ao JN pela associação mostram que, desde aí, o número de empresas a fechar em Portugal não pára de aumentar.



Liedson preso à área, O Jogo de 10-12-2009
 

A 23 de Agosto de 2003, Liedson apresentou-se aos portugueses nas páginas de O JOGO com uma declaração que fez arquear as sobrancelhas de muito boa gente. O perfil do artista era pouco ou nada conhecido deste lado do Atlântico, e logo houve quem imaginasse que poderia vir aí uma cópia falhada de um original de luxo. "Posso marcar tantos golos como Jardel! Porque não? Sou artilheiro, faço golos. Tal como Jardel", prometeu o baiano, já lá vão mais de seis anos. E cumpriu, batendo os cépticos - 150 golos oficiais, de leão ao peito, já ninguém lhos tira.



Sul da Europa sob pressão dos ratings, OJE de 10-12-2009
 

Grécia, Espanha, Irlanda e Portugal são os países dos Sul da Europa que estão sob pressão por causa das revisões das notações dos ratings das respectivas dívidas públicas. Ontem, a Standard & Poor's fez uma revisão do outlook do rating da dívida espanhola de "estável" para "negativo", sinalizando que poderá vir a rever em baixa o rating. Espanha manterá um crescimento do PIB anual abaixo de 1% devido ao elevado endividamento do sector privado.



INE revê crescimento do PIB para 0,7%, OJE de 10-12-2009
 

O Instituto Nacional de Estatística reviu ontem em baixa o crescimento da economia portuguesa no terceiro trimestre, para 0,7%, face ao trimestre anterior, menos 0,2 pontos percentuais relativamente ao valor indicado na primeira estimativa. O INE apontava a 13 de Novembro para um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2009 e refere que a revisão reflecte sobretudo "informação mais actualizada do comércio internacional".



Pensões de alimentos por pagar disparam desde o início do ano, Público de 10-12-2009
 

O Estado desembolsou 16,1 milhões de euros em pensões de alimentos que os pais não pagaram nos primeiros dez meses do ano e entraram no Fundo de Garantia de Alimentos Devidos a Menores, responsável por esses pagamentos, 3303 processos, mais 26 por cento do que no mesmo período de 2008.O desemprego e a crise são apontados como uma das causas para o crescimento dos pedidos. O Norte é a região onde este aumento tem sido mais acentuado nos últimos anos, mas o número de casos subiu este ano significativamente no centro do país.



Meio milhão de portugueses com salário mínimo em 2010, Público de 10-12-2009
 

O estudo do Governo sobre o impacto do salário mínimo nacional em 2010 mostra que ele poderá abranger quase meio milhão de portugueses, se não houver aumentos salariais. O número será de 450 mil, se houver em 2010 um aumento salarial de 1,5 por cento, e de 379 mil pessoas, se for de 3,5 por cento. Apesar disso, o aumento do salário mínimo terá pouco efeito nas empresas, estimado entre 0,22 e 0,69 por cento da massa salarial global. Esta foi a principal conclusão da reunião da concertação social de ontem entre o Governo, representado pelo primeiro-ministro, e os dirigentes das confederações sindicais e patronais para discutir a proposta governamental anunciada na semana passada.



Javi lança chama, Record de 10-12-2009
 

Directo, frontal e sem papas na língua. Assim se pode definir o discurso de Javi García quando confrontado com as recentes goleadas(em Guimarães e Madrid) impostas pelos dragões em vésperas do clássico na Luz."Todos sabemos que o FC Porto é uma grande equipa e por isso não é estranho que obtenha esses resultados, mas sabemos que se fizermos as coisas bem e trabalharmos como até agora dependemos só de nós".


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream