03 novembro 2009

Manchetes do Dia - 03-11-2009

Terça, 3 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Teresa e Sofia fazem as pazes, 24 Horas de 03-11-2009
 

Sete anos depois de uma intensa zanga pública, travada nas páginas dos jornais e que ameaçou chegar a tribunal, Teresa Guilherme e Sofia Alves fizeram finalmente as pazes. Foi no domingo, num encontro promovido pelo 24horas, em Oeiras. "Isto foi há tanto tempo que não fazia sentido prolongar este afastamento", justificaram. As duas caíram nos braços uma da outra...



A guerra dos aliados, A Bola de 03-11-2009
 

Presidente mantém aposta e confiança no treinador, técnico determinado em dar a volta à situação. Ambos estão aliados e preparados para a 'guerra' aberta após o empate diante do Marítimo. José Eduardo Bettencourt mantém-se absolutamente firme na intenção de resistir à pressão e continuar a contar com Paulo Bento para tirar o Sporting da situação difícil em que se encontra no Campeonato. Mais um desaire na Liga (empate frente ao Marítimo) fez explodir a raiva dos adeptos no final do encontro, com os desacatos verificados em torno do estádio a serem a face mais visível da onda de contestação que se levantou contra o trabalho do treinador.



Banca força lucros no crédito à habitação, Correio Manhã de 03-11-2009
 

Numa altura em que a taxa Euribor a seis meses (o principal indexante no crédito à habitação) se encontra nos 1,004 por cento, os spreads médios praticados pela Banca nos empréstimos à habitação estão nos 1,5 por cento. Um lucro de 150 por cento, mesmo tendo em conta que as instituições financeiras têm custos a suportar (salários de colaboradores e infra-estruturas informáticas). Com esta diferença de valores (antes da crise os spreads praticados andavam nos 0,5 por cento) que se apresenta de uma forma mais grave no crédito às empresas, não admira que a margem financeira de muitos bancos tenha subido no terceiro trimestre.



Gripe A ataca Valença, Correio Manhã de 03-11-2009
 

A proximidade com a região autónoma da Galiza, que é uma das mais afectadas de Espanha pelo vírus H1N1 e onde mais de 70 por cento dos alunos já tiveram de faltar às aulas por causa da gripe, é apontada como a causa mais provável para o surto pandémico que desde meados da semana passada se regista em Valença do Minho. 'Não é possível afirmá-lo cientificamente, mas temos essa possibilidade como lógica', disse ao CM o delegado da Saúde de Valença, Amílcar Lousa. Opinião que foi sublinhada por Graça Freitas, a sudirectora-geral da Saúde.



Constâncio pede informações à Justiça sobre suspeitas de Vara, Diário Económico de 03-11-2009
 

O Banco de Portugal solicitou informações à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os contornos do envolvimento de Armando Vara, vice-presidente do Millennium BCP, na operação Face Oculta. Uma investigação que incide sobre alegados crimes económicos cometidos por um grupo de Ovar, suspeito de ter montado uma teia de interesses que envolvia contactos com responsáveis das maiores empresas nacionais com capitais do Estado. Face à insuficiência de dados de que dispõe, o regulador aguarda que lhe sejam fornecidos elementos considerados fundamentais para tirar conclusões no âmbito das averiguações preliminares que desencadeou. Vítor Constâncio pretende saber se as suspeitas abrangem, ou não, a sua actividade bancária.



Saúde recusa fechar as escolas por causa da gripe A , Diário Económico de 03-11-2009
 

As escolas de todo o país não vão fechar portas perante a pandemia da gripe A. Mesmo depois do surto que atingiu todas as escolas do concelho de Valença, a indicação é de manter as escolas a funcionar. Quanto muito "podem vir a ser encerradas turmas", disse ao Diário Económico a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas. No documento da Direcção Geral de Saúde, que aponta recomendações para as escolas e outros estabelecimentos de educação, está previsto que "o encerramento da escola poderá estar indicado, se existir o risco de propagação da doença, devido à existência de diagnósticos confirmados entre funcionários ou alunos". Mas de acordo com Graça Freitas esse documento está ultrapassado e "as escolas vão continuar abertas".



Caixa mantém 'spreads' e penaliza os lucros , Diário Económico de 03-11-2009
 

O banco do Estado divulgou ontem os seus resultados do terceiro trimestre. A CGD registou 335,1 milhões de euros de lucros, menos 23,3% que no ano passado. A destacar pela positiva está a actividade bancária doméstica, cujo contributo para o resultado consolidado se cifrou em 308,5 milhões de euros, mais 0,3% do que no ano anterior; o aumento do crédito concedido a empresas e institucionais, que subiu 7,6% e o crédito à habitação, que subiu 4,4%. A CGD deu mais 4.389 milhões de euros de crédito.



Futuro de Paulo Bento "nos pés do Rio Ave", Diário Notícias de 03-11-2009
 

Pode parecer um disco riscado ou uma gravação, mas os dirigentes leoninos mantêm a confiança em Paulo Bento e na estrutura do futebol profissional. O treinador orientou ontem o treino, na Academia, sob vigilância de José Eduardo Bettencourt e Pedro Barbosa. E assim vai continuar, pelo menos até domingo, quando jogar em Vila do Conde, com o Rio Ave. O técnico leonino esteve reunido ontem com José Eduardo Bettencourt e Pedro Barbosa após o treino, que teve início às 11.00. Os maus resultados da equipa de futebol estiveram em discussão e Bento abandonou a Academia, em Alcochete, perto das 17.30 e sem prestar declarações, tal como o presidente e o director desportivo. O presidente e o director desportivo abandonaram a Academia por volta das 15 horas, também sem falarem à imprensa.



BCP perguntou ao Juíz se estava envolvido no caso 'Face Oculta', Diário Notícias de 03-11-2009
 

Foi Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP, que na passada quinta-feira de manhã - quando a Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas ao gabinete de Armando Vara - inquiriu directamente o juiz de instrução que acompanhava os inspectores sobre o âmbito das investigações. O juiz foi peremptório - de acordo com fontes internas da instituição - na afirmação de que as diligências nada tinham a ver com o banco. O alvo das buscas, ficou então claro, eram actos privados de Armando Vara, já então arguido na operação "Face oculta", desencadeada pela Polícia Judiciária de Aveiro e que visava crimes como tráfico de influências, associação criminosa e corrupção em concursos. Nesse mesmo dia, Santos Ferreira, presidente do BCP, comunicou ao Banco de Portugal o objectivo das buscas judiciais. Terá conversado directamente com Vitor Constâncio.



Obras, emprego e casamento gay são as medidas prioritárias do novo governo, I de 03-11-2009
 

Obras, obras, obras. A política de betão não sai da cabeça de José Sócrates, por uma razão evidente: o primeiro-ministro (e o seu novo ministro das Obras Públicas, António Mendonça) estão convencidos de que essa é a estratégia correcta para "relançar a economia e promover o emprego", a grande prioridade do programa apresentado ontem no Parlamento. Nesta prioridade total dada às obras públicas, os socialistas não estão sozinhos: a maioria dos partidos da oposição, a maioria dos países europeus e os Estados Unidos seguem a mesma agenda. O TGV será adjudicado em Novembro, depois de ter visto o processo suspenso por razões exclusivamente eleitorais. E ainda ontem foi pré-adjudicada ao grupo Mota-Engil a auto-estrada do Pinhal Interior, que faz parte da chamada "terceira auto--estrada para o Norte", contestadíssima pelo PSD durante a última campanha eleitoral.



"Teia tentacular" atinge Estradas de Portugal, Empordef e Carris, Jornal Negócios de 03-11-2009
 

Funcionários da Estradas de Portugal (EP) e da Empordef também estarão envolvidos na "teia tentacular" das empresas de Manuel Godinho, o empresário no centro do caso "Face Oculta", que ganhou contratos em mais de uma dezena de empresas públicas. Confrontadas pelo Negócios, EP, Carris e EDP revelaram que já estão a fazer auditorias internas, à semelhança da Portucel. A lista de empresas do Estado que contratam sociedades ligadas ao empresário de Ovar aumenta, incluindo a Empordef e os CTT.



Restrições legais seguram Armando Vara no BCP, Jornal Negócios de 03-11-2009
 

Os accionistas e órgãos institucionais do BCP defendem que Armando Vara tem condições para se manter no lugar de vice-presidente da instituição apesar de ter sido constituído arguido no âmbito da "Operação Face Oculta". O Banco de Portugal, pelo seu lado, considera não possuir mecanismos legais estritos para suspender o mandato de um administrador até que as suspeitas que sobre ele recaem fiquem esclarecidas.



Centro de Saúde de Valença entupido, Jornal Notícias de 03-11-2009
 

A Autoridade de Saúde Local de Valença revelou que, ontem, no concelho, faltaram às aulas, cerca de 400 alunos, na sua grande parte devido à infecção pelo vírus da gripe A (H1N1). Clinicamente comprovados existem 32 doentes, mas "a grande maioria dos alunos que faltaram às aulas hoje apresenta a mesma sintomatologia, pelo que se pode afirmar que sofrem da mesma doença". No entanto "uma parte do absentismo verificado é devido à preocupação dos pais e não necessariamente à doença em si", ressalvou, em comunicado a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Quatro professores apresentavam os mesmos sintomas.



Sócrates nada cede e Oposição protesta, Jornal Notícias de 03-11-2009
 

"Sem tirar nem pôr" ou "mais do mesmo". São expressões que podem caracterizar a comparação entre o programa eleitoral do PS e o conteúdo do programa do XVIII Governo entregue, ao fim da tarde de ontem, segunda-feira, no Parlamento. Antes de 27 de Setembro, ainda com a esperança na maioria, Sócrates apresentou ao eleitorado o "Programa de Governo do Partido Socialista"(130 páginas). Agora, quando a realidade é um executivo minoritário, entregou na Assembleia da República o "Programa do XVIII Governo Constitucional" (129 páginas), com um texto igual ao anterior, excluíndo a comparação entre as opções do PS e as dos outros partidos e a alusão à revisão constitucional, que será de exclusiva iniciativa parlamentar.



Bettencourt não deixa cair Bento na rua, O Jogo de 03-11-2009
 

O momento é delicado, a contestação aumenta, mas José Eduardo Bettencourt mantém-se inabalável nos seus princípios e, ao que O JOGO apurou, está mais determinado que nunca na defesa de Paulo Bento. O presidente do Sporting não acredita que a substituição do treinador traga qualquer benefício, confia inteiramente no homem que escolheu para o seu projecto e não abdica dele para liderar a reviravolta em que a SAD continua a acreditar. Bettencourt não aceita que o clube seja governado de fora para dentro e pretende que as críticas e a contestação se concentrem na sua pessoa, por forma a libertar alguma da pressão que se abate sobre o grupo de trabalho.



Lucro da CGD cai pela saúde e seguros, OJE de 03-11-2009
 

O lucro consolidado do Grupo CGD caiu 23,3% no terceiro trimestre, em termos homólogos, para os 335,1 milhões de euros, devido à má performance na área seguradora e na saúda e ainda pela descida da margem financeira. O banco liderado por Faria de Oliveira adiantou que até Setembro criou imparidades de crédito no valor de 361,2 milhões de euros, mais 141 milhões do que as constituídas no final de Setembro do ano passado. A contribuir para o mau resultado esteve a margem financeira, que caiu 19,5% para os 1.256,9 milhões de euros, situação ligada à forte queda das taxas de juro e que afectaram a rentabilidade da carteira de crédito, e onde domina o crédito à habitação. A actividade seguradora ganhou apenas 900 mil euros, o que compara com os 62,8 milhões de euros gerados no período homólogo.



GRIPE A: Ucrânia pede silêncio aos políticos, OJE de 03-11-2009
 

A primeira-ministra da Ucrânia, Iulia Timochenko, pediu ontem aos políticos do seu país, que se preparam para as eleições presidenciais de Janeiro, para não especularem com o tema da gripe A e não criaram pânico sobre uma alegada epidemia.



Acções penalizam fundos de pensões, OJE de 03-11-2009
 

A performance negativa das acções em Outubro interrompeu a recuperação da rendibilidade dos fundos de pensões portugueses, que estava a acontecer desde Março. No último mês, e de acordo com a Mercer, a rendibilidade mediana do mercado dos fundos de pensões nacionais foi negativa em 0,2%, depois de o segmento acções que integra o portfólio daqueles fundos ter registado uma evolução negativa de 2,5%. No entanto, e no conjunto dos dez meses deste ano, a rendibilidade anualizada das acções é positiva em 19,4% e a média do conjunto das aplicações dos fundos de pensões está nos 7,4% positivos.



Governo insiste na limitação do mandato do primeiro-ministro, Público de 03-11-2009
 

A limitação do mandato do primeiro-ministro, bem como dos chefes dos governos das regiões autónomas, é uma das propostas de reforma do sistema político que o PS mantém no seu programa de Governo. O documento programático que pautará a acção governativa da equipa escolhida por José Sócrates foi ontem entregue ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Será discutido quinta e sexta-feira. O programa do XVIII Governo deixa também clara a não defesa de círculos uninominais de candidatura na revisão da lei eleitoral, como antes advogava o PS. Mas é mantida a proposta da revisão da lei eleitoral autárquica e a criação de executivos municipais homogéneos.



O dia em que Valença experimentou os dramas da pandemia, Público de 03-11-2009
 

Valença do Minho funcionou ontem como um campo laboratorial. Ao registar o primeiro surto em larga escala de contágios com a Gripe A, a pequena cidade junto à fronteira com a Galiza teve de ajustar o seu quotidiano à ansiedade e ao caos. Dos cerca de 1700 alunos das suas escolas, 400 faltaram às aulas e centenas de famílias tiveram de alterar rotinas para as retirar das escolas, levar aos centros de saúde ou, simplesmente, acompanhar em casa. Especialistas acreditam que o que aconteceu em Valença é um sinal claro de que a onda pandémica da Gripe A chegou de vez a Portugal.



«Vamos entrar ainda mais fortes», Record de 03-11-2009
 

A derrota em Braga, no passado sábado, não foi suficiente para quebrar o entusiasmo com que a equipa encarnada tem encarado esta temporada. "O ambiente está muito bom. Sabemos que a equipa está a crescer, mas ainda longe do que pode render. O trabalho está bem feito e estamos satisfeitos. Lamento a derrota de sábado, mas numa prova com 30 jogos é normal perder um ou outro. Importante é continuar no bom caminho", esclareceu. "Vamos sair mais fortes deste desaire e tentar reagir já quinta-feira, em Inglaterra, com o Everton".


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream