02 novembro 2009

Manchetes do Dia - 02-11-2009

Segunda, 2 de Novembro de 2009  
Manchetes do Dia

Pai de Michael Jackson quer fazer negócio com Ronaldo, 24 Horas de 02-11-2009
 

O site norte-americano TMZ ganhou notoriedade e credibilidade mundial quando, a 25 de Junho, foi o primeiro órgão de informação a difundir a notícia da morte de Michael Jackson. Deixou de ser apenas mais um site de celebridades, passou a ser uma referência. Ontem, lançou mais um exclusivo, desta vez com particular interesse para Portugal. Segundo o TMZ, o pai do famosíssimo cantor, Joe Jackson, pretende fazer negócios com Cristiano Ronaldo. Inusitado.



Noite de bruxas, A Bola de 02-11-2009
 

O jogo começou vivo, mexido, quase não se podia respirar. O Sporting entrou forte, empurrado e apoiado pelos adeptos, ou se calhar foi ao contrário - os adeptos foram atrás de um pedido da equipa para que estejam sempre com ela. O certo é que o Marítimo conseguiu responder e não seria de estranhar se tivesse havido golos logo nos primeiros quinze minutos. Mas não. Chegou-se ao intervalo com marcador em branco, ansiedades de todas as cores. No recomeço, erro de Cosme Machado, ao não assinalar grande penalidade por derrube a Hélder Postiga, mas o Sporting acabaria por marcar minutos depois, num belo tiro de Matias Fernandez. Grande festa, jogadores todos juntos a aproveitar o momento. Mas a festa durou menos de 10 minutos, quando Manú foi o homem do balde de água fria ao arrancar um espectacular remate bem de fora da área. Mãos na cabeça, o filme de novo a repetir-se. E repetiu mesmo, depois de Caicedo ter atirado ao poste a segundos do fim.



Casal suíço atacado no Algarve, Correio Manhã de 02-11-2009
 

O pesadelo do casal de suíços começou à entrada da sua moradia. Mal estacionaram o jipe Range Rover, os idosos foram atacados por quatro homens de cara tapada. Saíram da escuridão da garagem, na Quinta Rejan, entre Almancil e Vale de Lobo, Loulé, e arrastaram as vítimas para uma noite de pesadelo inesquecível. Acabaram sequestrados, roubados, agredidos, e enquanto o homem de 80 anos foi amarrado na sala, a sua mulher, de 77, foi violada no quarto ao lado.



Leões afundam-se na crise, Correio Manhã de 02-11-2009
 

O Sporting somou o quarto jogo consecutivo sem vitórias e não conseguiu capitalizar os tropeções de Benfica e FC Porto. Travada por um excelente Marítimo, a equipa de Paulo Bento falhou (irremediavelmente?) as pazes com os adeptos, apesar de uma exibição a dar sinais de melhoria. "Não vou tomar decisões a quente nem na praça pública". No final da partida do Sporting com o Marítimo (1-1), Paulo Bento mostrou todo o seu descontentamento pelo empate: "É um resultado injusto. A partir do golo do Marítimo começámos a jogar mais com o coração do que com a cabeça. Faltou algum discernimento. O grande objectivo está longe mas não podemos desistir. Há que ter cabeça fria e ver que soluções podemos encontrar nesta situação difícil."



Saiba quais são os melhores PPR para investir e poupar no IRS, Diário Económico de 02-11-2009
 

A dois meses do fim do ano, ainda pode investir em PPR e ganhar nos impostos. O Diário Económico ajuda-o a conhecer as rendibilidades dos melhores PPR disponíveis no mercado. Taxas conservadoras para investimentos conservadores. Este parece ser o retrato da maioria dos produtos de poupança que existem no mercado. A queda das taxas Euribor pressionou os rendimentos destas aplicações. Ainda assim, há quem sobressaia.



Governo aposta no investimento para o combate à crise, Diário Económico de 02-11-2009
 

Programa do Governo chega hoje às mãos dos deputados. O objectivo é apostar no investimento para debelar a crise. Para concluir o programa do Governo, que será hoje à tarde entregue à Assembleia da República, não foram precisas noitadas. Aliás, já desde sexta-feira que a ansiedade para a conclusão do documento passou, uma vez que no fim-de-semana foram apenas limadas arestas. As horas extra de trabalho já tinham sido todas feitas aquando da elaboração o programa eleitoral: agora bastou decalcar as ideias fundamentais e refrescar a apresentação do documento, que hoje deverá aparecer de cara lavada.



Privatização do BPN estará pronta até ao final de 2010, Diário Económico de 02-11-2009
 

O presidente do BPN, Francisco Bandeira, acredita que a reprivatização do banco estará concluída até Dezembro do próximo ano. "O processo deverá estar concluído até final de 2010", afirmou em declarações ao Diário Económico. Numa altura em que a nacionalização do BPN cumpre um ano, a expectativa reside agora na divulgação das condições em que será feita a "devolução" do banco ao sector privado. É esperada para breve a divulgação do decreto-lei da reprivatização pelo Governo, assim como do caderno de encargos, o qual, segundo Francisco Bandeira, "está praticamente pronto".



Sete das dez melhores escolas são colégios católicos, Diário Notícias de 02-11-2009
 

Entre as dez escolas com melhores notas nos exames nacionais estão sete colégios católicos. Disciplina, exigência e desenvolvimento integral da criança são pilares comuns do projecto educativo. Mas o sucesso passa também pela estabilidade do corpo docente, o acompanhamento dos alunos e das famílias e as suas condições socioeconómicas. A maioria faz aí todo o percurso escolar, da infantil ao 12º ano. O colégio é como se fosse uma segunda casa.



Funcionários dos partidos prioritários na vacinação, Diário Notícias de 02-11-2009
 

Entre os vários grupos prioritários para a vacinação contra a gripe A contam-se os membros dos órgãos de soberania. Neste grupo, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) inclui os partidos políticos, além dos deputados. As estruturas partidárias podem apresentar os elementos considerados "insubstituíveis e essenciais ao seu funcionamento", explica a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas. Se entregarem a lista a tempo, podem receber a vacina já na primeira fase.



Armando Vara e Penedos deviam sair pelo próprio pé, I de 02-11-2009
 

No que toca a comentários sobre a operação "Face Oculta", Marcelo está de acordo com Jerónimo de Sousa: tem de ser colocado um ponto final no sentimento de impunidade. Esperando pelo que a justiça vai ditar durante a próxima semana, Marcelo assumiu que tanto Armando Vara como José Penedos devem abandonar os cargos que ocupam se forem constituídos arguidos: "As pessoas que forem constituídas arguidas devem sair pelo próprio pé." Referindo-se ao mesmo caso, Marcelo observou que "os padrões éticos têm baixado muito nos últimos tempos."



Banco angolano interessado na compra do BPN, Jornal Negócios de 02-11-2009
 

O processo de privatização do Banco Português de Negócios (BPN), que o Governo garante que "avançará a muito curto prazo", está a despertar o interesse de investidores angolanos. O Negócios sabe que há pelo menos um grupo financeiro de Angola que já manifestou o seu interesse em disputar o concurso para a venda do banco cuja nacionalização o ministro das Finanças anunciou há precisamente um ano.



10 regras que deve saber antes de investir em acções, Jornal Negócios de 02-11-2009
 

A crise financeira mostrou que o jogo da bolsa tem regras apertadas. Conheça as dez mais importantes para que não leve as mãos à cabeça da próxima vez que as acções se desvalorizarem 50% em menos de um ano.



Crianças na TV fora de controlo, Jornal Notícias de 02-11-2009
 

A lei tem seis anos e a versão mais recente - incorporada agora no Código de Trabalho - foi publicada em Setembro em "Diário da República". Porém, grande parte dos portugueses desconhece que para uma criança entrar numa novela ou numa série televisiva não basta a anuência dos pais ou de quem detenha a tutoria parental. Desde 2003 que é obrigatório as entidades promotoras solicitarem à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR) da área de residência autorização para os menores de 16 anos participarem em actividades artísticas, publicitárias ou televisivas. Mas nem todas o fazem.



Marcelo recusa "luta de facção", Jornal Notícias de 02-11-2009
 

Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que os "barões" do PSD "optaram pela luta de facções" em detrimento da unidade do partido pelo que mantém a recusa em ser candidato à liderança dos sociais-democratas. "Não vejo nenhuma razão para alterar aquilo que disse há uma semana", quando admitiu ser candidato se existisse consenso depois de um debate e da procura de consenso interno, disse Marcelo Rebelo de Sousa no programa da RTP "As Escolhas de Marcelo". "A questão não é ser candidato. É não haver unidade", acrescentou.



Tiros da polícia põem fim a protesto em Alvalade, O Jogo de 02-11-2009
 

Acreditando que desta é que o Sporting se reabilitaria e retomaria o curso exigível a um candidato ao título, o presidente Bettencourt pediu cagança à equipa. Houve alguma, e logo no início. Apesar da ameaça congeminada por Manu e Marcinho aos 5', os comandados de Paulo Bento não se encolheram, forçaram a criação de um golo convertível em tranquilidade, mas, também pela baixa mobilidade na linha de ataque, não deram com a baliza. E depois passaram por dificuldades já vistas noutras ocasiões, somando problemas na saída de bola, fruto da incapacidade para fazer uma boa circulação, e consentindo a presença demorada do adversário no seu meio campo, onde a velocidade de Manu, Marcinho, Djalma e Baba constituíram um constante desafio à resistência psicológica dos leões. Esta parte do teste até foi superada, mas... o chumbo na prova global não foi evitado. E a ira foi descarregada sobre o treinador.



Controlo nos contratos a termo, OJE de 02-11-2009
 

As empresas que, por duas vezes, não comuniquem à Segurança Social a contratação a termo de trabalhadores vão ser obrigadas a integrá-los como efectivos, ao abrigo do novo código contributivo. De acordo com o especialista em Direito de Trabalho, Benjamim Mendes, esta é uma das medidas de sanção previstas na nova legislação que entra em vigor já em Janeiro. "A empresa é obrigada a comunicar aos serviços os trabalhadores contratados a termo. Caso não o faça, e seja apanhada duas vezes, a Segurança Social poderá obrigar o empregador a converter o contrato a termo num contrato sem termo", disse o advogado da sociedade ABBC.



BEI aprova 3,4 mil milhões para Portugal, OJE de 02-11-2009
 

O Banco Europeu de Investimento (BEI) prevê aprovar, até ao final do ano, financiamentos no valor de mais de 3,4 mil milhões de euros para projectos nacionais, revelou o vice-presidente da instituição. "Durante este ano nós temos a expectativa de ultrapassar os 3,4 mil milhões de euros de financiamento de projectos de investimento em Portugal para diversas áreas", adiantou Carlos Costa, que falava aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo com a Caixa Geral de Depósitos. De acordo com o responsável, as áreas abrangidas vão desde a energia, infra-estruturas, ambiente ou Pequenas e Médias Empresas (PME), recebendo estas últimas cerca de 500 milhões.



Jenny Holzer mostra arte na Suíça, OJE de 02-11-2009
 

A multifacetada artista norte-americana Jenny Holzer expõe, pela primeira vez, na Suíça, na Fundação Beyeler, em Basileia, naquela que é uma das mostras mais completas da sua carreira. Na foto, uma instalação que combina luz e texto.



BPN continuou a dar prendas ao poder nas vésperas de o escândalo rebentar, Público de 02-11-2009
 

Entre as qualidades do ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN), José de Oliveira e Costa, havia uma que transparecia: a sua determinação em exercer o poder de forma incontestada. Fazia-o à semelhança de um soberano absoluto, mesmo quando os sinais equívocos de uma suposta prosperidade deixavam de brilhar. Nas vésperas da sua saída do BPN, em Fevereiro de 2008, a crise financeira já estava a correr. No Reino Unido, o Northern Rock tinha falido, em Portugal, o Banco de Portugal (BdP) apertava o cerco, exigindo a clarificação das relações dentro do grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), o que levou os accionistas a tentar reduzir os poderes do presidente.



Leão não quer correr, Record de 02-11-2009
 

O Sporting voltou a desiludir os seus adeptos ao não conseguir melhor do que um empate (1-1) frente ao Marítimo, numa partida em que Matías Fernández (54') começou por dar vantagem aos leões. Porém, um grande golo de Manu (62') impediu a vitória leonina - no período de descontos, Caicedo ainda atirou ao poste -, deixando a turma de Alvalade no 7.º lugar, a 12 pontos do líder Sp. Braga.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream