21 outubro 2009

Manchetes do Dia - 21-10-2009

Quarta, 21 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Rui Veloso deixa cuidados intensivos depois de viver pesadelo, 24 Horas de 21-10-2009
 

Rui Veloso abandonou ontem de manhã a ala de cuidados intensivos do Hospital da Luz, onde foi operado na segunda-feira aos intestinos. Segundo contou ao 24horas fonte da unidade hospitalar, o músico, de 52 anos, foi transferido para um quarto particular e passou a tarde de ontem em repouso absoluto, uma vez que ainda estava um pouco "atordoado" devido à operação.



«Estou a gostar muito de Jorge Jesus», A Bola de 21-10-2009
 

O director desportivo do Benfica, à margem de uma iniciativa de promoção do desporto escolar em Odivelas, abordou os melhores treinadores que já conheceu e elogiou o trabalho que Jorge Jesus está a desenvolver na Luz. «Gostei muito do Eriksson, do Ancelotti, do Terim... e estou a gostar muito de ter o Jorge Jesus a treinar», explicou Rui Costa. Sobre a possibilidade de no futuro vir a ser o presidente do Benfica, o dirigente «encarnado» não quis alongar-se em comentários: «O presidente acredita que tenho condições para isso, mas estamos muito bem servidos e hoje estou empenhado no que estou a fazer, que é ser director desportivo.»



Rui Costa elogia Jorge Jesus, Correio Manhã de 21-10-2009
 

O director desportivo do Benfica, Rui Costa, abordou muitos temas, entre eles os treinadores que mais o marcaram. "Gostei muito de trabalhar com o Eriksson. Depois tive também o Toni, Malesani, Fatih Terim, que foi meu treinador na Fiorentina, e Ancelotti. Agora estou a gostar muito de ver Jesus treinar", elogiou, relembrando depois como foi a sua integração no plantel sénior do Benfica: "Segui para um estágio na Suécia, com o Eriksson, sem saber se ia ficar. Ainda hoje estou à espera da resposta. Nunca me disseram nada e fui ficando."



Gestor do BPN dava 30% de juro, Correio Manhã de 21-10-2009
 

O antigo gerente do balcão das Amoreiras, em Lisboa, terá lesado o Banco Português de Negócios (BPN) em cerca de dez milhões de euros, através de um modelo de financiamento paralelo com um grupo restrito de clientes do banco.



Saiba se vai perder regalias com as novas regras da Segurança Social , Diário Económico de 21-10-2009
 

Com a entrada em vigor do novo Código Contributivo, em Janeiro, as empresas vão ter de reavaliar a forma como remuneram os seus trabalhadores se não quiserem pagar mais à Segurança Social. Das duas uma: ou reduzem o montante das prestações adicionais ao vencimento base (como por exemplo subsídios de refeição ou despesas de viatura própria), que agora passam a ser taxadas, ou reestruturam o peso das parcelas de modo a conter o aumento dos custos.



"Fusão da TAP com brasileiros e angolanos é uma boa ideia" , Diário Económico de 21-10-2009
 

Há apenas um ano, a fusão TAP, TAAG e TAM era considerada impensável. O presidente da companhia portuguesa pronunciou-se ontem pela primeira vez sobre este cenário em Luanda e disse que é uma "boa ideia". A fusão das três companhias foi considerada por Fernando Pinto como tendo "razões estratégicas" e acrescentou que "seria uma empresa muito forte". Com efeito, uma eventual fusão entre as companhias portuguesa, angolana e brasileira daria origem a uma companhia com vértices em três continentes e com rotas de elevada rentabilidade.



Défice do Estado já ultrapassou previsões do Governo, Diário Económico de 21-10-2009
 

O défice do Estado ultrapassou em Setembro o tecto fixado no Orçamento do Estado (OE) suplementar, aprovado pelo Parlamento em Janeiro. Uma ruptura que, não sendo compensada por um desempenho acima do esperado nos restantes sectores das Administrações Públicas - como a Segurança Social, que tem sido a bóia de salvação nos últimos anos - pode fazer com que o défice orçamental global fure o valor previsto para o conjunto do ano.



Cavaco Silva pede a partidos que haja estabilidade, Diário Notícias de 21-10-2009
 

A todos os partidos parlamentares foi recomendado pelo Presidente da República, nas audiências da semana passada, não criarem crises políticas de curto-prazo. Cavaco Silva desenconselhou iniciativas que ponham em causa o programa de Governo ou o Orçamento do Estado para 2010. O novo Executivo deverá tomar posse até ao final da semana.



Papa abre portas a padres anglicanos, Diário Notícias de 21-10-2009
 

Ao contrário do que lhe é habitual, o Vaticano só na véspera alertou os jornalistas para a conferência de imprensa na qual ontem anunciou a publicação iminente de uma Constituição Apostólica assinada pelo Papa Bento XVI. Um pormenor que revela a importância do documento que entrará em vigor dentro de semanas. De facto, abre as portas da Igreja Católica aos anglicanos tradicionalistas, inclusive os padres casados que se queiram converter.



Queixas contra polícias sobem 46%, Diário Notícias de 21-10-2009
 

A Inspecção-Geral da Administração Interna, que controla a actividade das polícias na sua relação com os cidadãos, recebeu, em 2008, 282 queixas de pessoas que se viram maltratadas por elementos das forças de segurança. Mais 85 que em 2007. A IGAI reconhece que a sua actividade foi condicionada pela falta de recursos humanos. Tem apenas 15 inspectores.



Função pública quer aumento de 4,5%, I de 21-10-2009
 

As principais confederações sindicais da Administração Pública ponderam exigir ao governo aumentos entre 3% e 4,5% em 2010 para os salários pagos no Estado, que tradicionalmente servem de referência para o sector privado. A Frente Comum, a FESAP e o STE esperam uma posição negocial dura por parte do governo - pressionado pela deterioração das contas públicas e pelos empresários do sector privado -, mas avisam que irão rejeitar qualquer cenário de perda de poder de compra no próximo ano.



Concorrentes baixam propostas para o Pinhal Interior, Jornal Negócios de 21-10-2009
 

Os quatro concorrentes que entregaram novas propostas financeiras finais no concurso para a concessão rodoviária do Pinhal Interior reduziram o Valor Actualizado Líquido (VAL), ou seja, o custo para o Estado ao longo do período da concessão, entre 2% e 15%. A proposta mais baixa voltou a ser apresentada pelo agrupamento liderado pela Mota-Engil. O Negócios sabe que o agrupamento reduziu o VAL pedido na anterior fase de negociações, que era de 1.261 milhões de euros, para menos de 1,2 mil milhões de euros. Além deste decréscimo de mais de 5% no VAL proposto, o agrupamento avançou ainda com uma redução superior a 4% nos custos de construção, que passaram assim de 957 milhões de euros para menos de 920 milhões.



Seis empresas cotadas já geram metade do negócio no estrangeiro, Jornal Negócios de 21-10-2009
 

A aposta na internacionalização leva a que uma percentagem crescente das receitas das maiores cotadas portuguesas tenha origem no estrangeiro. Na Sonae Indústria, EDP Renováveis, Cimpor, Teixeira Duarte, Jerónimo Martins e Portugal Telecom a actividade no exterior representa já metade do negócio. O que, no entanto, as deixa expostas à forte variação das moedas locais. Um desafio que têm aprendido a contornar.



Amnistias fiscais, Jornal Negócios de 21-10-2009
 

Nos EUA, 75 mil contribuintes confessaram a semana passada ter contas ilegais espalhadas por mais de 70 países para obterem um perdão fiscal. No Reino Unido, os infractores estão a ser convidados a denunciarem-se, em troco do arquivamento do processo criminal. Em Itália, Berlusconi promete amnistiar os crimes económicos em troca do pagamento de uma módica taxa de 5% sobre os capitais ilegais. As amnistias fiscais podem ser um valioso aliado de um Ministro das Finanças em tempos de crise, mas em Portugal uma medida análoga para o Orçamento do Estado para 2010 estaria longe de ser pacífica. Ricardo Salgado, presidente do BES, foi o primeiro a lançar o tema para a agenda interna, dizendo que a solução para o problema dos "offshores", contra quem os países desenvolvidos começaram a adoptar um discurso musculado, tem de passar, previamente, por uma amnistia fiscal. Tem a seu lado Jaime Esteves, sócio da PricewaterhourseCoopers e fiscalistas como Saldanha Sanches.



Furtos dão prejuízo de meio milhão por dia aos hipers, Jornal Notícias de 21-10-2009
 

Apesar de uma maior aposta em equipamentos de segurança, os furtos no retalho não param de aumentar. Os super e hipermercados são os mais prejudicados e mais de metade dos roubos são feitos pelos clientes. De acordo com a segunda edição do Barómetro Nacional do Furto no Retalho, um estudo apresentado ontem pela Gateway e elaborado pela PremiValor Consulting, os roubos no comércio alcançaram, no ano passado, os 177 milhões de euros, aumentando assim de 1,04% para 1,16% do volume de vendas. No total, o volume de negócios do sector rondou os 15 mil milhões de euros.



Vaticano admite acolher padres que sejam casados, Jornal Notícias de 21-10-2009
 

A decisão do Papa Bento XVI criar uma estrutura especial para acolher anglicanos descontentes apanhou de surpresa até os meios religiosos. A possibilidade de padres casados entrarem na Igreja Católica promete polémica dentro e fora do Vaticano. Em Roma, o cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, anunciava ontem, em conferência de imprensa, que a Igreja Católica está pronta a abrir a porta aos anglicanos: "Será publicada proximamente uma Constituição Apostólica assinada pelo Papa Bento XVI para responder aos numerosos pedidos junto da Santa Sé de grupos de religiosos e de fiéis anglicanos, oriundos de várias partes do mundo que querem entrar em plena comunhão com a Igreja Católica".



"Paulo Bento é dos melhores do mundo", O Jogo de 21-10-2009
 

Mal se estreou como treinador dos juniores do Sporting, em 2004/05, Paulo Bento ficou impressionado com o talento de um rapaz de 17 anos proveniente do Real Sport Clube. Apesar de liderar jovens valores como João Moutinho, Miguel Veloso ou Yannick Djaló, era Nani que concentrava todas as atenções num grupo que conquistaria um título que escapava há nove anos. Na época seguinte, ambos se reencontram nos seniores: à 8ª jornada, o primeiro jogo do treinador ficou ligado à estreia de Nani a titular. Se a admiração era mútua, intacta sobreviveu até hoje.



Clima económico e confiança melhoram, OJE de 21-10-2009
 

O indicador de clima económico, disponível até Setembro, apresentou um "forte aumento" nos últimos cinco meses, após registar em Abril o valor mais baixo da série, segundo dados divulgados ontem pelo INE. Na síntese económica de conjuntura, elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística, o indicador de confiança dos consumidores e as expectativas de desemprego também registaram melhorias. Estes foram acompanhados pelo consumo privado e investimento que apresentaram, também, movimentos ascendentes nos últimos meses, após terem atingido em Março os mínimos históricos das respectivas séries.



Windows 7 mobiliza hoje o mercado, OJE de 21-10-2009
 

Sob o lema "Simplificar o PC", a Microsoft apresenta hoje o seu novo sistema operativo, que estará disponível em todo o mundo a partir de amanhã. Sucessor do Vista e preenchendo muitas lacunas que lhe foram apontadas, o Windows 7 estará à venda a partir de 219,99 euros. As versões em português chegam no final deste mês. Numa estratégia integrada de desenvolvimento do produto e mostrando a sua preponderância no mercado, o fabricante de Seattle mobilizou empresas e construtores de hardware. Marcas como a HP, a Toshiba, a Acer e até a portuguesa JP Sá Couto, com o novo Magalhães (MG2), iniciam esta semana a comercialização de novos equipamentos com o Windows 7.



"Coisa louca" na Royal Academy, OJE de 21-10-2009
 

A escultura "Rock Drill" (1913) do britânico Jacob Epstein (1880-1959) é um dos destaques da exposição "Wild Thing: Epstein, Gaudier-Brzeska, Gill" patente na Royal Academy de Londres até 24 de Janeiro.



Plano anticrise do Governo ainda só está executado a 42 por cento, Público de 21-10-2009
 

O pacote de medidas que o Governo aprovou para apoiar o tecido empresarial e potenciar a retoma económica ainda só está executado a 42 por cento, revelam os dados de Setembro divulgados ontem pela Direcção-Geral do Orçamento. Dos 1165 milhões previstos, ainda só foram gastos 493 milhões de euros. O ritmo de execução tem vindo a melhorar (era de 32 por cento em Agosto e 10 por cento no final do primeiro semestre), mas ainda há um bolo de 672 milhões de euros por executar. Modernização de escolas, apoio a projectos na área das energias renováveis e financiamentos para as pequenas e médias empresas e para o sector exportador são as áreas onde se realizaram investimento relacionados com o programa.



Robô vai copiar o Novo Testamento em nove semanas, Público de 21-10-2009
 

Uma Bíblia sem aditivos. Foi assim que Timóteo Cavaco, da Sociedade Bíblica Portuguesa, se referiu à nova tradução da Bíblia ontem apresentada em Lisboa. Ao mesmo tempo, era inaugurada a exposição A Bíblia Para Todos, onde a estrela principal é o robô copista, instalação artística criada por três alemães. Até 21 de Dezembro, o bios [Bíblia] estará a copiar, letra a letra, o Novo Testamento, parte da Bíblia exclusiva dos cristãos, usando um tipo de letra gótico do Sul da Europa no século XVI. O grupo de música Flor Caveira cantou uma canção de há dez anos, que diz "Saramago é bom, mas não te dá a salvação. Quem tem medo de Lobo Antunes devia ter temor a Deus".



Inspecção ao Colégio Militar e aos Pupilos do Exército leva ministério a exigir medidas urgentes, Público de 21-10-2009
 

Os resultados da inspecção extraordinária ao funcionamento do Colégio Militar (CM) e do Instituto Militar dos Pupilos do Exército levaram o Governo a pedir medidas urgentes ao Exército, a entidade que tutela aquelas duas instituições de ensino. Diz o Ministério da Defesa que essas medidas são necessárias para salvaguardar, "a todo o momento", o bem-estar e a "integridade física dos jovens alunos confi ados à guarda do Estado". As informações foram prestadas pouco depois de ter sido divulgado que oito ex-alunos tinham sido acusados pela prática de seis crimes de maus tratos no ano lectivo 2006/07 e no início de 2008.



Só quer receber quando jogar, Record de 21-10-2009
 

Izmailov está louco por voltar aos relvados, trabalha arduamente para regressar à competição... mas nem quer ouvir falar de dinheiro. Estranho? Raro é a palavra correta. Ao que Record apurou, o internacional russo, de 27 anos, conhecido pela forma exemplar como encara a profissão, está determinado em abdicar dos vencimentos referentes aos meses de agosto, setembro e outubro, período durante o qual tem vindo a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito (já terá recusado uma vez).


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream