22 outubro 2009

Manchetes do Dia - 22-10-2009

Quinta, 22 de Outubro de 2009  
Manchetes do Dia

Roubados e de mãos atadas, 24 Horas de 22-10-2009
 

Livros de Sousa Tavares, Rodrigues dos Santos e Lobo Antunes podem ser lidos à borla na Net. Um crime que até agora é difícil de punir, mas que autores e editoras prometem continuar a combater. António Lobo Antunes ou José Rodrigues dos Santos têm as suas obras reproduzidas ilegalmente na Internet. Os autores estão indignados mas não acreditam que a Justiça funcione ou que os culpados sejam "caçados".



O regresso dos cinco magníficos, A Bola de 22-10-2009
 

Cardozo, Saviola, Aimar, Ramires e Di Maria voltam - Jesus quer que os homens que mais decidem ataquem o Everton, a partir das 18 horas. O treinador do Benfica, Jorge Jesus, diz que o jogo com o Everton não é determinante, mas alguns jogadores, como são exemplos David Luiz ou Rúben Amorim, já tinham afirmado que a vitória na partida desta noite para a 3.ª Jornada da fase de grupos da Liga Europa é indispensável para o sucesso dos encarnados. O treinador não hesitará, de qualquer forma, em recuperar para o seu onze titular cinco dos homens mais importantes do plantel, precisamente aqueles que têm por missão marcar golos, criá-los ou desequilibrar as defesas adversárias de maneira a chegar ao objectivo principal: marcar.



Mais mortes e menos multas, Correio Manhã de 22-10-2009
 

Mais acidentes, mais mortos e mais feridos, graves e ligeiros, quando a tendência dos últimos anos era de descida da sinistralidade. E a fiscalização baixou: os processos e multas aos infractores caíram para metade – na comparação entre os primeiros nove meses deste ano e de 2008 – no total das áreas que eram patrulhadas pela extinta Brigada de Trânsito da GNR e passaram a ser da responsabilidade dos destacamentos de trânsito. O coronel Lourenço da Silva, ex-comandante da BT, diz que os maus resultados são consequência directa da extinção da BT.



Hulk brilha na Liga dos Campeões, Correio Manhã de 22-10-2009
 

O pé esquerdo de Hulk endireitou um jogo que não começou bem para o FC Porto, diante de um adversário frágil. O número 12 portista (uma vez mais o número da camisola do autor do primeiro golo a bater certo com a terminação do número de espectadores presentes no estádio) 'abriu o livro' e do seu pé canhoto saiu um manancial de remates, dribles e passes que, só por si, chegavam e bastavam para uma vitória mais robusta.



"A liderança do Windows 7 não está para muito longe", Diário Económico de 22-10-2009
 

Cláudia Goya, directora-geral da Microsoft, garante, em entrevista ao Diário Económico, que o novo Windows 7, que chega hoje ao mercado português, vai ser um sucesso. Na primeira entrevista depois de assumir a liderança da Microsoft Portugal, Cláudia Goya reafirma a importância de Portugal para o grupo, que poderá fazer novos investimentos, quer com aquisições quer com a abertura de novos centros de investigação.



Crise arrasta empresas de crédito ao consumo para prejuízos, Diário Económico de 22-10-2009
 

Num momento em que os resultados da banca começam a recuperar, as instituições financeiras especializadas no crédito ao consumo revelam maiores dificuldades. De acordo com as contas apresentadas ao Banco de Portugal por sete empresas que operam nesta área, o sector entrou no vermelho no primeiro semestre do ano. Nos primeiros seis meses, estas entidades - GE Consumer, Crediagora, Credifin, Banco Cetelem, Banco Credibom, Gmac e Credip - sofreram um prejuízo acumulado de perto de 1,4 milhões de euros. Isto compara com um lucro de mais de 16 milhões de euros no período homólogo, o primeiro semestre de 2008.



A religião em dois livros polémicos, Diário Notícias de 22-10-2009
 

À polémica generalizada provocada por Caim, de José Saramago - que ontem reafirmou as suas críticas à Bíblia, mas acalmou a polémica e disse não querer transformar o livro num caso político - , sucede o novo thriller de José Rodrigues dos Santos, que critica o islamismo e promete nova polémica. Em Fúria Divina, o Islão é retratado como uma sociedade retrógrada. O livro foi revisto e será apresentado, no sábado, por um português que conviveu com a Al-Qaeda de Ben Laden no Afeganistão.



Crianças serão vacinadas só depois do Inverno, Diário Notícias de 22-10-2009
 

As crianças saudáveis só serão vacinadas contra o H1N1 depois do pico do Inverno e da tradicional época de gripe, em Fevereiro ou Março, já que estão fora das primeiras duas fases da campanha de vacinação. E caso as doses não cheguem, apenas serão protegidas as crianças até cinco anos. Aliás, o Grupo 3, o último a ser imunizado, é o que inclui mais pessoas - mais de milhão e meio, revelou ontem a ministra Ana Jorge. A campanha arranca já na segunda-feira, com 54 mil doses disponíveis.



Como Astérix evoluiu ao longo de 50 anos, Diário Notícias de 22-10-2009
 

O irredutível gaulês que arrebatou os louros de César cumpre meio século de resistência. A publicação de um novo álbum - hoje, simultaneamente em 19 países, com uma edição total de 3,5 milhões de exemplares - e vários eventos celebram o aniversário de um (ou dois, se contarmos com o fiel e intransponíbel Obélix) dos personagens de BD mais conhecidos em todo o mundo. O álbum a publicar hoje, 'O Aniversário de Astérix e Obélix', começa, aliás com a saída de ambos da aldeia para a sua ocupação preferida: caçar javalis. O que não sabiam era que toda a aldeia lhes preparava uma festa-surpresa. Os indefectíveis encontrarão lá alguns segredos de uma poção mágica inesgotável.



Conheça as histórias: Colégio Militar puniu 600 abusos num só ano, I de 22-10-2009
 

Era Inverno e a noite fez o Colégio Militar mergulhar numa escuridão gelada. Vestido só com um fato de banho, R. foi molhado com água fria, levado para um local isolado e deixado em sentido. Tinha apenas 13 anos e sentiu frio. Frio e medo das ratazanas. Durou apenas uma hora, no final de 2005, mas uma hora assim não se esquece facilmente. Em Janeiro deste ano, ao ser ouvido como testemunha de colegas vítimas de maus tratos, recordou o castigo mais violento. Ao mesmo tempo que se apressou a sublinhar a sorte: ser "dos poucos" que nunca foi agredido no colégio. Episódios como o de R. são normais no Colégio Militar. Percebe-se no processo de investigação que conduziu à acusação de oito antigos alunos. Só quatro queixas foram consideradas suficientemente fortes para seguirem para tribunal, mas nos últimos três anos as participações foram muitas.



Economistas desvalorizam efeitos do plano anticrise, Jornal Negócios de 22-10-2009
 

A baixa taxa de execução do plano anticrise nove meses após a apresentação é criticada por economistas e empresários. O plano já era um dos mais pequenos na Europa. Com menos de metade do plano executado até Setembro arrisca-se a ser dos que terá menos efeito no combate à crise. Em Dezembro do ano passado o Executivo apresentou um plano anticrise de 2.180 milhões de euros , dos quais 1.300 milhões seriam financiados pelo Orçamento do Estado (OE) e 800 milhões por fundos comunitários. O valor global corresponde a 1,25% do PIB, o que é cerca de metade da média da Zona Euro. Em Setembro, a OCDE estimou que o plano viria a a criar apenas de 15 mil empregos este ano e outros tantos em 2010 - um dos menores valores entre os países membros. A justificação? A pequena dimensão do plano.



Como ganhar à boleia da Google, Jornal Negócios de 22-10-2009
 

Para milhões de utilizadores, Google é sinónimo de um motor de busca rápido e eficaz. Para muitas empresas portuguesas, representa uma fonte de clientes, negócios e parcerias.



Porta aberta para os oitavos, Jornal Notícias de 22-10-2009
 

O F.C. Porto aproveitou os erros de um APOEL frágil defensivamente. Hulk bisou, ajudou o dragão a dar a volta ao marcador e a dar um passo de gigante rumo aos oitavos da Champions. Os dragões terminaram com dez por expulsão de Mariano. Hulk andou 12 jogos a penar na Liga dos Campeões, a acumular remates e jogadas de sonho, mas sempre longe do tão desejado golo. Ao 13.º desafio europeu, na segunda época ao serviço do F.C. Porto, a sorte sorriu ao brasileiro. E logo a dobrar. Dois golos ao frágil APOEL Nicósia, a estreia a marcar na Champions, logo numa reviravolta suada e merecida (2-1) para os dragões. Hulk somou mais uma exibição incrível e deu música na centésima vitória de Jesualdo Ferreira como treinador portista. Entregou uma prenda ao professor e ao clube. Sim, ao clube que fica com as portas dos oitavos-de-final bem abertas.



Técnicas de espionagem viciam exames de código, Jornal Notícias de 22-10-2009
 

Para garantir aprovação nos exames de código, normalmente realizados em Albergaria-a-Velha, o alegado cabecilha e angariador de "clientes" fornecia uma microcâmara de filmar aos alunos/examinandos - que estes colocavam num botão da camisa ou do casaco, de modo a captar o conteúdo do teste - e um auricular. Cá fora, o sexagenário dava as indicações aos alunos de como responder acertadamente às perguntas, uma vez que recebia, ali, as imagens do teste. O sucesso estava praticamente garantido nos exames de código. "E quando a coisa não corria bem, eles voltavam a repetir o exame e lá obtinham êxito, desta forma fraudulenta", disse ao JN uma fonte ligada à investigação.



Caçador, O Jogo de 22-10-2009
 

O FC Porto-Apoel fez-se de atrasos, uns mais benéficos do que outros para o interesse português. Atrasou-se o FC Porto a chegar ao jogo, em parte por culpa de Mariano, atrasado a tranquilizar-se numa posição-chave da equipa. Atrasou-se o primeiro remate dos cipriotas, que até só chegou na segunda parte, a despeito do primeiro golo deles na Liga dos Campeões - atrasado três jornadas - ter chegado antes, de imaculada concepção. E foi a partir de um mau atraso que o FC Porto pôde reconstruir o resultado, depois de se ter visto a perder por 1-0. Antes do tempo só a qualificação para os oitavos, que ficou muito perto de se confirmar.



Meo vai superar Zon em 2012, diz Bava, OJE de 22-10-2009
 

O presidente-executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, afirmou ontem que o Meo vai ser líder em televisão paga em Portugal em 2012. "Hoje, não temos dúvidas de que o Meo será, a médio prazo, a escolha de televisão dos portugueses. Vamos ser líderes", afirmou Zeinal Bava na conferência de imprensa em que anunciou que o serviço de televisão por subscrição ultrapassou os 500 mil clientes no final do primeiro semestre. O presidente-executivo da operadora esclareceu à Lusa, à margem da conferência, que "é exequível que esse objectivo seja alcançado no final de 2011 ou início de 2012".



Mutualistas francesas em Portugal, OJE de 22-10-2009
 

Três grandes seguradoras mutualistas francesas anunciaram a entrada no mercado de saúde e de reforma em Portugal. A MGEN, a actuar na saúde, e as Integrale/UMR a trabalharem os segmentos da reforma, criaram uma empresa para actuar como distribuidora em Portugal: a Europamut. Esta terá canais preferenciais junto de mediadores para particulares e empresas, enquanto a nova distribuidora proporá os produtos da MGEN e da Integrale directamente a sindicatos, associações de classe e outros organismos colectivos. A MGEN estabeleceu um contrato de colaboração com a AdvanceCare para a gestão diária dos contratos de protecção de saúde. Os contratos dos aderentes em Portugal serão feitos com as seguradoras e não com a Europamut, que actua apenas como mediadora geral, o que confere uma garantia acrescida.



Frank Lloyd Wright em Bilbau, OJE de 22-10-2009
 

A maqueta de um edifício de Frank Lloyd Wright (1867-1959) na exposição dedicada ao grande arquitecto norte-americano, que está patente até 14 de Fevereiro no museu Guggenheim de Bilbau.



Aos dez anos, a maioria das crianças não distingue "nós" de "noz", Público de 22-10-2009
 

Estão no 4.º ano e são poucos os que sabem quando devem aplicar a palavra correcta numa frase, quando essa palavra é homófona. "Nós" e "noz", "vês" e "vez", apesar da pronúncia ser igual, a grafia e o significado são diferentes. "Esperar-se-ia que todas as crianças soubessem", considera José Junca de Morais, neuropsicólogo e coordenador científico do Estudo longitudinal: níveis de referência de desenvolvimento da leitura e da escrita – do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. "Falta prática intensiva de leitura", diz. O Plano Nacional de Leitura (PNL) pode contribuir através do trabalho que tem vindo a desenvolver junto dos alunos, desde o pré-escolar, mas também a fazer propostas às famílias e ao Ministério da Educação, continua o investigador da Universidade Livre de Bruxelas. Os primeiros resultados são hoje apresentados na 3.ª conferência internacional do PNL, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



Documentos sobre o Freeport pedidos aos ingleses já estão nas mãos dos investigadores, Público de 22-10-2009
 

Os procuradores do Ministério Público dedicados à investigação do caso Freeport aceleraram a marcha das diligências depois de as autoridades britânicas terem enviado para Portugal toda a documentação pedida pelos magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria, do Departamento Central de Investigação e de Acção Penal. Os dois procuradores estiveram recentemente em Londres, para análise de elementos obtidos pelos investigadores do Serious Fraud Office e, com base na documentação solicitada, ficam com mais condições para definir o rasto do dinheiro alegadamente transferido pela empresa inglesa para presumíveis pagamentos de luvas.



Palavra de Jesus, Record de 22-10-2009
 

Jorge Jesus está consciente que o jogo de quinta-feira com o Everton vai ser importante para o futuro do Benfica na Liga Europa mas rejeita a ideia de que é um exame final à passagem dos encarnados à próxima fase da competição. "Não será um jogo decisivo para o nosso apuramento. Qualquer um dos três pode passar", frisou o treinador das águias, que seguem em 2.º lugar juntamente com o AEK Atenas, com 3 pontos, num grupo liderado pelos ingleses.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream