04 setembro 2009

Manchetes do Dia - 04-09-2009

Sexta, 4 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Manuela em lágrimas garante que não desiste, 24 Horas de 04-09-2009
 

Acabou. A administração da Media Capital decidiu ontem pôr um ponto final no polémico "Jornal Nacional 6ª Feira", apresentado pela jornalista Manuela Moura Guedes, desencadeando uma súbita demissão em bloco da direcção de informação da estação da TVI, incluindo a própria jornalista. A pivô era, ontem à tarde, o rosto da desolação e, numa voz sumida, confessou ao 24horas estar "triste com toda esta situação". "Não estava à espera disto. Eu só quero fazer informação... como sempre quis... Eu só quero fazer informção... e não me deixam fazer..." desabafou.



"Quero fazer história no Sporting", A Bola de 04-09-2009
 

..."Quero agradecer o carinho que recebi ao longo dos anos, nos quais vivi monentos maravilhosos", começou por dizer o internacional espanhol. E prosseguiu, sempre com a emoção em crescendo: "Aqui, cresci como pessoa, profissional e pai. Os meus sentimentos são contraditórios. Estou feliz por poder continuar a jogar futebol num grande clube e sinto-me triste por abandonar a minha casa." Seguiu-se então a parte do discurso mais interessante para os adeptos do clube de Alvalade: "Vou para o Sporting com muita vontade de trabalhar e humildade, com vontade de jogar e fazer história numa outra equipa. Agora quero fazer história no Sporting".



Idosos atropelados em paragem do autocarro, Correio Manhã de 04-09-2009
 

Uma mulher de 80 anos e um homem de 60 foram atropelados mortalmente, ontem às 09h30, quando esperavam pelo autocarro na rua 15 da Urbanização do Lidador, Vila Nova da Telha, Maia. As vítimas foram atingidas por uma carrinha – que não parou num cruzamento – e, apesar de os bombeiros ainda terem tentado reanimar os atropelados, acabaram por falecer no passeio.



Espanhóis calam Manuela, Correio Manhã de 04-09-2009
 

A decisão estava tomada há semanas e era irreversível. Depois da saída de José Eduardo Moniz os espanhóis da Prisa queriam ver Manuela Moura Guedes fora dos ecrãs. E na terça-feira, dia 1 de Setembro, Cebrián, presidente executivo da Prisa, telefonou para Bernardo Bairrão, administrador delegado e director-geral da Media Capital, com a ordem fatal. O 'Jornal Nacional de Sexta' tinha de ser cancelado imediatamente. Bernardo Bairrão comunicou a decisão nesse mesmo dia a João Maia Abreu, director de Informação, e a Mário Moura, director adjunto. A reacção dos dois foi imediata. Se a ordem fosse irreversível apresentariam de imediato a demissão.



Caso Moura Guedes condiciona campanha eleitoral , Diário Económico de 04-09-2009
 

A Media Capital retirou Manuela Moura Guedes do jornal da TVI no início da campanha eleitoral e criou um caso político. A oposição fala de limites à democracia. José Sócrates nega qualquer envolvimento e pede explicações aos espanhóis. A suspensão do Jornal Nacional de Sexta-feira e a consequente demissão em bloco da direcção de informação da TVI gerou o facto político mais grave da campanha eleitoral. As reacções não se fizeram esperar, contra o primeiro-ministro e o seu Governo, acusados de "controleiros" e de fazerem "atentados à liberdade de expressão".



Descubra as acções portuguesas para investir, Diário Económico de 04-09-2009
 

Agosto não foi um mês quente e convidativo apenas nas praias. Enquanto muitos estavam de férias, a bolsa nacional não descansava e presenteava os investidores com ganhos. No mês passado, o PSI 20 apreciou 7,34%, no melhor Agosto dos últimos anos. Agora, os investidores que regressaram de férias e pretendem olhar de novo para o mercado, terão de ter em atenção o "choque" entre as avaliações atractivas das acções e a prudência, para encontrarem títulos que continuem atractivos apesar da subida. Baseado nas escolhas dos especialistas e nos indicadores de avaliação mais utilizados pelo mercado, as acções da Sonae, Semapa, Mota-Engil, Sonae Indústria e REN aparentam estar atractivas.



Berardo quer Constâncio e Amorim como testemunhas de defesa, Diário Económico de 04-09-2009
 

Tudo começou com uma entrevista que Joe Berardo deu ao Diário de Notícias, a 30 de Agosto. Sem que lhe perguntassem sobre o tema, Joe Berardo decidiu, a propósito de uma questão sobre a competência da regulação bancária, introduzir uma acusação pública a Jardim Gonçalves: "é como o que aconteceu com o nosso querido amigo madeirense Jardim Gonçalves, um homem que recebe 'billions', ou roubou 'billions' de euros aos accionistas dos bancos". A frase acabou por ser o título de uma entrevista sobre a actividade cultural do comendador, em que o palco era o Centro Cultural de Belém.



Cebrián mandou afastar Moura Guedes, Diário Notícias de 04-09-2009
 

Guerra em Espanha, estilhaços em Lisboa. Adecisão de suspender o Jornal Nacional de 6.ª Feira da TVI, que culminou com o afastamento de Manuela Moura Guedes e a demissão da direcção de Informação, foi da Prisa espanhola e da responsabilidade do seu presidente, Juan Luis Cebrián. Acontece num momento de grande tensão entre o patrão do grupo espanhol e primeiro-ministro socialista José Luis Zapatero, de quem era até agora muito próximo.



Administrador português da TVI votou contra suspensão do jornal de Manuela, I de 04-09-2009
 

Acabou. Os 1,2 milhões de telespectadores que acompanhavam as edições de sexta-feira do Jornal Nacional da TVI não voltarão a ouvir a frase "Boa noite, eu sou a Manuela Moura Guedes e este é o Jornal Nacional". Uma decisão editorial, argumenta o grupo espanhol Prisa, dono da TVI. Mas a poucas semanas das eleições legislativas o tema transformou-se de imediato em facto político. E pode assumir contornos problemáticos para José Sócrates, que há cinco meses acusou este noticiário de "jornalismo travestido" e de "caça ao homem".



Demissões na TVI embaraçam os socialistas, Jornal Negócios de 04-09-2009
 

José Sócrates rejeitou esta tarde qualquer responsabilidade na decisão de extinguir o Jornal Nacional de sexta-feira da TVI, que levou à demissão da direcção de informação da estação de televisão. "Quem vê [o Jornal Nacional] percebe que o Governo, nestes últimos quatro anos e meio, não teve influência na TVI", afirmou. "Nem o Governo nem o PS teve nada a ver com esta decisão. É uma decisão da exclusiva responsabilidade da empresa", sublinhou o líder do PS. A propósito das acusações de dirigentes políticos, Sócrates recordou "que quer José Pedro Aguiar Branco com Paulo Portas faziam parte de uma Governo que procurou afastar um comentador. Não me julguem à sua própria medida". O responsável referia-se às alegadas pressões sobre Marcelo Rebelo de Sousa.



Regresso às aulas move editoras, bancos e retalho, Jornal Negócios de 04-09-2009
 

O regresso à escola vem lá, mas o campeonato dos manuais escolares já foi. Os dados são lançados no segundo trimestre do ano, altura em que as editoras apresentam os seus livros aos professores. São eles que vão ditar quais serão, entre as obras apresentadas, aquelas que as escolas irão adoptar. Sessões em hotéis, refeições com livros e seus apetrechos. É o manual do professor, o CD Rom. Há todo um jogo de sedução forte. Que implica investimento. É quase o tudo ou nada. Pode perder-se muito. Pode ganhar-se a reprodução de um livro durante seis anos.



Escuta apanha mulher a planear matar marido, Jornal Notícias de 04-09-2009
 

A GNR desmontou ontem, quinta-feira, um plano que poderia ter culminado num homicídio. A trama do crime foi detectada em telefonemas entre a mulher da vítima e um amante. O caso foi descoberto na sequência de uma investigação do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Santo Tirso, por crimes de lenocínio e angariação de mão de obra ilegal que já durava há mais de um ano. Alguns apartamentos, nos concelhos de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão estariam a ser alugados para a prática da prostituição, num negócio que envolvia mulheres de nacionalidades brasileira e portuguesa e era publicitado em jornais e revistas.



Furacão Moura Guedes, Jornal Notícias de 04-09-2009
 

A decisão da Prisa de suspender o "Jornal Nacional" de sexta-feira cria rebuliço político, além de causar um tsunami interno: a direcção da Informação demitiu-se e resta saber se a peça sobre o Freeport vai hoje, sexta-feira, para o ar noutro modelo de noticiário. Ontem, quinta-feira, ao fim do dia, a equipa de Manuela Moura Guedes responsável pela peça que prometia novas revelações sobre o caso Freeport, envolvendo o primeiro-ministro, estava a ser reeditada. Se for João Maia Abreu, director de Informação demissionário, ainda em funções até que nova direcção seja nomeada, a fazer o alinhamento, poderá assistir-se a um dos focos da polémica. Terá sido esta investigação jornalística, em curso há mais de dois meses, a gota de água para a Prisa.



Os segredos do novo Di María, O Jogo de 04-09-2009
 

E à terceira... época, parece ser de vez. É certo que a campanha 2009/10 ainda agora começou, mas os adeptos tiveram já oportunidade de aplaudir um Di María diferente daquele contratado no Verão de 2007, e que foi habituando a massa associativa a uma irregularidade a espaços polvilhada com momentos geniais. Agora, o argentino já nem se limita a brilhar na mão-cheia de encontros oficiais. Parece outro. Está mais forte, mais regular, mais alegre e, acima de tudo, mais decisivo. Mas, afinal, a que se deve tal mudança? O JOGO explica-lhe.



BCE e OCDE revêm previsões em alta, OJE de 04-09-2009
 

O Banco Central Europeu (BCE) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) reviram ontem em alta as suas previsões de crescimento para a economia da Zona Euro em 2009. O BCE, que manteve as taxas de inalteradas em 1%, aponta para uma contracção de 4,1%, um cenário menos pessimista do que o estimado em Junho passado, quando antecipou uma contracção de 4,6%. Também a OCDE reviu em alta a sua estimativa de Junho, quando estimava uma contracção de 4,8%, para 3,9%. Justifica afirmando que os países da Zona Euro estão a sair da recessão no trimestre corrente (mais 0,3%) e que a tendência deverá confirmar-se no quarto trimestre (mais 2,0%).



Ryanair abre base em Faro até 2011, OJE de 04-09-2009
 

O presidente da Ryanair afirmou ontem que pretende abrir uma base em Faro até 2011, no mesmo dia em que inaugurou um hub no Aeroporto do Porto. "A nossa estratégia no Porto é crescer, e rapidamente, com novas frequências e rotas", disse Michael O'Leary à agência Lusa, acrescentando que "este ano vamos transportar dois milhões de passageiros no Porto, em 2010, 2,5 milhões e, num prazo de três anos, queremos atingir os cinco milhões". Em 2008, o Aeroporto do Porto processou um total de 4,5 milhões de passageiros, 25% dos quais através da Ryanair.



Casino Estoril: Novo espectáculo estreia dia 8, OJE de 04-09-2009
 

O novo espectáculo do Casino Estoril, "Rapazes Nus a Cantar", estreia no próximo dia 8. Baseado numa comédia musical do norte-americano Robert Schrock, ainda em palco nos EUA, foi traduzido e adaptado por Henrique Feist.



TVI: Sócrates admite que PS pode ser prejudicado, Público de 04-09-2009
 

O que prejudica mais o primeiroministro? As ácidas edições do Jornal Nacional da TVI dirigido por Manuela Moura Guedes ou o anúncio inesperado do seu cancelamento a três semanas das eleições? A resposta parece estar na forma como José Sócrates se pronunciou sobre o caso ontem à noite em Coimbra, quando admitiu que este caso pode prejudicar o PS nas legislativas do próximo dia 27. A questão dividiu opiniões durante todo o dia, mas o mal estava feito. Cerca das 13h, a direcção de informação do canal comunicou ter apresentado a sua demissão em consequência de a administração ter decidido pôr fim ao Jornal Nacional de Sexta (JN6) por alegadas razões financeiras.



Ritmo da retoma económica surpreende BCE e OCDE, Público de 04-09-2009
 

O mundo está a recuperar mais depressa do que se esperava da crise económica. Depois de sucessivas revisões em baixa das previsões dos principais organismos internacionais, interrompeu-se a série. Ontem, pela primeira vez em dois anos (quando a crise internacional começou), o BCE e a OCDE apresentaram números mais positivos para a economia. A contracção vai ser mais suave este ano. Em 2010, diz o relatório do BCE, a zona euro regressa a terreno positivo e não terá novo recuo, como a autoridade monetária antes previa.



Há craques no Seixal, Record de 04-09-2009
 

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, estava satisfeito com o desempenho dos seus jogadores na partida com o Celtic, que os encarnados levaram de vencido por 3-1, realçando não só a exibição coletiva mas principalmente os jovens da formação que alinharam contra os escoceses, a quem o jovem médio Ruben Pinto marcou. "Saio satisfeito com a exibição e com alguns miúdos que lançámos no jogo e que mostraram que o Benfica pode estar tranquilo pois tem jovens na formação que podem ser futuros jogadores do Benfica", afirmou Jesus, para a seguir destacar alguns jogadores da "cantera" em particular: "O Rúben, o Roderick e o Nélson Oliveira demonstraram muita maturidade para a idade que têm."



Sócrates e Cavaco reduzem conflitualidade institucional, Semanário de 04-09-2009
 

Primeiro foi Cavaco Silva a baixar a pressão entre Belém e S. Bento, alimentada pela comunicação social durante todo o verão. A seguir veio Sócrates, na entrevista à RTP, falar de cooperação estratégica. Belém já pode ter percebido que quanto maior conflitualidade com o PS, mais a reeleição de Cavaco fica ameaçada. Por sua vez, Sócrates também percebeu que a guerra com Belém só dá trunfos a Ferreira Leite.



Cebrián deu ordem para sanear Moura Guedes, SOL de 04-09-2009
 

A decisão foi tomada na quinta-feira ao final da manhã e comunicada por Maia Abreu a Moura Guedes. Em reacção, a direcção de informação e a chefia da redacção demitiram-se em bloco. No alinhamento do Jornal Nacional de Sexta-feira, segundo Moura Guedes, estavam novas revelações sobre José Sócrates e o 'caso Freeport' – uma nova denúncia anónima contra o primeiro-ministro. Fonte da redacção garantiu ao SOL que a administração não sabia dessas notícias: «Pelo menos, pelas vias normais não sabiam. Mas eram jornalistas da casa que as estavam a fazer».



Na pista do outro primo de Sócrates, SOL de 04-09-2009
 

Bernardo Pinto de Sousa, que se encontra actualmente em Benguela, Angola, é mencionado tanto no célebre DVD do processo como em trocas de emails entre os arguidos Charles Smith e Manuel Pedro. José Paulo Bernardo Pinto de Sousa é primo de José Sócrates pelo lado paterno. E a investigação inclina-se para ele como uma das figuras-chave que podem esclarecer os indícios de pagamento de 'luvas' no processo de licenciamento do outlet de Alcochete e qual o envolvimento do primeiro-ministro.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream