03 setembro 2009

Manchetes do Dia - 03-09-2009

Quinta, 3 de Setembro de 2009  
Manchetes do Dia

Santana pagou 400 mil euros por monte alentejano, 24 Horas de 03-09-2009
 

O clã Santana Lopes já teve um monte perto de Évora com cavalos, mas vendeu-o. Só que o bichinho do Alentejo ficou no coração dos rebentos do candidato à Câmara de Lisboa e desde há dois anos que andavam, com a ajuda do pai Pedro, à procura do sítio ideal. Finalmente encontraram-no. Pedro Santana Lopes comprou em Abril último o monte "Fonte dos Carvalheiros", uma propriedade com 14 hectares nos arredores da aldeia de São Cristóvão, em Montemor-o-Novo, arredores de Évora, onde os filhos vão instalar um negócio de turismo rural.



Ninguém pára o Benfica, A Bola de 03-09-2009
 

Apesar de ter jogado privado de vários habituais titulares (Aimar, Cardozo, Ramires, Luisão, entre outros), Jorge Jesus viu a sua equipa apresentar-se com ambição desde o primeiro minuto e em vantagem desde o segundo, quando Keirrison aproveitou o ressalto de um remate ao poste de Nelson Oliveira. Mesmo a ganhar, nos primeiros minutos de jogo o Benfica continuou em busca do golo e a verdade é que teve várias oportunidades para o conseguir, até que o Celtic finalmente conseguiu encontrar-se enquanto equipa e equilibrar de novo o jogo a meio-campo. Apesar do maior domínio, o Benfica acabou por sofrer o empate em cima do intervalo, num lance em que a defesa deu espaço a McGowan para concluir um ataque iniciado na direita a que Júlio César ainda conseguiu opor-se uma vez.



Armas alugadas para assaltos, Correio Manhã de 03-09-2009
 

Quase todos passam droga, alguns também roubam, os chefes não se arriscam a tanto e lucram na sombra. Compram armas sem registo e alugam, cedem ou vendem as caçadeiras e pistolas que aterrorizam dezenas de vítimas em assaltos à mão armada na Grande Lisboa. A PSP vigiou, filmou e escutou tudo durante sete meses e, através da 5ª Esquadra de Investigação Criminal, permite agora ao Ministério Público acusar 30 elementos do grupo de crimes que vão dos roubos ao tráfico de droga e armas.



Pai e filho morrem no fundo de poço, Correio Manhã de 03-09-2009
 

O meu filho está morto. Vou morrer aqui também." Estas foram as últimas palavras do pai que queria salvar o filho de um poço, onde parecia estar inanimado há cerca de dez minutos. A tragédia aconteceu na localidade de Sanfins, em Paços de Ferreira. Américo Ferreira Nunes, 57 anos, morreu poucos minutos depois do filho Paulo, de 34 anos. As causas das duas morte ainda estão por apurar e só a autópsia poderá explicar a tragédia. Para já tudo aponta para a possibilidade de asfixia.



Governo nega pagamento de indemnizações a ex-donos do BPN, Diário Económico de 03-09-2009
 

O Estado não vai pagar qualquer indemnização à SLN pela nacionalização do Banco Português de Negócios. Este é o veredicto final do Ministério das Finanças, depois do despacho provisório de Maio, contestado então pelo grupo que detinha o banco. O ministério de Teixeira dos Santos manifestara-se então contra o pagamento de qualquer valor pela nacionalização do BPN. A confirmação final chegou agora.



José Sócrates e Paulo Portas definitivamente afastados, Diário Económico de 03-09-2009
 

As discussões sobre o estado da economia e as políticas sociais ocuparam cerca de metade do debate e deixaram claro que, num e noutro campo, Sócrates e Portas não se entendem. Às sucessivas críticas de Paulo Portas a um primeiro-ministro que "teve uma maioria absoluta e falhou económica e socialmente", Sócrates respondeu quase sempre com "um passado" que, segundo ele, "persegue" Paulo Portas, referindo-se ao governo de Durão Barroso. De resto, nos quatro grandes temas do debate – economia, políticas sociais, segurança e educação – foram sempre mais claras as diferenças entre PS e CDS/PP do que aquilo que poderá unir os dois partidos num cenário de ingovernabilidade pós-27 de Setembro.



Estado tem 300 mil penhoras por dívidas de 7,8 mil milhões, Diário Notícias de 03-09-2009
 

O fisco tem, neste momento, mais de 300 mil penhoras constituídas sobre carros, casas, lojas comerciais, salários e contas bancárias, por dívidas fiscais no valor de 7,8 mil milhões de euros. Em fase de leilão, já prontos para remate (venda), estão mais de cinco mil tipos de bens, dos quais 2754 carros e milhares de imóveis. Só nesta fase, os bens em venda pela administração fiscal têm agregadas dívidas de 1,3 mil milhões de euros. No rol de penhoras por dívidas fiscais - em impostos como o IRS, IRC ou IVA - estão em causa "cerca de 7,8 mil milhões de euros", de acordo com fontes oficiais do ministério tutelado por Teixeira dos Santos. Um montante significativo de impostos em relaxe, que resolveria o drama das Finanças Públicas do país.



Segurança e educação aquecem debate equilibrado, Diário Notícias de 03-09-2009
 

As divergências nas políticas económicas e sociais marcaram hoje o debate televisivo entre José Sócrates e Paulo Portas, num frente-a-frente "ensombrado" pelo passado e em que o primeiro-ministro esteve ao ataque. O líder do CDS-PP começou o debate com um retrato da actual situação económica do país, considerando que o primeiro-ministro "não percebe a realidade" e "é altamente responsável pela falta de apoio no desemprego e pela desprotecção social", sobretudo dos jovens e dos que têm mais de 55 anos. Defendendo que é preciso baixar os impostos, que são "altíssimos", e virar as atenções para as pequenas e médias empresas (PME) para reanimar a economia, Portas lembrou que, na oposição, José Sócrates chegou a afirmar que "um desemprego de 6,4 por cento era a marca de uma governação falhada", quando hoje a taxa de desemprego supera os oito por cento.



Pai rapta filho e refugia-se em França, I de 03-09-2009
 

Esta é a história da disputa de um casal desavindo sobre a tutela de um filho. Joaquim Ferreira, o pai, ficou responsável pela criança A., de cinco anos, por decisão do tribunal de grande instância de Pontoise, em França. A mãe, Maria Fernanda Neto, trouxe o filho para Portugal, mas quando o pai tentou fazer valer os seus direitos, o tribunal de família e menores de Braga deu razão à mãe. Joaquim resolveu a questão pelos seus próprios meios: foi visitar o filho e levou-o de volta para França. Hoje sabe que, à luz da lei portuguesa, cometeu um crime. Mas não se arrepende do que fez.



Gabinete de Sócrates acusado de ameaçar gestor do PSD, Jornal Negócios de 03-09-2009
 

O advogado Jorge Bleck acusa pessoas próximas do primeiro-ministro de pressionarem Alexandre Relvas, presidente da Logoplaste e presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC), na véspera da apresentação deste projecto, aconselhando contenção na sua intervenção como responsável máximo do centro de reflexão do PSD. Alexandre Relvas não esteve disponível para falar com o Negócios. O gabinete de José Sócrates desmente tais pressões. "Houve da parte do gabinete do primeiro-ministro abordagens junto de pessoas próximas do dr. Alexandre Relvas para que medisse com cuidado aquilo que iria dizer como presidente do Instituto", denunciou ao Negócios Jorge Bleck, também membro da administração do IFSC.



Mais carros nas estradas, menos gente no comboio, Jornal Notícias de 03-09-2009
 

De Abril a Junho deste ano, o número de veículos a circular nas auto-estradas portuguesas aumentou. Em contraponto, a procura dos serviços da CP sofreu uma queda de 3,3% face a 2008 e teve maior incidência na Área Metropolitana de Lisboa. A subida em catadupa dos preços dos combustíveis, há cerca de um ano, levou a que muitos portugueses optassem por deixar o carro em casa, passando a deslocar-se de transporte público. No entanto, os combustíveis ficaram mais baratos e actualmente o cenário já não será o mesmo. Os números do segundo trimestre de 2009, indicam que algumas pessoas já começaram a tirar o automóvel das garagens, em detrimento do comboio.



Nora acusada de ser o cérebro do sequestro, Jornal Notícias de 03-09-2009
 

O casal detido por, alegadamente, sequestrar, maltratar e extorquir uma idosa, de 66 anos, e o seu filho deficiente mental, de 40 anos, ao longo de 14 meses, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, por ordem do tribunal de Coruche. O homem, filho da idosa e irmão do deficiente seguiu por volta das 0h20 para a cadeia do Monjio e a sua esposa recolheu à prisão de Tires. Ricardo, de 42 anos, canalizador na Câmara de Coruche, filho e irmão das vítimas, foi o primeiro a chegar, passavam 11 minutos das 9 horas. Terá acusado a mulher de ser "o cérebro" de um esquema que tinha como único objectivo ficar com o dinheiro das pensões de reforma e invalidez da sogra e do cunhado, num total mensal que ascende aos 700 euros.



Di María partiu a loiça, O Jogo de 03-09-2009
 

Para já, Jorge Jesus tem uma certeza: pode contar com Di María para todo o serviço. No meio, onde iniciou o jogo, vestindo a pele de Pablo Aimar, ou à esquerda, ele constrói, desequilibra, remata e assiste, enfim, dá espectáculo, divertindo o público.



PT e Zon multadas em 53 milhões, OJE de 03-09-2009
 

A Autoridade da Concorrência anunciou ontem que aplicou uma coima no valor de 45 milhões de euros à Portugal Telecom e outra de 8 milhões à Zon Multimédia por alegado abuso de posição dominante nos mercados grossista e retalhista de acesso à Internet em banda larga. As duas empresas já informaram que vão recorrer da decisão da AdC. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Zon Multimédia adianta que "os factos que deram origem à abertura do processo agora objecto de decisão remontam a 2002 e 2003, quando a Zon TV Cabo ainda integrava o Grupo PT". A empresa refere que "nessa altura, de acordo com a AdC, diversas empresas do grupo PT teriam alegadamente explorado as suas posições de domínio nos mercados grossista e retalhista de acesso à Internet através de banda larga, fixando preços que dificultavam o acesso ao mercado de operadores alternativos".



Ruy de Carvalho regressa ao Dona Maria II, OJE de 03-09-2009
 

Ruy de Carvalho regressa dia 10 ao palco do Teatro Nacional Dona Maria II com "o Camareiro" de Ronald Harwood, o argumentista do filme "O Pianista". Numa encenação de João Mota, o elenco conta também com Virgílio Castelo.



Consumo volta a crescer na Zona Euro, OJE de 03-09-2009
 

O consumo voltou a crescer no segundo trimestre na Zona Euro pela primeira vez em mais de um ano e a queda das exportações abrandou, sinalizando um abrandamento da recessão, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A despesa das famílias cresceu 0,2% após ter recuado 0,5% no primeiro trimestre. As exportações quebraram apenas 1,1% após uma queda vertical de 8,8% nos primeiros três meses do ano. Quanto ao PIB da Zona Euro, contraiu 0,1%, em linha com a estimativa divulgada a 13 de Agosto pelo gabinete de estatísticas comunitário.



Sócrates e Portas quebram as regras no primeiro debate, Público de 03-09-2009
 

O primeiro de uma série de debates entre os líderes partidários opôs ontem José Sócrates e Paulo Portas, cujas divergências aqueceram o frente-a-frente e provocaram uma quebra nas regras fixadas, com interrupções mútuas e interpelações frequentes. O debate debruçou-se mais sobre o passado e sobre o que fizeram os respectivos governos do que sobre cada um dos programas com que se candidatam. Paulo Portas não poupou críticas aos quatro anos do actual Governo, acabando Sócrates por centrar parte dos seus argumentos no ataque ao Governo Barroso - Portas.



Multa milionária à PT e Zon reabre conflito nas telecomunicações, Público de 03-09-2009
 

A Autoridade da Concorrência (AdC) obriga a Portugal Telecom e a Zon ao pagamento de coimas de 45 e oito milhões de euros, respectivamente, por abuso de posição dominante nos mercados grossista e retalhista de acesso à Internet de banda larga, entre Maio de 2002 e Junho de 2003. As duas empresas já avisaram que vão para tribunal exigir a anulação da decisão. Mas a Sonaecom e a Oni, que estiveram na origem das queixas que levaram à aplicação de coimas, também prometem continuar o braço-de-ferro no tribunal. Em causa estão, pelo menos, 11 milhões de euros de perdas reconhecidos pela AdC. A autoridade culpa ainda a PT por ter atrasado a expansão da banda larga em Portugal.



Keirrison já marca, Record de 03-09-2009
 

Num embate marcado pelas ausências de muitas das principais figuras de ambas as equipas, o Benfica venceu os escoceses do Celtic por 3-1 e conquistou a CNE Cup, em Toronto (Canadá). Keirrison inaugurou o marcador logo aos 3 minutos, McGowan empatou a fechar a primeira parte mas Ruben Pinto (58') e Saviola (72') confirmaram a superioridade da equipa comandada por Jorge Jesus.


 
   © manchete,1996-2009  

Global Voices Radio - Live stream