29 agosto 2012

"Vai estudar ó Relvas" em Timor Leste

Pensava-se que não ia ver a luz do dia, o cartaz gigante colocado numa das principais avenidas do centro de Dili, em Timor-Leste. “Vai estudar ó Relvas” reclama o "placar". Não se sabe quem foi o autor da proeza, apenas os relatos dos seguranças privados do Hotel Timor: “foram uns miúdos”, dizem. A gerência do hotel não gostou da ação e tentou fazer com que a faixa fosse retirada. Um dos gerentes chamou a polícia, “ o cartaz não devia estar colocado mesmo em frente ao hotel, pois não temos qualquer responsabilidade pela sua fixação, e não queremos qualquer associação”, disse o gerente preocupado com a reputação do hotel. Na realidade, não está associado, pois a tarja foi colocada em via pública. Acontece, porém, que está mesmo em frente ao Hotel Timor, um dos locais privilegiados dos portugueses residentes em Dili.


Algumas horas mais tarde, chega a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) que nada pode fazer “sem ordem do comando”, disse a agente destacada. A Guarda Nacional Republicana (GNR) também rondou o local. Os transeuntes acreditavam que pela madrugada a faixa seria retirada, “não vai ver a luz do dia”, disse um dos portugueses que saiu de casa à noite, de propósito para fotografar o "cartaz": “recebi uma sms com a informação que tinham colocado um cartaz com a mensagem para o Relvas“, conta. “Vai para o facebook”, acrescenta sorridente.
Na verdade, o dito "cartaz" resistiu a noite e, pelas 9h da manhã, mantinha-se firme mesmo em frente ao Hotel Timor. Para os timorenses, a façanha passa despercebida mas os portugueses que vão ali tomar café, sacam de máquina fotográfica e sorriem com a brincadeira.

“Vai estudar ó Relvas” é a frase que está a marcar a visita do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas, que de desloca a Timor para assinar um conjunto de protocolos subordinado à Comunicação Social. Os dirigentes da RTP e da agência Lusa acompanham o ministro nesta sua visita que terá a duração de três dias.

Global Voices Radio - Live stream