25 abril 2012

Portugal antes e depois da Revolução de Abril


Certo e sabido que a revolução de Abril foi um acontecimento positivo para Portugal. Contudo, a situação frágil que se encontra atualmente o Estado leva muitos a questionar: Terá mesmo valido a pena? Fernando Pessoa dizia " Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Mas, de que tamanho esta atualmente o estado da Alma Portuguesa?




A minha mãe dizia, quando era pequeno, que "naquela altura, antes do 25 de Abril, havia muita pobreza, passava-se muita fome" contava-me estórias de medo e repressão, "era a PIDE" descrevia, "preciso ter muito cuidado com o que se falava em público". Dizia-me que por vezes desapareciam pessoas "nunca mais se lhe punham a vista em cima".  Teriam sido capturados e levados para os calabouços? Ou talvez, teriam passado para "o outro lado" e, de forma clandestina, "fugiam para França".



O panorama do país em 1940, em plena ditadura, mostra um "Estado forte e disciplinado". Mostra riqueza, segurança e tranquilidade.

Hoje, 25 de Abril de 2012 - 38 anos depois da revolução dos cravos - Portugal aparenta ser um país sem futuro. Um país endividado. As famílias não conseguem suportar as despesas, o desemprego é extremamente elevado e os que trabalham estão a perder gradualmente todos os direitos por que tanto lutaram nas últimas décadas. 
Os jovens têm dificuldade em encontrar trabalho remunerado. As notícias que me chegam de Portugal lembram-me as estórias da minha mãe, lembra a pobreza e fome que as pessoas passavam quando ela era jovem. Não há trabalho, os miúdos saem da universidade diretamente para o desemprego. O Estado não gera receita, a privatização das grandes empresas nacionais terão sido a machadada final. 





Não tenho qualquer ideologia política e quando tenho de tomar uma posição será sempre a do cidadão. Hoje recordo as palavras de Manuela Ferreira Leite quando metaforizou que a solução para as finanças seria “parar por 6 meses e recomeçar tudo de novo”. Impossível claro mas nas suas palavras, ironia ou não, encontro hoje algum fundo de verdade. Foi criticada e acusada, mais tarde afastada.
De facto Portugal precisa de um saneamento geral, seja político, seja social, precisa de “limpeza”. Começar por seguir exemplos de outras nações como a Islândia que passaram por crises profundas e lentamente estão a recuperar, o país tem de tomar o seu próprio rumo. Precisa de uma nova revolução?
É preciso aumentar o ego e a confiança nos portugueses. É preciso acreditar sobretudo no grande valor desta nova geração, a minha geração. Enquanto os “Velhos do Restelo” la estiverem não haverá espaço nem lugar para criar e sonhar.
É hora de mudar, é hora de “cair da cadeira” e devolver a quem demonstra vontade para fazer de novo Portugal um pais apetecível para se viver.
Por isso Abril a ti de digo, sai à rua sempre, não te cales nunca!

Global Voices Radio - Live stream