22 fevereiro 2011

A história da fotografia que venceu o Pulitzer e custou a vida ao fotógrafo

Sudão 1993, o fotógrafo Sul-Africano Kevin Carter visita a aldeia de Ayod para denunciar ao mundo a fome e a miséria provocada pela guerra que ensombra o país.
No meio do nada, Carter avista um bebé desnutrido e quase moribundo enquadrado com um abutre. Dois signos poderosos numa imagem representativa do flagelo de uma das catástrofes humanitarias mais significativas do século XX.
Carter regressa a casa com a fotografia que viria a ser publicada no New York Times e despoletar um efeito avassalador na opinião pública para o autor: "Porque não fez nada para salvar a criança do abutre?".
A imagem acaba premiada com o prémio Pulitzer um ano mais tarde. O fotógrafo, Kevin Carter, suicida-se pouco depois da atribuição do prémio.
O diário El Mundo foi ao Sudão tentar perceber o que teria acontecido àquele bebé e seguiu em busca do seu paradeiro. "Kong Nyong, o miudo que sobreviveu ao abutre" acabaria por "recuperar da má nutrição", no entanto, "morreria 4 anos mais tarde devido às febres" declarou o seu pai aos reporteres do jornal espanhol, 18 anos depois do "clique" de Kevin Carter.

Fonte:
elmundo.es, La puedes encontrar completa en:
http://www.elmundo.es/elmundo/2011/02/18/comunicacion/1298054483.html
---------- ---------- ---------- ---------- ---------- ----------

Global Voices Radio - Live stream