12 janeiro 2011

Australia: A crise natural que poderá resultar em crise económica

As cheias no Estado de Queensland continuam a destruir uma ampla área de produção agrícola e industrial. Os prejuízos, já avultados, podem atingir proporções nunca antes registadas em intempéries na Austrália.
A terceira maior cidade e capital do estado, Brisbane, prepara-se para enfrentar uma onda gigante de água e destroços que corre pelas margens do rio com o mesmo nome. Receia-se que o centro da cidade fique completamente inundado.

As autoridades ativaram todos os meios de evacuação. Milhares de pessoas tiveram de abandonar os seus lares. Empresários e comerciantes tentam minimizar os estragos colocando sacos de areia nas entradas dos estabelecimentos fornecidos pelo governo local. Helicópteros da força aérea australiana rondam a região à procura de dezenas de pessoas dadas como desaparecidas.

O Governo Federal alerta para “algumas decisões difíceis a serem tomadas no futuro próximo” e alguns dos economistas nacionais previnem para a “redução das transacções inter-estaduais que terão forte impacto nas exportações mundiais”. Os preços dos alimentos irão sofrer um aumento de cerca de 30% em todo o país uma vez que grande parte da produção agrícola foi destruída pelas enxurradas. O impacto do aumento dos preços pode afectar a Ásia já que a Austrália é um dos principais exportadores de cereais e vegetais nesta região. A industria mineira também está a sofrer danos consideráveis o que pode afectar na redução do PIB australiano.

Global Voices Radio - Live stream