13 setembro 2010

Manchetes do Dia - 13-09-2010

Segunda, 13 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

Benfica vai dar murro na mesa, A Bola de 13-09-2010
 

Plenários dos órgãos sociais do Benfica reúne-se hoje de urgência-Aguardadas medidas muito duras-Guimarães foi a gota de água



PJ investiga morte de cônsul, Correio Manhã de 13-09-2010
 

Máximo Diaz Bambach, 63 anos, estava deitado numa poça de sangue junto à porta de entrada, mas apenas a autópsia poderá confirmar se se tratou de um homicídio. Autoridades encontraram



303 cursos em risco, Correio Manhã de 13-09-2010
 

Se não conseguirem mais estudantes na segunda fase, arriscam perder financiamento do Estado - 19 ofertas de universidades e politécnicos não tiveram candidatos



Sampaio internado de urgência no S.José, Correio Manhã de 13-09-2010
 

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio deu ontem entrada de urgência no Hospital de São José, Lisboa, pelas 19h00, com suspeitas de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), apurou o CM.



Autarquias recorrem a excepção para empregar mais 10 mil funcionários, Diário Económico de 13-09-2010
 

O número de trabalhadores das autarquias aumentou 7,8% no último ano, revela o Balanço Social dos Municípios. Um reforço que contraria a regra "dois por um" definida pelo ministro das Finanças, com o objectivo de reduzir o número de funcionários na Administração Central. Em paralelo, a carga salarial nos municípios também cresceu 3,3% em 2009, apesar dos aumentos dos funcionários públicos aprovados no último ano terem sido de apenas 2,9%.



"Remodelação do Governo só depois das presidenciais", Diário Económico de 13-09-2010
 

O socialista é um dos "pais" da Constituição afasta o cenário de remodelação e acredita que PS e PSD vão chegar a acordo para aprovar o Orçamento.



Portugal e Espanha querem operadoras sem 'roaming', Diário Económico de 13-09-2010
 

Governos dos dois países estudam o fim das taxas de roaming'. Proposta deverá sair em Dezembro.



75 milhões de turcos mais perto da adesão à UE, Diário Notícias de 13-09-2010
 

Precisamente no dia em que se assinalou o 30.° aniversário do último golpe de Estado militar, os eleitores turcos foram às urnas para decidir sobre a revisão da Constituição redigida na sequência dessa acção. E, na sua maior parte, optaram pelo Sim" - umâ decisão que reforça o poder do Governo islâmico-conservador, liderado por Recep de Erdogan, e constitui uma mensagem da determinação do povo turco para entrar na União Europeia. Quatro horas após o encerramento das umas e quando estavam escrutinados 95% dos boletins de voto, as cadeias de televisão turcas revelavam que 58% dos eleitores votaram "sim" no referendo - contra 42% que escolheram o "não" -, confirmando, afinal, as previsões feitas antes por várias sondagens.



Nota negativa ainda dá para entrar em 38 cursos, Diário Notícias de 13-09-2010
 

Médias. Dezasseis cursos admitiram alunos com notas de 9,5 valores, ou seja, a nota mínima de acesso ao ensino superior. No total, os estudantes podiam entrar em 38 licenciaturas com médias abaixo de dez



O autarca que já atropelou um GNR e mordeu um PSP, Diário Notícias de 13-09-2010
 

OEIRAS Ezequiel Lino, adjunto de Isaltino, mordeu um polícia. Há 18 anos atropelou um GNR.



Passivo bancário da EP agrava dívida pública, I de 13-09-2010
 

O passivo bancário da Estradas de Portugal atingiu 1900 mil milhões de euros e superou o limite de 7% fixado no Programa de Estabilidade e Crescimento para o endividamento das empresas públicas. A situação da EP tem impacto directo nas contas nacionais.



SIS INVESTIGA AUTOMÓVEIS COM MATRÍCULAS ESPANHOLAS FALSAS , I de 13-09-2010
 

Os guardas prisionais da cadeia de alta segurança de Monsanto, onde está detido o alegado etarra Andoni Femández, foram surpreendidos na manhã de quatro de Setembro por um automóvel ligeiro de matrícula espanhola que rondou o estabelecimento prisional durante alguns minutos, sem estacionar. Horas depois, ao final da tarde, foi a vez de uma carrinha de vidros fumados, também com matrícula espanhola, circular junto ao edifício prisional de alta segurança.



Empresas municipais de Lisboa e Porto aumentam prejuízos, I de 13-09-2010
 

Câmaras de Lisboa e Porto transferiram 32 milhões de euros para cobrir resultados negativos de nove empresas em 2009. O buraco de quatro empresas de Lisboa vale 285 milhões



Marsans deve meio milhão de euros à TAP, Jornal Negócios de 13-09-2010
 

A agência de viagens, que está em processo de falência, deve mais de 600 mil euros as companhias aéreas portuguesas, dos quais quase 500 mil euros pertencem à TAP. A IATA está a concentrar todos os processos. Em Espanha, um grupo de 80 companhias aéreas juntou-se para processar a Marsans.



Dramatizar a aprovação do Orçamento favorece uma subida de impostos, Jornal Negócios de 13-09-2010
 

Dramatizar a não aprovação do Orçamento do Estado enviesa o processo negocial em favor do aumento de impostos e não de um corte da despesa, afirma Vítor Bento, em artigo de Opinião.



Mercado de arrendamento tem falta de casas, Jornal Negócios de 13-09-2010
 

Rendas vão aumentar 0,3% no próximo ano - A procura de casas para arrendar tem aumentado mas a oferta não acompanha essa tendência A falta de confiança na legislação e a carga fiscal são as explicações avançadas para a diferença entre o que se procura e o que se oferece. O quadro global determina que continuaavalermaisapena comprar casa do que arrendar.



Trabalhadores com salários em atraso duplicam num ano , Jornal Notícias de 13-09-2010
 

A Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) encontrou mais de 23 mil trabalhadores com salários em atraso na primeira metade deste ano. É o dobro do que tinha detectado na mesma altura de 2009, embora o valor em falta seja sensivelmente o mesma



Mais de um milhão volta às aulas, Jornal Notícias de 13-09-2010
 

Mais de um milhão de alunos começa hoje as aulas. O Governo faz um balanço positivo do arranque do ano, mas confederações de pais e professores não traçam um quadro cor-de-rosa: há providências cautelares e troca de acusações entre os agentes do sector.



Matou marido e dormiu três dias com o cadáver, Jornal Notícias de 13-09-2010
 

Um mulher, de 63 anos, foi detida pela Polícia Judiciária, em Lisboa, depois de ter assassinado o marido à facada e à martelada. Ao lado do cadáver, dormiu durante três dias. A vítima estava quase cega e a agressora andava em tratamento psiquiátrico.



Champions é com ele, O Jogo de 13-09-2010
 

Sasviola é a grande autoridade em Liga dos Campeões na equipa de Jesus



Santander compra 3º banco polaco, OJE de 13-09-2010
 

O SANTANDER comprou 70% do capital do terceiro maior banco polaco, o Bank Zachodni (BZ), por um valor próximo dos três mil milhões de euros e ainda a unidade de gestão de activos, a BZ WBK, por 150 milhões de euros. Recorde-se que, há cerca de um mês, o Santander pagou um valor que rondava os dois mil milhões de euros pelos balcões do RBS, no Reino Unido.



Habitação no nível mais baixo de sempre, OJE de 13-09-2010
 

O NÚMERO de fogos licenciados para habitação cairá este ano para o valor mais baixo desde que há estatísticas e é ainda "difícil descortinar a luz ao fundo do túnel", alerta a Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS).



Formula 1 Ferrari acaba ciclo de quatro anos sem ganhar em Monza, Público de 13-09-2010
 

Fernando Alonso somou ontem o terceiro triunfo da época, devolvendo a Ferrari aos triunfos no circuito de Monza casa", para a equipa italiana.Com esta vitória, o Mundial foi relançado e voltou a ganhar emoção. Hamilton perdeu a liderança da classificação de pilotos, o espanhol subiu de quinto a terceiro e a diferença de pontos entre o primeiro Webber) e o quinto (Vettel) diminuiu para 24, menos que os que são atribuídos por uma vitória num GP. Esta foi a 24.a vitória da carreira de Alonso, que em Monza teve de superar um obstáculo chamado Jenson Button.



Fisco travou plano das tabaqueiras para escapar a subida de impostos, Público de 13-09-2010
 

Empresas inundaram o mercado com tabaco para evitarem aumento do imposto. Finanças reagiram e vão conseguir mais receitas do que em 2009



Ajuda dos pais é essencial desde o primeiro dia, Público de 13-09-2010
 

Especialistas em psicologia da educação dizem que o papel dos pais no sucesso escolar deve começar hoje. E há formas simples de o fazer: folhear os manuais escolares com os filhos é um exemplo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream