09 setembro 2010

Manchetes do Dia - 09-09-2010

Quinta, 9 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

Paulo Bento? Porque não?, A Bola de 09-09-2010
 

Cristiano Ronaldo tem acompanhado à distância mas com indisfarçável preocupação o turbilhão em que tem estado envolta a Selecção Nacional, começando no braço de ferro entre Carlos Queiroz e a FPF e terminando no péssimo arranque na campanha rumo ao Euro-2012. Inicialmente cuidadoso q.b. na abordagem ao assunto que tem concentrado atenções no último mês, o jogador do Real Madrid diz, ainda assim, esperar que se resolva da melhor maneira o diferendo entre Queiroz e a Federação e, de preferência, de forma célere.



Férias Mortais, Correio Manhã de 09-09-2010
 

Corpos espalhados, gritos, choro, sangue, pessoas encarceradas. Foi este o cenário dantesco vivido durante intermináveis minutos dentro de um autocarro cheio de turistas portugueses, que se despistou ontem, pelas 07h45 de Lisboa, na estrada entre a cidade espanhola autónoma de Ceuta e Tétuan, em Marrocos.



SELECÇÃO Humberto e Paulo Bento favoritos, Correio Manhã de 09-09-2010
 

Carlos Queiroz chega hoje ao fim da linha na Federação Portuguesa de Futebol, apurou o CM, e já se contam espingardas para suceder ao técnico que se encontra suspenso de funções por seis meses devido a um castigo da ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal).



Antigo secretário de Carlos Cruz procurado no Brasil, Correio Manhã de 09-09-2010
 

Antigo secretário pessoal de Carlos Cruz está desaparecido desde 2003 e é investigado por crimes sexuais.



Portugal paga juros mais altos desde a entrada do euro, Diário Económico de 09-09-2010
 

O regresso do nervosismo aos mercados levou Portugal a pagar um juro recorde para emitir dívida pública. Ontem o Estado colocou 1,039 mil milhões de euros em obrigações a três e a 11 anos. E, na maturidade mais longa, o valor pago para convencer os investidores a comprar dívida nacional foi de 5,937%, a taxa mais alta desde a introdução do euro, em 2002, data dos últimos dados disponibilizados pelo IGCP. O Ministério das Finanças argumenta que a procura excedeu a oferta e que o juro pago saiu abaixo do negociado no mercado secundário.



Barclays entra na corrida à privatização do BPN, Diário Económico de 09-09-2010
 

O Barclays já levantou o caderno de encargos da privatização do BPN e está a analisar ao detalhe as contas do banco. Na frente política, o PSD acusa o Governo de esconder informação relevante sobre o BPN.



Cavaco perde poderes com tensão máxima entre PS e PSD, Diário Económico de 09-09-2010
 

O Presidente da República perde hoje o poder de dissolução do Parlamento. Passos Coelho já veio pedir ao Governo que pondere bem as suas decisões neste novo quadro político.



Ano lectivo arranca com 245 escolas ainda em obras, Diário Notícias de 09-09-2010
 

Do pré-escolar ao secundário, centenas de escolas estão em obras no início desde ano lectivo, e a lista engrossará a partir de Dezembro. O impacto é mais significativo no secundário, em que as intervenções decorrem com as aulas em curso,afectando 8500 alunos. Actualmente estão construídos mais de 300 centros e requalificada meia centena de secundárias. Entretanto, as autarquias esperam ainda reverter o fecho de parte das 701 primárias.



Crime: médica de Coimbra foi morta pelo filho adoptivo, Diário Notícias de 09-09-2010
 

Estudante de 24 anos matou à facada a mulher que o adoptou ainda bebé e tentou simular um assalto com violação. PJ desconfiou e deteve-o, após apreender a faca do crime.



Greve: ministério acusado de levar PSP ao "desespero", Diário Notícias de 09-09-2010
 

PROTESTO Presidente do Sindicato dos Oficiais acusa o Governo de ser responsável pela instabilidade da PSP que levou ao pré-aviso de greve. Polícia que convocou paralisação já foi suspenso.



Feridos esperaram horas na fronteira com Ceuta, Diário Notícias de 09-09-2010
 

Histórias. Como se deu o acidente em Marrocos que matou nove portugueses e fez 36 feridos Relatos. Sobreviventes e testemunhas do Cruzeiro do Fado contam o horror que passaram Socorro. Demora obrigou a transportar feridos em autocarro que foi travado pelos guardas



Défice. Prejuízo de 1,4 mil milhões de euros dos hospitais empresa ficou de fora, I de 09-09-2010
 

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou na semana passada uma redução de 10% do défice da saúde, para 100 milhões de euros. Nas contas do défice público não entram 1,4 mil milhões de euros de prejuízos operacionais acumulados desde 2005 pelos hospitais EPE



Scut. Estradas de Portugal tem de pagar 117 milhões este mês, I de 09-09-2010
 

RADAR A Estradas de Portugal voltou a alertar o governo para a sua delicada situação de tesouraria: a empresa terá de liquidar a última tranche anual das concessões Scut, no valor de 176,6 milhões de euros - de um total de 680 milhões -, até ao final do mês de Setembro.



Gastos públicos disparam com compra de submarino, Jornal Negócios de 09-09-2010
 

O secretário de Estado do Orçamento vai hoje ao Parlamento explicar o aumento da despesa pública. Uma das explicações é o pagamento do submarino "Trident", que entrou nas contas do segundo trimestre. O facto de Portugal ser, neste momento, o único país da periferia que não cumpre os objectivos de redução do défice público levou o Crédit Agricole a desaconselhar o investimento em dívida portuguesa.



Analistas desvalorizam combate PS/PSD e esperam aprovação do Orçamento, Jornal Negócios de 09-09-2010
 

O Orçamento do Estado deverá ser aprovado. Esta é a expectativa dos economistas internacionais contactados pelo Negócios. Internamente, analistas políticos consideram que acrise financeira será o factor que mais condicionará a actuação do Governo e dos partidos da oposição. No dia em que o Presidente da República perde o poder de dissolver a Assembleia da República, o conselheiro de Estado Anacoreta Correia, em entrevista, considera que chumbar o Orçamento seria um acto de "grave autismo político".



O 2º mais poderoso, Jornal Negócios de 09-09-2010
 

José Socrates sente, desde o ínicio, que tem uma missão:modernizar Portugal. E para isso usa a longa mão do estado na economia, como se viu na PT,ou no BCP, ou no BPN. Todos os caminhos são hoje dar a São Bento



Ministério liga a famílias de turistas vivos dizendo que estavam mortos, Jornal Notícias de 09-09-2010
 

Familiares de turistas portugueses que ontem participavam na acidentada excursão a Marrocos foram informados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de que alguns tinham morrido, quando afinal estão vivos. Fonte do MNE admite "confusão".



Médica de Coimbra foi assassinada à facada pelo filho adoptivo, Jornal Notícias de 09-09-2010
 

O filho de Eugenia Madeira, médica de Coimbra encontrada morta, anteontem, está detido e será hoje presente a tribunal. O jovem estudante de Medicina terá confessado ter assassinado a mãe. Nos últimos tempos, a relação entre os dois ter-se-á deteriorado



Há empresas a recusar trabalho por causa do IVA, Jornal Notícias de 09-09-2010
 

A reivindicação é antiga, mas o cenário de crise, atraso nos pagamentos e dificuldade no credito toma-a mais premente, diza AlMinho. Por isso, reclama do Governo uma mudança da lei, para que as empresas possam entregar o IVA só quando receberem dos clientes.



Ronaldo apoia Paulo Bento na Selecção, O Jogo de 09-09-2010
 

A eventualidade de Paulo Bento vir a ser o próximo seleccionador nacional parece agradar a Cristiano Ronaldo. São muitos os nomes falados como possíveis sucessores de Carlos Queiroz, que só hoje à tarde, salvo qualquer volte-face de última hora, será afastado das funções que exerce na FPF desde 2008.



Portugal pode crescer acima do esperado em 2010, OJE de 09-09-2010
 

A ECONOMIA portuguesa poderá crescer este ano mais do que o previsto pelo Governo e instituições internacionais, apesar do abrandamento verificado no segundo trimestre, avançaram diversos economistas à Lusa. O Instituto Nacional de Estatística revelou ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) se expandiu 1,5% face ao segundo trimestre de 2009 e 0,3% em relação ao trimestre anterior, valores que são inferiores ao verificado nos primeiros três meses do ano (crescimento anual de 1,8% e trimestral de 1,1%). O Governo estima que em 2010 a economia cresça 0,7%, o Banco de Portugal 0,9% e a Comissão Europeia 0,5%.



Emissão de dívida a taxa mais elevada, OJE de 09-09-2010
 

PORTUGAL voltou aos mercados financeiros e colocou 1.039 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT). O custo foi mais elevado, mas os investidores consideraram a colocação uma oportunidade e a procura superou em quase duas vezes a oferta no leilão a três anos, enquanto no prazo dos 11 anos a procura foi 2,6 vezes a oferta, indicou o IGCP. No prazo mais longo, Portugal vai pagar um juro de 5,973%, em termos de taxa média ponderada, o que compara com a emissão de 25 de Agosto, que tinha saído a 5,312%. No entanto, no comparativo com a emissão de Março, e que tem a mesma maturidade, o juro médio pago situou-se nos 4,171%, menos 180 pontos de base do que a emissão de ontem.



China melhor que EUA para as renováveis, OJE de 09-09-2010
 

A CHINA ultrapassou os EUA pela primeira vez na lista de países mais atractivos para investimento em energias renováveis, de acordo com um estudo da Ernst & Young divulgado ontem. Para além de histórica em termos de ranking, esta mudança ganha especial relevância face ao estatuto da economia chinesa enquanto maior consumidor mundial de energia e aos problemas ambientais que o crescimento daquele país tem levantado.



Juizes do processo Casa Pia falham prazos e adiam entrega do acórdão para hoje, Público de 09-09-2010
 

O atraso na cópia do acórdão para suportes informáticos e de papel levou a juíza-presidente do colectivo do processo da Casa Pia, Ana Peies, a adiar para esta manhã a sua entrega aos advogados e a outros intervenientes processuais, seis dias após a leitura da decisão final no Campus da Justiça de Lisboa. Os defensores dos arguidos admitem que não ficam prejudicados, já que o prazo de recurso só começa a contar hoje, mas lamentam o atraso num processo desta sensibilidade. O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, é mais duro nas críticas e considera que são essas posições que "desprestigiam" a justiça, admitindo a hipótese de o acórdão "ainda não estar" concluído ontem.



Ninguém sabe quantas crianças ficam sem aulas, Público de 09-09-2010
 

A abertura do ano lectivo ficou marcada por trocas de acusações entre câmaras e Governo em relação ao encerramento de escolas. Ninguém sabe quantas escolas fecharam sem o acordo das autarquias e quantos alunos ficam sem aulas.



Tridente apresentado ontem, Público de 09-09-2010
 

Os cerca de mil milhões de euros que os submarinos Tridente e Arpão (que ainda irá chegar) vão custar ao erário público levaram o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, a fazer ontem um "pedido" porventura contranatura para quem está habituado a águas profundas. Santos Silva exortou os homens dos submarinos e a Marinha a virem à tona mostrar as vantagens da posse do Tridente. Na cerimónia oficial da recepção do novo submarino, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, Santos Silva fez a "exortação" da visibilidade: "Continuemos a fazer a demonstração pública da necessidade de manter a capacidade submarina nas Forças Armadas. Esta demonstração tem de ser sensata e racional e, para lá da espuma dos dias, deve e tem de ser feita publicamente." O Tridente parte em missão já na próxima segunda-feira.



Benfica volta ao ataque, Record de 09-09-2010
 

Luisão reconhece que o início de campeonato do Benfica não foi o melhor, mas garante que a equipa está motivada para retificar a situação e dar continuidade à vitória alcançada na jornada anterior frente ao V. Setúbal. E o próximo obstáculo chama-se V. Guimarães.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream