07 setembro 2010

Manchetes do Dia - 07-09-2010

Terça, 7 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

Queiroz está em toda a parte, A Bola de 07-09-2010
 

O adjunto Agostinho Oliveira recordou que Carlos Queiroz continuar a ser o seleccionador de Portugal e naturalmente ele é que toma as decisões. «Vocês sabem que o Carlos Queiroz é o seleccionador. Por isso, é lógico e admissível que ele tenha algo a dizer em alguma situação. É evidente que ele não intervém tanto, porque sou eu a trabalhar com a equipa. Mas não deixo de falar com o Carlos, visto que ainda ninguém me disse que ele deixou de ser o seleccionador nacional», afirmou Agostinho Oliveira, em conferência de imprensa.



Penas da Casa Pia limitam recurso, Correio Manhã de 07-09-2010
 

O colectivo de juízes do processo Casa Pia tomou algumas opções preventivas para limitar os recursos dos arguidos e o eventual arrastamento do caso. O mais expedito está na forma como afasta o recurso dos arguidos, à excepção de Carlos Silvino, para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O facto de as penas serem todas inferiores a oito anos faz com que caiam na malha de aplicação do artigo 400, nº1, alínea F, do Código de Processo Penal. Este artigo impede o recurso para o STJ em condenações inferiores a oito anos, caso o Tribunal da Relação venha a confirmar as penas aplicadas sexta-feira.



Selecção vive ambiente tenso, Correio Manhã de 07-09-2010
 

Agostinho Oliveira recusou-se, ontem, a opinar sobre se a presença prevista de Carlos Queiroz nas bancadas do Ullevaal Stadion, esta noite, em Oslo, durante o Noruega-Portugal, não irá desestabilizar os jogadores nacionais. "A presença é uma decisão dele. Não vou pronunciar-me sobre isso", defendeu-se o adjunto de Queiroz, que ontem viu Bruno Alves lembrar-lhe que "quando se perde, perde a equipa toda", depois de este ter criticado o sector defensivo no empate (4-4) frente ao Chipre.



Guerra dos bancos pelos depósitos dá resultado com subida record em Julho, Diário Económico de 07-09-2010
 

A guerra dos bancos pelos depósitos passou das palavras aos números. Os dados do BPStat - a base de dados estatísticos online do Banco de Portugal - mostram que, no mês de Julho, as instituições financeiras captaram junto das famílias portuguesas 8,286 mil milhões de euros em novos depósitos. Face ao valor captado no mês anterior (6,312 mil milhões de euros), representa uma aceleração de 31%. Trata-se da maior subida mensal - em termos percentuais - desde que o Banco de Portugal faz a compilação destes dados. Ou seja, desde 2003. E é preciso recuar até Julho do ano passado para encontrar um mês em que os bancos tenham conseguido captar um volume de dinheiro, em termos absolutos, tão elevado.



"Mais vale uma crise política justa do que um mau Orçamento", Diário Económico de 07-09-2010
 

Miguel Cadilhe era ministro das Finanças quando o então primeiro-ministro, Cavaco Silva, se viu obrigado a negociar a aprovação de um Orçamento do Estado (OE). Hoje, passados 24 anos, Cadilhe diz que os tempos eram outros, revê-se nas exigências do PSD e diz que mais vale uma "justa crise política do que um mau Orçamento".



Fuga de alunos do privado entope escolas públicas, Diário Notícias de 07-09-2010
 

O aumento da saída de alunos dos colégios privados para o sector público está a criar problemas na colocação destes estudantes nalgumas escolas. Na semana passada, a poucos dias do arranque do ano lectivo - marcado para amanhã -, ainda havia estudantes na zona de Lisboa e do Porto que não sabiam se tinham lugar na escola pública a que se tinham candidatado. Problema reconhecido por pais, directores e pelos próprios colégios.



GNR paga motorista particular a ex-comandante-geral, Diário Notícias de 07-09-2010
 

O anterior Comandante-geral da GNR, tenente-general Mourato Nunes, tem um militar pago por esta força de segurança ao seu serviço como motorista particular. Mourato Nunes, oficial superior do Exército que esteve à frente da GNR durante cinco anos, tendo saído em Maio de 2008, não vê "qual é o problema" e acha que o caso devia ser "motivo de orgulho para a GNR".



Carlos Cruz revela 200 nomes do processo na internet, I de 07-09-2010
 

Casa Pia. Estes nomes foram referidos como alegados abusadores de menores na fase de inquérito do caso de pedofilia e irão ser colocados online no final deste mês, bem como todo o restante processo - que inclui as fases de inquérito, de instrução e de julgamento, confirmou ao i o apresentador. Entre estes nomes constam um antigo Presidente da República, um antigo líder do PS, um antigo líder do PSD, um antigo líder do CDS, dois actuais líderes partidários, outros destacados políticos ligados ao CDS, actores de televisão e teatro, dois ex-futebolistas internacionais pela selecção nacional, entre muitas outras personalidades relevantes da sociedade portuguesa.



"Não houve derrapagens" na Saúde quando era ministro, Jornal Negócios de 07-09-2010
 

Correia Campos foi um dos mais carismáticos ministros da Saúde, e é um especialista na área há décadas. Hoje é eurodeputado e garante que procura pensar pouco sobre o tema. Recebeu o Negócios em sua casa na sexta-feira. Numa conversa de duas horas fugiu a apreciações concretas sobre a sua sucessora e as actuais contas da Saúde, uma posição que contrastou com a afiada análise política: Manuel Alegre não tem hipóteses de vencer as presidenciais e Passos Coelho - cujo livro "Mudar" tinha em cima da secretária - ainda está imaturo para chegar a São Bento.



Saiba quem é o 4º mais poderoso, Jornal Negócios de 07-09-2010
 

Determinado e exigente, criou um grupo económico global da cortiça à banca. O petróleo aproximou-o de Angola. Mas as alianças têm prazo de validade. Só Amorim não tem: "Eu sou eterno", disse um dia. A cortiça nunca vai ao fundo. E dá vida ao mais elegante dos vinhos. É a cortiça que melhor simboliza a carreira de Américo Amorim, que alargou o seu universo a interesses vastos, da energia ao mundo financeiro e ao turismo. Mas não começou assim.



Bancos portugueses pedem menos dinheiro ao BCE, Jornal Negócios de 07-09-2010
 

A dificuldade no acesso ao financiamento directo nos mercados internacionais, aliada ao facto do BCE estar a conceder empréstimos à banca a preços atractivos, fez disparar a procura por estes créditos nos últimos meses, em particular por parte dos países periféricos. No final de Agosto os bancos nacionais tinham 49,1 mil milhões de euros em crédito concedido pelo BCE, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Quando comparado com Julho, observou-se uma travagem brusca, ainda que as instituições tenham aumentado o valor em dívida para com a autoridade monetária em 291 milhões de euros. Esta evolução corresponde a um crescimento de 0,6%, um abrandamento face aos crescimentos de dois dígitos verificados nos últimos quatro meses.



Madaíl arrisca ficar sozinho se não despedir Queiroz, Jornal Notícias de 07-09-2010
 

O futuro de Carlos Queiroz à frente da selecção nacional de futebol deverá ficar decidido depois de amanhã, a partir das 15 horas. Depois do resultado desastroso de Portugal frente a Chipre (4-4), em Guimarães, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, não demorou 24 horas a decidir-se por uma reunião de emergência da Direcção.



Estes quadros falsos valem 3 milhões, Jornal Notícias de 07-09-2010
 

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 27 quadros de artistas consagrados da pintura mundial, que vão do "renascimento à arte contemporânea''. As primeiras peritagens apontam para falsificações. As autoridades suspeitam que outras obras possam já ter sido vendidas. Só Picassos são nada menos do que sete quadros. E nos restantes 20 há lugar para obras de Caravaggio, Miro, Renoir, Delacroix, Matisse, Degas, Modigliani ou ChagalL Ontem, as instalações da Polícia Judiciária na rua Gomes Freire, em Lisboa, pareciam o Museu do Louvre - com a diferença que o acervo, aqui, é, à partida, todo ele falsificado.



Povo quer ver Queiroz pelas costas, O Jogo de 07-09-2010
 

Por mais teorias que se elaborem e aprofundem nesta fase em que as malhas do tumulto e da intriga cobrem a Federação Portuguesa de Futebol, é notório que o caso Carlos Queiroz também está a gerar desconforto junto dos adeptos da Selecção Nacional. A insatisfação é tanta que a esmagadora maioria dos portugueses ouvidos no Termómetro O JOGO/Eurosondagem é categórica: o tempo de Queiroz à frente da equipa das Quinas já se esgotou.



Banca portuguesa é das mais dependentes do BCE, OJE de 07-09-2010
 

Os bancos portugueses estão entre as instituições financeiras mais dependentes do Banco Central Europeu (BCE), revela um estudo da consultora holandesa ING, citada pela Bloomberg e Lusa. Até Julho, a banca nacional tinha solicitado fundos da ordem dos 48,83 mil milhões de euros, quase um terço do PIB nacional. Também os bancos gregos, espanhóis e irlandeses estão entre os que mais recorrem ao BCE. A consultora frisa o facto de os bancos dos países periféricos do euro continuarem a lutar para se financiarem, mesmo após os testes de resistência feitos em Julho.



TAP prepara voos directos com a China, OJE de 07-09-2010
 

Lisboa e Porto vão ter ligações directas com as cidades chinesas de Pequim e Xangai. A TAP já tem licença estatal para o fazer, mas a operação será assegurada por uma companhia chinesa a designar. A titularidade dos voos vai pertencer, porém, à companhia nacional, já que a rota será feita em "code-share" com a companhia chinesa. Este tipo de acordo permite que mais do que uma companhia partilhe o mesmo avião, mantendo a sua própria venda de bilhetes e designação do voo.



Capitalismo começou há 30 anos, OJE de 07-09-2010
 

Um cartaz do antigo líder Deng Xiaoping domina a paisagem de Shenzhen, no sul da China, uma pacata vila piscatória que ele converteu há 30 anos em "Zona Económica Especial", verdadeiro laboratório do capitalismo à chinesa.



Falsificações de obras de grandes pintores já estavam nas leiloeiras, Público de 07-09-2010
 

A PJ apreendeu, nas últimas três semanas, numa residência de Cascais e em diversas leiloeiras da região de Lisboa, 27 quadros falsos cuja autoria era atribuída a alguns dos mais célebres pintores mundiais, nomeadamente Picasso, Miró, Matisse, Rubens e Chagall. Segundo a PJ, os quadros poderiam render "bem mais de um milhão de euros".



Cavaco. Presidente pede coesão, Governo não abre o jogo, Público de 07-09-2010
 

Os apelos de Cavaco Silva ao entendimento e à coesão, domingo, em Viseu, e ontem, em Lamego, foram bem recebidos pelo Governo. A estratégia do executivo para as negociações do Orçamento do Estado não é conhecida fora do núcleo duro de Sócrates. Uma ronda de conversações com os partidos é uma hipótese em aberto. Analistas ouvidos pelo PÚBLICO dizem que Cavaco está a agir de acordo com a sua personalidade, mas também num quadro de pré-campanha.



Governo decide acabar com o ensino recorrente, Público de 07-09-2010
 

O Ministério da Educação determinou que não vão ser abertas novas turmas para os alunos que iam entrar para o ensino recorrente. Este modelo de aulas à noite para adultos que existia desde a década de 1980 não resistiu à concorrência das Novas Oportunidades e da Educação e Formação para Adultos. Entretanto, a 24 horas do primeiro dia do regresso às aulas, autarcas e transportadoras garantem que os dez mil alunos cujas escolas fecharam vão ter transporte escolar.



Mais barracas não!, Record de 07-09-2010
 

"Vocês sabem que o Queiroz é selecionador nacional. É lógico que pontualmente tenha tido contacto comigo", referiu Agostinho Oliveira acrescentando que "ainda ninguém disse que o Carlos deixou de ser selecionador".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream