06 setembro 2010

Manchetes do Dia - 06-09-2010

Segunda, 6 de Setembro de 2010  
Manchetes do Dia

"Com o benfica veremos a nossa força", A Bola de 06-09-2010
 

Numa entrevista a publicar hoje na revista "Kicker" à qual A BOLA teve acesso na íntegra, o guarda-redes alemão que esteve três meses sem clube explica que a ambição e a história do Sporting foram cruciais na decisão de mudança para Alvalade. Sabe que Rui Patrício está em vantagem, mas promete atacar desde já a titularidade.



126 mil sem trabalho há mais de dois anos, Correio Manhã de 06-09-2010
 

O Presidente da República voltou ontem a defender que a principal prioridade do País é o combate ao desemprego e deixou o recado: "É fundamental falar verdade aos portugueses porque só com boa informação é que se tem uma atitude coerente."



Famílias fora do apoio escolar, Correio Manhã de 06-09-2010
 

O regresso às aulas faz de Setembro um mês complicado para as famílias, que vêem os seus orçamentos derrapar devido à compra de livros e material escolar. Um casal com dois filhos na escola facilmente gasta mais de 500 euros nesta altura do ano - isto se não comprar o material mais caro. O Estado ajuda, através da Acção Social Escolar (ASE), mas só as famílias com rendimentos muito reduzidos. O Ministério da Educação ainda não publicou o despacho com os valores dos apoios para este ano, mas não se esperam grandes alterações em relação a 2009.



Fisco intima 11 mil contribuintes em falta com declaração de IMI, Diário Económico de 06-09-2010
 

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) notificou 11.255 a contribuintes por incumprimento de obrigação declarativa. A declaração Modelo 1 do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deve ser entregue pelos titulares de imóveis sempre que haja uma mudança de proprietário, mas milhares de contribuintes que compraram casa em 2008 arriscam-se a processos de contra-ordenação pela falta de entrega desta declaração, arriscando uma multa até 2.500 euros em caso de não regularização.



Cavaco alerta para desemprego mas PS e PSD mantém tensão, Diário Económico de 06-09-2010
 

Em declarações aos jornalistas em Sernancelhe, Cavaco Silva disse que a não aprovação do OE não lhe "passa pela cabeça". "De acordo com a informação que tenho, não vejo razão para que não se alcance um compromisso. A aprovação de um orçamento envolve sempre uma negociação e eu já invoquei a minha própria experiência", afirmou, lembrando que teve de "negociar um orçamento com vários partidos políticos na Assembleia da República quando presidia a um Governo minoritário". O Presidente da República frisou que "é preciso fazer um esforço de diálogo, de negociação, para atingir o compromisso".



Ameaças após a sentença fazem vítimas voltar a temer pela vida, Diário Notícias de 06-09-2010
 

As vítimas do processo Casa Pia - que sexta-feira ouviram a sentença com muita "alegria" - temem agora pelas suas vidas e pela sua integridade física. A garantia é dada ao DN pelo advogado e ex-casapiano Pedro Namora. "Os jovens estão com medo de serem vítimas de agressão por parte dos arguidos", diz o advogado. Isto logo a seguir às palavras ditas por alguns arguidos - nomeadamente Manuel Abrantes - depois da leitura do acórdão, entendidas pelos jovens como "ameaças". "As palavras de alguns arguidos e a reacção às condenações, como a de Carlos Cruz, está a assustá-los", diz Pedro Namora.



Cessar-fogo da ETA recebido com cepticismo, Diário Notícias de 06-09-2010
 

A organização independentista basca ETA anunciou, ontem e através do canal de televisão da BBC, estar determinada a um cessar-fogo. A mensagem, lida por uma etarra, sublinha que a decisão "foi tomada há vários meses" com o objectivo de "pôr em marcha um processo democrático", através do qual os cidadãos bascos possam decidir do seu futuro. "Se o Governo de Espanha quiser, a ETA está disposta, hoje como ontem, a chegar a acordo sobre os mínimos democráticos necessários para empreender o processo democrático", afirmou a voz feminina por detrás do lenço amarelo que lhe velava o rosto. A mesma voz adiantava que a organização considera "esgotada" a solução da autonomia e, como tal, "chegou a hora de o povo basco realizar a mudança política".



Constituição. Passos Coelho quer a última grande revisão, I de 06-09-2010
 

"Não há como fugir a esse debate!", desafiou Sócrates em Matosinhos, acusando Passos de estar a "esconder" as suas propostas, a "esconder" que quer liberalizar o despedimento, o fim do Sistema Nacional de Saúde tendencialmente gratuito ou o fim da obrigatoriedade do Estado de manter uma rede escolar. Pedro Passos Coelho respondeu ontem, anunciando que vai à luta "contra os donos da Constituição", para que o PSD não venha a ser "obrigado a governar com o programa do PS".



Saiba quem é o 5º mais poderoso, Jornal Negócios de 06-09-2010
 

Para os portugueses é o protótipo do empresário que cumpriu o sonho. E o sonho transformou-se num império. Mas nem assim as suas palavras deixam de ser acutilantes e incómodas. Belmiro de Azevedo é assim: dispara à direita e à esquerda, sem perdão. Ultrapassa tudo à sua frente, como se fosse um carro de assalto. Os que o recordam a jogar futebol não esquecem a sua táctica; agarrava na bola e ai de quem se colocasse à sua frente. Era a táctica da força e não a força da táctica. É essa imagem que ainda hoje mantém. Um dia disse ao "Financial Times" uma frase que definia perfeitamente a sua essência: "my head is in the clouds but my feet are firmly on the ground" ("A minha cabeça está nas nuvens mas os meus pés estão firmemente no chão"). É assim que ainda hoje o comum dos portugueses o vê: como o empresário que concretizou os sonhos.



Despedimento ilegal soma mais de 400 casos, Jornal Negócios de 06-09-2010
 

Entre Janeiro e Agosto deste ano, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) analisou 97 despedimentos colectivos, 78 empresas com salários em atraso, 22 situações de redução de actividade, 16 encerramentos e 10 situações de insolvência. Na sequência desta actividade inspectiva, os inspectores do trabalho detectaram 402 infracções no âmbito da cessação do contrato de trabalho, por falta de observância dos respectivos preceitos legais que regulam esta matéria.



Várias escolas da "lista negra" continuarão a funcionar, Jornal Notícias de 06-09-2010
 

A dois dias do arranque do ano lectivo, muitas das escolas, de Norte a Sul do país, que o Ministério da Educação pretende encerrar manterão as portas abertas. Providências cautelares, pais revoltados ou falta de centros educativos são as suas tábuas de salvação. Acenando com as "óptimas instalações" da escola do 1º ciclo de Couceiro, a comissão de pais dos alunos deste estabelecimento em Vila Verde interpôs uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, para impedir o seu fecho. O protesto de outros pais permitiram que a escola EB do Toural, em Bragança, se mantenha aberta.



Duarte Lima desmentido pelos próprios advogados, Jornal Notícias de 06-09-2010
 

O encontro entre Rosalina Ribeiro e Duarte Lima, na noite do assassinato da portuguesa, foi marcado em Portugal ou no Brasil? Lima diz que estava em Belo Horizonte. Mas os seus advogados garantem que estava em Lisboa. É outra contradição que a Polícia estranha. A versão de Duarte Lima não deixa margem para dúvidas e está atestada no fax que o próprio mandou para a 9.ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, a 12 de Dezembro do ano passado, cinco dias depois de Rosalina Ribeiro - uma das herdeiras do magnata Lúcio Thomé Feteira - ter sido assassinada a tiro, em Saquarema, a cerca de 90 quilómetros da sua residência, na praia do Flamengo, Rio de Janeiro.



Salvio inspira-se no CR7, O Jogo de 06-09-2010
 

Toto Salvio quer ser como Cristiano Ronaldo. É um sonho antigo, que já vem da Argentina. E não vai desistir. Ainda no Lanús, durante as concentrações da equipa, via vezes sem conta, no YouTube, os vídeos do craque português, tentando aprender os dribles, os truques, os passes de fantasia do então jogador do Manchester United.



Retalho com maior subida da UE, OJE de 06-09-2010
 

Portugal registou, em Julho, a maior subida nas vendas a retalho da União Europeia, face a Junho, subindo 3%, estando no entanto 0,3% pontos percentuais abaixo do registado no em Julho de 2009, indicou o Eurostat. De acordo com os dados divulgados, Portugal (3%), Malta (2,9%) e França (2,2%) foram os países com maior crescimento nas vendas em retalho em Julho, comparando com o mês anterior, sendo a Roménia (-10,5%), a Espanha (-3%) e a Lituânia (1,4%) os países onde se verificaram maiores quedas, na mesma base de comparação. Este crescimento explica-se também pela queda de 1,6% nas vendas a retalho de Portugal de Junho (face ao mês anterior), que foi, na altura, a maior queda mensal.



Viagens online representam 25% do total, OJE de 06-09-2010
 

Uma em cada quatro compras no sector do turismo na União Europeia é feita através da Internet, segundo estimativas de um centro de investigação dinamarquês e da consultora Roland Berger. As vendas online representam cerca de 25% do total e são responsáveis por movimentos financeiros na ordem dos 70 mil milhões de euros. Há dois anos, a percentagem era de 22,5%, correspondendo a transações na ordem dos 58,4 mil milhões de euros. Os dados são referentes a 2009 e provêm do Centro de Investigação Regional e Turístico, citados pela consultora internacional Roland Berger, responsável por uma monitorização do Plano Estratégico Nacional do Turismo português. As contas revelam ainda que a taxa de retorno do investimento feito cresceu 21% entre 2006 e 2009.



Paquistão: ONU pede ajuda para vítimas das cheias, OJE de 06-09-2010
 

A ONU lançou um apelo para que os governos mundiais forneçam auxílio aos mais de 800 mil paquistaneses que se encontram encurralados pelas inundações no país. Na foto, crianças num dos campos de acolhimento montados para receber os deslocados.



Passos exige ao Governo balanço do PEC II antes da apresentação do Orçamento, Público de 06-09-2010
 

Há duas frases-chave no discurso de Pedro Passos Coelho, ontem, no encerramento da Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide. Uma foi "não temos pressa de chegar ao Governo, mas não estamos distraídos". A outra é que o PS não deve contar com o PSD para "ser muleta do PS ou de qualquer Orçamento" de Estado (OE). E repetiu as condições para viabilizar o Orçamento: cortes na despesa e não nas deduções fiscais. E agora, Passos já não se fica só pelas exigências para o OE. Quer que o Governo apresente, antes do Orçamento, "uma avaliação das medidas acordadas com o PSD para conter a despesa pública".



Este leão é feroz, Record de 06-09-2010
 

Os sportinguistas têm motivos para estar mais otimistas do que há um ano. As estatísticas valem o que valem, mas a realidade é que se pegarmos nos dados relativos às primeiras três jornadas da Liga, a equipa liderada por Paulo Sérgio tem mais remates, mais cruzamentos e mais cantos do que aquela que Paulo Bento comandava, há 12 meses, e terminou a temporada num modesto 4.º lugar, a 28 pontos do campeão, Benfica.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream