31 agosto 2010

Manchetes do Dia - 31-08-2010

Terça, 31 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Sporting a crescer, A Bola de 31-08-2010
 

O Sporting venceu a Naval e conquistou a segunda vitória na Liga. Um golo de Liedson e uma grande penalidade sobre o levezinho abriram caminho à vitória.



Hospitais sem ar condicionado, Correio Manhã de 31-08-2010
 

As altas temperaturas deste Verão puseram a descoberto insuficiências na climatização do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão. Há doentes com calor em zonas de internamento. A administração admite não haver ar condicionado, mas um sistema de refrigeração que, garante, "funciona bem". No Hospital da Guarda, é a falta de capacidade do quadro eléctrico que impede a instalação de um sistema de ar condicionado. E em Santarém, ainda há zonas que carecem de ventilação. "Senti muito calor. Disseram-me que tinha de ser assim por causa dos bebés" disse ontem ao CM Teresa Maria, que esteve seis dias internada na Obstetrícia do Hospital do Barlavento Algarvio.



Leão viciado na chapa três, Correio Manhã de 31-08-2010
 

A equipa de Paulo Sérgio cumpriu a tradição, num campo onde nunca perdeu pontos, e chegou à pausa com o moral estabilizado por três jogos a ganhar. Ainda sem o pinheiro reclamado pelo treinador para a frente de ataque, o Sporting apostou numa parceria levezinha (Djaló-Liedson) à frente de um meio-campo em losango, com Matías no centro.



Função Pública pede aumentos salariais de 2% para o próximo ano, Diário Económico de 31-08-2010
 

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) deverá propor hoje ao Ministério das Finanças um aumento salarial para a função pública de 2% em 2011, valor igual ao da inflação prevista pelo Governo para o próximo ano, apurou o Diário Económico. Esta é a primeira vez que a equipa de Teixeira dos Santos se vai sentar à mesa das negociações salariais perante uma proposta sindical que não contempla aumentos reais para os funcionários públicos.



PT já teve contactos com a Oi no final dos anos 90, Diário Económico de 31-08-2010
 

Já no início da privatização da Telemar, no final dos anos 90, havia contactos entre a Portugal Telecom (PT) e accionistas da agora dona da brasileira Oi. Contudo, "não havia capacidade financeira para tudo" diz, em entrevista ao Diário Económico, Miguel Horta e Costa, ex-presidente da PT e o responsável pela entrada da operadora nacional no Brasil, através da Vivo. Questionado sobre a venda da Vivo à Telefónica e o acordo para controlar 22,38% da Oi, o actual vice-presidente do BES Investimento aponta que "a participação na Oi é muito interessante". "Permite à PT continuar a manter a dimensão internacional que tinha, manter o motor de crescimento, que para ela e para os seus accionistas é muito importante", sublinha.



Quase 40 mil professores não foram colocados, Diário Notícias de 31-08-2010
 

Quase 40 mil candidatos (39 245) - entre os mais de 50 mil que procuraram colocação nos concursos nacionais de contratação de professores - ficaram sem lugar nas escolas este ano lectivo, restando-lhes esperar pelas vagas intercalares dos estabelecimentos. As contas são do DN - o Ministério da Educação não quis divulgar totais nem comentar os resultados dos concursos - e têm por base as listagens publicadas ontem no site da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE).



Mais um passo para o fim de Queiroz na FPF, Diário Notícias de 31-08-2010
 

Está cada vez mais perto o adeus de Carlos Queiroz ao cargo de seleccionador nacional de futebol. Ontem, o treinador foi suspenso por seis meses, pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), por perturbar um controlo antidoping, durante o estágio da selecção na Covilhã. E a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) já tem na mão os fundamentos para avançar para o despedimento com justa causa.



Escravas sexuais. Justiça acusa clãs ciganos de explorar portuguesas em Espanha, I de 31-08-2010
 

J. e A. (que nunca chegou a ser localizada pelas autoridades) foram transportadas de Portugal para as quintas - fincas, em castelhano - em Espanha. Ficaram sob controlo das arguidas I. Carromão e V. Carromão, do clã Carromão. As mulheres eram obrigadas a manter relações sexuais com os trabalhadores, bem como com o homem que controlava o esquema de trabalho dos portugueses em Espanha. O relato de oito anos de escravidão sexual faz parte de um processo que levou à acusação de 58 arguidos por escravidão, sequestro, violação, coacção, ofensas corporais e detenção de armas proibidas. A Polícia Judiciária (PJ) investigou e o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto acusou membros de dez clãs ou grupos de famílias ciganas que se dedicavam, segundo a acusação a que o i teve acesso, a angariar trabalhadores em Portugal para trabalhar em fincas e bodegas espanholas.



Saiba quem é o 8º mais poderoso, Jornal Negócios de 31-08-2010
 

Pedro Queiroz Pereira cresceu no quentinho, no Brasil, após o 25 de Abril. Supunha-se que consumiria a fortuna em carros e boa vida. Mas nos anos 80, fez-se empresário. Um dos maiores do País. "O senhor vai ter que arrumar aquele trambolho". Perdão? Trambolho?! Sim, foi o que Belmiro de Azevedo chamou à menina dos olhos de Pedro Queiroz Pereira, a nova fábrica da Portucel. O patrão da Sonae até brincava nos termos mas não nas intenções: a fábrica de papel, disse, é prejudicial para o turismo na margem Norte do Sado. Queiroz Pereira não se riu. E pediu respeito por quem investe em tempo de crise: 600 milhões de euros, para ser exacto.



Taxas de juro só sobem no próximo Verão, Jornal Negócios de 31-08-2010
 

O sector bancário europeu continua ligado ao sistema de suporte de vida, com os bancos a dependerem do financiamento concedido pelo Banco Central Europeu (BCE). A ameaça de uma travagem da economia significa que os apoios terão de ser mantidos durante mais tempo. Assim como as baixas taxas de juro. Para quem está a pagar o empréstimo da casa, este contexto significa que o aumento das prestações será lento, pelo menos durante os próximos meses. Os contratos futuros colocam a Euribor a 3 meses abaixo dos 1,5% até Dezembro de 2012.



Lima lançou suspeita sobre filha de Feteira, Jornal Notícias de 31-08-2010
 

Num documento enviado às autoridades brasileiras, Duarte Lima diz que, se Rosalina continuasse viva, Olímpia Feteira poderia perder metade dos bens da herança e pede a investigação dos passos da filha do magnata no Brasil, duas semanas antes do crime. A "petição" apresentada pelos advogados de Duarte Lima, em Abril deste ano, surge pouco tempo depois de o ex-deputado ter tido acesso a cópias do processo e meses após ter na sua posse as 14 perguntas que a Polícia brasileira pretendia fazer-lhe para esclarecer dúvidas deixadas pelos seus relatos anteriores.



Braga, Viana e Porto ardem mais que o resto do país, Jornal Notícias de 31-08-2010
 

Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo ardem mais vezes e registam uma maior proporção de área ardida do que o resto do país. Em 19 anos, ardeu o equivalente a quase um terço do território do Noroeste. No país, a proporção de área ardida equivale a um quinto. O Noroeste de Portugal é a região onde ocorre o maior número de incêndios em Portugal. Analisados os números, verifica-se que é nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo que se situam 43% das ocorrências registadas em Portugal Continental. Se a análise incidir sobre o total de área ardida, a realidade é um pouco menos sombria, mas ainda assim preocupante: 15% da área ardida entre 1990 e 2008 localizavam-se nestes três distritos.



Valeu o pinheirinho, O Jogo de 31-08-2010
 

O Sporting que Paulo Sérgio está a construir não gravita em torno de um elemento, não depende excessivamente de uma individualidade; pelo contrário, partilha obrigações e responsabilidades tanto a defender como a atacar. Ainda assim, o treinador será o primeiro a dizer "sim" à possibilidade de ter na frente um Liedson em boa forma, afinado na finalização, altruísta e diligente na criação de espaços para ele e para os colegas que aparecem na zona de conclusão.



Obama fala hoje sobre o fim da guerra mas não vai declarar vitória, Público de 31-08-2010
 

O Presidente norte-americano Barack Obama fará esta noite o seu primeiro discurso à nação sobre o Iraque, destinado a assinalar o fim das operações de combate naquele país e a transição para uma nova fase que será um teste à capacidade de os iraquianos se defenderem a si próprios. Ninguém espera uma declaração triunfalista à semelhança da "missão cumprida" anunciada por George W. Bush em 2003, seis semanas depois do início da invasão do Iraque. Obama deverá reafirmar o compromisso de retirar totalmente as tropas americanas até Dezembro do próximo ano, cumprindo um acordo estabelecido com o Iraque durante a Administração Bush e, segundo um porta-voz da Casa Branca, o Presidente americano irá falar sobre a necessidade de redireccionar "a maioria dos esforços e do foco" para a guerra no Afeganistão.



Denúncias de abuso sexual de menores triplicaram desde o início do caso Casa Pia, Público de 31-08-2010
 

O número de inquéritos relacionados com abusos sexuais de menores, com menos de 14 anos, investigados pela Polícia Judiciária (PJ) triplicou entre 2002 e 2009. Se no ano em que rebentou o caso Casa Pia havia 447 casos, no ano passado foram 1216. "O escândalo teve um impacte muito grande na nossa sociedade e, depois da Casa Pia, tivemos um boom de casos", diz a inspectora Paula Videira. Também antes do caso, "não havia na PJ um serviço de prevenção de crimes sexuais": "Foi instituído em 2004, para haver mais rapidez na resposta. Este serviço inclui o abuso sexual de menores", explica Paula Videira, acrescentando que, antes, era ao piquete que cabia essa missão. "Não havia um sistema autónomo e é muito melhor ser um grupo especializado em crimes sexuais", defende.



Leão vai embalado, Record de 31-08-2010
 

Paulo Sérgio, treinador do Sporting, gostou da prestação da sua formação na Figueira da Foz, frente à Naval. A turma que lidera venceu por 3-1, no fecho da 3.ª jornada da Liga Zone Sagres, e apresentou-se em bom plano, o que motivou palavras elogiosas do técnico leonino.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream