27 agosto 2010

Manchetes do Dia - 27-08-2010

Sexta, 27 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Alma de Leão, A Bola de 27-08-2010
 

O Sporting venceu o Brondby por 3-0 e carimbou o passaporte para a fase de grupos da Liga Europa Evaldo, Nuno André Coelho e Yannick viraram a eliminatória a favor da equipa leonina.



Caso Lima nas mãos do Governo, Correio Manhã de 27-08-2010
 

Interrogatório de advogado será pedido na carta rogatória, que seguiu por via diplomática. Brasileiros podiam ter acelerado processo pela Interpol.



Saiba quais são as inovações do iPhone 4, Diário Económico de 27-08-2010
 

A Vodafone está a fazê-lo nas suas principais lojas de Lisboa e do Porto e a Optimus na Fnac do Colombo e do Norte Shopping, já que a operadora da Sonaecom tem o exclusivo de comercialização naquela loja durante o primeiro mês. Cerca de uma centena de pessoas dirigiu-se esta noite à sede da Vodafone em Lisboa, no Parque das Nações, para tentar adquirir o novo 'gadjet' da Apple. Dessas apenas 60 levou o aparelho para casa. O primeiro comprador foi, curiosamente, uma cliente britânica de 23 anos, que se dirigiu à loja da Vodafone na companhia do seu namorado. Os preços em Portugal sem fidelização são iguais na Vodafone e na Optimus. A versão de 32GB do iPhone 4 vai custar 779,90 euros. Já a versão de 16GB custará 659,90 euros.



Ajudas financeiras do Estado são menos atractivas para as PME, Diário Económico de 27-08-2010
 

São 280 os quartos de hotel que vão nascer em Damasco pela mão da cadeia hoteleira de luxo Kempinski. O projecto está avaliado em 60 milhões de dólares e é uma empresa portuguesa, a Promontório, que está responsável pela arquitectura de interiores deste hotel, que vai concorrer com o Four Seasons que existe na capital síria. "Este é um dos resultados dos nossos esforços de internacionalização e para a qual recorremos às linhas de crédito PME Investe", conta ao Diário Económico, Paulo Martins Barata. A empresa que vai embolsar 2,5 milhões de dólares com este projecto, também está a trabalhar no edifício que receberá as delegações dos países participantes nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sóchi, na Rússia, em 2014.



Livrarias fazem venda ilegal de manuais escolares em pacote, Diário Notícias de 27-08-2010
 

Apesar das multas pesadas, continua a haver livrarias a impor a compra de listas inteiras de manuais, não autorizando a aquisição de títulos em separado. Em 2009, a ASAE fiscalizou mais de 200 agentes económicos, levantando três dezenas de processos. Numa altura de "corrida contra o tempo" para adquirir os livros, associações de pais e de defesa dos consumidores aconselham cautela com estes e outros abusos. Entretanto, preço dos cabazes do básico sobe entre 0,3 e dois euros.



Helicóptero viola regras de segurança e aterra em auto-estrada, Diário Notícias de 27-08-2010
 

O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) abriu um inquérito para conhecer as circunstâncias que levaram um helicóptero de combate a fogos florestais, ao serviço da Protecção Civil, a aterrar e a descolar em plena A24, junto a Castro Daire, com trânsito nos dois sentidos. A manobra causou perplexidade a vários condutores, e um dos automobilistas apresentou uma queixa sobre a manobra, que especialistas consideram ter sido feita sem segurança. O helicóptero, com o indicativo H22, "aterrou em plena A24, no sentido Viseu, na descida de Mamouros, em plena curva e sem que o trânsito estivesse cortado", contou um dos condutores que conseguiu "evitar a colisão com o heli a muito custo". A aterragem ocorreu a 30 de Julho, quando o heli largava uma brigada de combate a fogos constituída por militares do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR.



Crédito para habitação mais difícil e mais caro, Diário Notícias de 27-08-2010
 

Os portugueses têm cada vez mais dificuldades em comprar casa recorrendo ao crédito à habitação. Spreads mais altos e financiamentos menores são os principais obstáculos. Ou seja, os bancos estão a passar para os clientes a factura da crise. Cobram mais pelo empréstimo e exigem maiores garantias.



Duarte Lima tem de entregar o dinheiro da herança Feteira, I de 27-08-2010
 

Se continuar em silêncio sobre o paradeiro do dinheiro que Duarte Lima terá recebido de Rosalina Ribeiro, o ex-deputado do PSD estará a prejudicar-se, acredita José Miguel Júdice. "Ele devia explicar as coisas, é do interesse dele", defende o advogado da filha de Lúcio Tomé Feteira, Olímpia de Menezes, em declarações ao i. "Já se confirmou que recebeu dinheiro da cliente [Rosalina Ribeiro] e se não o declarou é porque não é dele. Não sendo dele, ou é da Rosalina Ribeiro ou é da herança", argumenta Júdice, acrescentando que, ao manter o dinheiro, Duarte Lima estará a "levantar suspeitas" em relação ao seu envolvimento no caso do homicídio da portuguesa, em Dezembro do ano passado no Brasil.



Lucros das empresas cotadas sobem 30% no semestre, Jornal Negócios de 27-08-2010
 

Os resultados das empresas da bolsa de Lisboa cresceram no primeiro semestre. Aumentaram em quase 30% face ao mesmo período de 2009, beneficiando do melhor desempenho da economia portuguesa e dos países onde estão presentes. O corte de custos e o aumento das receitas permitiu melhorar a rentabilidade dos negócios. Das 17 cotadas que já revelaram as contas, só três falharam as previsões.



"Temos pouca gente decente em Portugal", Jornal Negócios de 27-08-2010
 

Miguel Veiga, 74 anos, foi um dos fundadores do PSD mas não se revê nos aparelhos que têm conduzido o partido. No congresso social-democrata em 2004 foi a única voz a votar contra a eleição de Pedro Santana Lopes para líder, por considerar que ele era a expressão do populismo político. "A partir daí o aparelho partidário começou a ignorar-me por completo", garante. Admira Manuela Ferreira Leite e diz que Pedro Passos Coelho tem demonstrado, "para já", atitudes de bom senso político. Mas que o novo líder não é, tal como José Sócrates, um estadista. "Isso não é óbvio? Não entra pelos olhos dentro?", sublinha, em entrevista a Anabela Mota Ribeiro.



Saiba quem é o 10º mais poderoso, Jornal Negócios de 27-08-2010
 

Diz que se teve êxito nos negócios foi porque continua a sentir-se jornalista. Joga nos tabuleiros do poder e do contra-poder. Chamuscado pelo descalabro do BPP, não deixa de ser uma voz escutada no mundo da política. É assim Balsemão: directo quando é preciso, ousado quando é necessário, diplomata quando é essencial.



Policiamento insuficiente na Figueira, Jornal Notícias de 27-08-2010
 

Os turistas e moradores da Figueira da Foz estão preocupados com a falta de policiamento no Bairro Novo durante a noite e falam em alguns desacatos. O sentimento de insegurança agravou-se na madrugada de domingo, quando um homem foi atingido a tiro numa perna. "Ando por toda a parte aqui na cidade e não vejo polícia. Em anos anteriores lembro-me de os ver, e agora nada". A expressão é de João Cortesão, empresário ligado à tauromaquia, que visita regularmente a Figueira da Foz há 63 anos. "A insegurança é muita, há grupos que são assaltados durante a noite", revela.



Três beijos para Alicya, O Jogo de 27-08-2010
 

Há quase três anos que Hulk não marcava três golos no mesmo jogo. Nunca o tinha feito antes pelo FC Porto. Aliás, a última vez que o tinha conseguido fora num jogo da segunda divisão japonesa, em 2007, mas ontem era um dia especial. Ontem, Hulk tinha uma missão a cumprir. Quem o conhecesse já saberia que não era boa ideia meter-se no seu caminho. E em vez de um tributo, Hulk prestou três.



Portugal está a ganhar com exportações da Alemanha, Público de 27-08-2010
 

Nos primeiros cinco meses do ano as exportações para a Alemanha, a partir de empresas sediadas em Portugal, atingiram os 1.878 milhões de euros, ou seja, mais 7,9 por cento do que em idêntico período de 2009. E as importações desceram. Olhando para os dados do Instituto Nacional de Estatística referentes aos primeiros cinco meses do ano, o que se verifica é que indústrias ligadas a sectores como veículos automóveis e acessórios, máquinas e aparelhos mecânicos ou eléctricos, borracha, plástico e produtos químicos têm beneficiado com a força da máquina exportadora alemã. Fazendo uma análise mais geral, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, destaca que a subida das exportações para a Alemanha "enquadra-se no aumento geral das exportações portuguesas, que, de Janeiro a Maio, subiram 15,4 por cento".



Contratação de trabalhadores a prazo vai ser simplificada para toda a função pública, Público de 27-08-2010
 

A partir de hoje, a contratação de trabalhadores a termo para os serviços públicos será mais simples. Em vez de os candidatos passarem por uma prova de conhecimentos, avaliação psicológica e, em alguns casos, entrevista, e desde que o dirigente máximo do serviço assim o entenda, bastará fazer a avaliação do currículo e decidir qual o candidato que melhor se adequa ao lugar. A medida está prevista na proposta de alteração da portaria que regulamenta os concursos de acesso à função pública que ontem o Governo enviou aos sindicatos. O objectivo desta mudança, diz o Executivo, é encurtar a duração dos concursos, que, em alguns casos, ainda demoram entre nove meses e um ano.



Este leão já merece respeito, Record de 27-08-2010
 

O Sporting foi até à Dinamarca bater o Brondby por 3-0 e assim garantir passagem à fase de grupos da Liga Europa. A equipa de Paulo Sérgio entrou em campo com uma desvantagem de 2 golos, mas conseguiu dar a volta ao texto, com tentos de Evaldo (45' 1), Nuno André Coelho (75') e Yannick (90' 1).



Sócrates contra Sócrates, SOL de 27-08-2010
 

Em menos de um ano, o primeiro-ministro apresenta dois discursos e defende versões opostas sobre a questão de inviabilizar o Orçamento para 2011.



Mudanças na Banca, SOL de 27-08-2010
 

Santos Ferreira e Faria de Oliveira estão de saída. Os presidentes do BCP e da CGD não vão assumir novo mandato.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream