24 agosto 2010

Manchetes do Dia - 24-08-2010

Terça, 24 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Vieira e Bettencourt em cimeira de alto nível, A Bola de 24-08-2010
 

Os presidentes de Benfica e Sporting reuniram-se na última segunda-feira num almoço em Lisboa, numa cimeira ao mais alto nível como há muito não se via entre os lideres dos dois grandes clubes rivais da capital. Objectivo do encontro: concertar posições relativamente à actividade das chamadas modalidades amadoras. Cimeira do bom senso, assim lhe chamaram fontes contactadas por A BOLA.



Horror na A25, Correio Manhã de 24-08-2010
 

Seis vítimas mortais e 73 feridos é o balanço provisório de um acidente que envolveu 56 carros. Auto mobilistas arriscaram a vida para salvar desconhecidos, uma mulher foi envolvida pelas chamas quando retirava o filho do carro a arder. Perdeu o marido e outro filho.Há relatos de terror de quem escapou ileso dos embates.



Preços da electricidade vão subir com novo subsídio às empresas , Diário Económico de 24-08-2010
 

Portugueses vão ter agravamento adicional de um ponto percentual na factura de electricidade do próximo ano. A EDP, Endesa e Galp passaram a contar com um subsídio para a produção de electricidade, destinada ao mercado liberalizado. A introdução do chamado mecanismo de garantia de potência, que acaba de ser aprovado pelo Governo, irá, no entanto, provocar um agravamento adicional de um ponto percentual na factura do consumidor. A tarifa final para 2011 será conhecida em Dezembro, quando a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos fixar os preços para o próximo ano.



Porto de Lisboa quer anular contrato com a Liscont , Diário Económico de 24-08-2010
 

Administração do Porto de Lisboa já pediu vários pareceres jurídicos para saber como pode anular o contrato de concessão à Liscont. Jorge Coelho é o responsável da empresa que gere o terminal de contentores de Alcântara. A Administração do Porto de Lisboa (APL) já solicitou diversos pareceres jurídicos para tentar solucionar a confusão gerada à volta da prorrogação do contrato do terminal de contentores de Alcântara, gerido pela Liscont, pertencente ao grupo Mota-Engil. Natércia Cabral, presidente da APL, confirmou o pedido ao Diário Económico. "Pedimos diversos pareceres jurídicos que nos indiquem como deveremos efectuar o procedimento correcto em relação à concessionária, uma vez que se trata de uma situação inédita".



Passos insiste na revisão da Constituição e ataca contas públicas , Diário Económico de 24-08-2010
 

O PSD continua a pressionar o Governo a reduzir a despesa pública, ao mesmo tempo que mantém a vontade de acabar com a Saúde e a Educação tendencialmente gratuitas na Constituição. O guião do PSD para a 'rentrée' não sofrerá alterações: resistir às críticas ferozes lançadas contra o projecto de revisão constitucional, mantendo a ideia de acabar com a Saúde e a Educação tendencialmente gratuitas, ao mesmo tempo que pressiona o Governo a combater os sinais de dificuldade na redução da despesa.



Adultos no ensino secundário quadruplicam num ano, Diário Notícias de 24-08-2010
 

No espaço de um ano, o número de alunos matriculados no ensino secundário, pela via do recorrente, mais que triplicou e representa já quase um terço dos alunos que, em Portugal, estão matriculados neste nível de ensino. Em 2008, segundo dados do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), fornecidos ao Pordata, encontravam-se inscritos no secundário 47 177 alunos nesta via de ensino. Em 2009 eram 169190.



Horros na A25, Diário Notícias de 24-08-2010
 

Foi um cenário de caos e terror que se abateu ontem à tarde na A25, em Sever do Vouga. O intenso nevoeiro e a chuva persistente terão estado na origem de dois choques em cadeia, quase em simultâneo mas em sentidos inversos, que causaram seis mortos (duas eram crianças) e 89 feridos, 13 deles graves.



Saúde, educação e emprego. O plano de Sócrates para derrotar Pedro Passos Coelho, I de 24-08-2010
 

O PS prepara-se para lançar uma guerra sem quartel às políticas sociais do PSD. Ontem, avançou com um manifesto em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas o braço-de-ferro entre Sócrates e Passos Coelho estende-se a outras áreas e a batalha pelos votos nas próximas eleições será feita em torno de três pilares do Estado social. Depois da Saúde, os socialistas querem pôr o país a discutir a Educação e o Emprego através de fóruns, debates e manifestos abertos a contributos de dentro e fora do partido. Está lançado o programa de festas para os próximos meses e será bem-vindo, quem vier "a bem" da actual Constituição.



Hoje é a vez de conhecer o 12º mais poderoso, Jornal Negócios de 24-08-2010
 

O Negócios lança uma iniciativa editorial inédita em Portugal: a publicação anual da lista das 50 pessoas mais poderosas na economia portuguesa. Hoje conheça o 12º mais poderoso: Henrique Granadeiro.



Salários sobem o dobro dos espanhóis, Jornal Negócios de 24-08-2010
 

As duas economias da Península Ibérica atravessam uma fase crítica, com um crescimento anémico e um desemprego galopante. As perspectivas das empresas, tanto em termos de facturação como de contratação, continuam sombrias e as contas públicas alimentam a especulação dos mercados financeiros quanto à solvabilidade de ambos os Estados. Mas há uma diferença de relevo: em Portugal, ao contrário de Espanha, as revisões anuais dos salários - que se destacam como os mais baixos da Zona Euro - foram pouco afectadas.



Inferno na estrada, Jornal Notícias de 24-08-2010
 

Dezenas de viaturas chocaram em cadeia, ontem, na A25, junto a Talhadas, em Aveiro, provocando cinco mortes, entre elas duas crianças, e pelo menos 72 feridos. O desastre ocorreu nos dois sentidos da auto-estrada. O cenário era "aterrador", descreveu o INEM.



Otamendi chega amanhã, O Jogo de 24-08-2010
 

O FC Porto comunicou ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter chegado a um princípio de acordo com o Vélez Sarsfield para a cedência definitiva dos direitos desportivos de Nicolás Otamendi, num negócio com alguns detalhes curiosos.



Onze mortos e oitenta feridos num dia trágico na estrada, Público de 24-08-2010
 

A25, quilómetro 45, junto à zona de Talhadas. São cerca de 16h00 e, no relato de Maria de Lurdes, "de um minuto para o outro, o nevoeiro cerrou, a visibilidade era nula e só começámos a ouvir estrondos". Pouco depois, apareceram "as chamas dos carros a arder". Com uma curta distância no espaço e no tempo, dois choques em cadeia nos dois sentidos da auto-estrada (Aveiro-Viseu e Viseu- Aveiro) provocaram seis mortos, 72 feridos, 48 dos quais em estado grave, e um rasto de destruição. Mais de 200 efectivos, entre polícias, bombeiros e elementos do INEM, acudiram ao desastre poucos minutos depois e depararam-se com um cenário "aterrador". Das seis vítimas mortais, duas morreram carbonizadas. Num dia trágico, também ontem morreram três portugueses junto a Salamanca e outros dois pereceram em acidentes no IP4, perto de Vila Real, e em Penamacor.



Benfica negoceia Wendel, Record de 24-08-2010
 

O Benfica está no mercado à procura de reforços e, neste momento, Wendel é uma hipótese forte para reforçar o plantel dos campeões nacionais. O brasileiro do Bordéus está referenciado e o empresário do atleta, Roberto Assunção, admitiu ontem a Record que há conversas com o clube encarnado, apesar de ainda não existir uma proposta concreta.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream