23 agosto 2010

Manchetes do Dia - 23-08-2010

Segunda, 23 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Final feliz, A Bola de 23-08-2010
 

Leão já desesperava quando surgiu o golo de Matías Fernandez num penalty indiscutível.



Judiciária vigia pedófilos soltos, Correio Manhã de 23-08-2010
 

Proposta da PJ do Porto prevê que o sistema prisional informe a polícia quando a pena de cadeia é cumprida. Inspectores já estão a acompanhar alguns casos.



"Ainda nem começámos a consolidação orçamental" , Diário Económico de 23-08-2010
 

Oposição e economistas vêem nos dados da execução orçamental um sinal de alarme para as contas públicas. Os números publicados sexta-feira revelam que a despesa primária do Estado subiu 5,7% até Julho, mas o Governo garante que tudo está controlado e, para dar esse sinal, anunciou ontem que vai congelar os orçamentos de todos os ministérios. O PSD alerta, em declarações ao Diário Económico, que os dados revelam "que o PS não vai cumprir o que definiu" no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). O deputado Miguel Frasquilho dá o exemplo das despesas com pessoal que subiram 3,9% em termos homólogos, ou seja mais 200 milhões de euros.



Polícia brasileira suspeita de Duarte Lima no caso Rosalina Ribeiro, Diário Notícias de 23-08-2010
 

A polícia brasileira considera que os depoimentos que Duarte Lima prestou, via fax e telefone, sobre o caso Rosalina Ribeiro, não são satisfatórios e "ainda criam mais dúvidas". Após procurar aquela que seria a principal suspeita em todo este caso - uma loira "fantasma" mencionada pelo advogado português - sem qualquer sucesso, Duarte Lima surge agora como suspeito para as autoridades daquele país. O advogado do português, Germano Marques da Silva, diz que "Duarte Lima nunca foi suspeito."



Há um homicídio a cada meia hora na Venezuela, Diário Notícias de 23-08-2010
 

A pouco mais de um mês das eleições legislativas, a 26 de Setembro, Hugo Chávez enfrenta aquele que é, de longe, o maior problema para o seu regime "bolivariano": a violência urbana, que transformou Caracas na mais violenta capital do mundo. Em 2009, foram assassinadas na Venezuela 19 133 pessoas - o que representa uma taxa de 75 homicídios por cem mil habitantes. A esmagadora maioria das mortes ocorreu na capital.



Centenas de novos concursos foram abertos na função pública, I de 23-08-2010
 

Só na administração local abriram concursos para mais de 1500 postos de trabalho. A maioria são "assistentes operacionais", mas ainda são muitos os concursos para "provimento" de novos técnicos superiores para o Estado. A intenção do governo Sócrates de congelar as admissões na administração pública a partir de 1 de Julho, anunciada por Teixeira dos Santos e "assinada" nas medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento, tinha várias excepções, a começar pelos concursos anteriormente lançados. Mas, mesmo descontando todas as novas entradas na administração pública resultantes de concursos "em processamento" antes de 1 de Julho, continuam a somar-se às centenas as aberturas de concurso.



Dinheiro para pagar Scut está quase esgotado, Jornal Negócios de 23-08-2010
 

Estava praticamente esgotada em Junho a verba prevista para pagar as rendas às três Scut (estradas sem custos para o utilizador) que já deviam estar a ser portajadas desde 1 de Julho. Segundo o relatório da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) relativo ao segundo trimestre deste ano, que acompanha o desenvolvimento das parcerias público-privadas, as Scut Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral já tinham recebido no final de Junho 140,2 milhões de euros da Estradas de Portugal, face a um valor orçamentado para o ano de 2010 de 155,8 milhões de euros.



PJ no Brasil esta semana e investigação alargada, Jornal Notícias de 23-08-2010
 

A investigação da morte de Rosalina Ribeiro poderá estender-se brevemente a Portugal, para aprofundar aspectos do depoimento de Duarte Lima no caso, entre outras questões, e alargar-se a mais zonas do Brasil, onde uma equipa da PJ chega esta semana. A decisão de abrir no nosso país uma investigação ao assassinato de Rosalina Ribeiro, de 74 anos, em Dezembro do ano passado, está dependente desta análise a efectuar pela PJ que irá avaliar se o caso se enquadra na lei portuguesa. Está prevista a abertura de um inquérito quando estejam em causa crimes cometidos por portugueses contra portugueses, ainda que em solo estrangeiro.



Sporting respira de alívio, Jornal Notícias de 23-08-2010
 

O Sporting venceu hoje, domingo, o Marítimo, por 1-0. Matias Fernandez concretizou de grande penalidade aos 89 minutos. Encontro fica marcado pela lesão de João Pereira, que caiu no relvado inconsciente após um choque com o colega Rui Patrício.



Demolidores, O Jogo de 23-08-2010
 

Quatro vitórias consecutivas, nove golos marcados, zero sofridos. O saldo de quatro jogos oficiais é esclarecedor: nos antípodas dos rivais, o FC Porto arrancou para a época 2010/11 de prego a fundo e vai deixando vítimas pelo caminho enquanto ganha velocidade, consistência e peso a cada jogo que passa. Ontem foi a vez de o Beira-Mar.



Haverá portagens em todas as Scut mas por fases, promete o Governo, Público de 23-08-2010
 

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, diz em entrevista que o Governo remou "contra ventos e marés", mas congratula-se por ter concretizado investimentos rodoviários que configuram "o maior programa de desenvolvimento do interior do país". A Estradas de Portugal (EP), garante, nunca teve tão boa saúde fi nanceira como agora, passando de 5 milhões de euros negativos no resultado líquido de 2005 contra 74,5 milhões positivos em 2009. Isto apesar de o endividamento da empresa rondar os 2 mil milhões de euros. .



Sporting sofre para vencer, FC Porto deixa rivais para trás, Público de 23-08-2010
 

A primeira vitória (1-0) do Sporting na Liga 2010-11 foi feita de persistência e sofrimento. Só aos 89' os "leões" chegaram ao golo frente ao Marítimo, através da conversão de uma grande penalidade, concretizada por Matías Fernández. No Estádio do Dragão, o FC Porto não precisou de carregar muito no acelerador para bater, com naturalidade, o recém-promovido Beira-Mar (3-0). Radamel Falcao voltou a ser uma das figuras da noite, com dois golos, e ajudou a catapultar os "dragões" para o primeiro lugar do campeonato, aproveitando da melhor forma os deslizes do Sp. Braga e do Benfica.



Matías na hora certa, Record de 23-08-2010
 

O triunfo de ontem foi concretizado com o único remate do chileno nos 18 minutos em que esteve em campo. Marcar um penálti, aos 89' e com a pressão que rodeava toda a equipa, não será tão fácil como parece e por isso o seu remate poderá valer, pelo menos emocionalmente, bem mais que os meros 3 pontos somados ontem pelos leões.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream