20 agosto 2010

Manchetes do Dia - 20-08-2010

Sexta, 20 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

"Estou aqui para conquistar títulos", A Bola de 20-08-2010
 

Após um dia longo e a apresentação na Luz, Salvio deu conta, em entrevista exclusiva a A BOLA, da enorme ilusão com que chega aos campeões nacionais. Apesar da preferência pela asa direita, e de ir ficar com o número 8, que herda de Ramires, é humilde: «Jogo onde for mais útil. Quero aproveitar ao máximo a oportunidade.»



Bancos abusam no crédito das casas, Correio Manhã de 20-08-2010
 

Novos contratos à habitação incluem cláusulas que permitem mudar unilateralmente a taxa ou os encargos acordados por alterações de mercado.



Leão mata sonho, Correio Manhã de 20-08-2010
 

Mais grave do que a segunda derrota consecutiva em jogos oficiais, foi a impressão de fragilidade deixada pelo Sporting frente a um Brondby apenas competente na exploração dos erros alheios. Como se, ao fim de um ano em revolução permanente, nos nomes e nas políticas de gestão, o leão desse uma volta de 360 graus e se encontrasse exactamente no ponto de partida.



Finanças avançam com cortes na Cultura e no Ensino Superior , Diário Económico de 20-08-2010
 

Os ministérios do Ensino Superior e da Cultura vão ter de continuar a respeitar os cortes orçamentais decididos pelo ministro das Finanças, procedendo às cativações de verbas, tal como as restantes pastas. Apesar da excepção que tinha sido prometida pelo primeiro-ministro - nas palavras dos ministros Gabriela Canavilhas, Mariano Gago e dos próprios reitores - o Governo não está a preparar qualquer diploma para alterar a lei, apurou o Diário Económico, junto de fonte oficial das Finanças.



Guerra pelos depósitos provoca subida record nos juros, Diário Económico de 20-08-2010
 

Se a subida das taxas de juro dos depósitos a prazo seria inevitável, não restam dúvidas que a guerra da banca portuguesa pela captação de depósitos estaria iminente. Os primeiros sinais bélicos identificam-se nos balcões dos bancos e nas campanhas publicitárias que invadem a rádio, televisão e 'outdoors'. "Maior capital, maior rendimento", "Poupar é enviar dinheiro para o futuro" ou "Faça crescer as suas poupanças" são alguns dos 'slogans' que mostram a aposta da banca nacional na captação de recursos junto dos clientes. Apesar de promoverem depósitos a prazo simples ou outras soluções de investimento, as principais armas são as aplicações de taxa crescente, onde a permanência é premiada.



Câmaras Municipais recusam pagar transportes escolares, Diário Notícias de 20-08-2010
 

A Associação Nacional de Municípios (ANMP) avisou ontem que as autarquias "não têm condições" para pagar do próprio bolso os encargos adicionais com o transporte de alunos transferidos das escolas do 1.º ciclo agora fechadas. Em causa estará uma diferença de vários milhões de euros entre o custo real e o que o Governo quer dar. Questionado pelo DN sobre o custo dos transportes associado ao fecho de escolas, o Ministério da Educação disse que estes são "uma responsabilidade das autarquias", que o Governo comparticipa "com 300 euros por criança/ano". Para os cofres do Estado, tendo em conta que está prevista a deslocação de 10 mil crianças de 701 escolas a fechar, isto implicará gastos adicionais de três milhões de euros.



Americanos retiram última brigada do Iraque, Diário Notícias de 20-08-2010
 

Oito anos depois da chegada, a partida foi muito diferente: aconteceu pela calada da noite, da forma mais discreta possível. A 4.ª Brigada de Atiradores da segunda divisão de infantaria, que estava destacada em Abu Ghraib, um dos locais mais perigosos do Iraque, abandonou ontem o país, em direcção ao vizinho Koweit. Era a última unidade norte-americana de combate estacionada no Iraque e partiu duas semanas antes do previsto. Deixando para trás um país muito longe da pacificação, ao contrário do que prometeu o ex- -presidente George W. Bush, quando mandou invadir o Iraque, em Março de 2003. Os EUA chegaram a ter 150 mil soldados no país.



Ministério público investiga compra de blindados militares, I de 20-08-2010
 

A Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC) e o Ministério da Defesa não se entendem na avaliação do programa de construção das viaturas blindadas de rodas Pandur II, cujo contrato representa para o Estado um custo de 364 milhões de euros. Os sucessivos atrasos na entrega das Pandur ao Exército e à Marinha levaram o Ministério da Defesa a ameaçar com a resolução do contrato com a Steyr-Daimler-Puch (que pertence ao gigante General Dynamics). Mas documentos a que o i teve acesso mostram divergências na avaliação da evolução do programa militar, sobretudo no que diz respeito à produção dos blindados na empresa portuguesa Fabrequipa.



Patrões querem adiamento do código contributivo, Jornal Negócios de 20-08-2010
 

Não há condições, dizem os empresários. Diferenciação de taxas segundo o tipo de contrato é das medidas mais contestadas e também com menor efeito na receita. Os partidos da oposição exigem a discussão do Código Contributivo em concertação social. Depois de várias hesitações, o Governo aceitou esta reivindicação. Porém, se depender das confederações patronais, o diploma que sistematiza as taxas contributivas a pagar à Segurança Social - aumentando a carga parafiscal mas garantindo melhores prestações - voltará a ser adiado por um ano, para 2012.



Hoje conheça o 14º mais poderoso, Jornal Negócios de 20-08-2010
 

Até agora Zeinal Bava foi o gestor mais mediático do ano. Viveu a ameaça de descalabro de um negócio, mas acabou por sair na mó de cima.



Sporting compromete eliminatória, Jornal Notícias de 20-08-2010
 

Surpreendente o princípio do adeus do Sporting à Europa na época de 2010/11. A derrota por 2-0, em casa, frente ao modesto Brondby, avivou fantasmas do ano passado, sobretudo pela falta de qualidade exibida pela formação com seis reforços no onze. Até começou bem o leão, com uma atitude atacante, com muita pressão na zona defensiva adversária, fazendo uso de grande velocidade e com pressa em rematar à baliza em busco de um golo que tranquilizasse.



Queiroz suspenso e com mais inquéritos, Jornal Notícias de 20-08-2010
 

Carlos Queiroz vai continuar a dirigir a selecção nacional de futebol, embora com o contrato suspenso por um mês, segundo deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) face ao castigo de um mês que lhe aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD). A decisão foi tomada pelo plenário da FPF, ontem, após mais de quatro horas de reunião, tendo sido deliberado delegar o comando da selecção em Agostinho Oliveira.



Com ritmo de Champions, O Jogo de 20-08-2010
 

Está feito: o FC Porto está a 90 minutos burocráticos de entrar formalmente na Liga Europa depois de uma exibição com ares de Champions. A equação de sucesso começou na inteligência de Falcao e ganhou consistência nas mãos de Helton, solidificando-se em definitivo com um tiro de Souza e com a arte de Belluschi. Quatro sul-americanos frios.



Rentrée. Todos os nomes da nova temporada, de Camões a Kanye West, Público de 20-08-2010
 

Nabokov e Michael Jackson, Apichatpong Weerasethakul e Lady Gaga, Alain Platel e Clint Eastwood, Kanye West e Camões: de Setembro a Dezembro, eles vão estar numa sala (ou numa livraria) perto de si. Faltam duas semanas para a abertura a oficial da "rentrée".



Empréstimos para compra de casa atingem valor mais alto desde 2008, Público de 20-08-2010
 

Os bancos portugueses ultrapassaram a fasquia mensal dos mil milhões de euros na concessão de novos empréstimos para compra de casa, o valor mais alto desde a falência do banco norte-americano Lehman Brothers, episódio que marcou o início da crise. De acordo com o boletim estatístico do Banco de Portugal (BdP) ontem divulgado, este valor sugere uma recuperação no sector, ainda que rodeada de alguma incerteza que as estatísticas da construção confirmam. De acordo com o boletim da Federação da Construção, o sector está a passar por uma nova quebra acentuada na produção e na carteira de encomendas, o que "elimina de vez qualquer resto de esperança que ainda houvesse sobre uma melhoria do sector em 2010".



«Decidi em 2 segundos», Record de 20-08-2010
 

Aconselhado por Quique Flores e Simão, Salvio acabaria por, na quarta-feira, escolher o Benfica o que não impediu que o emissário do FC Porto tentasse ganhar a corrida pelo negócio até à altura em que o extremo já se encontrava no Aeroporto de Barajas para rumar a Portugal.



Agência do BCP de Colares é uma das peças do enigma, SOL de 20-08-2010
 

O Ministério Público mandou investigar a actuação da agência do BCP de Colares (Sintra) na abertura e movimentação de várias contas em nome de Rosalina Ribeiro ex-secretária do milionário português Lúcio Tomé Feteira.



PSD deixa cair despedimentos e reforma polémicas na Saúde e Educação, SOL de 20-08-2010
 

O líder parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, apresentou hoje um diploma que propõe o adiamento da entrada em vigor do Código Contributivo para 2012 e disse esperar que o PSD «não fique ao lado» do Governo contra este diploma. Os democratas cristãos pretendem agendar a discussão do seu diploma no Parlamento antes do Orçamento do Estado para 2011, se até ao fim do mês de setembro o Governo não garantir que vai renegociar os aspectos «mais gravosos» com a concertação social.



Zon e Sagres explicam aposta no futebol, SOL de 20-08-2010
 

Parceria entre a Zon e a Sagres no futebol pode trazer mais receitas à Liga. Rodrigo Costa e Alberto da Ponte prometem aumentar investimento em 2011.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream