19 agosto 2010

Manchetes do Dia - 19-08-2010

Quinta, 19 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Matheus escreve conto de fadas, A Bola de 19-08-2010
 

Matheus não escondeu a satisfação por ter apontado o golo que valeu a vitória do Sp. Braga sobre o Sevilha (1-0). O jogador ajudou o clube «arsenalista» a dar mais um passo rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões. «Efectivamente é o golo mais especial da minha carreira. Espero continuar a marcar. Vamos procurar a vitória no próximo jogo», afirmou Matheus, em declarações à Sporttv.



Pão aumenta até 20%, Correio Manhã de 19-08-2010
 

A ACIP, associação do sector da panificação, considera que os aumentos no do pão se devem exclusivamente à especulação nos mercados. O presidente da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP), Carlos Santos, admite que a subida de 30% no preço da farinha se deve apenas a movimentações de mercado e garante que a intenção dos especuladores é de subir ainda mais os preços em 20%, antes de começarem a cair em Dezembro. "Portugal está com excedentes, os produtores têm excedentes [de matéria-prima]. Na realidade não se justificam os aumentos", garante Carlos Santos ao Correio da Manhã.



Família destroçada em acidente brutal, Correio Manhã de 19-08-2010
 

Eles certamente devem ter visto a morte. Eu é que não vi, vinha a dormir". Foi ainda em choque e sentado na cama do hospital que Carlos Pata, de 59 anos, descreveu ao CM a colisão frontal contra um camião, ontem de madrugada, que vitimou toda a sua família, quando regressavam a casa, na Gafanha da Encarnação, em Ílhavo. Passaram uma semana em Bremerhaven, na Alemanha, onde foram visitar o filho mais velho, Paulo Pata, ali emigrado.



Comissão Europeia pede acordo político para o Orçamento, Diário Económico de 19-08-2010
 

Enquanto PS e PSD aproveitam os meses de Verão para esgrimir argumentos sobre estratégias orçamentais, sem se inibirem de falar em eleições antecipadas quando o calor da discussão aumenta, há um par de olhos que segue os movimentos a partir de Bruxelas. Olli Rehn, o comissário para os Assuntos Económicos, está a acompanhar o debate português com toda a atenção e espera que o acordo entre os dois partidos seja alcançado rapidamente, adiantou o porta-voz do comissário, ao Diário Económico.



Mais de 11 mil portugueses compraram Certificados do Tesouro, Diário Económico de 19-08-2010
 

O mais recente produto de poupança lançado pelo Estado conseguiu seduzir cerca de 11.000 portugueses no primeiro mês de comercialização, de acordo com fonte do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP). No total, os Certificados do Tesouro (CT) renderam 158 milhões de euros aos cofres públicos em Julho. Ou seja, cada subscritor colocou, em média, cerca de 14.000 euros nestes títulos de dívida. O montante alcançado em Julho fica acima da média mensal necessária para atingir o objectivo de mil milhões de euros em 12 meses, avançado pelo IGCP. A manter o actual ritmo de subscrições seriam mesmo necessários apenas pouco mais de seis meses para cumprir a meta estabelecida.



Homicidas inimputáveis podem sair em liberdade após três anos, Diário Notícias de 19-08-2010
 

Actualmente existem 255 inimputáveis presos nas alas psiquiátricas das cadeias portuguesas que, independentemente da gravidade do crime que cometeram, podem sair em liberdade em três anos. Deste número, segundo a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, 70% dos casos -177 - estão internados por crimes violentos como homicídio (100 casos registados), abusos sexuais, agressões físicas, violação ou violência doméstica. Na maioria dos casos do sexo masculino: 241 casos de homens internados e apenas 14 mulheres.



Família com pressa de chegar a casa morre em acidente brutal, Diário Notícias de 19-08-2010
 

Tinham pressa de regressar a casa, em Ílhavo. Por isso, o volante do Opel Corsa que trazia a família Pata de regresso a Portugal, depois de uns dias passados na Alemanha, passou de mão em mão por três condutores. Ontem, às 06.00, na zona de Burgos, no Norte de Espanha, deu-se a tragédia. O carro despistou-se para a faixa contrária e colidiu violentamente com um camião, morrendo quatro dos ocupantes. Só um escapou com ferimentos ligeiros.



Empregos com salários acima de 3 mil euros aumentam 28%, I de 19-08-2010
 

O número de trabalhadores por conta de outrem na economia portuguesa continua a cair, mas mantém-se o aumento do número de pessoas que ganham 3000 euros líquidos ou mais. Dito de outro modo, a destruição de emprego está a ser feita à custa das pessoas com salários mais baixos, normalmente os mais jovens ou menos qualificados. Quem mais ganha, tendencialmente os mais velhos ou de qualificações superiores, está a conseguir manter o posto de trabalho e até a encontrar novas oportunidades de emprego. Nesta faixa está a ser criado muito emprego, tendo em conta o ambiente de crise.



Certificados do 12º ano vendidos na Internet por 400 euros, I de 19-08-2010
 

A Agência Nacional de Qualificação (ANQ), entidade criada sob a tutela do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, detectou durante "um programa de visitas de acompanhamento a Centros Novas Oportunidades", ao longo do ano de 2009, a existência de candidatos certificados com trabalhos "retirados integralmente da internet, e com base nos quais é feita a validação e certificação de competências". Esta denúncia foi feita sob a forma de "orientação e indicação técnica" enviada aos cerca de 450 Centros Novas Oportunidades e à qual o i teve acesso. Em paralelo, foram ainda detectados dezenas de casos de formandos e ex-formandos que colocaram os seus trabalhos à venda na internet. O Ministério Público está a investigar.



Descubra hoje o 15.º mais poderoso, Jornal Negócios de 19-08-2010
 

No início da década de 1980, o professor Marcelo Rebelo de Sousa dava as aulas plenárias na Faculdade de Direito de Lisboa rodeado pelos seus monitores e assistentes. Entre eles estava um jovem deputado a que todos anteviam um futuro radioso. Não só na área do Direito mas também na política. E foi isso que António Vitorino confirmou ao longo dos anos alargando progressivamente a sua influência na sociedade portuguesa, quer na área política, como na jurídica e na económica. Quando, após a maioria absoluta do PS, se anunciou uma mudança ele foi a voz da convicção. O seu convicto "Habituem-se!" marcou os anos de liderança de José Sócrates.



Salário dos licenciados está menos compensador , Jornal Negócios de 19-08-2010
 

Os licenciados têm escapado à destruição massiva de emprego que nos últimos dois anos atingiu em cheio os menos qualificados, mas não saem ilesos das modificações estruturais da economia. O acréscimo salarial de quem tem um curso superior tem vindo a cair de forma sustentada, revelam dados solicitados ao Instituto Nacional de Estatística. Em média, ser licenciado compensa, mas cada vez menos. No final de 1998, uma pessoa com um curso superior ganhava mais do dobro do que a média dos trabalhadores por conta de outrem. Mas o acréscimo de 107% que então se registava tem vindo a cair de forma sustentada. No segundo trimestre desde ano, era de 72%.



Municípios prometem guerra a fecho de escolas, Jornal Notícias de 19-08-2010
 

Sem aviso prévio, as direcções regionais de Educação publicaram, ontem à noite, nos respectivos sítios da internet, a lista das 701 escolas do 1.° Ciclo que já não vão abrir portas em Setembro. Municípios foram apanhados de surpresa e prometem contestação. "Com esta insensatez, creio que estão criadas as condições para que haja contestação no início do ano escolar." António José Ganhão, presidente da Comissão de Educação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e presidente da Câmara Municipal de Benavente, foi apanhado de surpresa com a notícia de que o Ministério da Educação (ME), através das cinco direcções regionais, tinha divulgado a lista das 701 escolas com menos de 21 alunos que não abrem a 8 de Setembro. E acusou o Governo de falta de solidariedade institucional no desenlace deste processo.



Família perde quatro em estrada espanhola, Jornal Notícias de 19-08-2010
 

Tinham ido à Alemanha ver Paulo César. Passar um fim-de-semana e trazer o carro dele, de matricula portuguesa Regressavam a casa. O sono de João Carlos, irmão de Paulo, traiu-os em Burgos, na nacional 1 espanhola, que liga Irun a Madrid. Perderam-se quatro vidas. João Pata, pai de João Carlos e de Paulo César, é o único sobrevivente de uma tragédia que ainda tem muito por explicar e que já levou as autoridades espanholas a determinar uma investigação. Está bem, ferido sem gravidade, num hospital de Burgos. Ontem, conseguiu falar a um amigo da Gafanha da Encarnação, Ílhavo, e contar que o filho, de 33 anos, vinha a conduzir havia algumas horas.



Braga toma gosto à Champions, O Jogo de 19-08-2010
 

Ponto prévio: o Braga não passa a ser favorito para entrar na Champions só porque ganhou ao Sevilha. Aliás, basta ter visto a primeira parte para o saber sem ter de ler estas linhas. Mas que está muito mais próximo de fazer história do que há 90 minutos, isso é indiscutível.



Produção de cereais de Inverno caíu 63 por cento em vinte anos, Público de 19-08-2010
 

Portugal vai registar este ano uma das piores colheitas de cereais das últimas décadas. As previsões do INE revelam que esta será a segunda pior campanha desde 1986. Olhando para trás, entre 1990 e 2010, a produção caiu 63 por cento. Arlindo Cunha, antigo ministro da Agricultura, considera que a principal causa da redução foi a reforma de 2003 da Política Agrícola Comum. Outra explicação prende-se com a redução das áreas regadas. Dois em cada três aproveitamentos hidroagrícolas construídos e equipados pelo Estado atingiram o seu tempo de vida útil.



França começa hoje a repatriar ciganos debaixo de críticas contra o regresso das perseguições..., Público de 19-08-2010
 

Os primeiros repatriamentos de ciganos da Europa de Leste expulsos dos seus acampamentos em França durante o último mês realizam-se hoje, no meio de uma chuva de críticas à política do Governo de Nicolas Sarkozy, por estar a pôr em prática uma política que recorda as décadas de 1930 e 1940 na Europa, os anos do nazismo e do estalinismo, dos movimentos forçados de populações e da sua perseguição. "A França deve respeitar as regras de protecção dos cidadãos europeus", avisou Matthew Newman, porta-voz de Viviane Reding, comissária europeia da Justiça e Direitos Fundamentais. "Estamos a observar a situação muito atentamente para verificar que são respeitados. Está-se a falar de regresso voluntário", sublinhou.



Dragões querem roubar Salvio, Record de 19-08-2010
 

O FC Porto entrou ontem na corrida por Eduardo Salvio, extremo argentino do Atlético Madrid que o Benfica pretende contratar, por empréstimo. Os dragões estão a estudar a aquisição do sul-americano, também por cedência temporária, e hoje saber-se-á que camisola vestirá na nova temporada, sendo certo que em Itália também há pretendentes – Fiorentina, Génova e Palermo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream