16 agosto 2010

Manchetes do Dia - 16-08-2010

Segunda, 16 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Águia sem asas não voa, A Bola de 16-08-2010
 

Benfica tem de resolver urgentemente saídas de Dí Maria e Ramires.



Investigação a casa fora de prazo, Correio Manhã de 16-08-2010
 

Investigadores do processo Freeport afastaram abertura de inquérito judicial por suspeitas de evasão fiscal devido à prescrição dos factos.



Chapelada fulminante no ninho da águia, Correio Manhã de 16-08-2010
 

Um chapéu monumental do suplente Laionel, nos descontos, permitiu à Académica gelar o Estádio da Luz, vencendo o campeão em título (2-1). A derrota encarnada, segunda consecutiva em jogos oficiais, mantém a tradição das más estreias na Liga (sexto ano seguido sem ganhar) e agrava as interrogações deixadas na Supertaça.



Crédito da banca às empresas no nível mais baixo de sempre, Diário Económico de 16-08-2010
 

Os empréstimos da banca às empresas cresceram no primeiro semestre ao ritmo mais baixo de sempre. Desde que o Banco de Portugal tem registos mensais - 1997 - nunca o arranque de um ano foi tão negativo quando comparado com o ano anterior. Em média, o ritmo de concessão de empréstimos às empresas foi de 0,5% entre Janeiro e Junho, chegando ao final do semestre com um 'stock' de dívida acumulada de mais de 118 mil milhões de euros. Um crescimento homólogo nunca visto e que reflecte, por lado, as dificuldades de acesso a financiamento dos empresários portugueses e, por outro, o escasso apetite pelo aumento do endividamento.



"Há um novo riquismo em Portugal pouco saudável", Diário Económico de 16-08-2010
 

Santos Silva lamenta uma determinada ostentação a que hoje se assiste em Portugal, um País muito desigual. O 'chairman' do BPI fala da sua visão da banca, da sua relação com o dinheiro e dos caminhos que o sector deve hoje seguir.



Colegas da jovem bombeira morta em serviço têm medo de sair para os fogos, Diário Notícias de 16-08-2010
 

Cristiana Josefa, de 21 anos, perdeu a vida no combate às chamas em Monte Meda, Gondomar, na passada terça-feira. Seis dias depois, a tragédia continua a ser o assunto do dia no quartel dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, corporação à qual pertencia. A desgraça apanhou todos de surpresa, fez redobrar atenções e os bombeiros falam de um sentimento de "medo generalizado", quando o alarme toca e são chamados a intervir. Familiares e colegas continuam a receber apoio psicológico.



Estado gasta 22 vezes menos a fiscalizar saúde que fronteiras, Diário Notícias de 16-08-2010
 

O Estado gasta anualmente mais de 220 milhões de euros com os vários serviços de inspecção, mas este número continua a ser insuficiente para cobrir as actividades que carecem de fiscalização. O caso da clínica de Lagoa, no Algarve, em que três doentes cegaram após uma operação aos olhos, reabriu o debate em torno desta matéria, com um dos sindicatos da função pública a denunciar, em declarações ao DN, que na Inspecção-Geral das Actividades em Saúde "deveria haver dez vezes mais inspectores que os que existem actualmente".



Fogos: 210 000 000 de euros em prejuízos, I de 16-08-2010
 

Desde o início do Verão já arderam 127 mil hectares na União Europeia, área que não chega a duas vezes a dimensão do Parque Nacional da Peneda-Gerês, para dar um exemplo de um dos locais mais afectados este ano em Portugal e onde o fogo lavra há mais de uma semana. Os números tornam-se negros quando se percebe que 70% destes 127 mil hectares afectados pelas chamas localizam-se em Portugal, como avançou ao i Jesús San-Miguel-Ayanz, do Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS). "A percentagem, comparando com outras áreas mapeadas na União Europeia, é muito elevada", disse ao i o porta-voz deste organismo europeu, que produz anualmente relatórios sobre o impacto dos incêndios florestais em parceria com as autoridades nacionais.



Passos para eleições antecipadas, I de 16-08-2010
 

Na rentrée do Pontal, Passos Coelho pôs as condições para viabilizar o Orçamento do Estado - impostos não podem aumentar e despesa pública tem de baixar. O PS responde que o PSD quer mesmo abrir uma crise política de forma a justificar eleições antecipadas.



Imóveis do BPN valem 800 milhões de euros, Jornal Negócios de 16-08-2010
 

O Estado vai receber do Banco Português de Negócios (BPN) um património imobiliário avaliado em cerca de 800 milhões de euros, que vai procurar gerir e rentabilizar por forma a reduzir as perdas da instituição financeira nacionalizada há quase dois anos. Um portefólio que integra imóveis tão variados como o prédio onde está instalado o Hospital Cuf Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, ou um conjunto de 12 armazéns em Vila do Conde. Mas que, no total, podem permitir ao erário público eliminar mais de um terço do valor dos prejuízos de cerca de dois mil milhões causados pela gestão de José de Oliveira Costa.



Saiba quem é o 18º mais poderoso, Jornal Negócios de 16-08-2010
 

Já teve o sonho de criar uma "contra-PT". Investe agora na energia com a mesma dedicação mas menos estrídulo. Recupera no negócio automóvel. Mas, tirando referências habituais a luxos, pouco se tem ouvido falar dele. Onde anda João Pereira Coutinho? Submergiu? Alguém informado responderia: "Que nada, cara." O empresário está activíssimo no Brasil, onde circula nos corredores do poder e multiplica negócios que poucos por cá conhecem. Sem que desactivasse o seu poder em Portugal.



Professores ganharam 11 milhões a mais em horas extraordinárias, Jornal Notícias de 16-08-2010
 

A Inspecção-Geral de Finanças (IGF) detectou que no ano lectivo 2007-2008, as escolas públicas pagaram 11 milhões de euros a mais em horas extraordinárias. A fórmula de cálculo usada "é contrária à lei", aponta a IGF. O Ministério da Educação diz que não. "A fórmula utilizada no cálculo das horas extraordinárias lectivas dos professores é construída de acordo com as regras estipuladas no Estatuto da Carreira Docente e não nos termos da legislação geral da Administração Pública, que a IGF invoca" - defende o Ministério da Educação (ME) numa nota enviada ao JN.



Benfica chumba no arranque da Liga, Jornal Notícias de 16-08-2010
 

O Benfica perdeu, ontem, com a Académica, na Luz, com a Briosa a chegar ao triunfo nos descontos, com um golo épico de Laionel. Miguel Fidalgo adiantou os de Coimbra, Jara empatou e as águias acabaram surpreendidas quando tentavam a vitória contra dez…



De se tirar o chapéu, O Jogo de 16-08-2010
 

Jorge Costa nunca tinha ganho ao Benfica, mas foi avisando durante a semana que não iria fazer reverência aos encarnados, mesmo correndo o risco de ter de pagar a factura da Supertaça que estes tinham perdido com o FC Porto. Dito e feito: apostou forte e ganhou 2-1 mesmo ao cair do pano. Os campeões nacionais foram derrotados no arranque do campeonato, algo que não acontecia há 19 anos.



Fracasso no combate a falsos recibos verdes, Público de 16-08-2010
 

Combater os falsos recibos verdes no actual quadro legal não é tarefa fácil. O Sindicato dos Inspectores do Trabalho questiona se este modelo é suficiente. O Governo diz que a Autoridade para as Condições do Trabalho tem os poderes das suas congéneres europeias, mas o certo é que esta fraude que desprotege os trabalhadores é de difícil prova e os processos abertos esbarram em todo o tipo de obstáculos, nomeadamente no facto de não haver possibilidade de sancionamento directo.



Governo vai reduzir lista de monumentos protegidos por lei, Público de 16-08-2010
 

O Governo vai reduzir o número de monumentos e imóveis de interesse público protegidos por lei. A decisão de arquivar, a 1 de Janeiro de 2011, os processos que ainda se encontrem nessa altura em vias de classificação não foi alvo de qualquer anúncio oficial. Há técnicos da área do património preocupados com as consequências que esta imposição legal poderá vir a ter. No país há mais de mil imóveis e monumentos à espera de se tornarem monumentos nacionais ou imóveis de interesse público. A partir do momento em que ficam a aguardar classificação patrimonial, os bens beneficiam de protecção legal idêntica à dos já classificados.



Benfica volta a arrancar mal e perde em casa (1-2) frente à renovada Académica, Público de 16-08-2010
 

A entrada do Benfica nas competições oficiais está a ser um desastre. Perdeu a Supertaça para o FC Porto, na semana passada. Ontem, no arranque da Liga, foi derrotado (1-2) em casa pela Académica. O golo que ditou o desfecho foi marcado já no período de descontos. Um remate de meia-distância de Laionel, que apanhou o guardaredes benfiquista adiantado e que gelou as bancas da Luz. Jorge Costa surpreendeu Jorge Jesus, com um golo ainda na primeira parte e tapou, de forma eficaz, os caminhos para a baliza academista.



De campeão só o nome, Record de 16-08-2010
 

Os jogadores do Benfica garantiram que a derrota de domingo com a Académica, na primeira jornada da Liga, não vai afetar e rejeitam que a equipa tenha jogado condicionada, por culpa do desaire na Supertaça. "Tentámos chegar à vitória de todas as formas e o resultado parece-me injusto, mas ainda falta muito campeonato", disse Maxi Pereira, após a derrota por 2-1 frente à formação de Coimbra.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream