13 agosto 2010

Manchetes do Dia - 13-08-2010

Sexta, 13 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

"Verdadeiros campeões não ganham só uma vez", A Bola de 13-08-2010
 

O Benfica poderá vir a ser o convidado do centenário do Santos, em 2012. A hipótese foi levantada ontem no encontro entre Luís Filipe Vieira e o presidente do Peixe, Luís Álvaro Oliveira, um «descendente directo de portugueses» e admirador da gestão do homólogo português. «Está à frente de um dos clubes melhor administrados do Mundo», vincou o dirigente, que ofertou Vieira com galhardetes, camisolas e uma placa de praxe (em troca recebeu camisola personalizada do Benfica) e quis saber da boca do líder encarnado «como se criam novas receitas extra-futebol».



Interrogatório revela suspeitas, Correio Manhã de 13-08-2010
 

As 14 perguntas a Duarte Lima sobre a morte de Rosalina. Investigadores questionam reunião sobre partilhas em Maricá sem a presença do advogado.



Lágrimas e palmas no adeus a bombeira, Correio Manhã de 13-08-2010
 

"Esta mulher deu a vida pela causa dos bombeiros e merece todas as homenagens do Mundo. A Josefa estará sempre no nosso coração." Esta foi a frase de um dos muitos bombeiros da corporação de Lourosa que ontem enterraram a voluntária de 21 anos, que perdeu a vida no combate às chamas num incêndio em Gondomar, na última terça-feira.



Galp renegoceia dívida de 2,5 mil milhões de euros, Diário Económico de 13-08-2010
 

A Galp está a renegociar o prazo médio de pagamento da sua dívida que, no final do primeiro semestre, atingia já os 2,5 mil milhões de euros, para assegurar o financiamento do plano de investimento. Com activos fixos de 4,8 mil milhões de euros, cerca de 1,4 mil milhões estão afectos a projectos ainda em fase de desenvolvimento - um pacote que inclui a reconversão do parque refinador em Portugal e os activos petrolíferos em Angola e no Brasil. O objectivo é, segundo revelou o administrador financeiro da Galp, Cláudio de Marco, durante o último encontro com analistas, adiar o perfil de pagamento de alguns dos principais empréstimos, evitando que este ocorra antes de 2012, data a partir da qual prevê que os novos projectos, com destaque para os brasileiros, começarão a gerar fluxos de capital.



Campeonato de futebol arranca hoje e vale 250 milhões, Diário Económico de 13-08-2010
 

Quando logo às 20h15, no Estádio AXA (Sport TV1), Braga e Portimonense derem o primeiro pontapé na bola, arranca a temporada 2010/2011, a 73ª edição do principal campeonato português que vale mais de 250 milhões de euros. Desde que o Benfica celebrou o seu 32º título nacional, os clubes portugueses protagonizaram 170 transferências, movimentando mais de 100 milhões de euros. Mesmo sendo a principal fatia do dinheiro do futebol, nem só da compra e venda de jogadores se fazem as contas do principal campeonato português.



Emigrantes procuram em Fátima solução para crise, Diário Notícias de 13-08-2010
 

José Carlos e Ana Maria vêm a Fátima todos os anos, no mês de férias que passam em Portugal. Ela, filha de emigrantes, já nasceu em França, ele foi de Amarante para Paris há 25 anos. Pede-se "muita saúde", dizem, mas este ano pede-se também para continuar a passar ao lado da crise económica que faz cada vez mais desempregados entre a comunidade portuguesa. Os emigrantes portugueses em França são aliás o foco da peregrinação internacional deste ano, que deve atrair entre 80 e 100 mil pessoas ao santuário, segundo fonte da GNR.



PJ pede informações e admite investigar caso de milionário, Diário Notícias de 13-08-2010
 

A Polícia Judiciária pondera investigar a morte de Rosalina Ribeiro, a amante do milionário Lúcio Tomé Feteira, caso as informações das autoridades brasileiras indiciem o seu advogado e ex-deputado Duarte Lima como suspeito do homicídio. "Foram solicitadas ao oficial de ligação brasileiro, em Portugal, informações sobre a investigação ao homicídio ocorrido em Dezembro no Brasil", disse ao DN uma fonte da Polícia Judiciária. A decisão foi tomada após a divulgação, por vários meios de comunicação social, de que a polícia brasileira teria levantado suspeitas sobre o ex-líder parlamentar do PSD Duarte Lima.



O Porto por terra e pelo ar e escrita criativa em lisboa, I de 13-08-2010
 

As propostas para um belo fim-de-semana, que podem incluir passeios de helicóptero no Porto, um safari no rio ou, em Lisboa, ter aulas numa escola de escrita criativa. Para as crianças, há no Museu Berardo, em Lisboa, as oficinas criativas.



Câmaras mantêm abertas escolas que o governo mandou fechar, I de 13-08-2010
 

O processo de encerramento de 701 escolas básicas não agrada a muitos municípios e Cacém, Arraiolos e Castro Verde, entre outros, querem manter abertas algumas delas.



EDP vai pagar aulas de Pinho em Nova Iorque, Jornal Negócios de 13-08-2010
 

A eléctrica portuguesa fez uma doação à School of International and Public Affairs (SIPA), num montante que pediu à Universidade nova-iorquina para não divulgar e que tem como uma das iniciativas o seminário sobre energia renováveis que vai ser leccionado pelo ex-ministro da Economia. "Manuel Pinho será professor visitante School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade Columbia. A sua posição faz parte de uma série de novas iniciativas que estão a ser apoiadas pela EDP", disse ao Negócios fonte oficial da Universidade de Columbia.



Futebol rende mais a Oliveira que aos clubes, Jornal Negócios de 13-08-2010
 

Os direitos televisivos e de publicidade dos clubes da Liga Portuguesa e da Selecção Nacional são um negócio chorudo. Mas os principais clubes querem mais por esses direitos. As negociações decorrem. De um lado os clubes de futebol, no outro o empresário Joaquim Oliveira. Conhecido pela sua ligação ao futebol, Joaquim Oliveira é detentor desde os idos anos 80 dos direitos televisivos. E são estes a cobiça alheia. Mas o empresário defendeu-se. O universo Oliveira, que está ligado ao mundo do futebol, é maior do que isso, com várias áreas de negócio. Apesar de ter um pedaço do bolo apetecível, há que ver que em torno do futebol giram muitos outros negócios. A publicidade, os patrocínios, o merchandising, as transferências de jogadores, as transmissões televisivas, etc, etc.



Duarte Lima já pode falar sobre cliente assassinada, Jornal Notícias de 13-08-2010
 

Duarte Lima está autorizado, desde Março passado, a revelar todos os segredos que ainda guarda, como advogado, sobre Rosalina Ribeiro, a cliente assassinada em Dezembro passado. Mas as autoridades brasileiras estranham ainda não ter sido informadas. A obrigação de guardar sigilo profissional foi - recorde-se - a razão invocada pelo advogado e histórico do PSD para recusar responder a várias perguntas da Polícia do Rio de Janeiro, Brasil, pelo carácter profissional da reunião de 7 de Dezembro do ano passado com a herdeira de 15% da quota disponível da fortuna de Lúcio Thomé Feteira, falecido em 2000.



Metade dos incendiários detidos são reincidentes, Jornal Notícias de 13-08-2010
 

O comandante, José Oliveira, usou da palavra para enaltecer as qualidades da malograda bombeira e garantir que, apesar do sofrimento vivido no seio daquela associação humanitária, não irá esmorecer o apoio à população. "Iremos continuar com mais força e mais vontade". "Nada nos vai fazer parar", afirmou. Aproveitou, ainda, a sua intervenção durante a cerimónia para desafiar a população onde ocorreu o incêndio a identificar o presumível autor do fogo que vitimou Cristiana Josefa. No final da cerimónia, o ministro considerou a bombeira "heroína e mártir", "deu público testemunho do lema dos bombeiros [vida por vida]".



Nem bestiais, nem bestas, O Jogo de 13-08-2010
 

O treinador do FC Porto voltou a apontar o dedo aos que desconfiaram da equipa, mas recusa ficar à sombra da vitória na Supertaça.



Fogo desaloja aldeia no Gerês e rondou casas na serra da Estrela, Público de 13-08-2010
 

Vilar de Soente nunca tinha vivido um dia assim. A proximidade das chamas no Mezio, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, obrigou à evacuação da aldeia de 40 casas. As habitações foram poupadas, mas o fumo atrasou o regresso à povoação. Os fogos florestais continuam a não dar tréguas no parque e consumiram área protegida na serra da Estrela.



Guantánamo por dentro, Público de 13-08-2010
 

Na prisão de Guantánamo as visitas guiadas são breves, superficiais e limitadas. Mas no tribunal já houve condenações: Ibrahim al-Qosi, cozinheiro de Bin Laden no Afeganistão, foi condenado a 14 anos de prisão, mas cumprirá uma pena inferior, ao abrigo de um acordo secreto. Ontem, no julgamento de Omar Khadr, o advogado de defesa desmaiou. Reportagem de Kathleen Gomes, em Guantánamo.



Liga portuguesa é a mais lucrativa da Europa nas transferências, Público de 13-08-2010
 

No deve e haver entre os euros gastos e os recebidos até agora no mercado de transferências de futebol, os clubes portugueses são os que mais lucram na Europa. Nos seus cofres já entraram 106 milhões de euros, enquanto saíram pouco mais de 67 milhões. O Benfica lidera as vendas com 39 milhões, mas o V. Guimarães é o clube com maior lucro. A Liga começa hoje com um Sp. Braga-Portimonense.



«Zapater enche o campo», Record de 13-08-2010
 

Ainda a «ressacar» a conquista do Mundial 2010, onde se consagrou como o melhor marcador da prova (a par de Forlán, Sneijder e Müller) e terceiro melhor jogador da competição, David Villa deu uma entrevista exclusiva a Record onde falou «de um dos melhores amigos que tenho no futebol, o sportinguista Zapater.



Administração da PT consegue "vaga de fundo", SOL de 13-08-2010
 

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro receberam esta semana uma vaga generalizada de apoio dos principais accionistas da operadora. Num artigo de terça-feira, O Diário Económico dava conta do desagrado de alguns accionistas de referência da PT face ao protagonismo que o CEO da operadora teria assumido, em entrevista à revista Veja, no desfecho do negócio de entrada na Oi.



Justiça a prémio, SOL de 13-08-2010
 

A crise na Justiça será o prato-forte do Pontal, onde estará Passos Coelho. Por seu turno, Rui Alarcão diz que a situação no Ministério Público é «muito grave». Esta sexta-feira, o SOL revela ainda por que mandou Cândida Almeida encerrar o Freeport à pressa. A crise na Justiça, em brasa após o despacho do Freeport, é um dos temas centrais do discurso de Passos Coelho na Festa do Pontal, amanhã à noite, em Quarteira. Por outro lado, a derrapagem na execução orçamental será apontada contra Sócrates, nesta rentrée do PSD.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream