12 agosto 2010

Manchetes do Dia - 12-08-2010

Quinta, 12 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

"Estarei à altura de Ramires", A Bola de 12-08-2010
 

As negociações entre Benfica e Santos para a transferência de Wesley, 23 anos, podem conhecer hoje um capítulo decisivo, uma vez que Luís Filipe Vieira, presidente encarnado, será recebido pelo seu homólogo Luís Álvaro de Oliveira. Uma visita de cortesia que já estava agendada há alguns dias - Vieira vai conhecer as instalações e a forma de funcionamento do clube brasileiro - mas que, inevitavelmente, terá Wesley no menu do almoço.



Polícia brasileira suspeita de Lima, Correio Manhã de 12-08-2010
 

Por que razão foi ao Brasil para se encontrar com Rosalina quando esta tinha viagem para Portugal na semana seguint? Por que razão se encontrou com a cliente num café e não na sua casa? Estas são, apenas duas das 14 perguntas que a Polícia Civil do Brasil enviou a Duarte Lima, em Fevereiro, altura em que assumiu que o advogado português é suspeito da morte de Rosalina Ribeiro, companheira e herdeira do milionário Tomé Feteira. Segundo o inquérito da Justiça brasileira, ao qual o CM teve acesso, Duarte Lima é, claramente, considerado suspeito.



Fogo criminoso chega a Sul, Correio Manhã de 12-08-2010
 

O Norte e Centro voltaram ontem a ser fustigados por violentos incêndios que ameaçaram casas, destruíram carros e lançaram o pânico nas aldeias. Até às 21h00, deflagraram 359 no País e 33 mantinham-se activos. Mais de cinco mil homens estavam envolvidos no combate aos fogos, cuja maioria, segundo a generalidade das entidades envolvidas, teve origem criminosa.



Empréstimos do BCE à banca nacional atingem valor recorde, Diário Económico de 12-08-2010
 

49.250 milhões de euros. Este é o valor do endividamento dos bancos portugueses junto do Banco Central Europeu e, de longe, o mais elevado de sempre. A aproximar-se a passos largos da barreira dos 50 mil milhões, a cedência de liquidez do BCE à banca nacional voltou a acelerar em Julho face ao mês anterior. Os economistas contactados pelo Diário Económico justificam a aceleração com o aumento da cautela dos bancos em emprestar dinheiro entre si, reflexo do receio em torno dos resultados dos 'stress tests' a 91 instituições europeias, divulgados a 23 de Julho. Apesar dos mercados interbancários não terem ainda reaberto totalmente, sobretudo para os países periféricos do Euro, a situação este mês já será menos dramática, consideram os especialistas.



Portugueses preferem férias low cost no estrangeiro, Diário Económico de 12-08-2010
 

Cabo Verde, Tunísia, Egipto, Turquia, Grécia, Caraíbas e costa espanhola são, este Verão, os destinos de férias mais procurados pelos portugueses. Escolhas em muito justificadas pela estratégia dos operadores turísticos: pacotes promocionais com preços baixos e ofertas agressivas que não deixam grande margem para hesitações a quem tem orçamentos de férias mais curtos este ano. Dependendo dos pacotes, o preço das viagens manteve-se aos níveis de 2009. "Como o abrandamento é global e atinge todos os destinos, houve claramente um esforço para manter os produtos a preços acessíveis, na linha do ano anterior, salvo em situações que dependem de variações cambiais", explicou fonte da Top Atlântico.



Regulador da água quer subir preços e impor taxa fixa, Diário Notícias de 12-08-2010
 

Aumentos consideráveis na factura da água é o que os portugueses podem esperar caso a recomendação que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) está a ultimar venha a ser adoptada. Em nome da progressiva uniformização da estrutura de preços para todo o território nacional, uma família com um consumo mensal da ordem dos 10 metros cúbicos deverá ficar a pagar 0,92 euros por metro cúbico, quando, actualmente, a factura não vai além dos 0,65 euros nos casos em que o abastecimento é da responsabilidade de serviços municipais ou dos 0,77 euros no caso das tarifas cobradas pelas entidades gestoras dos serviços multimunicipais.



Populações afectadas pelos incêndios sem apoios, Diário Notícias de 12-08-2010
 

Foi o dia mais negro deste Verão. Ontem uma dezena de fogos ardiam, pelo menos, há mais de 48 horas: Tabuaço, Viseu, Gerês e Viana do Castelo, o que levou o Governo a accionar um pedido de ajuda internacional para o envio de meios aéreos. A juntar a estes incêndios deflagraram novas chamas em locais já muito fustigados, como é o caso de São Pedro do Sul, combatidos por operacionais cansados, pelos dias anteriores ou pelas longas deslocações.



Já arderam 35 mil hectares nos últimos dois meses, I de 12-08-2010
 

Cruzando os dados do Sistema de Vigilância Europeu e do Ministério da Agricultura, as contas são estas: 35 mil hectares consumidos pelo fogo em dois meses. Uma tragédia anunciada, até porque as metas que o governo tinha definido para o reforço das equipas de sapadores florestais foram baralhadas e até a formação que estava prevista ficou parada.



Peso dos gastos de cada português já é o maior da União Europeia, I de 12-08-2010
 

Os portugueses já são os consumidores europeus que destinam uma parte maior dos seus gastos à saúde. Desde 1996, a despesa aumentou exponencialmente de 0,6% para 8%. Grécia e Lituânia estão a seguir.



Saiba quem é o 20.º mais poderoso, Jornal Negócios de 12-08-2010
 

A rede de poder começou na Heidrick mas a ascensão meteórica da Ongoing acontece após a OPA à PT, com financiamento do BCP e do BES. Deu-se bem com o PSD, melhor com o PS. Rafael Mora é o cérebro.



Portugal dá uso zero a fundos para a floresta, Jornal Negócios de 12-08-2010
 

Estas são verbas que os empresários dizem que fazem falta como "meio de combate aos incêndios", que já queimaram este ano mais de 45 mil hectares de floresta. Reconhecendo o "arranque difícil" do PRODER, o Ministério da Agricultura anunciou ao Negócios que vai alterar regras para agilizar as candidaturas, aumentar as taxas de co-financiamento, subir o montante máximo de apoio por beneficiário e ainda reduzir a área mínima elegível para apoio.



96% dos incêndios lavram a norte do Mondego, Jornal Notícias de 12-08-2010
 

Os 145 incêndios assinalados nos últimos 30 dias pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFRS) queimaram 45 334 hectares. A maior população e a ocupação do território são os responsável pela existência de muitos mais fogos a centro e norte. Entre 12 de Julho e 10 de Agosto arderam mais de 45 mil hectares em Portugal, uma área equivalente a 45 mil campos de futebol ou à totalidade da Região Demarcada do Douro. Nos primeiros seis meses do ano tinham ardido 19 mil hectares.



Há mais 14 vítimas de médico do Algarve, Jornal Notícias de 12-08-2010
 

Franz Versteeg é suspeito de ter provocado problemas otalmológicos graves a 14 pacientes holandeses, que se deslocaram à clínica I-QMed, em Lagoa, devido aos baixos preços. Os pacientes ficaram com lesões permanentes nas córneas devido a falhas no laser. A Real Associação Holandesa de Medicina (RAHM), entidade semelhante à portuguesa Ordem dos Médicos, conta no historial profissional de Franz. F. H. Versteeg com 14 queixas de cidadãos holandeses que foram vítimas de maus procedimentos clínicos de tal profissional, em Portugal.



"Estarei à altura de Ramires", O Jogo de 12-08-2010
 

Wesley, esses caras fizeram 10 horas de avião para falar contigo." A frase de Fábio Maradei, assessor de Imprensa do Santos, faz libertar a primeira risada em Wesley, que lhe dá um troco humilde. "Fica aqui perto da gente que é para o caso de eu não entender o que eles dizem", brinca o jogador após mais um treino do clube da Vila Belmiro no Centro de Treinos Pelé. Wesley é assim, uma simpatia, um brincalhão descontraído, mas tem cuidado em todas as palavras que diz.



O PÚBLICO no Iraque, 20 anos e duas guerras depois, Público de 12-08-2010
 

Há sete anos mataram a história do Iraque. Foi só uma entre várias mortes, mas foi dura. Hoje, o Museu do Iraque está moribundo. Reaberto, é certo. Mas moribundo. Um museu que ninguém visita é um museu doente. Um país a que mataram a história também. "Esta é a minha sala favorita", diz Luma, quando entramos na galeria dedicada à Assíria (reino da Mesopotâmia que governou em vários períodos, desde há 4000 anos), painéis e estátuas gigantes, como num museu de verdade que este já foi. "Não as puderem levar. Eram demasiado grandes, mas ainda estragaram algumas, como a deste rei", aponta. O rei tem uns pedacinhos de gesso branco a verem-se entre o bege que era a sua cor.



Excesso de sal no pão dá multas até 5 mil euros a partir de hoje, Público de 12-08-2010
 

Portugal é, a partir de hoje, o primeiro país do mundo ocidental a ter uma lei que impõe limites ao teor de sal no pão. Produzir e vender pão com mais de 1,4 gramas de sal (por 100 gramas de produto final ou 0,55 gramas de sódio) passa a poder ser punido com coimas até cinco mil euros, estipula a legislação, que os representantes dos panificadores desvalorizam, garantindo que já está a ser cumprida na maior parte dos casos. De fora ficam só os pães com "nomes protegidos", como a broa de Avintes e o pão de Favaios. A lei é de tal forma "pioneira" que os EUA estão agora a debater a possibilidade de introduzir limites do teor de sal por via legislativa, diz ao PÚBLICO o médico Jorge Polónia.



Alípio em segredo no Benfica, Record de 12-08-2010
 

Alípio já é jogador do Benfica, numa negociação envolta em sigilo pelos encarnados que ainda não anunciaram a contratação do jovem prodígio ao Real Madrid. Em julho, Luís Filipe Vieira já tinha anunciado um acordo com os merengues mas depois disso não houve qualquer comunicação oficial por parte dos encarnados.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream