11 agosto 2010

Manchetes do Dia - 11-08-2010

Quarta, 11 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

"Já falei com Kardec e Benfica é um sonho", A Bola de 11-08-2010
 

Maylson, 21 anos, médio do Grémio, é um dos jogadores referenciados pelo Benfica que agradam a Jorge Jesus. Os encarnados têm acompanhado a evolução do internacional sub-20, apontado como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, e estudam avançar com uma proposta para a sua contratação. Maylson sabe disso e está «feliz».



Incêndios matam jovem bombeira, Correio Manhã de 11-08-2010
 

Há 20 horas que Cristiana Josefa Santos, de 21 anos, combatia fogos florestais, com apenas duas horas de descanso. Ontem à tarde, exausta, nem teve tempo de reagir quando o vento mudou de direcção, subitamente, em Lomba, Gondomar. Em segundos, Josefa e outros cinco colegas dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, Santa Maria da Feira, ficaram encurralados pelas chamas e pelo fumo. A bombeira, estudante universitária, morreu carbonizada. Diamantino Sá, 53 anos, ficou com 72% do corpo queimado. Outros quatro voluntários sofreram ferimentos ligeiros. Em dez dias, morreram três bombeiros.



Salários congelados na Função Pública, Correio Manhã de 11-08-2010
 

Os salários na Função Pública estão congelados para 2011. As regras para a elaboração do Orçamento do Estado (OE) de 2011 impõem que a despesa com pessoal na Administração Pública seja orçamentada "com base na tabela remuneratória que vigorou em 2010". De acordo com as orientações da Direcção-Geral do Orçamento (DGO), as contas com as despesas de pessoal para 2011 deverão incluir não só salários (14 meses), mas também outras despesas de natureza certa e permanente (por exemplo, subsídio de refeição), que serão igualmente calculadas com base no valor de 2010.



História da ascensão e falência da Papelaria Fernandes, Diário Económico de 11-08-2010
 

A Papelaria Fernandes, que apresentou insolvência em Abril do ano passado, viu o seu plano de salvação ser inviabilizado pelo administrador de insolvência nomeado para gerir o processo. Na segunda-feira à noite, dia 9, a empresa enviou um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), anunciando que tinha sido requerida a "cessação imediata da administração" da empresa, por já não se encontrarem preenchidos os requisitos à sua manutenção, e ainda solicitando que o processo "prossiga para a fase de liquidação".



"Há empresas preparadas para vir para a bolsa", Diário Económico de 11-08-2010
 

O novo presidente da Euronext Lisboa qualifica a bolsa como um espaço de oportunidades, prevendo a entrada de mais empresas até ao final deste ano. Em entrevista ao Diário Económico, Luís Laginha de Sousa dá a conhecer as suas perspectivas para o mercado de capitais português. O responsável, que vê no mercado uma importante alternativa de financiamento, afirma que já há empresas preparadas para entrar a qualquer momento.



Défice tarifário na Galp e EDP provoca subida do preço do gás, Diário Económico de 11-08-2010
 

A factura de gás natural que chega às mãos dos consumidores não está a reflectir todos os custos que lhe estão associados. Prova disso é o desvio tarifário que atinge já os 100 milhões de euros - um encargo a que o mercado se habitou a assistir, sobretudo no sector eléctrico, e que acabará inevitavelmente por ser pago pelos clientes. Só a Galp, presente no capital da maioria das distribuidoras nacionais de gás natural (Lisboagás, Setgás, Lusitaniagás, Beiragás e Tagusgás) reconheceu nas suas contas do primeiro semestre deste ano um desvio de perto de 15 milhões de euros, relativo a um bolo de 90 milhões de euros. Já a A EDP, que opera no mercado regulado através da Portgás, ficou-se por três milhões de euros. No caso da empresa liderada por António Mexia, o desvio tarifário que lhe está atribuído é de dez milhões de euros.



Filha de milionário acusa Duarte Lima de ficar com parte da fortuna do pai, Diário Notícias de 11-08-2010
 

A filha do milionário Lúcio Tomé Feteira de Menezes acusa o advogado e ex-líder parlamentar do PSD, Duarte Lima, de ter ficado com mais de cinco milhões de euros da fortuna do pai dela. O valor alegadamente transferido é apenas uma fatia dos 25 milhões de euros que Rosalina Ribeiro terá desviado das contas do falecido, após a sua morte, através de um documento falso. "Isto foi tudo uma vigarice que ela montou para ficar como dinheiro do meu pai. Parte do dinheiro foi parar à conta de Duarte Lima", disse ao DN Olímpia de Menezes, que há dez anos trava uma luta para conseguir partilhar todos os bens que o pai deixou em testamento.



Médico de Lagoa pronto para compensar doentes cegos, Diário Notícias de 11-08-2010
 

O director clínico da unidade situada em Lagoa, Franciscus Versteeg, escusou-se a entrar em detalhes sobre a investigação em curso, mas avançou que tem seguro na Ordem dos Médicos e numa companhia seguradora. Até agora, nunca se deparou com um problema semelhante e admite sentir-se mal com esta situação. "Os meus doentes estão zangados e ameaçam com processos em tribunal." Por isso, diz que a melhor forma de os compensar é através de indemnizações. Nesta altura refere que já há uma ideia do que se terá passado, mas apela a que se aguarde pelo fim do processo.



Freeport. Documentos sobre Sócrates e familiares fechados no cofre da PJ de Setúbal, I de 11-08-2010
 

Há vários documentos sobre a vida pessoal do primeiro ministro José Sócrates que a Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal recolheu durante a investigação e que não foram incluídos no processo Freeport. "Certidões relativas à aquisição e venda de património de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa e a outros actos jurídicos relativos à sua vida privada" que estavam no cofre de Maria Alice Fernandes, responsável pela PJ de Setúbal.



Independence of the seas. Tudo o que há no maior paquete da Europa, I de 11-08-2010
 

De certeza que estava muito calor quando alguém pensou nisto. A ideia de embrulhar um parque aquático, um dormitório e um centro comercial com chão antiderrapante no mesmo edifício veio necessariamente de um megalómano em bermudas. Se ao centro se rasgar uma avenida londrina de 100 metros, a salsicha do cachorro quente, percebe-se a origem do criador. Finalmente, quando tudo é posto a boiar no oceano, não restam dúvidas: era Verão e o homem é tão louco quanto genial.



Governo suspende cobrança de dívidas a falsos recibos verdes, Jornal Negócios de 11-08-2010
 

A Segurança Social vai suspender a cobrança coerciva de dívidas aos trabalhadores independentes que aguardam uma decisão judicial sobre a legalidade da sua situação. O Governo acata, assim, uma resolução da Assembleia da República, proposta pelo Partido Socialista e aprovada com os votos do CDS/PP. "A recomendação vai no sentido das orientações dadas pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social aos serviços", afirmou ontem fonte oficial do gabinete de Helena André, ao Negócios. Há cerca de um mês, o Governo tinha-se comprometido a seguir "com atenção" a recomendação feita.



Saiba quem é o 21º mais "powerful", Jornal Negócios de 11-08-2010
 

Há uma crise de poder. Do seu exercício. Quem o tem receia usá-lo. Tem medo de o perder. Acaba por esvaziá-lo. Em Portugal existe muito poder sem autoridade e autoridade sem poder. Sobretudo na arena política. Há ministros sem autoridade. E sombras poderosas.



Estampilhas fiscais ameaçam distribuição de bebidas alcoólicas, Jornal Negócios de 11-08-2010
 

A ruptura de "stock" dos selos fiscais (estampilhas), sem as quais as bebidas espirituosas não podem chegar ao mercado, tem sido frequente nos últimos cinco anos, desde que a ASAE passou a ser responsável pela sua venda. A situação é recorrente e está a levar ao desespero produtores e distribuidores, que alegam estar já a averbar prejuízos avultados. Mas não são os únicos prejudicados. Também o Estado, responsável pelo fornecimento dos selos, deixa de receber a tempo milhões de euros em impostos. "Existe, de facto, uma ruptura de 'stocks' de estampilhas especiais para bebidas espirituosas dum único modelo (A2, tipo cavaleiro cortado) pontualmente em alguns organismos que vendem directamente aos operadores, caso da ASAE", confirmou ao Negócios fonte oficial do Ministério das Finanças.



"Foi morta por alguém que queria calá-la", Jornal Notícias de 11-08-2010
 

Olímpia Feteira, uma das principais herdeiras da fortuna que estará na origem do assassinato de Rosalina Ribeiro, no Brasil, está convencida de que a mulher com quem disputava a herança "só pode ter sido morta por alguém que tivesse interesse em calá-la". Olímpia Feteira de Menezes, engenheira, nascida fora do casamento de Lúcio Thomé Feteira, não esconde o seu mau relacionamento com a mulher que, durante mais de 30 anos, acompanhou o seu pai, como secretária e depois como amante.



"Dizia que a última coisa que queria na vida era morrer queimada num incêndio", Jornal Notícias de 11-08-2010
 

Ontem, um bombeiro morreu e outro ficou gravemente ferido quando uma mudança na direcção do vento cercou com chamas um grupo de seis voluntários de Lourosa que combatia um incêndio no Monte da Meda, em Gondomar. É a segunda morte em menos de 24 horas. Pouco passaria das três da tarde, no alto do Monte da Meda, Lomba, distrito de Gondomar, quando, depois de conseguirem salvar uma casa do fogo, os bombeiros de Lourosa foram surpreendidos pelas chamas. Tinham passado uma encosta vizinha e, sem perder tempo, atacaram essa nova frente. Mas uma mudança repentina de vento virou o fogo, cercando o grupo de bombeiros.



É o sonho de todo o garoto. Maylson, O Jogo de 11-08-2010
 

Maylson mostra-se entusiasmado com o interesse do Benfica na sua contratação. O jovem jogador do Grémio de Porto Alegre, que tal como O JOGO ontem noticiou é forte hipótese para reforçar o meio-campo dos campeões nacionais, admite que o seu empresário já lhe "falou de algumas sondagens de clubes do exterior" e confessa que a mudança para a Europa seria o realizar de um sonho.



Dois dias com um bombeiro: "Queremos ajudar, salvar tudo", Público de 11-08-2010
 

Organizar visitas de crianças. Limpar carros. E apagar fogo até ficar com a sensação de ter "a cara a arder". O P2 acompanhou Rogério Costa, bombeiro voluntário na Guarda, durante quase dois dias.



Licenças para construção de casas registam maior queda desde 1970, Público de 11-08-2010
 

Nos primeiros cinco meses deste ano foram autorizados para construção menos 1627 fogos do que no período homólogo de 2009, o que representa uma quebra de 13 por cento – quando se contaram 12.238 fogos autorizados para construção. A manter-se a tendência, diz a Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), no final do ano, o número de fogos novos licenciados não deverá ultrapassar os 23.500. Tal fasquia representa, "de longe, o mínimo desta série anual iniciada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 1994 e mesmo o valor mais baixo de que a AECOPS tem registo desde 1970". O INE já havia revelado, nas suas "Estatísticas da Construção e da Habitação" referentes a 2009, uma quebra de 40,9 por cento face a 2008, mas a este ritmo o sector da construção antecipa ainda piores notícias.



"Por mim vou já para o Sporting", Record de 11-08-2010
 

O site italiano "Il Friuli/Udineseblog" anuncia esta segunda-feira que o Sporting está interessado na contratação de Bernardo Corradi, avançado da Udinese de 34 anos. Segundo a mesma fonte, o clube lisboeta pode fazer um esforço financeiro para contar com o ex-internacional italiano, que se enquadra no perfil pretendido: alto e forte de cabeça.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream