06 agosto 2010

Manchetes do Dia - 06-08-2010

Sexta, 6 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Golaço contra o susto, A Bola de 06-08-2010
 

O Sporting apurou-se esta noite para o play-off da Liga Europa depois de uma vitória tremida (2-1) frente ao Nordsjaelland, da Dinamarca. O jogo complicou-se, mas Maniche tranquilizou o leão.



Contribuintes pagam 2 mil milhões do BPN, Correio Manhã de 06-08-2010
 

Estado vai vender banco por um valor mínimo de 180 milhões de euros. Imparidades consolidadas da instituição custam a cada cidadão quase 200 euros.



Postiga e Maniche salvam leão, Correio Manhã de 06-08-2010
 

Com mais sofrimento do que o esperado, e sem vincar a óbvia diferença de qualidade em relação ao Nordsjaelland, o Sporting cumpriu a obrigação de garantir a passagem ao play-off da Liga Europa. Mas a vitória tangencial (2-1) fez ressurgir fantasmas de um passado recente. O que nunca é bom sinal numa revolução em curso.



Portugal Telecom vai investir na banda larga móvel em Angola, Diário Económico de 06-08-2010
 

A aposta em África - um dos pilares do plano estratégico da Portugal Telecom (PT) - continua a ser uma prioridade da operadora liderada por Zeinal Bava e vai conhecer novo fôlego nos próximos meses. Após a venda da participação da Vivo à Telefónica, por 7,5 mil milhões de euros e a definição de uma parceria com a também brasileira Oi, a PT - que ontem apresentou lucros de 164 milhões de euros, mais 82,5% que no mesmo período do ano anterior - aponta para a diversificação dos seus mercados internacionais.



Governo privatiza BPN e assume dívida do banco, Diário Económico de 06-08-2010
 

O Governo deu ontem o passo que faltava para que avance finalmente a reprivatização do BPN, que acontece um ano e cerca de nove meses depois de, a 2 de Novembro de 2008, o banco ter sido nacionalizado. Este que parece ser o ponto final da história é, na verdade, apenas o início de um longo processo até que se apure, em definitivo, qual a factura para os contribuintes desta nacionalização. A jornada pode demorar anos e, nesse aspecto, o Conselho de Ministros de ontem deixou mais dúvidas do que certezas.



Quatro doentes em risco de cegar após operação em clínica privada, Diário Notícias de 06-08-2010
 

Quatro doentes - duas mulheres e dois homens - correm sério risco de cegueira após terem contraído uma infecção muito grave (endoftalmite) na sequência de diferentes cirurgias oftalmológicas. As operações foram feitas numa clínica privada holandesa em Lagoa, no Algarve, que oferecia vários outros tratamentos - entre eles cirurgias estéticas - e que entretanto fechou. Os doentes estão internados no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, e a Inspecção-Geral da Saúde está já a investigar.



Naomi confundiu diamantes com umas "pedras sujas", Diário Notícias de 06-08-2010
 

modelo britânica Naomi Campbell testemunhou ontem no processo do ex-presidente da Libéria Charles Taylor, em Haia, na Holanda. No entanto, o seu relato de como chegou à posse de alegados diamantes "sujos" não terá reforçado a acusação do Tribunal Especial para os crimes na Serra Leoa, organizado pelas Nações Unidas e onde o antigo líder liberiano está a ser julgado.



Portugueses ameaçam processar o Estado por causa do Google, I de 06-08-2010
 

Foi um amigo que avisou o casal Vanda e Fernando Silva: "Estavam na internet à escala global". Nem queriam acreditar quando abriram o Street View (vista de rua, numa tradução à letra) disponibilizado pela empresa Google e se viram os dois juntos a olhar para a câmara da Google. O caso tem um ano e a queixa seguiu para a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e para o Departamento de Investigação Criminal (DIAP) de Lisboa. A CNPD decidiu ontem não autorizar que os carros da Google voltassem a tirar fotografias para a aplicação Street View. Segundo a comissão, não foram cumpridos os requisitos legais.



José Sócrates "deixou-me profundamente magoada", Jornal Negócios de 06-08-2010
 

Ao contrário de Alexandre Soares dos Santos, que ainda não conseguiu levar ao estúdio. Judite de Sousa tem em antena, há 13 anos, um programa com grande notoriedade e influência social. As suas duas mais recentes entrevistas ao primeiro-ministro "foram tensas". E da última saiu mesmo profundamente magoada. "Não imagina a quantidade de pessoas, muitas delas do Partido Socialista, que depois das entrevistas com o José Sócrates, me ligam a comentar a forma como a entrevista decorreu", afirma. Judite de Sousa vai fazer cinquenta anos. Está naquele ponto da carreira em que já não precisa de um blazer para ser credível – a expressão é dela. "Já provei tudo o que tinha aprovar", sublinha.



Governo vai pagar mais para imigrantes voltarem a casa, Jornal Negócios de 06-08-2010
 

O Governo vai reforçar o apoio ao Programa de Retorno Voluntário, que ajuda os cidadãos estrangeiros (não comunitários) a regressar ao país de origem ou rumar a um outro Estado disposto a acolhê-lo, impedindo-os, no entanto, de regressar a Portugal nos cinco anos seguintes. Esta é uma das medidas constantes no anteprojecto do Plano de Integração dos Imigrantes (PII) 2010-2013, consultado pelo Negócios, que será apresentado em Setembro na sua versão definitiva. Em 2009 houve 381 estrangeiros que saíram de Portugal ao abrigo do programa de retorno voluntário, a maior parte brasileiros.



"Disseram-me que tinha poucos dias de vida", Jornal Notícias de 06-08-2010
 

No dia em que completava 24 anos, o telefone de Ana (nome fictício) tocou perto das 21 horas. Do outro lado da linha, uma mulher apresentou-se como "doutora Patrícia Oliveira" e disse trabalhar no serviço de Oncologia do Hospital de S. João, no Porto. Assustou-a com um cancro do colo do útero em estado avançado e avisou-a que tinha de ser examinada com urgência. Ana foi mais uma das vítimas das falsas médicas, mas a conselho de uma amiga não aceitou fazer a auto-apalpação em videochamada.



Terceira mulher morta à facada em seis dias, Jornal Notícias de 06-08-2010
 

Uma mulher, de 50 anos, foi assassinada com sete facadas, pelo companheiro, ontem, em Oliveira de Azeméis. As agressões eram frequentes e o homem já tinha sido condenado por violência doméstica. Esta é a terceira mulher morta nos últimos seis dias. Maria de Fátima foi morta cerca das três horas da madrugada, na casa onde residia, em Lações de Cima, Oliveira de Azeméis. Os seus gritos de desespero ainda foram ouvidos pela vizinhança que pensou tratar-se de mais uma "tareia", como tantas outras, não querendo por isso e por receio do homem que, garantem, "ameaçava toda a gente", intervir na contenda.



Postiga à prova de sustos, O Jogo de 06-08-2010
 

Três boas notícias para o Sporting na noite de ontem: o apuramento para a próxima eliminatória da Liga Europa, a recuperação aparente de Hélder Postiga e a confirmação de que Maniche, com cara de gordinho ou não, é realmente reforço. De resto, sobram motivos de preocupação para Paulo Sérgio, que viu a sua equipa em risco de ser eliminada por um adversário de terceira ou quarta linha do futebol europeu.



As viúvas de Bassorá lutam por um futuro, Público de 06-08-2010
 

Existirão entre um a três milhões de viúvas no Iraque. Entidar é uma delas. Perdeu o marido em 2003, num ataque aéreo americano. Vive em Bassorá e criou os filhos sozinha e em condições difíceis, até conseguir a ajuda de uma organização não governamental que apoia as viúvas da grande cidade do Sul do Iraque. Muitas são como Entidar, chefes de família que lutam contra a adversidade. Nem todas tiveram a sorte dela, num país onde os apoios do Estado são nulos.



Procuradores pediram para ouvir Sócrates mas ficaram sem resposta, Público de 06-08-2010
 

Os procuradores responsáveis pelo caso Freeport desde Outubro de 2008, Vítor Magalhães e Paes de Faria, pediram formalmente, no dia 12 de Julho, para ouvir o primeiro-ministro e o ministro da Presidência por escrito. O pedido foi dirigido à sua superior imediata, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, acompanhado dos questionários aos dois governantes, mas a resposta não consta dos autos do processo. O pedido foi feito poucos dias após os procuradores terem recebido o relatório da PJ, que chegou a 21 de Junho. Os procuradores dizem que essa diligência foi inviabilizada pela fixação da data de 25 de Julho para concluir o inquérito.



Maniche coração de leão, Record de 06-08-2010
 

O Sporting carimbou a passagem ao playoff da Liga Europa, batendo em Alvalade o FC Nordsjaelland por 2-1, na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória. Hélder Postiga, endiabrado na primeira parte, inaugurou o marcador aos 24' mas os dinamarqueses não desistiram e empataram aos 79', ficando a um golo do apuramento. Maniche, já depois da hora, desfez as dúvidas de trivela.



Administradores da PT podem ter prémio especial pelo negócio da Vivo, SOL de 06-08-2010
 

Accionistas de referência da operadora estão a discutir a atribuição de um bónus - cujo valor está por apurar - à gestão liderada por Zeinal Bava pelos megócios de venda da Vivo à Telefónica e entrada na Oi.



Passos corta 5% aos funcionários, SOL de 06-08-2010
 

O líder parlamentar do PSD enviou anteontem um despacho ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, determinando a redução em 5% dos ordenados dos funcionários do grupo parlamentar social-democrata. Nesse mesmo documento, Miguel Macedo solicita que os serviços da AR adoptem esta medida a partir do dia em que entrar em vigor a lei que estabelece um igual corte percentual nos vencimentos dos membros dos gabinetes do Governo, da Presidência da República e das Câmaras Municipais – que foi proposto pelo CDS e aprovado com os votos de todos os partidos, à excepção do PS.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream