05 agosto 2010

Manchetes do Dia - 05-08-2010

Quinta, 5 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

"Levo o Benfica no coração", A Bola de 05-08-2010
 

Ramires enviou, ontem, através de A BOLA, uma mensagem de carinho e conforto aos adeptos do Benfica, depois de anunciado o princípio de acordo da sua transferência para o Chelsea, por 22 milhões de euros. «Espero que todos compreendam esta decisão. É assim o futebol. Este desfecho é bom para o clube e para mim», afirmou o internacional brasileiro ao nosso jornal, pouco depois de se ter treinado no Caixa Futebol Campus, no Seixal.



Nuno Gomes sofre em silêncio, Correio Manhã de 05-08-2010
 

Nuno Gomes sofreu em silêncio nos últimos quatro anos. Foi esse o principal comentário dos presentes no funeral do pai do jogador, Joaquim Ribeiro, que morreu na terça-feira aos 70 anos, vítima de cancro. Na cerimónia fúnebre, ontem em Amarante, estiveram Rui Costa, Moreira e Quim. Luís Filipe Vieira não marcou presença por se encontrar no Brasil, mas fez-se representar pelo vice, Silvio Cervan, e pelo director de comunicação do clube, João Gabriel. Jorge Jesus também foi ausência notada, mas o clube da Luz enviou condolências por escrito de jogadores e funcionários, e uma coroa de flores.



Portas vende arma lusa ao desbarato, Correio Manhã de 05-08-2010
 

O Ministério da Defesa então liderado por Paulo Portas, vendeu, em 2004, a três empresários norte-americanos, o projecto de produção de uma pistola metralhadora 'made in Portugal; cuja concepção terá custado 15 milhões de euros, por, segundo apurou o CM, apenas 50 mil dólares (40 mil euros). A Lusa A2, como se chamava o projecto concebido e desenvolvido na antiga INDEP - Indústrias Nacionais de Defesa desde 1983, nunca foi produzida em massa em Portugal, mas hoje é um sucesso comercial nos Estados Unidos, sendo considerada uma das armas do seu tipo com a melhor relação qualidade-preço.



Ministério Público abre dois casos de corrupção por dia, Diário Económico de 05-08-2010
 

Com a entrada de 261 novos casos de corrupção nos primeiros seis meses do ano, o Ministério Público do distrito judicial de Lisboa investigou uma média de dois novos processos por dia, tendo em conta os dias úteis de seis meses de trabalho. A mediatização dos crimes económicos, o reforço dos poderes das entidades de supervisão e a maior atenção das autoridades para este fenómeno, são algumas das justificações que têm sido apontadas para explicar a intensificação da actividade da justiça.



Depoimento de Teixeira Pinto decisivo na acusação de Jardim, Diário Económico de 05-08-2010
 

O depoimento de Paulo Teixeira Pinto foi um dos factores relevantes tidos em conta na decisão do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa de levar a julgamento quatro antigos responsáveis do BCP, acusados da prática dos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos. No despacho de pronúncia da juíza Cláudia de Neves Cunha, é referido como elemento importante o depoimento do antigo presidente do BCP, testemunha na fase de inquérito do Ministério Público.



Falta de juiz deixa vítimas de violência sem indemnizações há nove meses, Diário Notícias de 05-08-2010
 

O juiz desembargador Caetano Duarte deixou a Comissão de Protecção às Vítimas de Crimes dia 1 de Janeiro e os processos estão parados desde então. Os responsáveis do Ministério da Justiça ainda não indicaram um substituto para aquele que foi o presidente da Comissão durante 12 anos e calcula-se que existam mais de 150 pedidos de indemnização sem resposta. Há vítimas de crimes violentos, nomeadamente no âmbito da violência doméstica, que esperam uma decisão sobre este adiantamento do Estado há mais de nove meses, quando deveria demorar três. As indemnizações atribuídas têm um montante máximo de 30 mil euros, sendo que a média dos apoios monetários concedidos varia entre os 12 mil e os 13 mil euros. Os pedidos de ajuda têm aumentado, ultrapassando os cem em 2009.



O susto de Ahmadinejad: granada para o matar ou foguete a celebrar?, Diário Notícias de 05-08-2010
 

O Presidente iraniano seguia de carro pelo centro da cidade de Hamedan quando a explosão ocorreu. Os sorrisos e acenos perderam-se no momento em que os guarda-costas tentavam proteger Mahmud Ahmadinejad com o próprio corpo. Mas, se a oposição se apressou a falar num atentado à granada contra o Chefe do Estado, as autoridades de Teerão desmentiram esta versão, garantindo ter sido um petardo lançado por um apoiante.



Freeport. Independência de Pinto Monteiro posta em causa, I de 05-08-2010
 

É o mais violento dos ataques a Pinto Monteiro e chega em forma de "carta aberta". Depois da entrevista ao "DN", em que o procurador-geral da República (PGR) desfazia o despacho dos procuradores do caso Freeport, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) veio ontem acusar o PGR de não ser "independente" e de estar permeável "a exigências de terceiros com interesses conflituantes com o da investigação". Em suma, de estar ao lado de Sócrates no caso Freeport. "São por de mais evidentes as dificuldades de um exercício independente do cargo de procurador-geral da República", escreve a direcção do sindicato, no ponto 18 de uma longa "carta aberta", na qual afirma que "a hierarquia do Ministério Público está moribunda".



Brasil sai das contas da PT a partir de Setembro, Jornal Negócios de 05-08-2010
 

O que significa que no quarto trimestre, os resultados da PT não terão qualquer operação do Brasil, apurou o Negócios. No entanto, neste período deverá contar com a mais-valia pela venda da Vivo por 7,5 mil milhões de euros, que deverá realizar-se no final de Setembro. O acordo com a Telefónica para a venda da Vivo foi assinado a 28 de Julho deste ano, pelo que nas contas da PT a apresentar em Novembro referentes ao terceiro trimestre a operadora liderada por Zeinal Bava vai optar por pôr a actividade da Vivo como operação descontinuada.



Saiba quem é o 25º mais poderoso, Jornal Negócios de 05-08-2010
 

Joaquim Oliveira começou a vida a cozinhar, lavar pratos e a servir à mesa na Pensão Roseirinha, em Penafiel. Foi a fazer amigos e influenciar as pessoas que se transformou num magnata do futebol e da Comunicação Social.



Falsas médicas aliciam mulheres a sexo por telefone, Jornal Notícias de 05-08-2010
 

O Ministério Público do Porto tem recebido várias queixas de mulheres enganadas por falsas médicas que as induzem a praticar actos de cariz sexual durante conversas telefónicas. Houve quem se sujeitasse a filmar as autoapalpações em videochamada. As vítimas são de todo o país e as primeiras queixas chegaram ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto em 2006. As alegadas médicas dizem trabalhar em diferentes hospitais da região do Porto. O "S. João" é um deles e, na semana passada, o nome da instituição voltou a ser envolvido num telefonema com conotação sexual.



Desapareceu no mar depois de salvar criança, Jornal Notícias de 05-08-2010
 

Um jovem, de 21 anos, desapareceu ontem no mar da Costa da Caparica, Almada, após se ter lançado ao mar, juntamente com um amigo, para socorrer uma menina de 10 anos. É já o quinto afogamento naquele areal desde o início da época balnear, a 1 de Junho. "Dois jovens entraram na água para socorrer uma criança e também ficaram em apuros. As duas nadadoras da praia do lado aperceberam-se, vieram, salvaram a criança e um dos rapazes. O outro entretanto desapareceu e já não conseguiu ser salvo", explicou ao JN o comandante Peixoto Queirós, da Capitania do Porto de Lisboa, referindo que o alerta foi dado por volta das 15.30 horas.



Venha quem vier, O Jogo de 05-08-2010
 

Chamarem paraíso ao Celtic Park é uma forma de expressão, mas bem que o Braga pode juntar-se a quem pensa assim. Durante uma semana, o estádio dos "católicos" foi sendo apresentado como um autêntico inferno para os adversários e se a analogia não anda longe da verdade, o resultado final dessa fama, apesar da derrota, não deixa de ser amplamente favorável ao Braga, que ontem garantiu a passagem ao play-off da Liga dos Campeões.



BP tapou poço. Três quartos do petróleo foram eliminados, Público de 05-08-2010
 

É o princípio do fim para o poço de onde parecia sair todo o negrume do mundo para os habitantes da costa do golfo do México: o poço da BP que rebentou quando a plataforma petrolífera Deepwater Horizon explodiu, a 20 de Abril, está finalmente tapado. Mas só estará mesmo morto e enterrado quando estiverem terminados os poços alternativos, em meados de Agosto. Entretanto, surgiu a boa notícia de que três quartos dos 4,9 milhões de barris de petróleo que foram derramados naquela zona do Atlântico foram já eliminados. Durante oito horas, na madrugada de quarta-feira, a BP foi injectando um líquido pesado (cada litro pesa 1,56 quilos, nas contas do site da revista New Scientist), que na gíria da indústria petrolífera se chama "lama", para dentro do poço acidentado, a 1500 metros de profundidade, no fundo do mar. O objectivo era selar o túnel por onde o petróleo vinha, do interior do planeta.



Chumbos do TC permitem poupar 575 milhões em novas estradas, Público de 05-08-2010
 

As recusas de visto prévio aos contratos das novas concessões rodoviárias permitiram à empresa Estradas de Portugal uma forte poupança. A diferença entre o valor das propostas chumbadas pelo Tribunal de Contas e as que foram reformuladas e posteriormente visadas é de 575 milhões de euros – um valor que daria para pagar duas subconcessões Algarve Litoral. As contas foram feitas, somando as rendas que a empresa liderada por Almerindo Marques teria de pagar, se a primeira versão dos contratos fosse aprovada e as que, de facto, terá de pagar. Ontem, a Estradas de Portugal formalizou contratos de conservação de vias rodoviárias no valor de 162 milhões de euros.



Sporting à Zapater, Record de 05-08-2010
 

"O sonho de todos os futebolistas é representar o seu país. Mas é algo muito difícil, pois a geração que venceu o Mundial'2010 é a minha, com a qual joguei nos Sub-21. É sempre um sonho, mas temos de pensar é no dia-a-dia. Prometo apenas trabalho e dar o máximo. Assim, no final, o trabalho será recompensado e, quem sabe, a seleção virá."


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream