04 agosto 2010

Manchetes do Dia - 04-08-2010

Quarta, 4 de Agosto de 2010  
Manchetes do Dia

Vieira tenta Wesley, A Bola de 04-08-2010
 

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, encontra-se desde ontem no Brasil - para onde tinha viagem prevista há algum tempo para tratar de assuntos relacionados com as suas empresas - mas terá hoje oportunidade de ver em acção, durante a final da Taça do Brasil entre o Vitória e o Santos, o médio Wesley, jogador que a SAD encarnada está a tentar garantir a pedido de Jorge Jesus.



Ingleses travam euforia benfiquista, Correio Manhã de 04-08-2010
 

Foi uma derrota – porventura oportuna face à onda de euforia que estava, novamente, instalada na Luz – a assinalar o adeus do Benfica à pré-temporada. Pela primeira vez em branco, no último ensaio geral antes da Supertaça, a equipa de Jorge Jesus terá feito, também, as despedidas de Ramires, único suplente sem direito a pisar a relva, face à iminente saída para o Chelsea.



Fisco acelera processos-crime, Correio Manhã de 04-08-2010
 

A ordem é para arranjar dinheiro, face ao contínuo aumento das despesas do Estado. E o meio mais fácil é notificar os contribuintes do crime de abuso de confiança fiscal, que dá direito a três anos de prisão (artigo 105 do RGIT). Segundo apurou o CM, o Fisco quer despachar, até ao fim do ano, os 5000 processos-crime que estão pendentes na Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI), num valor superior a dois mil milhões de euros.



"Constituição deve dar mais poderes ao Ministério Público", Diário Económico de 04-08-2010
 

Ao exigir que o poder político clarifique os poderes do Ministério Público, para que o PGR não seja apenas "uma rainha de Inglaterra", Pinto Monteiro apenas repetiu o que já tinha dito. Mas a linguagem utilizada e o momento escolhido não caíram bem dentro do Governo, até porque o Ministério da Justiça aguarda desde Abril que a Procuradoria-geral da República (PGR) entregue o projecto de novo estatuto do Ministério Público, o documento onde essas reivindicações devem ser feitas.



Governo coloca nos quadros seis mil precários da Função Pública, Diário Económico de 04-08-2010
 

Os ministérios da Educação e da Saúde preparam-se para colocar nos quadros da Administração Central quase seis mil funcionários que actualmente têm vínculo precário ao Estado. Trata-se de uma excepção ao congelamento das admissões, decretado pelo Governo, que já mereceu autorização do Ministério das Finanças. Em causa, nos dois ministérios, está a integração nos quadros de pessoal auxiliar e administrativo. O secretário de Estado adjunto da Educação, Alexandre Ventura, confirmou ontem que o seu ministério irá avançar com os procedimentos de abertura de concursos para 1.829 vagas para pessoal não docente, cujos contratos terminam a 31 de Agosto, tendo havido para o efeito um entendimento com o Ministério das Finanças.



Governo espera há sete meses que PGR diga que poderes quer, Diário Notícias de 04-08-2010
 

O procurador-geral da República pediu pela primeira vez ao poder político em Janeiro um aumento dos seus poderes. O apelo foi recebido com abertura pelo ministro da Justiça, que, apurou o DN, falou com Pinto Monteiro pedindo-lhe uma proposta concreta. Mas até ontem não tinha recebido qualquer projecto, que ainda está em fase de elaboração. As críticas de Pinto Monteiro, no DN, à organização do sistema de justiça e ao comportamento de alguns magistrados levantaram forte polémica, com críticas generalizadas dos partidos da oposição. Pelo Governo, o ministro Silva Pereira disse esperar que a justiça "tire as lições" do caso Freeport.



19 mil campos de futebol de floresta já foram devorados pelo fogo, Diário Notícias de 04-08-2010
 

Os incêndios voltaram ontem a varrer o País com mais de 350 fogos a ser combatidos pelos bombeiros. Os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN) sobre a área ardida em Julho, os mais graves desde 2006, não batem certo com os apurados pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS). O sistema europeu mostra uma diferença de 2138 hectares na área queimada - o equivalente a outros tantos campos de futebol.



Pandur: Estado compra guerra com General Dynamics, I de 04-08-2010
 

O Estado português prepara-se para comprar, no final de Agosto, uma guerra com um dos maiores fabricantes mundiais de armamento, a General Dynamics (GD). A 20 dias do deadline estabelecido pelo governo numa carta em forma de ultimato, enviada a 25 de Maio à austríaca Styer-Daimler-Puch - fornecedora das Pandur integrada universo General Dynamics - o i soube junto de fontes militares e empresariais que nenhuma das exigências da Defesa foi cumprida. E mais: "A entrega e inspecção das viaturas até 24 de Agosto é impossível de concretizar", assegura uma fonte militar. Consequência: Lisboa deverá mesmo romper o contrato de 364 milhões de euros para fornecimento e manutenção dos 260 blindados substitutos das "chaimites".



Freeport. Procurador-Geral da República conhecia despacho de acusação, I de 04-08-2010
 

A directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e o procurador-geral da República (PGR) tiveram conhecimento do despacho dos procuradores Paes Faria e Vítor Magalhães antes da sua divulgação pública. Cândida Almeida concordou com o documento e, no seu despacho final, argumenta que ouvir Sócrates, como pretendiam os procuradores, seria inútil.



TAP vai vender todo o capital da Groundforce, Jornal Negócios de 04-08-2010
 

A TAP é obrigada a vender, pelo menos, 50,1% da sua subsidiária de gestão de bagagens, a Groundforce. Mas, no seu plano estratégico para o triénio 2009-2012, a companhia aérea vai mais longe e coloca como objectivo a alienação total do capital da empresa. No ano passado, a Groundforce foi a principal causa de a TAP ainda registar prejuízos. Há mais de um ano que a TAP está a tentar vender os 50,1% da Groundforce que em tempos foram detidos pelos espanhóis da Globália (resultado da privatização em 2003). E após ver o seu pedido de aquisição dessa posição recusado pela Autoridade da Concorrência, em Novembro último, a companhia tem mantido contactos para concretizar esta alienação.



Os mais poderosos da economia portuguesa, Jornal Negócios de 04-08-2010
 

O dia estava longe de ser a feira de vaidades que se especulara. Naquele 26 de Maio, há apenas dois meses, a comitiva de luxo de grandes empresas portuguesas e do Governo a Wall Street era marcada por um único assunto: o ataque hostil da Telefónica sobre a PT. O centro de poder estava em jogo. E, mal se sabia então, o do Estado Português também. Naquela manhã, Ricardo Salgado fazia manchete no Negócios afirmando que "tudo tem um preço", incluindo a Vivo. E no "Financial Times" o administrador da Telefónica Santiago Valbuena ameaçava uma OPA hostil sobre a PT. À porta da bolsa de Nova Iorque, Zeinal Bava pedia a demissão de Valbuena; lá dentro, Ricardo Salgado convocava a "golden share" em caso de OPA; já no "floor", José Maria Ricciardi mandava os espanhóis pentear macacos; e às cadeias de televisão americanas, Fernando Teixeira dos Santos serenava os ânimos sobre Portugal e repetia a frase que mais se ouviu naquela viagem: não somos a Grécia.



Camiões vão pagar seis vezes mais para atravessar Espanha, Jornal Notícias de 04-08-2010
 

A notícia de que Espanha está a estudar a possibilidade de cobrar a passagem dos camiões nas autovias está a preocupar os transportadores portugueses. Ir de Vilar Formoso a Andaya (610 km) custa agora cerca de 10 euros, mas poderá passar a custar 60. "Catástrofe". É desta forma que António Loios, presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), classifica uma eventual cobrança de portagens aos camiões com mais de 3,5 toneladas que circulem nas autovias espanholas. São cerca de dois mil camiões portugueses a atravessar Espanha diariamente.



Só o Algarve perde turistas estrangeiros, Jornal Notícias de 04-08-2010
 

As cidades de Lisboa e Porto estão entre os destinos nacionais mais procurados pelos turistas estrangeiros neste Verão. Uma das explicações é o reforço das pontes áreas providenciadas pelas companhias de aviação de baixo custo. Os turistas estrangeiros que estão a visitar o nosso país são maioritariamente da França, Bélgica e Espanha, graças, sobretudo, às companhias de aviação low-cost. Em sentido descendente estão os turistas do Reino Unido, o principal mercado do Algarve, que parece estarem a optar por poupar nas férias.



Águia cansada e sem asas, O Jogo de 04-08-2010
 

O último teste do Benfica na pré-temporada foi uma espécie de saco de areia molhada que impediu o balão de euforia encarnada de voar até às nuvens. A derrota de ontem por 1-0 na terceira edição da Eusébio Cup, frente ao Tottenham, o adversário mais cotado que o clube da Luz defrontou até agora, mostrou que a equipa de Jorge Jesus tem uma larga margem para melhorar.



Última quinzena de Julho foi a mais negra em área ardida, Público de 04-08-2010
 

Só na última quinzena de Julho, os incêndios consumiram 15.129 hectares, uma área três vezes maior do que a ardida de Janeiro até 15 de Julho. O mais recente relatório da Autoridade Florestal Nacional indica também que em 15 dias houve 3623 ocorrências. O aumento deve-se às altas temperaturas dos últimos dias, que se devem manter até segunda-feira. Ontem, em Ferreira do Zêzere, as chamas, combatidas por quase 200 bombeiros, isolaram duas povoações, ameaçaram casas, queimaram duas viaturas e provocaram a morte de animais. O fogo não estava dominado à hora do fecho desta edição.



Investigação do caso Freeport não esteve parada de 2005 a 2008, Público de 04-08-2010
 

As investigações do caso Freeport não estiveram paradas entre 2005 e 2008 e a Polícia Judiciária continuou a fazer diligências no âmbito do processo durante esse período, que foram acompanhadas pelo Ministério Público do Montijo. Estes dados, que constam dos autos da investigação, contrariam a versão de que o processo teria estado completamente parado entre 2005 e 2008, como foi dito ao PÚBLICO, em Janeiro de 2009, pelo procurador-geral da República. Entretanto, o PS disse estar aberto a rever os poderes do PGR, reagindo a declarações de Pinto Monteiro, que disse ter os mesmos poderes que a Rainha de Inglaterra. Já do PSD veio a sugestão de que o PGR devia demitir-se.



Benfica sem Eusébio, Record de 04-08-2010
 

O Benfica terminou a sua pré-época com um desaire caseiro frente ao Tottenham, por 1-0. As águias realizaram uma 1.ª parte de bom nível, onde só faltaram os golos, apesar das várias oportunidades. Já no segundo tempo, aos 55', Gareth Bale fez o tento dos spurs e deu aos ingleses a Eusébio Cup. Segue-se o FC Porto, no sábado, para a Supertaça.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream