28 julho 2010

Manchetes do Dia - 28-07-2010

Quarta, 28 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Dupla mortífera, A Bola de 28-07-2010
 

Cardozo teve cabeça para esquema alternativo de Jesus. Em 4x3x3, como foi ontem na primeira parte, ou em 4x4x2, o avançado paraguaio faz questão de deixar o seu selo.



Cardozo volta a resolver, Correio Manhã de 28-07-2010
 

Ao contrário dos jogos anteriores, o meio-campo encarnado conseguiu manter uma pressão alta sem perdas de bola em zonas perigosas, o que facilitou bastante a tarefa ao sector recuado e aos guarda-redes, em particular. Logo na noite em que Jorge Jesus decidiu dar folga ao controverso espanhol, o adversário foi o mais inofensivo: primeiro remate aos 71', o que significa que Júlio César nem chegou a tocar na bola. A primeira parte teve sentido único, com uma dúzia de remates do Benfica e apenas um ataque dos ingleses. Cardozo, último jogador regressado de férias, não foi afectado pela paragem pós-Mundial e voltou a marcar, desta vez de cabeça, e, tal como no jogo anterior, a dar a melhor sequência a um centro de Coentrão (29').



Catequista mata pai e madrasta, Correio Manhã de 28-07-2010
 

Aos fins-de-semana, ensinava às crianças as virtudes do amor ao próximo na catequese de Mouraz, no concelho de Tondela. Mas no dia-a-dia, em casa, ia alimentando o ódio pelo segundo casamento do pai. Ontem de manhã, a revolta deu lugar à tragédia. Paulo Ferraz, de 37 anos, pegou numa caçadeira e atirou a matar. Primeiro disparou sobre o pai, depois assassinou a madrasta. O duplo homicídio deixou a povoação de Póvoa de Baixo em estado de choque. "Sempre foi uma pessoa tranquila e simpática. Deu-me catequese há alguns anos e nunca pensei que pudesse fazer uma coisa destas", desabafou Lígia Gonçalves, uma das muitas pessoas que ontem à tarde se concentraram em frente à casa das vítimas.



Portugal Telecom muito próxima de vender a Vivo e entrar na Oi, Diário Económico de 28-07-2010
 

A Portugal Telecom prepara-se para aprovar a venda da Vivo à Telefónica e a entrada no capital da brasileira Oi. O Diário Económico apurou que o conselho da operadora de telecomunicações nacional está próximo de chegar a um acordo para aprovar a venda da Vivo aos espanhóis da Telefónica. Simultaneamente, o conselho de administração da PT deverá dar luz verde para a assinatura de um memorando de entendimento que prevê a compra de uma posição superior a 20% do capital da brasileira Oi, num investimento de mais de três mil milhões de euros.



Ex-gestores do BCP vão a julgamento e arriscam prisão, Diário Económico de 28-07-2010
 

Quatro dos cinco ex-administradores do BCP vão a julgamento pela suspeita de prática dos crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos. O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) decidiu ontem pronunciar Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues e deixar de fora António Castro Henriques, que fora igualmente acusado pelo Ministério Público. A juíza entendeu que o antigo gestor do BCP agora ilibado não teve conhecimento nem consciência do real significado das operações que assinou.



Médicos da diabetes vão ganhar em função dos resultados, Diário Notícias de 28-07-2010
 

As consultas especializadas em diabetes vão arrancar em 2011 e as equipas e unidades vão ser remuneradas segundo resultados anuais. Neste caso, além de se pagar o número de consultas feitas ou exames (produção), o financiamento será distribuído de acordo com os ganhos obtidos, como a redução do número de amputações, casos de cegueira, entre outros. A gestão integrada da doença é a forma de abordar a epidemia que afecta cerca de um milhão de portugueses e custa mil milhões euros por ano. E baseia-se na prevenção: previne-se a doença e depois as complicações.



BP perdeu 13 mil milhões em 3 meses, Diário Notícias de 28-07-2010
 

A British Petroleum (BP) anunciou uma série de medidas para tentar manter-se no mercado americano, numa altura em que crescem as críticas por causa do devastador derrame de petróleo no golfo do México, que é já a maior catástrofe ambiental do género. A companhia britânica afastou o director-geral executivo, Tony Hayward, substituído pelo americano Bob Dudley, e anunciou perdas catastróficas no segundo trimestre. Entre Abril e Junho, a companhia perdeu 17 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros). Para piorar o cenário, a Greenpeace conseguiu encerrar durante horas dezenas de estações de abastecimento da BP na zona de Londres.



Pesadelo de Sócrates chega ao fim. Smith e Pedro acusados de extorsão, I de 28-07-2010
 

Das sete pessoas que tinham sido constituídas arguidas ao longo da investigação do processo Freeport, que começou em Outubro de 2004, só duas foram ontem objecto de acusação pelo Ministério Público. Charles Smith e Manuel Pedro deverão receber ainda hoje o despacho de acusação por tentativa de extorsão. Ao contrário do que chegou a ser noticiado, os dois sócios da empresa Smith & Pedro, que fazia consultoria à Freeport ILC, não foram acusados de corrupção, branqueamento de capitais e financiamento ilegal de partidos políticos. Nem sequer de tráfico de influências.



Pena máxima no caso BCP cai de oito para três anos de prisão, Jornal Negócios de 28-07-2010
 

Nenhum antigo administrador do BCP deverá ser julgado por burla qualificada, como pretendia Joe Berardo, o accionista do banco que denunciou a utilização irregular de sociedades "offshores". E ao decidir não pronunciar nenhum ex-gestor por burla qualificada, a juíza de instrução fez com que a pena máxima que Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck e António Rodrigues arriscam tenha caído de oito anos de prisão para apenas três anos de cadeia ou multa.



Governo reduz apoios a estágios profissionais, Jornal Negócios de 28-07-2010
 

O Governo prepara-se para reduzir de doze para nove meses a duração dos estágios profissionais, uma das poucas medidas de apoio ao emprego que no ano passado superaram as expectativas. Tendo em conta que a comparticipação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) consiste no pagamento de parte da bolsa mensal, a medida permitirá ao Estado poupar 25% por cada estagiário. Francisco Madelino, presidente do IEFP, confirmou ao Negócios a apresentação de um projecto de portaria do Governo que corrige o diploma publicado a 1 de Março. O objectivo é reduzir custos e fomentar uma "maior rotatividade" entre os beneficiários, justifica.



Prestação da casa sobe já em Agosto, Jornal Notícias de 28-07-2010
 

A lenta mas constante subida da Euribor já começa a sentir-se nas prestações do crédito à habitação. E quem fizer um empréstimo em Agosto vai pagar em média mais sete euros por mês do que se tivesse contratado exactamente o mesmo crédito em Julho. As taxas de juro continuam em mínimos históricos, mas o indexante mais usado pelos portugueses quando compram casa, a Euribor, tem mantido uma constante tendência de subida desde o final de Março. Este movimento, já esperado, tem sido gradual mas faz já diferença no cálculo mensal das prestações do empréstimo.



Catequista mata pai e madrasta por ciúmes, Jornal Notícias de 28-07-2010
 

Um homem de 38 anos cortou os dedos de uma mão à madrasta e a seguir matou-a a tiro no jardim. Voltou a casa, onde o pai pedia socorro, e alvejou-o com a mesma arma. Morreram os dois. O ex-seminarista, com perturbações nervosas, teria ciúmes do progenitor. O duplo homicídio deixou, ontem, profundamente angustiada a população de Póvoa de Baixo-Adiça, na freguesia de Mouraz, a dois quilómetros da cidade de Tondela. Apesar da surpresa generalizada, havia quem dissesse que a tragédia, que culminou com a morte de dois professores aposentados muito conhecidos e respeitados no concelho, "era uma questão de tempo".



Agora à prova de bala, O Jogo de 28-07-2010
 

De teste a teste, o Benfica 2010/11 vai ganhando forma e até já prepara um plano B. Ontem, em Albufeira, frente ao Sunderland, Jorge Jesus surpreendeu ao montar a equipa de início num 4x3x3 muito móvel e elástico, sistema que usou muito pontualmente na época passada. A nota do exame foi bastante positiva, sobretudo se se levar em conta que foi desempenhado sem grande parte dos melhores alunos da turma.



IRC penaliza lucro líquido da REN, OJE de 28-07-2010
 

A REN-Redes Energéticas Nacionais reportou ontem uma quebra de 25,6% no resultado líquido referente aos primeiros seis meses do ano face ao período homólogo, impulsionada pelos custos financeiros e itens não recorrentes. De acordo com o comunicado da operadora de redes de gás e electricidade de Portugal, remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o lucro recuou para 56,6 milhões de euros, um valor que compara com os 76,1 milhões registados no mesmo período do ano anterior. Este resultado "sofreu um conjunto de impactos negativos", como "o agravamento da taça de IRC, constituição de uma provisão relativa ao contencioso com a Amorim Energia, verificação de uma remuneração negativa dos terrenos do domínio público hídrico em virtude da sua indexação à taxa de inflação de 2009", refere a empresa no comunicado.



Risco da dívida portuguesa melhora, OJE de 28-07-2010
 

O risco da dívida pública portuguesa esteve, ontem, a cair fortemente, reflectindo a descompressão no mercado da dívida pública dos países do Sul da Europa. O juro das obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos caiu, ontem, mais de 100 pontos de base face à referência que são as obrigações alemãs (bunds 10 anos). A yield das OT a 10 anos recuou para um diferencial de 2,385% face às obrigações alemãs, quando ainda há mês e meio a diferença era de 3,473%. Este valor bastante mais baixo reflecte o prémio de risco que os investidores estão dispostos a pagar pela dívida pública portuguesa.



Calor multiplica ocorrências, OJE de 28-07-2010
 

O bailado dos helicópteros multiplicou-se ontem de Norte a Sul do País, com 18 incêndios a lavrarem ao fim da tarde. Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha (Aveiro) eram dos mais violentos.



Quatro ex-administradores do BCP vão a tribunal por manipular dados, Público de 28-07-2010
 

Jorge Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, António Melo Rodrigues e Cristopher de Beck, ex-administradores do Banco Comercial Português (BCP), vão ser julgados nas Varas Criminais de Lisboa, acusados de manipulação de mercado e falsificação de documento, decidiu ontem o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. O juiz que presidiu à instrução arquivou o crime de burla qualificada imputada pelo DIAP de Lisboa aos quatro arguidos e também a António Castro Henriques, ex-gestor da instituição, que foi ilibado. A juíza explicou que a equipa liderada por Jardim Gonçalves engendrou um esquema para capitalizar o banco e assegurar a sua expansão. Mas a estratégia não correu bem.



Menos 80 por cento de área ardida em relação a 2009, Público de 28-07-2010
 

A área ardida em Portugal, entre 1 de Janeiro e 15 de Julho, foi 80 por cento menor do que em igual período de 2009, segundo o mais recente relatório da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Porém, o número de incêndios não diminuiu nessa proporção: foram registados menos 53 por cento. A explicação para a diferença pode estar num maior sucesso no ataque às chamas, sobretudo na primeira intervenção, o que ajudou a evitar que áreas maiores fossem atingidas, mas nada pôde fazer para diminuir o número de fogos florestais. Os militares estão a ser mobilizados para acções de rescaldo.



Cardozo afina pontaria, Record de 28-07-2010
 

O Benfica venceu o Sunderland por 2-0 e conquistou a Summer Cup, em Albufeira. As águias adiantaram-se aos 29', novamente pela ação da dupla Coentrão-Cardozo (com o paraguaio a faturar novamente, como havia feito frente ao Monaco) e, já a fechar o desafio, Carlos Martins disparou um míssil que só parou no fundo das redes da formação inglesa.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream