27 julho 2010

Manchetes do Dia - 27-07-2010

Terça, 27 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Brasil chama David Luiz, A Bola de 27-07-2010
 

O central do Benfica David Luiz ficou, naturalmente, muito contente por ter sido chamado pela primeira vez para representar a selecção brasileira no particular com os Estados Unidos, a 10 de Agosto. «Soube agora da convocatória. Estou muito feliz em ser lembrado pela primeira vez. É um começo de um novo trabalho. Só agradeço a Deus por isso», afirmou o defesa "encarnado", em declarações ao Globoesporte. Com 23 anos, David Luiz foi chamado à "canarinha" pela primeira vez, depois de neste defeso estar a ser constantemente cobiçado por Real Madrid e Manchester City, confirmando a constante evolução que tem pautado a sua passagem pela Luz.



Justiça livra ricos do Fisco, Correio Manhã de 27-07-2010
 

Fisco diz que a legislação actual é um entrave à fiscalização dos contribuintes que apresentam património muito acima do rendimento declarado.



Fogos provocam pânico de norte a sul, Correio Manhã de 27-07-2010
 

Ontem à noite, 17 incêndios, que mobilizavam perto de 700 bombeiros, ainda estavam por controlar nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Setúbal. O Norte foi a zona mais fustigada, com as populações a viverem momentos de pânico com o aproximar das chamas às casas. Em Pessegueiro do Vale, Arrifana, Stª Maria da Feira, cinco idosos, alguns acamados, tiveram de ser retirados das habitações devido à ameaça do fogo.



Risco da banca nacional lidera quedas após testes de stress positivos, Diário Económico de 27-07-2010
 

Na primeira análise aos resultados dos testes de 'stress' dos bancos europeus, os mercados deram nota positiva ao sector. No mercado de dívida, os bancos portugueses estiveram em destaque. Registaram a maior descida diária do risco percepcionado pelo mercado. Os 'credit-default swaps' (CDS) do BES e do BCP foram os que mais caíram na Europa, descendo 26,4 e 25,9 pontos. Apesar da descida, o preço dos CDS continua entre os mais altos do sector. O BES cota nos 369 pontos e o BCP nos 349 pontos. Já o BPI registou uma descida mais ligeira. A cotação desceu 8,9 pontos. Os CDS são instrumentos que permitem aos investidores protegerem-se face a um eventual incumprimento do emitente de dívida.



Saiba quanto vai pagar com o novo imposto sobre as mais-valias na bolsa, Diário Económico de 27-07-2010
 

O diploma da tributação das mais-valias entrou hoje em vigor, com agravamento da tributação, algumas isenções e envolto ainda em questões sobre a sua constitucionalidade. A nova taxa vai incidir já sobre o saldo apurado entre as mais e menos-valias realizadas durante este ano, independentemente da data de aquisição dos mesmos. De acordo com o decreto-lei, passam a ser alvo de uma tributação de 20% em sede de IRS as mais-valias obtidas com venda de acções, obrigações e outros títulos de dívida, independentemente se estas são ou não detidas pelo investidor há mais de 12 meses. Antes a taxa era de 10% sobre os ganhos com acções detidas há menos de 12 meses, havendo isenção quando se tratava de detenção por períodos mais longos.



Governo garante que privatização da TAP não é urgente, Diário Económico de 27-07-2010
 

A privatização da TAP voltou a ser tema no ministério das Obras Públicas. Desta vez, António Mendonça, ministro da tutela, chamou os jornalistas para uma declaração de emergência para esclarecer a carta que o seu Ministério enviou ao Bloco de Esquerda, na qual considerava ser "urgente" privatizar a companhia aérea nacional. Ontem, recuou. António Mendonça foi peremptório: "Não há nenhuma urgência na capitalização." "A recapitalização da TAP será feita de acordo e nas modalidades que o Governo entenda as mais correctas e as melhores quer do ponto de vista da empresa, quer do ponto de vista dos interesses das pessoas que lá trabalham, quer do ponto de vista económico", explicou o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.



Relatórios secretos dos EUA sobre conflito no Afeganistão publicados na internet, Diário Notícias de 27-07-2010
 

Irão e Paquistão estão a colaborar com os talibãs na luta contra as forças da NATO no Afeganistão. Esta é uma das conclusões contidas nos 92 mil documentos militares secretos americanos, ontem lançados na Net pela organização WikiLeaks, e que constituem um diário do conflito desde Janeiro de 2004 a Dezembro de 2009. Os militares da força internacional, revelam ainda os textos em causa, terão provocado a morte a centenas de civis - pelo menos 195 -, muitas vezes durante operações que correram mal ou em acções de bombardeamento feitas por drones (aviões sem piloto) comandado, por satélite, a partir do Nevada.



Risco de saúde obriga a investigar presença de mosquitos perigosos, Diário Notícias de 27-07-2010
 

As autoridades de saúde pública reforçaram a investigação de doenças tropicais em mamíferos e mosquitos depois de ter sido notificado um caso de febre do Nilo em Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) "já realizou 22 análises a conjuntos de mosquitos na zona onde a pessoa foi infectada e a Direcção-Geral de Veterinária vai começar a investigar mamíferos e aves selvagens para verificar se há mais infecções", disse ao DN José Robalo, subdirector-geral da saúde.



Fundos árabes interessados nas privatizações portuguesas, I de 27-07-2010
 

Os megafundos de investimento dos Emirados Árabes Unidos (EAU) andam às compras em Portugal. Até agora foi para ver as montras. As mais apelativas: as empresas que estão no plano das privatizações (EDP, REN e ANA), algumas tecnológicas (Ydreams e Alert), outras tantas oportunidades nas renováveis e no turismo, explicou fonte conhecedora das negociações.



BCP é o banco que mais ganha em bolsa com os testes de stress, Jornal Negócios de 27-07-2010
 

As acções da banca da Zona Euro valorizaram 2,2% na primeira sessão bolsista após a divulgação dos resultados dos testes de stress. Uma tendência acompanhada pelo BES, BPI e BCP, com destaque para este último, que conseguiu uma valorização de 4%. O banco liderado por Carlos Santos Ferreira tem sido apontado por vários analistas como o mais fragilizado dos três cotados. Bancos de investimento como o UBS ou o Nomura, por mais de uma vez referiram a possibilidade de a instituição portuguesa necessitar de um aumento de capital. Hipótese sempre negada pela administração.



Empresas municipais agravam a dívida pública, Jornal Negócios de 27-07-2010
 

A dívida pública portuguesa foi sobrecarregada com 398 milhões de euros, em 2009. Este agravamento deve-se ao facto de o Instituto Nacional de Estatística ter incorporado cerca de 200 empresas municipais no sector das administrações públicas. Isto significa que as suas contas passaram a contar para o apuramento do défice e da dívida. A reclassificação foi feita na revisão das contas nacionais do ano passado.



Grande susto no centro do Porto, Jornal Notícias de 27-07-2010
 

Um incêndio que deflagrou ontem, segunda-feira, na escarpa das Fontainhas, no Porto, atingiu algumas casas abandonadas. O presdidente da Junta da Sé responsabiliza toxicodependentes pelo fogo, que foi extinto em cerca de duas horas, sem causar vítimas.



Combustíveis sobem com crude mais barato, Jornal Notícias de 27-07-2010
 

O gasóleo subiu 12% no 1.º semestre, enquanto a gasolina aumentou 8%. Os preços dos combustíveis reflectem, normalmente, a evolução do petróleo nos mercados internacionais, porém, desde Janeiro o crude caiu 3,7%. A desvalorização do euro agravou os preços. O primeiro semestre deste ano não soprou de feição à carteira dos consumidores. Segundo contas feitas pelo JN, com base nos valores médios semanais da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo sofreu um aumento de 11,7% de Janeiro a Junho (mais 12 cêntimos por litro), enquanto a gasolina subiu 7,8% (mais 10 cêntimos).



Baía voa a solo, O Jogo de 27-07-2010
 

Tal como O JOGO antecipou na sua edição de ontem, Vítor Baía abandonou as funções que exercia enquanto director de relações externas do FC Porto.



Adjudicação de obras públicas cai 46,2%, OJE de 27-07-2010
 

O número de obras públicas adjudicadas sofreu uma quebra de 46% e o valor caiu 60% no primeiro semestre face ao ano anterior, sendo "o único segmento" em que as opiniões são mais desfavoráveis. De acordo com a análise de conjuntura da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), "até Junho de 2010, quer o número quer o valor dos concursos adjudicados sofreram, em termos globais, fortes reduções com especial relevância na zona sul do país".



BES compra Moza Banco a Stanley Ho, OJE de 27-07-2010
 

O Banco Espírito Santo, através do BES África, assinou um memorando de entendimento, que visa a compra de uma participação de 25,1% do capital do Moza Banco, uma instituição financeira de direito moçambicano, com capital de exgovernador do Banco de Moçambique e ainda do empresário Stanley Ho. O banco gerou um resultado líquido de 2,2 milhões de dólares em 2009 e fechou com um rácio de solvabilidade geral de 32,53%, quatro vezes acima do exigido pelo banco central.



Lisboa acima dos 40 graus, OJE de 27-07-2010
 

Os chafarizes de Lisboa tiveram ontem uma forte procura, com os termómetros a ultrapassarem os 40 graus na capital. O chafariz do Quartel do Carmo, bem como a fonte do Rossio foram os locais mais procurados para aliviar o calor.



A maior fuga de informação da história militar americana chegou através da WikiLeaks ..., Público de 27-07-2010
 

O site da Internet WikiLeaks colocou ontem em linha 91.731 documentos classificados sobre a guerra no Afeganistão relativos ao período que vai de Janeiro de 2004 a Dezembro de 2009. É a maior fuga de informação militar nos Estados Unidos. Não trazem grande novidade. Não são relatórios top secret. São uma massa de informação de rotina que traça um quadro devastador da guerra e aponta as contradições dos EUA, visando produzir um impacto imediato nas opiniões públicas ocidentais.



Períodos de calor intenso coincidiram com mil mortes acima do esperado este ano, Público de 27-07-2010
 

Pela quinta vez este ano, Portugal está a ser afectado por temperaturas máximas e mínimas acima dos valores normais para a época. Aos dias de brasa sucedem-se noites muito quentes que dificultam o arrefecimento do corpo e podem causar graves problemas de saúde, nomeadamente a descompensação de doenças crónicas. Os anteriores períodos de calor intenso verificados este ano coincidiram já com um excesso de cerca de mil mortes (acima do que era esperado), adianta o subdirector-geral da Saúde, José Robalo, frisando que se trata de uma estimativa. "Embora não se possa falar em relação causa-efeito, está provado que os aumentos acentuados de temperatura têm um impacto sobre a morbilidade e a mortalidade", explica.



Sim ao Brasil, não ao Chelsea, Record de 27-07-2010
 

A chamada do central encarnado é apenas uma das muitas novidades da primeira convocatória de Mano Menezes, anunciada na tarde desta segunda-feira num hotel no Rio de Janeiro. Outra surpresa é a presença do jovem lateral-direito Rafael, do Manchester United, que tem a nacionalidade portuguesa e chegou a estar nos planos de Queiroz.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream