26 julho 2010

Manchetes do Dia - 26-07-2010

Segunda, 26 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Grandes esperanças, A Bola de 26-07-2010
 

Chilenos em destaque no empate do Sporting com o Tottenham. Matías Fernández e Jaime Valdés foram os autores dos dois golos leoninos frente aos londrinos, naquela que foi a última partida dos leões no New York Football Challenge.



Vodafone Portugal lucra menos 4%, Correio Manhã de 26-07-2010
 

As receitas da operadora de telecomunicações Vodafone Portugal recuaram 4% no segundo trimestre, após um recuo de 2% nos três meses anteriores, disse aos analisas o presidente executivo para a Europa, Michel Combes, citado pela agência Lusa. "Em Portugal assistimos a um abrandamento. Tivemos menos 2% (em receitas) no trimestre anterior e menos 4% neste trimestre", afirmou o executivo, após os analistas terem questionado o desempenho dos mercados português e grego. Apesar das medidas de austeridade do Governo para diminuir o défice orçamental, a quota de mercado da Vodafone "continuou a melhorar, quer no (segmento) Consumo, quer nas Empresas", afirmou o presidente executivo para a Europa do grupo Vodafone.



Mata amante para encobrir crime, Correio Manhã de 26-07-2010
 

Serial killer assassinou Ivo após este descobrir que ele tinha matado Tânia Ramos.



Calor abrasador põe bombeiros em alerta máximo, Correio Manhã de 26-07-2010
 

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai manter o território nacional sob alerta laranja até às 20h00 de amanhã. Para hoje são esperadas temperaturas máximas de 41 graus Celsius em Lisboa, 40 em Évora e Beja e 38 em Braga. O intenso calor que assola Portugal está a dar muito trabalho aos bombeiros. As primeiras horas desta segunda-feira estão a ser marcadas por dois incêndios, um no concelho de Amarante e outro em Paredes de Coura. Os fogos estão a ser combatidos por um total de 242 operacionais e 65 veículos.



"Europa não aceitou palpites na crise, embora tenha dado sempre nas nossas", Diário Económico de 26-07-2010
 

O Presidente Lula da Silva fala do sucesso do Brasil, das relações com a Europa e do seu futuro. O presidente não acredita que haja no pré-sal brasileiro o risco de um acidente como o da petrolífera BP nos Estados Unidos. No debate das receitas petrolíferas no Brasil, Lula afirma que os Estados produtores devem receber mais que os restantes.



Bancos portugueses são os mais sólidos do Sul da Europa, Diário Económico de 26-07-2010
 

A média simples dos bancos analisados por países permite concluir que Portugal é o país dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha) cujos bancos mais resistiriam numa situação de stress extremo, ou seja, num cenário macroeconómico muito adverso. Os bancos portugueses tinham em média 8,43% de rácio de Tier I (fundos próprios de base) num cenário em que coexistissem uma combinação de choques em termos de risco de mercado e de crédito, incluindo o risco soberano e perdas nos fundos de pensões. Portanto, acima dos bancos espanhóis, que em média manteriam um rácio de fundos próprios de 7,51%; dos gregos, cujo rácio de tier I médio dos bancos testados ronda os 7,38%; da Itália, que tem um Tier I médio de 7,2% e da Irlanda, cuja média dos dois bancos analisados fixa-se em 6,8%.



Andy Warhol o pai da televisão pop, Diário Notícias de 26-07-2010
 

Inaugura-se hoje às 19.30, no Museu Colecção Berardo, 'Warhol TV', sobre a faceta menos vista e divulgada da obra de Andy Warhol: a sua produção televisiva, entre 1979 e 1987. Andy Warhol adorava televisão, consumia-a abundantemente, a toda a hora. E gostava de televisão popular, a do prime time e das grandes audiências, listando séries como The Brady Bunch, Dinastia ou I Love Lucy entre as suas favoritas. Em 1985, até se interpretou a si próprio num episódio de O Barco do Amor.



Investigação do Freeport recolheu indícios de corrupção, Diário Notícias de 26-07-2010
 

Nas mais de 700 páginas do relatório final da PJ do caso Freeport constam testemunhos de cidadãos portugueses e ingleses que declararam ter ouvido falar em corrupção durante a aprovação do outlet de Alcochete. Um advogado da Vieira de Almeida disse que poderia haver "dificuldades artificiais", mas no processo invocou sigilo profissional para não concretizar. Outro advogado contou ter ouvido um dos arguidos dizer ter pago a José Sócrates, mas acrescentou que Manuel Pedro tinha tendência para efabular. Um ex-gestor inglês foi confrontado com um manuscrito em que dizia que o "sucesso do projecto está dependente de quanto pagarmos ao partido". Um arquitecto inglês afirmou que sempre "houve conversas sobre envelopes castanhos", mas garantiu não ter conhecimento directo da situação.



Governo assume urgência em privatizar a TAP, I de 26-07-2010
 

É o governo que o diz. Numa carta datada de 20 de Julho, o ministério das Obras Públicas explica a urgência em privatizar a transportadora aérea TAP não com o défice, até porque não faz ideia de quanto irá encaixar com a venda, mas com a "necessidade urgente" de recapitalizar a empresa antes que surja uma nova crise - seja na procura, como em 2009, ou no preço do petróleo, como em 2008.



Bancos enfrentam teste dos mercados, Jornal Negócios de 26-07-2010
 

Os analistas dizem que a realização dos testes de "stress" aos bancos europeus foi uma oportunidade perdida. Desconfiam da credibilidade da iniciativa e consideraram os critérios brandos. A primeira reacção dos investidores deu sinais contraditórios e foi apenas ligeiramente positiva. Os quatro maiores bancos portugueses, Caixa, BES, BCP e BPI, passaram na prova. Uma oportunidade perdida. É com este sentimento que os resultados dos testes de "stress" aos bancos europeus foram recebidos pelos analistas. A "aprovação" dada a 92% dos bancos deverá contribuir pouco para melhorar a confiança dos investidores e aliviar o aperto na concessão de crédito na região, dada a pouca credibilidade que foi atribuída aos exames.



Absentismo custa 100 milhões de horas por ano, Jornal Notícias de 26-07-2010
 

Poderá ser por causa das grandes cadeias de "fast food", que empregam sobretudo jovens precários em busca de algo melhor, como diz uma associação do sector. Mas a verdade é que é na restauração e hotelaria que mais se falta ao trabalho. A cada dia que passou, em cafés, restaurantes e hotéis, quase um décimo dos trabalhadores não apareceram no emprego. Os dados do Ministério do Trabalho datam de 2008 e dizem que o sector tinha a mais alta taxa de absentismo do país (9,5%, acima da média de 6,7%) - valor justificado pelo sindicato com as más condições de trabalho e atribuído às cadeias de "fast food", pela associação.



Viúvas do mar, Jornal Notícias de 26-07-2010
 

O mar é um roubo. O mar é um ganha-pão. É a vida e o horizonte da morte, daquela que ninguém confirma numa lápide. É a onda negra que escorre da porta da igreja que é barco, do barco que é a vida de todos. E a morte de muitos. É assim. É nas Caxinas, centenas de metros de uma costa que chega a ser bela.



Este Porto joga mais alto, O Jogo de 26-07-2010
 

O FC Porto apresentou-se oficialmente aos seus sócios e adeptos com uma vitória convincente sobre a Sampdória. Aliás, o FC Porto foi tão superior à equipa italiana e dominou tão completamente o jogo em todas as suas fases que o resultado só peca por escasso: a diferença mínima no marcador está longe de corresponder ao fosso que separou a exibição das duas equipas dentro de campo e essa é uma excelente notícia para os portistas.



Rigor de stress tests questionado, OJE de 26-07-2010
 

Só sete dos 91 bancos europeus submetidos aos stress tests não passaram o exame, mas este resultado, em vez de tranquilizar totalmente os mercados financeiros (como era a sua finalidade), levantou dúvidas entre os analistas do sector sobre o rigor do processo. Os sete bancos chumbados - o alemão Hypo Real Estate, o Banco Agrícola da Grécia e cinco caixas de aforro espanholas - deverão, de acordo com os resultados dos stress tests, reforçar o seu capital em 3,5 mil milhões de euros. Ora, "esse montante é muito inferior ao que os mercados antecipavam", disse à Bloomberg Mike Lenhoff, analista na Brewin Dolphin Secutiries em Londres. "Parece muito trivial face aos receios sobre eventuais perdas decorrentes da crise da dívida soberana".



Festivais: Bayreuth abre com Lohengrin, OJE de 26-07-2010
 

A soprano alemã Annette Dasch estreou-se ontem no Festival de Bayreuth no papel de Elsa, no Lohengrin de Richard Wagner. A chanceler Angela Merkel assistiu à ópera que abre tradicionalmente o festival dedicado à música daquele compositor.



Taxa de justiça deixará de ser paga totalmente no início dos processos, Público de 26-07-2010
 

Alberto Martins, 65 anos, que há nove meses abandonou o Parlamento, onde era líder da bancada do PS, para assumir a pasta da Justiça, diz em entrevista ao PÚBLICO que o Governo vai propor substituir o pagamento único da taxa de justiça à cabeça, "que podia ser um elemento dissuasor da procura", por pagamentos faseados em dois ou três momentos. Considerando que "os responsáveis da Justiça têm um especial dever de reserva e contenção, o que não é inimigo da transparência e da publicidade", Alberto Martins ataca ainda a proposta de revisão constitucional do PSD e diz que o Governo está a avaliar a realização de um novo concurso extraordinário de acesso ao Ministério Público.



Love Parade: 19 mortos Foi o "inferno" e as explicações divergem, Público de 26-07-2010
 

Dezanove pessoas, entre os 20 e os 40 anos, morreram espezinhadas, e 342 ficaram feridas, na Love Parade de Duisburgo (Alemanha), que aconteceu sábado. Um túnel, de 200 metros de comprimento por 30 de largura, era o único acesso à antiga estação de comboios onde decorria o festival, um dos maiores da Europa, a que podem ter acorrido mais de um milhão de pessoas. As autoridades, questionando que o número seja tão alto, remeteram explicações para um inquérito e contrariaram testemunhos segundo os quais a tragédia foi provocada por uma debandada dentro do túnel.



Leão à chilena, Record de 26-07-2010
 

A competição contou com um sistema de pontuação que favorece o futebol ofensivo, sendo atribuído um ponto por cada golo marcado. Assim, o Sporting fez 8 pontos (quatro pela vitória e empate e outros tantos pelos golos marcados), tantos como o Tottenham, que acabou por ser relegado para o 2.º posto por ter sofrido mais golos do que os leões no torneio (3 contra 2 da equipa portuguesa).


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream